Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Backup do firmware EC/KBC do Positivo V52


gburgert

Posts recomendados

Pessoal,

encontrei um bios para o meu Positivo V52 (Clevo M540SE).

No caso, terei de aplicar a atualização do firmware EC correspondente ao BIOS. O software de gravação do BIOS tem a opção de backup, mas o do EC/KBC não, e estou com dificuldade para descobrir como salvar o EC original.

Estou com medo de ficar com o note meio capenga se por acaso eu tiver de voltar o bios da Positivo, porque não vai ter como colocar o EC original de volta.

Os arquivos estão aqui:

BIOS: ftp://usftp.clevo.com.tw/ALLBIOS/M5xxSE/M5xSE_13.zip

EC: ftp://usftp.clevo.com.tw/ALLBIOS/M5xxSE/M5xSE_H805.zip

O programa do EC é o H8Update.exe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 8 meses depois...

Boa noite, gburgert

Por minha conta e risco resolvi atualizar o ec e bios do meu Positivo, com os arquivos que postou. O problema é que a tecla de ? e/ parou de funcionar. Ou melhor, virou CTRL.

Você conseguiu fazer backup do ec? Se conseguiu, teria como postar o ec e bios originais? Não consigo encontrá-los em nenhum forum ou site.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

eu não consegui fazer o backup, então não apliquei o update. Se você descobrir como faz, eu pego a EC do meu note e coloco o arquivo pra download.

Essa tecla que virou control faz muita falta? Eu quero aplicar no meu note mesmo assim, porque ele está meio estranho desde que eu coloquei uma CPU nova. Acredito que o bios mais recente vai ajudar na estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

A tecla faz falta principalmente no Linux. Tenho uma partição com Window 7 e outra com Ubuntu 11.04. Fiz também upgrade de processador, coloquei um Core 2 Duo 1.83 (T5600). Também coloquei 2GB de memória. A ultima que fiz foi a troca do HD por um Seagte Hybrid. Ficou inacreditavelmente rápido, mas a temperatura ficou meio esquisita, tipo, estou trabalhando a 47º e de repente vai a 65º, cai para 55º e fica oscilando por ai. Não consigo entender porque. Foi por isso que resolvi fazer o upgrade da bios, vai que tinha alguma alteração que acertasse isso.

Acho que o problema foi ter atualizado o EC, se só tivesse alterado a Bios creio que isso não tivesse ocorrido.

Vou continuar procurando como fazer o backup do EC. Se não conseguir, vou levar na autorizada, mesmo a contragosto.

Um abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lasantos33,

pelo que eu li nos fóruns, Bios e o EC andam juntos. As instruções mandavam aplicar o EC e em seguida o Bios. Dá uma pesquisada pra ver se dá pra misturar.

Acabei de testar no meu micro a opção H8Update -b. Ele gerou um H8System.bak. Estou sem o note aqui, quando chegar em casa à noite eu testo isso ok!

Gilberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei animado com o que postou. Tentei mandar uma mensagem privada para você mas ainda não tenho o mínimo de 5 posts.

Se puder, mande uma mensagem privada para mim com o seu e-mail, que lhe enviarei o meu. Vou levar o note amanhã para o trabalho para tentar fazer o que falou.

Um abraço

Luis Antonio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

rodei o comando no note ontem e não obtive sucesso. Dei o boot de DOS pelo pendrive, porque no W7 o H8 não roda. Aparece uma mensagem truncada: "to get system code to backup" - e o lap trava. Ele gera o arquivo com 0 byte. Você poderia rodar o comando no seu pra ver se isso acontece também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu exatamente a mesma mensagem e também travou. Mas estou tentando com outras configurações. Para fazer backup da bios tenho que digitar phlash16 /bu (antes que pergunte, bati o / com o teclado virtual). Vou experimentar alguns /'s e ver se consigo algo.

Mantenho informado

Um abraço

Luis Antonio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Sei que o post é antigo, mas alguém conseguiu fazer o backup da firmware do teclado (KBC/EC)? Tenho um Master N150 que está congelando do nada quando ligo o carregador. Já fiz testes de hardware e está tudo OK. Me parece ser bug da BIOS, então fui até o link da CLevo e peguei a última versão disponível, mas na hora de atualizar (boot via pendrive) dá erro ao ler a verão da BIOS que está no note...

 

Também gostaria de fazer o backup do EC para não perder as funcionalidades do teclado ABNT2...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é antigo, já tinha até me esquecido dele.

 

Na época eu tentei fazer backup, mas não consegui, na realidade estava com dificuldade em arrumar um equipamento similar ao meu Positivo V56 e também estava com pressa em acertar isso.  Acabei levando na assistência técnica da Positivo que resolveu o problema (atualizou a Bios e reinstalou o EC correto).

 

E ainda estou com ele, todo turbinado e funcionando perfeitamente.  Troquei o processador para um Core 2 Duo e o HD para um SSD  250GB.

 

Voltando ao seu post, recomendo levar na assistência técnica.  Mesmo que a curiosidade e a vontade se consertar sozinho sejam grandes, chega uma hora que temos que resolver o problema para poder usar o equipamento.

 

Um abraço

 

Luis Antonio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... tentei de vários jeitos, com parâmetros diferentes no programa "phlash16" via DOS, mas ou retorna dizendo que a BIOS não é para aquele modelo, ou trava na hora de ler a BIOS instalada no equipamento...

 

Na verdade este notebook não é meu, é da empresa onde trabalho e já deve estar fora da garantia...

 

Recentemente a Lenovo comprou a Positivo e tem um técnico da Lenovo que vem aqui de vez em quando. Verei com ele se ele consegue algum software que a assistência tem ou se essas gravações são feitas com gravadores eletrônicos, direto no chip da BIOS...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...