Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Transformando uma Radeon 9500 em uma Radeon 9700

       
 25.635 Visualizações    Tutoriais  
 1 comentário
AMD

Transformando uma Radeon 9500 em uma Radeon 9700.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

É possível transformar sua placa de vídeo 3D baseada no chip Radeon 9500 da ATI em Radeon 9700 através de uma pequena modificação de um resistor existente sobre o processador de vídeo. O Radeon 9700 é atualmente um dos chips de vídeo mais rápidos do mercado. A diferença de preço entre uma placa de vídeo usando o Radeon 9500 e uma placa usando o Radeon 9700 é de quase US$ 100!

O site russo Overclockers.ru descobriu que o chip da ATI Radeon 9500 não tem internamente nenhuma diferença para o chip Radeon 9700. Os recursos a mais existentes no chip Radeon 9700 também estão presentes no interior do Radeon 9500, só que estão desabilitados por hardware, através de um pequeno resistor existente no corpo do processador.

É importantíssimo notar que somente os modelos da Radeon 9500 dotados de 128 MB de memória DDR-SDRAM de 256 bits é que podem ser modificados. Os modelos inferiores, de 64 MB ou de memória de 128 bits, não permitem a sua transformação em uma Radeon 9700.

Para você transformar o chip Radeon 9500 e um Radeon 9700, dois passos são necessários. Primeiro, fazer a modificação no chip. Segundo, efetuar um upgrade no BIOS da placa de vídeo para uma versão modificada do BIOS que faz com que a placa "pense" que ela agora é uma Radeon 9700.

A modificação do chip deve ser feita removendo-se o dissipador de calor da placa de vídeo. Posicione a placa de vídeo de tal forma que a logomarca da ATI existente sobre o chip fique de cabeça para baixo. Repare a série de pequenos resistores presentes no lado esquerdo do chip. O resistor localizado na extrema esquerda é o que deve ser modificado. O resistor está originalmente ligando os pinos marcados com 2 e 3 em nossa foto. Basta você, usando tinta condutiva, fazer a ligação entre os pinos 1 e 2. Essa tinta condutiva é vendida em lojas de material eletrônico (lojas que vendem componentes como transistores e circuitos integrados) e é normalmente usada para reparar trilhas danificadas em placas de circuito impresso.

Transformando uma Radeon 9500 em uma Radeon 9700

Figura 1: Radeon 9500.

Após efetuar essa modificação, o próprio passo é fazer o upgrade de bios da placa de vídeo, disponível em http://www.clubedohardware.com.br/pagina/download. Após descompactar esse arquivo em um diretório do seu disco rígido, rode o arquivo Drdflash. Ele criará um disquete de boot limpo. Em seguida, copie todos os arquivos que estavam no arquivo Zip para o disquete. Dê boot pelo disquete e, no prompt do DOS, entre o seguinte comando para fazer o upgrade de BIOS:

atiflash -f -p 0 oc9500.bin

Se depois você quiser desfazer o upgrade de BIOS ou caso algo tenha saído errado, use o comando abaixo para recuperar o BIOS antigo:

atiflash -f -p 0 original.bin

Testes feitos pelo site http://www.xbitlabs.com/news/video/display/news6149.html mostram que o desempenho da Radeon 9500 aumenta 40% com essa modificação (medido no Quake III).

Lembramos que a modificação sugerida nesta coluna anula a garantia do equipamento.


Dicas Relacionadas:

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Olá!!!

Por favor, me ajude... tô decidido q vou tentar fazer essa modificação, mas quero observear uma coisa... no tópico comenta q só da pra fazer com plcs de 256bits, mas chip da ATI Radeon 9500 não têm de 256bits, pelo q eu pesquisei... confere?

Outra pergunta, eu tenho q atualizar a minha bios de 9600 pro para 9700 pro (no meu caso)? Não entendi essa parte de atualizar a bios, porque eu n sei qual modelo é para colocar...

Será q eu vou danificar a VGA se eu fazer a modificação com memórias de 128bits? Será q dará diferênça se eu conseguir fazer?

Agradeço desde já!!!

Um abraço!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×