Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa de Vídeo MSI N260GTX Lightning Black Edition


     68.410 visualizações    Vídeo    4 comentários
Teste da Placa de Vídeo MSI N260GTX Lightning Black Edition

O Painel AirForce

Você pode ver o painel para overclock AirForce nas fotos abaixo. Ele pode ser instalado tanto em uma baia de 5,25” do seu gabinete quanto sobre a mesa, como mostrado nas Figuras 13 e 14. O painel é instalado na placa-mãe através de uma porta USB. O painel vem com dois tipos de cabos: um cabo para instalar o painel em um conector USB interno, caso você o use no gabinete, ou um cabo para instalar o painel a uma porta USB externa, caso você o use sobre a mesa. Após a instalação do painel você precisará instalar um programa da MSI chamado Lightning para que ele funcione.

A instalação é fácil, o problema é que o cabo para a instalação do painel quando usado sobre a mesa é muito curto. Medindo apenas 90 cm é impossível para você instalar o painel sobre a mesa de trabalho. A MSI deveria ter incluído um cabo com pelo menos 1,80 m.

MSI N260GTX Lightning Black Edition
Figura 11: Painel AirForce.

O painel tem uma série de LEDs que indicam o atual nível de overclock. Existem botões rotulados como “+” e “-“ para você aumentar ou diminuir cada parâmetro, que inclui a tensão do chip gráfico (núcleo), a tensão da memória, o clock do chip gráfico (núcleo), os clocks das unidades de processamento (shader) e da memória, respectivamente. Os botões da tensão também modificam o brilho e o contraste da tela, após você pressionar o botão “Theater”.

O AirForce vem com três configurações: “Jogos” ou “Game”, que é a configuração padrão da placa e que faz com que ela trabalhe com as especificações já publicadas (655 MHz para o chip gráfico, 1.404 MHz para as unidades de processamento e 1 GHz para a memória). A configuração “Escritório” ou “Office” faz com que os clocks da placa sejam menores, 350 MHz para o chip gráfico, 700 MHz para as unidades de processamento e 600 MHz para a memória. Já a configuração “Economia de Energia” ou “Power Saving” coloca o chip gráfico para trabalhar a 300 MHz, as unidades de processamento passam a trabalhar a 600 MHz e a memória é acessada a 100 MHz. Em teoria esses dois últimos modos permitem a você economizar energia. Nós verificaremos isto durante os testes.

MSI N260GTX Lightning Black Edition
Figura 12: Botões e LEDs presentes no painel AirForce.

MSI N260GTX Lightning Black Edition
Figura 13: Painel AirForce instalado sobre a mesa.

MSI N260GTX Lightning Black Edition
Figura 14: Painel AirForce em ação.

O botão “Lightning” no painel carrega o aplicativo Lightning da MSI e mostra os clocks atuais da placa de vídeo. Esta tela é mostrada por apenas três segundos, mas a versão mais recente do aplicativo disponível no site da MSI corrige este problema.

MSI N260GTX Lightning Black Edition
Figura 15: Aplicação Lightning.

Os botões, no entanto, não funcionam bem. Você tem que pressioná-los com bastante força várias vezes até que o comando seja entendido. Provavelmente é problema no tipo de botões usados pela MSI. Isto poderia ser facilmente resolvido se fossem usado botões convencionais em vês de botões de “toque”.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Pra quem tem dinheiro pra gastar e curte as parafernálias extras que a placa traz consigo, até não acho que está muito cara não... Ora, tem tudo essa tranqueira com ela e custa menos que uma GTX 285 padrão.

Mas com certeza no quesito custo/benefício ela perde feio para suas similares "normais"... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara de nada adianta ter uma placa dessas, se voce não tiver processador e memoria (pra começar) e outra "Se você está realmente preocupado com o preço, a boa notícia é que você pode comprar uma placa com especificações similares, mas com metade da quantidade de memória (896 MB) e sem o painel para overclock por US$ 200, nos EUA.

Pensemos sobre isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...