Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Tecnologia de Monitores de Alta Faixa Dinâmica (HDR) da BrightSide

       
 55.079 Visualizações    Artigos  
 1 comentário

Aprenda sobre a tecnologia proposta pela BrightSide que habilita alta faixa dinâmica em monitores LCD.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A BrightSide Technologies (anteriormente conhecida como Sunnybrook) criou o primeiro monitor HDR do mundo, que oferece as imagens mais realistas já produzidas. Neste artigo explicaremos o que é o HDR e como esta tecnologia da Brightside funciona.

HDR, High Dynamic Range (Alta Faixa Dinâmica) é a relação entre a quantidade máxima de escuro e a quantidade máxima de claro que um monitor pode produzir. Na maioria das vezes a faixa dinâmica de um monitor é rotulada como “relação de contraste” em sua especificação, embora isto seja tecnicamente errado, já que a verdadeira taxa de contraste é medida usando uma imagem padrão – um padrão de quadriculados pretos e brancos, visto na Figura 1 -, medindo a diferença na quantidade de brilho entre o centro dos quadrados brancos e o centro dos quadrados pretos. A relação de contraste de um monitor é a relação entre a sua quantidade máxima e mínima de brilho usando este padrão de teste.

Tecnologia de Monitores de Alta Faixa Dinâmica (HDR) da BrightSide
Figura 1: Padrão de quadriculados usados para medir a relação de contraste.

O problema é que o olho humano possui uma faixa dinâmica muito maior que qualquer monitor consegue produzir. A luminância é medida usando uma unidade chamada candela/m2 ou cd/m2. A luminância emitida por uma estrela é de cerca de 0,001 cd/m2 e a luminância emitida por um raio de sol é de cerca de 100.000 cd/m2 – centenas de milhões de vezes maior. A luminância do sol é de aproximadamente 1.000.000.000 cd/m2. Por causa dessas grandes diferenças em valores, a luminância é geralmente medida em uma escala logarítmica.

Tecnologia de Monitores de Alta Faixa Dinâmica (HDR) da BrightSide
Figura 2: Faixa dinâmica.

Os monitores de vídeo CRT convencionais possuem uma faixa dinâmica de 600:1, enquanto que bons monitores de vídeo LCD possuem faixa dinâmica de 500:1. Só para te dar uma idéia do problema, uma cena mostrando o interior de uma sala com uma imagem do brilho do sol do lado de fora da janela possui uma faixa dinâmica de aproximadamente 100.000:1. Por isso esta cena não será tão realista quando exibida em um monitor de vídeo convencional.

Alta faixa dinâmica, HDR, é qualquer monitor capaz de exibir uma faixa dinâmica muito maior que os monitores de vídeo atuais. A tecnologia da BrightSide habilita monitores com uma faixa dinâmica de até 200.00:1 e uma relação de contraste de até 25.000:1 usando o padrão de quadriculados, e também um brilho acima de 3.000 cd/m2. Outro aspecto interessantes da tecnologia da BrightSide é que quando a tela está preta, ela está realmente preta. Monitores de vídeo convencionais possuem uma luz residual: quando a tela está preta, ela ainda possui um pouco de luz; no caso desses monitores, o preto parece mais com o cinza.

Como a tecnologia da BrightSide consegue atingir alta faixa dinâmica? Isto é o que iremos explicar na próxima página.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Estou com a seguinte dúvida:

Quanto maior luminância emitida por um determinado monitor, maior será a sua relação de contraste ?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×