Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Transformando uma Radeon 9500 em uma Radeon 9700

       
 25.621 Visualizações    Tutoriais  
 1 comentário
AMD

Transformando uma Radeon 9500 em uma Radeon 9700.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

É possível transformar sua placa de vídeo 3D baseada no chip Radeon 9500 da ATI em Radeon 9700 através de uma pequena modificação de um resistor existente sobre o processador de vídeo. O Radeon 9700 é atualmente um dos chips de vídeo mais rápidos do mercado. A diferença de preço entre uma placa de vídeo usando o Radeon 9500 e uma placa usando o Radeon 9700 é de quase US$ 100!

O site russo Overclockers.ru descobriu que o chip da ATI Radeon 9500 não tem internamente nenhuma diferença para o chip Radeon 9700. Os recursos a mais existentes no chip Radeon 9700 também estão presentes no interior do Radeon 9500, só que estão desabilitados por hardware, através de um pequeno resistor existente no corpo do processador.

É importantíssimo notar que somente os modelos da Radeon 9500 dotados de 128 MB de memória DDR-SDRAM de 256 bits é que podem ser modificados. Os modelos inferiores, de 64 MB ou de memória de 128 bits, não permitem a sua transformação em uma Radeon 9700.

Para você transformar o chip Radeon 9500 e um Radeon 9700, dois passos são necessários. Primeiro, fazer a modificação no chip. Segundo, efetuar um upgrade no BIOS da placa de vídeo para uma versão modificada do BIOS que faz com que a placa "pense" que ela agora é uma Radeon 9700.

A modificação do chip deve ser feita removendo-se o dissipador de calor da placa de vídeo. Posicione a placa de vídeo de tal forma que a logomarca da ATI existente sobre o chip fique de cabeça para baixo. Repare a série de pequenos resistores presentes no lado esquerdo do chip. O resistor localizado na extrema esquerda é o que deve ser modificado. O resistor está originalmente ligando os pinos marcados com 2 e 3 em nossa foto. Basta você, usando tinta condutiva, fazer a ligação entre os pinos 1 e 2. Essa tinta condutiva é vendida em lojas de material eletrônico (lojas que vendem componentes como transistores e circuitos integrados) e é normalmente usada para reparar trilhas danificadas em placas de circuito impresso.

Transformando uma Radeon 9500 em uma Radeon 9700

Figura 1: Radeon 9500.

Após efetuar essa modificação, o próprio passo é fazer o upgrade de bios da placa de vídeo, disponível em http://www.clubedohardware.com.br/pagina/download. Após descompactar esse arquivo em um diretório do seu disco rígido, rode o arquivo Drdflash. Ele criará um disquete de boot limpo. Em seguida, copie todos os arquivos que estavam no arquivo Zip para o disquete. Dê boot pelo disquete e, no prompt do DOS, entre o seguinte comando para fazer o upgrade de BIOS:

atiflash -f -p 0 oc9500.bin

Se depois você quiser desfazer o upgrade de BIOS ou caso algo tenha saído errado, use o comando abaixo para recuperar o BIOS antigo:

atiflash -f -p 0 original.bin

Testes feitos pelo site http://www.xbitlabs.com/news/video/display/news6149.html mostram que o desempenho da Radeon 9500 aumenta 40% com essa modificação (medido no Quake III).

Lembramos que a modificação sugerida nesta coluna anula a garantia do equipamento.


Dicas Relacionadas:

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Olá!!!

Por favor, me ajude... tô decidido q vou tentar fazer essa modificação, mas quero observear uma coisa... no tópico comenta q só da pra fazer com plcs de 256bits, mas chip da ATI Radeon 9500 não têm de 256bits, pelo q eu pesquisei... confere?

Outra pergunta, eu tenho q atualizar a minha bios de 9600 pro para 9700 pro (no meu caso)? Não entendi essa parte de atualizar a bios, porque eu n sei qual modelo é para colocar...

Será q eu vou danificar a VGA se eu fazer a modificação com memórias de 128bits? Será q dará diferênça se eu conseguir fazer?

Agradeço desde já!!!

Um abraço!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora