Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placas de Vídeo 3D: Voodoo 3, Voodoo 2 e TNT

       
 75.806 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testes realizados com as Placas de Vídeo 3D: Voodoo 3, Voodoo 2 e TNT.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

O mercado de placas de vídeo 3D entrou em uma disputa acirrada neste ano com o lançamento de novos processadores de vídeo mais rápidos e modernos, especialmente o novo chip Voodoo 3, da 3dfx, e o TNT2 da NVIDIA. Além disso, a 3dfx, que no passado só fabricava circuitos, passou a fabricar também placas de vídeo, depois de ter comprado a empresa STB, que produzia placas de vídeo.

No microteste de hoje, testamos a nova placa Voodoo 3, da 3dfx, com 16 MB de memória. Os resultados comprovam que ela é a melhor placa de vídeo 3D existente no mercado hoje, pelo menos até as placas TNT2 chegarem às lojas.


O poder das placas 3D

Para fazer uma imagem tridimensional, o micro executa duas etapas: cálculo geométrico e renderização. Na etapa de cálculo (em geral executada pelo co-processador matemático), o micro calcula todos os elementos que irão compor a imagem 3D na tela. Já na etapa de renderização, os objetos calculados são colocados na tela e sobre eles são aplicadas superfícies (texturas) e efeitos especiais, como sombra e iluminação.

Acontece que o processador do micro não é capaz de executar rapidamente a etapa de renderização, isto é, mesmo com um processador topo de linha, o micro não é capaz de apresentar uma animação 3D (utilizada em jogos 3D, por exemplo) com uma boa qualidade.

Por esse motivo, a maioria dos jogos 3D necessitam (ou possibilitam opcionalmente) o uso de uma placa aceleradora 3D. Com o uso desse tipo de placa, o processo de renderização não é feito pelo processador do micro, mas sim pelo processador da placa de vídeo 3D. Com isso, as imagens passam a ser extremamente realistas.

Quanto mais rápido o processador da placa de vídeo 3D, mais quadros por segundo a placa conseguirá gerar. Com isso, na movimentação dentro do jogo 3D, você sentirá menos "quebras" (pequenas pausas que ocorrem na movimentação quando a placa de vídeo 3D não é rápida o suficiente) bem como a movimentação dentro do jogo será mais rápida e com um grau de detalhamento muito maior.

Para você ter uma idéia da diferença de qualidade quando uma placa de vídeo 3D é usada, observe as imagens que capturamos durante nossos testes com o jogo Quake II.

Placas de Vídeo 3D: Voodoo 3, Voodoo 2 e TNT
Figura 1: Quake II sem placa de vídeo 3D.

Placas de Vídeo 3D: Voodoo 3, Voodoo 2 e TNT
Figura 2: Mesma imagem gerada por uma placa Diamond Viper v550.

Placas de Vídeo 3D: Voodoo 3, Voodoo 2 e TNT
Figura 3: Mesma imagem gerada por uma placa 3dfx Voodoo 3.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Eu estou com problemas ao jogar o jogo Ragnarok online com uma Voodoo 3 2000 16MB PCI (ganhei de um amigo, não tenho grana pra comprar outra). Algumas imagens de habilidades dos personagens, onde era pra ser branco ou brilho apenas, está aparecendo preto. Por exemplo, onde era para parecer uma nevasca (isso é uma magia la), com neve caindo, aparece tudo preto. Isso não acontece nas cores do jogo em si, so nessas magias/habilidades.

Tem algum jeito de resolver isso?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×