Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterrei a tomada do PC - Ele está seguro agora??? Não!!!


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP

Infelizmente pode até ser que não!!!

Algumas variáveis relativas ao seu PC poderão sofrer influência da colocação do aterramento na tomada da rede elétrica.

- Irá fazer com que sua carcaça fique num potencial de terra, de massa, o que melhora uma série de variáveis;

- Seu PC vai ficar mais imune aos ruídos elétricos;

- Seu PC não vai mais dar choque no operador;

- Do ponto de vista segurança para esse operador, mesmo no tocante a raios ou indução provocada por esses, ele, o operador estará probabilisticamente muito mais protegido pois não há muita razão para um raio sair de dentro desse gabinete que já é o terra, para "pular" para o operador.

Agora, quanto ao seu PC estar protegido isso vai depender de algumas variáveis mais;

Perceba que um surto de tensão provocado ou induzido por uma descarga atmosférica poderá adentrar seu PC, pela fiação de rede AC, por exemplo, na busca de um terra (é ávido por terra).

Se ele, esse surto de tensão encontrar esse caminho, sim seu PC estará protegido e a energia contida nessa exceção será drenada contra a massa (terra).

Ao contrário, se esse caminho não estiver bem estabelecido, essa anomalia, esse surto de tensão não vai ter a menor dificuldade de "abrir" caminho através de, sua placa de vídeo, ou de sua CPU, ou por dentro da placa lógica de HD, afinal essa energia do surto de tensão teve a audácia de "navegar" desde uma nuvem carregada até chegar no seu PC e quase encontrar o terra, faltando tão somente um pequeno "caminho" para terminar sua viagem. Pulará através do que puder, se não tiver essa "ponte final".

Não é necessário que lhe diga que sua placa de vídeo ou a CPU depois disso valerão tanto quanto uma galocha furada.

A PONTE QUE PODE ESTAR FALTANDO:

De nada adianta um aterramento ótimo se a ponte final, que faça a união do fio fase ao terra, estiver faltando. A energia do surto de tensão do raio bem pode adentrar pelo fio fase e vai querer sair pelo fio terra, ou a carcaça de seu PC. Ou você acha que o fio fase já deveria vir ligado ao fio terra somente para esperar o próximo raio???

A ponte que pode estar faltando se chama dispositivo de proteção.

Na incidência de um distúrbio desse tipo, com origem em descargas atmosféricas, algum dispositivo deverá estabelecer o caminho para que essa anomalia possa chegar ao terra.

Os mais simples são derivados de uma experiência muito antiga. Quem não lembra da velha história de Benjamin Franklin empinando uma pipa na tempestade. Isso dai acabou provando o poder das pontas na atração, na concentração de ions de tal modo a melhor e mais rapidamente estabelecer um caminho através da ionização do ar, permitindo a passagem da corrente elétrica. Esse mesmo princípio é usado num dos mais simples dispositivos de "criação de caminho" para uma descarga elétrica, ou dispositivo de proteção. É o dispersor a gás, também chamado de centelhador ou muito comumente de chispador.

É constituído basicamente de duas pontas contrapostas. Uma delas ligada no fase e outra no aterramento, por exemplo. Normalmente entre uma e outra não passa energia, pois estão separadas de 1 milímetro mais ou menos. É assim que opera na normalidade um centelhador. Quando a tensão se eleva entre fase e terra, por exemplo, na entrada de um distúrbio derivado de um resíduo de raio ou da indução provocada pelo mesmo, por efeito das pontas acaba ionizando o meio entre essas duas pontas estabelecendo o circuito necessário para drenar a energia da anomalia para o terra. Melhorias foram adotadas ao longo do tempo nessas proteções. Sabe-se que a distância entre essas pontas é um dos determinantes da tensão na qual se estabelece a ionização. Desse modo para proteger uma rede de 127 VAC convém se colocar um centelhador de digamos 350 Volts. Ultrapassado esse valor ele entraria em ação. A segunda variável determinante é o meio aonde estão mergulhadas essas pontas. Se for ao ar livre, a umidade relativa do ar, a pressão a temperatura, todos esses dai vão modificar a tensão de ruptura. Para evitar ou minorar esse efeito se confina o dispositivo dentro de um invólucro selado e se estabelece uma atmosfera inerte de um determinado gás. Nessa hora, faça chuva ou faça sol, a tensão de ruptura passa a ser muito mais bem definida e com repetibilidade muito boa...

Eis a visão de um centelhador típico, aliás dois.

Centelhadores.jpg

Esse é apenas um desses elementos de proteção. O Varistor é outro elemento de proteção e sem dúvida alguma o mais utilizado deles. Consiste de um componente que, na tensão normal de trabalho apresenta uma resistência elevada à passagem da corrente elétrica. Quando a tensão a que ele é submetido aumenta, ultrapassando a tensão de ruptura, ele, por um processo físico, tem sua resistência a passagem da corrente elétrica subitamente e muito rapidamente reduzida, absorvendo desse modo essa energia da anomalia ou se quiser "criando" o caminho, a ponte que poderia estar faltando, para a corrente buscar o aterramento. Alguns varistores de diferentes capacidades de absorção de energia.

PICT0003-1.jpg

Fusíveis, ao contrário do que muita gente pensa, não são elementos de proteção em sí mesmos. São elementos de seccionamento de corrente elétrica. São elementos seccionadores, de abertura de circuito. Se a energia de exceção tiver que passar por dentro de seu equipamento antes de fazer fundir o fusível, de nada adiantará, seu equipamento é que terá segurado e absorvido toda a corrente até o fusível abrir. Isso pode fatalmente levar o mesmo a defeito.

Desse modo se não houver um dispositivo de proteção ativo, tal como um centelhador, um varistor, para desviar, atalhar o caminho da corrente dessa exceção, de nada vai adiantar abrir o fusível após ter feito "dançar" ou ter "fritado" seu equipamento.

Então, alguns mitos que bem poderiam cair..

- Aterramento por sí só vai proteger seu equipamento. Inverdade. O equipamento deverá contemplar dispositivos de proteção internamente ou colocados por você à entrada dos mesmos para prover proteção, ou encaminhamento a terra. As fontes boas já tem esses dispositivos em maior ou menor quantidade e capacidade de absorção de energia. Algumas fontes de grife, mesmo sendo muito boas, não tem esses elementos de proteção pois os mesmos são perecíveis e ninguém gostaria de ter seu PC parado por causa que sua fonte foi para oficina trocar seus varistores. Varistores são para colocar em dispositivos de proteção, externos ao PC, opinam esses fabricantes de fontes (estou com eles). No-breaks, por ser equipamentos mais caros também costumam ter elementos de proteção. Fontes genéricas os suprimem totalmente. Desse modo ter um bom aterramento com uma fonte genérica é mesmo que pular de para-quedas sem pano. O aterramento dá o caminho, mas a fonte não liga esse caminho ao problema. Os estabilizadores antigos não tinham esses elementos de proteção e quando raramente apareciam eram de uma debilidade, de uma fraqueza, de uma pobreza a toda prova. Também ai com um estabilizador desses, sem elementos de proteção, de nada vai adiantar um aterramento, para proteção do PC. Note que a maioria do parque de estabilizadores do Brasil está equipado agora com estabilizadores desses que falo, antigos, sem proteção alguma. Olhe para o chão agora. Provavelmente esse estabilizador que está ai, a esquentar, não tem nenhum elemento de proteção.

Você não tem que acreditar em mim. Abra-o e verifique. Se não souber ver, tire algumas fotos detalhadas da placa de controle do mesmo, poste ai, e te digo se ele tem ou não as proteções que seria útil que tivesse... Parece que os modernos estabilizadores, de acordo com a nova norma os tem, embora eu pense que de modo incipiente. Prefiro confiar em uma boa régua de proteção colocada à entrada de todo os equipamentos, inclusive aquela TV de Plasma ou LCD novinha... Portanto, a associação de aterramento com equipamentos com bons elementos internos de proteção é a melhor solução. Na ausência desses elementos de proteção ou na dúvida se os equipamentos os tem, coloque uma régua que contenha esses elementos internamente. Repito. Aterramento sem dispositivos de proteção adequados de nada valem para seu PC, somente para você, operador. Os dispositivos de proteção podem estar em qualquer lugar ai, O ideal é que estejam logo de cara depois da tomada. Por isso insisto. Uma régua de proteção boa, com reais e bons dispositivos de proteção complementam e asseguram ao seu PC e derivados a segurança que o terra já teria ofertado ao seu operador...

- Fusíveis protegem contra distúrbios elétricos: Inverdade. Sozinhos eles não protegem. Eles farão a abertura do circuito após a corrente elétrica atingir um valor que os esquente até fundir. Se essa corrente tiver que passar por dentro de seus equipamentos para que acabe queimando seu fusível, muito provavelmente acabará queimando seu equipamento para somente após queimar o fusível.

- Sem aterramento não adianta colocar nenhuma proteção: Inverdade. Muitos dos distúrbios elétricos acontecem entre fase e neutro e desse modo independem da existência de aterramento para sua supressão. Uma boa régua de proteção que opere nesse modo diferencial resolve esse problema.

Ou seja, não entendam a colocação de aterramento na tomada como a "redenção da lavoura", do ponto de vista de proteção para seu PC. Para o operador sim.

Para proteger seu PC há que verificar a existência de bons elementos de proteção, além de estabelecer aterramento. Se não souber se a fonte, o monitor, a impressora, o modem os tem, ajude a natureza a ajudá-lo, coloque uma boa régua com os devidos protetores. Dá até para fazer em casa. Veja ai como fiz a minha:

Como tornei útil um estabilizador!

Ou mesmo incrementar uma dessas compradas por R$20,00 e torná-la muito boa e adequada a sua tensão de trabalho.. Veja ai uma dica:

Proteção e Filtro - Como melhorar a sua régua

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Texto simples, curto, mas completo e vai direto aos pontos de grande confusão que existe especialmente no meio informático. Realmente muita gente acha que um aterramento por si só é a melhor proteção possível pros seus PCs, o que é um grande engano! O pior é que esses aterramentos feitos pela maioria dos usuários de informática segue um padrão pouco ideal pra equipamentos informáticos. A maioria desses aterramentos feitos por usuários de computadores estão seguindo o padrão TT onde deveria ser o TN-S, mas não vou entrar em detalhes sobre isso agora, quem quiser saber mais pesquise no google ou nos foruns que vão achar informação sobre isso, aqui mesmo nesse forum tem tópicos meus e do marco_piracicaba sobre o assunto.

Infelizmente ainda, o nosso mercado e os órgãos normatizadores não dão a mínima pros filtros de linha. Não existe normas como existem pra estabilizadores para a fabricação de filtros de linha, nem mesmo no que tange a segurança do uso, como a UL1449 americana. E infelizmente mesmo a norma NBR14373:2006 pra estabilizadores até 3kva é simplória, não define as caracteristicas técnicas mínimas dos dispositivos protetores internos desse produtos, apenas fala que tem que ter. Num carro você tem volante, rodas, motor, supsensão, transmissão, um Fiat Uno tem tudo isso, tão bem como um Citroen C4 Pallas, mas com muito mais qualidade, é o que acontece com os estabilizadores, são todos FIAT Uno ou pior.

A única exceção que temos no nosso mercado é a marca APC, que importa pro Brasil ótimos protetores 110V-127V. Não conheço nenhuma marca nacional que fabrique filtros de linha com qualidade e recursos como os da APC, mesmo 110V. Os 220V então, nem comento porque nem a APC os traz pro Brasil. Mas de vez em quando bato nessa tecla com eles, mando e-mail, posto mensagem no forum deles e quem sabe futuramente eles nos tragam um produto pras redes 220V. Não creio ser algo complicado, já que eles produzem esses protetores pra toda Europa, Ásia e até Africa, basta adapta-los pro nosso mercado, com tomadas próprias.

Há uns dias atrás postei uma mensagem no forum da APC perguntando porque o nobreak 220V da série LCD não foi lançado no Brasil, a resposta que tive é que isso já foi discutido dentro da APC e o modelo será lançado aqui, só estão discutindo algo com relação a saida dele, não deixaram claro se é a tensão de saida ou o formato das tomadas, mas claro q dei minhas opiniões. Sugeri tb os protetores anti-surto 220V, mas quanto a isso ninguém me disse nada, mas tenho a informação de que engenheiros da APC visitam o forum de vez em quando, então quem sabe eles avaliem melhor essa questão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Informação nunca é demais ^_^

Muitas pessoas tomam atitudes sem saber direito as consequências, e depois acabam se dando mal.

_rau_, espero que você dê sorte com eles, assim o mercado brasileiro teria mais opções de produtos de qualidade alta (se é que temos alguma hoje em dia...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Informação nunca é demais ^_^

Muitas pessoas tomam atitudes sem saber direito as consequências, e depois acabam se dando mal.

_rau_, espero que você dê sorte com eles, assim o mercado brasileiro teria mais opções de produtos de qualidade alta (se é que temos alguma hoje em dia...).

Já que você se interessou, esse está mais completo:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=246442

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...