Entre para seguir isso  
Seguidores 0

SLI vs. CrossFire

        341.872 Visualizações     10 comentários     Tutoriais   

Tudo o que você precisa saber sobre SLI e CrossFire, modos que permitem o uso de placas de vídeo em paralelo para aumentar o desempenho em jogos. Inclui as semelhanças e diferenças entre eles e dicas de como montar arranjos SLI e CrossFire.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

As tecnologias SLI, da NVIDIA, e CrossFire (muitas vezes grafado somente CF), da AMD, permitem que mais de uma placa de vídeo seja conectada em paralelo de modo a aumentar o desempenho em jogos. Neste tutorial explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essas tecnologias.

Nota: A tecnologia CrossFire foi criada pela ATI, empresa que foi comprada pela a AMD em 2006. Ao longo deste tutorial falaremos apenas “AMD”, sendo que o que falaremos é válido para placas de vídeo antigas com chip ainda rotulados como “ATI”.

Primeiro, vamos falar sobre as semelhanças entre essas duas tecnologias:

  • Permitem que mais de uma placa de vídeo compatível com o modo seja conectada em paralelo para aumentar o desempenho em jogos. Esta é uma boa maneira de aumentar o desempenho do seu computador comprando uma segunda placa de vídeo e mantendo a sua placa de vídeo antiga instalada, desde que elas e a placa-mãe sejam compatíveis com o modo SLI ou CrossFire, é claro.
  • Permite apenas que placas de vídeo usando chips do fabricante sejam usadas. Isto é, o SLI suporta apenas placas de vídeo com chip da NVIDIA e o CrossFire suporta apenas placas de vídeo com chip da AMD.
  • A tecnologia só está disponível em placas-mãe compatíveis. O fato de uma placa-mãe ter mais de um slot PCI Express x16 não é garantia que ela será compatível com as tecnologias CrossFire ou SLI. Logo, você deverá conferir se a sua placa-mãe é compatível com o modo pretendido antes de se empolgar e sair comprando uma segunda placa de vídeo.
  • Ambas tecnologias suportam duas, três ou quatro placas de vídeo (modos chamados duas vias, três vias e quatro vias pelos fabricantes, respectivamente), mas nem todas as placas de vídeo podem ser compatíveis com todos estes modos.
  • O limite é, na realidade, de processadores de vídeo. Dessa forma, só é possível ter até duas placas de vídeo caso elas tenham dois processadores de vídeo cada.
  • Ao usar duas placas de vídeo em paralelo, o desempenho do jogo não é dobrado, assim como ao usar três placas o desempenho não é triplicado nem ao usar quatro o desempenho é quadruplicado. O ganho de desempenho dependerá sobretudo do jogo usado; alguns jogos aproveitam melhor as tecnologias SLI e CrossFire, enquanto que outros se beneficiam menos. O quanto o desempenho do jogo aumentado pela tecnologia é referido, pelos entusiastas, por “escalabilidade”. Outro detalhe importante é em relação ao processador do computador, que pode estar limitando o desempenho caso ele não seja rápido o suficiente para manter as placas de vídeo ocupadas o tempo todo.
  • Atualmente ambas tecnologias suportam o uso de múltiplos monitores de vídeo em jogos que suportem esse tipo de configuração. No entanto, todos os monitores têm de obrigatoriamente ser conectados à placa de vídeo principal. Com isso, você fica limitado ao número de monitores suportados por esta placa.
  • Tanto a NVIDIA (Optimus) quanto a AMD (Dynamic Switchable Graphics) trazem recurso para manter o chip gráfico desativado e manter em uso o controlador de vídeo integrado ao processador para economizar energia quando o usuário não está rodando jogos. Ambas só existem em computadores portáteis.

Nota: QuadSLI não é a mesma coisa que SLI de quatro vias. QuadSLI refere-se ao modo SLI usando duas placas de vídeo com dois chips gráficos cada.

Já as principais diferenças entre essas duas tecnologias são:

  • Na tecnologia SLI as duas placas de vídeo precisam ser baseadas no mesmo chip gráfico e terem a mesma quantidade de memória (elas não precisam ser do mesmo “fabricante”, isto é, ASUS, Gigabyte, MSI, EVGA, etc.). É possível ter placas com clocks diferentes, porém erros na imagem (“artefatos”) poderão aparecer. Neste caso, é recomendado configurar as placas para rodarem com o mesmo clock. Esta configuração não é feita de forma automática.
  • Na tecnologia CrossFire, as duas placas de vídeo não precisam ser baseadas no mesmo chip, porém elas precisam ser compatíveis. Normalmente isto significa que elas precisam ser da mesma série. Nas novas placas cujo nome de modelo começa com “R”, no entanto, só é possível usar em conjunto placas com exatamente o mesmo nome, assim como ocorre com o SLI.
  • O SLI roda jogos em modo janela (“windowed”), enquanto que o CrossFire é incompatível com este modo
  • A maioria das placas-mãe com mais de um slot PCI Express x16 é compatível com o modo CrossFire; a quantidade de placas-mãe compatíveis com o modo SLI é menor.
  • O CrossFire permite combinar o poder de processamento do motor gráfico de processadores AMD com o de placas de vídeo com chip da AMD em um modo chamado “Dual Graphics”, caso ambos sejam compatíveis com esta tecnologia. A NVIDIA já teve tecnologia equivalente (GeForce Boost), porém no momento não tem um equivalente para essa funcionalidade.
  • O SLI traz um modo para aumento de qualidade de imagem chamado “SLI AA”. O CrossFire tinha um modo equivalente, chamado “Super AA”, quando ele foi lançado, porém este modo foi removido e não existe mais.

Antes de prosseguirmos, é importante mencionarmos duas tecnologias relacionadas que achamos importante que você conheça:

  • Virtu Universal MVP: solução que permite combinar o desempenho de uma placa de vídeo ao desempenho do processador gráfico integrado do processador, independentemente do fabricante do processador e do chip gráfico. Para mais informações, leia “Teste da tecnologia Virtu Universal MVP”. Nota: aparentemente esta tecnologia saiu de linha.
  • PhysX: é possível dedicar uma placa de vídeo com chip da NVIDIA para processamento de cálculos físicos em jogos que suportem a tecnologia PhysX. A placa de vídeo principal não precisa ter chip da NVIDIA. É uma maneira interessante de você reaproveitar uma placa de vídeo antiga com chip da NVIDIA caso você rode jogos baseados nessa tecnologia. Para mais informações, leia nosso tutorial “Como instalar e configurar uma placa de vídeo PhysX dedicada”.

É importante entender que ambas tecnologias já passaram por diversas gerações e modificações, e detalhes de operação e compatibilidade no passado não são necessariamente os mesmos de hoje em dia.

Compartilhar

1 pessoa curtiu isso


Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Dúvida: em um Crossfire R9 270 em placa mãe com 01 Slot PCI 2.0 16x (3.0 nativo mas limitado a 2.0 pelo I7 2600k) e um Slot PCI 2.0 4x, com o uso (obrigatório) da ponte, haverá ou não perda de desempenho por conta da largura de banda? Se entendi corretamente, não haveria perda por que a comunicação entre as placas seria feita pela ponte e a largura de banda se manteria 8x (por conta do limite do processador).

Corrija-me, por favor.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.techpowerup.com/reviews/Intel/Ivy_Bridge_PCI-Express_Scaling/23.html

 

Va ficar mais lento sim. Mas apenas porquê você está usando apenas x4 quando o ideal é x8, no padrão PCI-E 2.0. Aliás esse é o motivo para não recomendar no fórum placas PCI-E 3.0 como algo essencial para as placas de vídeo. Não há placa de vídeo no mercado que demande hoje tudo isso. Nem jogo pedindo tudo isso.

 

http://www.tested.com/tech/457440-theoretical-vs-actual-bandwidth-pci-express-and-thunderbolt/

 

"Our testing confirms that modern graphics cards work just fine at slower bus speed, yet performance degrades the slower the bus speed is. Everything down to x16 1.1 and its equivalents (x8 2.0, x4 3.0) provides sufficient gaming performance even with the latest graphics hardware, losing only 5% average in worst-case. [emphasis added] Only at even lower speeds we see drastic framerate losses, which would warrant action." techpowerup

 

Agora a diferença de performance é bem pequena. Nada que afetará de maneira mais drástica do que o próprio crossfire normalmente não faria. Minha recomendação pra quem está no mercado comprando placa de vídeo. Compre sempre a melhor que o seu dinheiro pode pagar. Depois vende a antiga e compra a melhor e assim vai. Crossfire e SLI são parecidos com uma FIAT 147. Duas alegrias, uma quando compra e outra quando vende.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PÁGINA 3:

 

No caso de placas de vídeo mais simples ("de entrada") com dois slots PCI Express (...)

 

Não seria PLACAS-MÃE?

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andrigui

 

Não concordo com sua analogia aos Fiat 147 , tenho CF na minha máquina e tenho desempenho excelente em vários games pesados.

Além da máquina ficar com visual na minha opnião mais bonito , são poucos games que dão problema e a alegria é bem maior que ter um 147 , kkkkkkk.  Você já teve alguma configuração assim ? Teve algum problema ? Tenho a uns 2 anos e meio e é só alegria , cada um cada um.  

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Parrô Já sim. Tive um Crossfire de HD 7950. Elas esquentavam muito. Usavam muita energia e já posso te citar os jogos que não rodavam com Crossfire ou rodavam muito mal com ele. Middle Earth Shadow of Mordor, Far Cry 3 e 4, Watch_Dogs, Splinter Cell Blacklist (o catálogo da Ubisoft), GTA IV (se bem que a idade não favoreceu esse jogo). O Battlefield 4 antes das atualizações. Como comprei o jogo no lançamento vi todos os bugs dele e vou te falar que eram muitos. Pior foi ver o Mantle rodando Crossfire com pouca qualidade. Agora está ótimo. Ryse Son of Rome (mas como era pirata não sei se já criaram profile). Não gostei muito do jogo, achei um hack'n'slash ruim. Metal Gear Solid V Ground Zero não tem suporte. Acho que já chega, né?

As configurações com múltiplas placas de vídeo são boas em alguns jogos e ainda assim não compensa o dobro de gasto de energia e o gasto com outra placa de vídeo. Talvez melhore com o DX 12, acho que não.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andrigui

 

 

Meu cf é bem mais modesto que o seu , kkkkk. XFX R7750 mais cara tive problema em pouquíssimos jogos COD Advanced Warfare , Watch Dogs. O restante rodo de boa , depende muito dos jogos que cada um curte no meu caso , o sistema foi aprovado. Rodo BF3 , BF4 , COD Ghosts , Ryse , COD Advanced Warfare , Grid 2 , etc. Com o directx 12 espero um bom incremento tanto de vídeo no qual vai se somar as memórias além de outras melhorias e a arquitetura GCN segundo os testes vai bombar. Assim como os AMD FX  que terão melhor aproveitamento dos núcleos. Gostaria de ter uma máquina melhor mas na atual situação financeira o negócio e esperar o directx 12.

Editado por Gabriel Torres
mais vs mas
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tive muito problema com meu Cross de HD5770. Mas como tinha todos os jogos na Steam, sempre atualizados, acho que ajudava. Realmente, o catalogo da Ubisoft é uma porcaria com relação a otimização para cross. Hoje em dia, prefiro pegar uma placa top do que fazer cross, mesmo pagando mais em alguns casos, pois em pensar que nem todos os jogos terá suporte, ou jogos demoram para vir otimizados, melhor não correr o risco. Achei demais a AMD não fazer mais uso de ponte. A Nvidia precisa dar uma pedalada nesse sentido!

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoje uso apenas uma GPU más já usei SLI e Crossfire e teve alguns que realmente teve um bom salto de desempenho

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora