Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Tecnologias de TVs


     95.246 visualizações    Vídeo    5 comentários
Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Tecnologias de TVs

Plasma

Deixemos as tecnologias de retro-projeção para trás para falar do que virou sinônimo de televisão fina e plana: o plasma. A TV de plasma funciona a partir de um sanduíche de pequenas células cheias de gases nobres (xenon e neon) seladas entre duas placas de vidro. Estimulados por energia elétrica, os gases viram plasma e liberam radiação ultravioleta. A emissão atinge a cobertura de fósforo azul, verde ou vermelho da parte de trás dos pixels e acaba por formar o ponto luminoso da imagem. Quando a energia pára, o gás cessa a ionização, apagando assim o pixel. Os eletrodos conseguem ionizar cada pixel 85 vezes por segundo, que funciona como uma lâmpada fluorescente microscópica. A última geração de TVs de plasma tem uma vida útil de 60 mil horas, ou 27 anos ficando funcionando seis horas por dia. Após esse longo tempo, a imagem perde metade do brilho, não chegando a apagar totalmente. Leve em conta que uma TV convencional, de CRT, perde 30% do brilho depois de 20 mil horas de uso.

O grande problema apresentado pelos televisores de plasma das primeiras gerações era a queima de setores da tela em que eram mostradas imagens estáticas por muito tempo, como a marca d’água de emissoras, por exemplo. Isso acontecia pela reação do fósforo ao acende-e-apaga dos pixels, especialmente no espectro da cor verde. O gás desenvolvia uma “memória” da imagem continuamente mostrada, e marcava assim a tela por brilhar menos intensamente, como se tivesse envelhecido prematuramente. Hoje os fabricantes já criaram mecanismos para evitar (ou minimizar as chances) que isso aconteça, incluindo tanto a melhoria na qualidade do revestimento de fósforo, quanto uma forma de mexer imperceptivelmente a imagem na tela para tirá-la da inércia. As TVs de plasma atingem 150 polegadas (modelo da Panasonic) e resolução Full HD de 1080 pixels. Segundo a pesquisa do instituto GfK, os aparelhos de plasma perderam a guerra contra o LCD no Brasil, vendendo um para cada três modelos do rival no país.

Exemplo de modelos: Panasonic TH-50PV70LB (50 polegadas); LG 32PC5RV (32 polegadas).

Pontos fortes

  • Atinge as maiores dimensões, chegando a 150 polegadas.
  • Preto mais escuro e tons coloridos mais fiéis que o rival LCD.
  • Amplo ângulo de visão.

Pontos fracos

  • Mesmo com as novas tecnologias, é preciso evitar exposição prolongada de imagens estáticas.
  • Alto consumo de energia.
  • Esquenta bastante.
  • Exige muito cuidado no transporte pela fragilidade do miolo de vidro e do gás.
  • Modelos são 20% mais pesados que os LCDs de mesmo tamanho de tela.
  • Resoluções mais altas saem mais caras que no rival LCD.

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP

Uau! Isso é que é artigo claro, amplo e explicativo.

Meus parabéns, André.

Plasma

A TV de plasma funciona a partir de um sanduíche de pequenas células cheias de gases nobres (xenon e neon) seladas entre duas placas de vidro.

Os gases nobres citados não seriam o neônio e o xenônio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom este trabalho, explica tudinho pra qualquer pessoa mesmo...

Por curiosidade, já vi uma LG time machine 42" com um problemão, a tela parecia um cpu com placa de video com problema, tudo meio verde e tal e ela era novinha...rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em todo os lugares leio que as tvs de LCD são bem mais econômicas que as de plasmas. Então por que nas especificações ténicas das Tvs de 42" o consumo de ambas estão entre 240~260W?

O consumo menor do LCD é mito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O artigo de fato é muito bom e claro, mas tendo em vista que ele foi feito em 2008 e muita água rolou nesses 4 anos, não seria uma questão de dar uma atualizada?

Por exemplo já existem várias tvs de oled no mercado, creio que o que era uma previsão já virou realidade, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...