Imprimir artigo
Permalink
Sobre as propagandas do nosso site
04/08/2014 às 0h53min por Gabriel Torres em Blog
5.254 visualizações

O Clube do Hardware vem operando no vermelho desde dezembro do ano passado, significando que estamos pagando do nosso bolso para que você possa acessar o nosso conteúdo de forma gratuita. Desde então, estamos trabalhando exaustivamente para aumentar a receita do site, através de diversas frentes: busca de novos anunciantes e parceiros, nova equipe de vendas, introdução do projeto VIP, aumento do número de espaços publicitários e proibição do uso de bloqueadores de anúncios..

Gostaria de trazer uma boa notícia hoje: essas ações finalmente estão surtindo efeito, e o nosso faturamento de julho voltou ao normal. Se continuarmos nesse caminho, o risco de termos de tirar o nosso site do ar por inviabilidade financeira torna-se bem menor.

Por conta dessa melhora, pudemos remover as propagandas mais intrusivas que tínhamos em nosso site e em nosso fórum:

  • O banner 300x250 flutuante (“pop up”) que havia no fórum foi removido no final de junho
  • A barra contendo anúncios e botões para redes sociais que aparecia na parte inferior do browser ao navegar em nosso fórum foi removida hoje
  • Os anúncios que apareciam na parte inferior do browser ao navegar no site principal foram removidos hoje
  • Os anúncios “pop up” que apareciam ao navegar em nosso site principal através de smartphones também foram removidos hoje

Eu sei que o aumento de espaços publicitários deixou o site e o fórum um pouco mais lento para alguns usuários, mas saibam que eu faço ajustes diários para melhorar o desempenho do nosso site e fórum.

Aliás, desde a semana passada estamos operando com um sistema do tipo CDN (Content Delivery Network), que é um servidor de cache entre você e os nossos servidores, de forma a aumentar o desempenho no acesso ao nosso site e fórum. Esse sistema fez com que a latência (“ping”) dos usuários caísse de até 500 ms para a faixa dos 20-30 ms, além de diminuir o número de saltos (roteadores) na rota até os nossos servidores de 17 para no máximo seis.

Além disso, nos últimos dois meses fizemos diversas melhorias em nossos servidores, como o aumento de memória (RAM) e a instalação de SSDs em RAID0, para deixá-los “um foguete” (isso tudo custa dinheiro, que vem através das propagandas).

E isso é só o começo. A nossa ideia é manter o site e o fórum com a menor quantidade possível de anúncios para que a gente mantenha um faturamento saudável para tocar a empresa, mas para isso preciso da compreensão de vocês, pois essa diminuição nos anúncios se dará aos poucos, pois precisamos fazer testes e simulações da relação custo/benefício de cada anúncio em particular.

É importante ainda compreender que essa diminuição de anúncios só será possível se mantivermos, pelo menos temporariamente, a restrição de navegação em nosso site e fórum usando-se programas bloqueadores de anúncios (“adblock”). Se todo mundo usar esse tipo de programa, o nosso site passa a ser financeiramente inviável e seremos obrigados a fechar as portas. Acreditamos que todos queiram que a gente continue no ar, por isso faça a sua parte navegando em nosso site e fórum sem “adblock” ou então tornando-se um membro VIP, condição que remove as propagandas do site e do fórum.

Apenas para enfatizar, as decisões sobre maior quantidade de espaços publicitários e restrição ao bloqueio das propagandas são temporárias, e com certeza serão revertidas no futuro tão logo a gente confirme a melhoria do nosso faturamento nos próximos meses.

Voltarei a trazer atualizações sobre o assunto, e espero na virada do próximo mês poder trazer notícias ainda melhores. Obrigado.

Imprimir artigo
Permalink
Nova categoria no Dicionário: netspeak
11/07/2014 às 1h38min por Gabriel Torres em Blog
6.931 visualizações

“Netspeak” são gírias usadas na internet e em mensagens instantâneas. Nós adicionamos as abreviações mais comuns, que devem ajudá-lo especialmente ao acessar fóruns gringos. Confira aqui!.

Imprimir artigo
Permalink
Configuração dos servidores do Clube do Hardware – junho/2014
24/06/2014 às 23h38min por Gabriel Torres em Blog
9.032 visualizações

Como nossos leitores são em sua maioria técnicos que se interessam sobre os bastidores do Clube do Hardware, nós sempre postamos aqui a configuração atual dos servidores que usamos..

Nessa semana nós substituímos dois servidores web por um único servidor web mais parrudo. Com isso, diminuímos a quantidade de servidores que temos de seis para cinco, mas aumentamos o desempenho, facilitamos a manutenção e diminuímos custos.

Esses dois servidores estavam no ar desde 2009 e, na época, pegar um único servidor mais parrudo tinha um custo proibitivo. Agora, porém, nós conseguimos pegar um servidor mais parrudo pela metade do custo de mantermos esses dois servidores...

A configuração dos servidores antigos era a seguinte:

  • Servidor web do sistema de banners: Dell PowerEdge SC1425, com dois processadores Xeon de 3 GHz com tecnologia Hyper-Threading (total de quatro “threads”), 8 GiB de memória
  • Servidor web do site principal: Dell PowerEdge SC1425, com dois processadores Xeon de 3 GHz (um núcleo cada, tecnologia Hyper-Threading, total de quatro “threads”), 4 GiB de memória

O nosso novo servidor, que cumpre o papel desses dois servidores que foram aposentados, tem as seguintes características:

  • Dell PowerEdge R410 com dois processadores Xeon E5506 de 2,13 GHz (quatro núcleos cada, sem HT), 16 GiB de memória, dois SSDs de 120 GiB em RAID0

Os demais servidores que usamos permanecem os mesmos:

  • Servidor de banco de dados (site principal e sistema de banners): Dell PowerEdge 1950, com dois processadores Xeon E5405 de 2 GHz (dois núcleos cada, tecnologia Hyper-Threading, total de oito “threads”), 16 GiB de memória
  • Sevidor de e-mail: Dell PowerEdge SC1425, com dois processadores Xeon de 2 GHz (um núcleo cada, tecnologia Hyper-Threading, total de quatro “threads”), 2 GiB de memória
  • Servidor web (fórum): Dell PowerEdge R520, com dois processadores Xeon E5-2430 de 2,2 GHz (seis núcleos cada, tecnologia Hyper-Threading, total de 24 “threads”), 32 GiB de memória
  • Servidor de banco de dados (fórum): Dell PowerEdge R520, com dois processadores Xeon E5-2430 de 2,2 GHz (seis núcleos cada, tecnologia Hyper-Threading, total de 24 “threads”), 32 GiB de memória
  • Firewall: SonicWall Pro 2040

PS: Aproveitando a oportunidade, de vez em quando vemos em nosso fórum e em redes sociais alguns usuários do tipo “fan boy” nos criticando porque usamos processadores Xeon e não processadores Opteron. Gostaríamos de esclarecer que a empresa de hospedagem que usamos não oferece servidores baseados em processadores da AMD. Por isso, essa opção não existe para a gente.

Imprimir artigo
Permalink
Como nos ajudar no Facebook
14/06/2014 às 20h22min por Gabriel Torres em Blog
9.292 visualizações

Oi pessoal! Infelizmente, ao “curtir” a nossa página no Facebook você NÃO é avisado sempre em que postamos algo novo em nosso site. Isso ocorre porque o Facebook só divulga o que postamos para cerca de 1% (isso mesmo) das pessoas que teoricamente estão acompanhando nossa página. Nós já explicamos isso mais detalhadamente em um editorial, mas é a tática suja do Facebook para forçar páginas a pagar para ter seu conteúdo divulgado para seus próprios usuários..

Uma forma de melhorar isso é marcar “Obter notificações” e “Adicionar às listas de interesse”, conforme mostrado na imagem abaixo. Portanto, se você curte o nosso site, recomendamos que faça isso para aumentar a probabilidade de ver nossas atualizações. Obrigado!

Curtir o Clube do Hardware no Facebook

Imprimir artigo
Permalink
Nova seção do Clube do Hardware: Classificados
23/05/2014 às 9h04min por Gabriel Torres em Blog
11.700 visualizações

Acabamos de inaugurar a seção “Classificados” do Clube do Hardware. Confira! Confira abaixo, também, vídeo contendo a apresentação dessa nova seção..

Imprimir artigo
Permalink
Seja um membro VIP do Fórum do Clube do Hardware!
14/05/2014 às 8h30min por Gabriel Torres em Blog
12.366 visualizações

Lançamos o acesso VIP ao Fórum do Clube do Hardware, com as seguintes vantagens:.

  • Publicação de anúncios em nossa área de Classificados, sem qualquer tipo de limite*
  • Navegação sem anúncios no Fórum do Clube do Hardware
  • Acesso ao fórum "Pizzaria CDH", onde você pode trocar mensagens informais sobre qualquer assunto com outros usuários VIP
  • Sem limite de espaço em disco em nosso servidor para o armazenamento de fotos e outros arquivos anexados a mensagens
  • Sem limite para o número de mensagens privadas armazenadas
  • Exclusivo distintivo que aparecerá abaixo de seu nome no Fórum
  • Seu nome aparecerá em verde na lista de usuários on-line, identificando-o como um membro VIP
  • Futuras vantagens a serem anunciadas

Além, é claro, colaborar financeiramente para a compra de equipamentos para a realização de testes.

Mais informações: http://forum.clubedohardware.com.br/store

Confira abaixo o vídeo da apresentação do acesso VIP.

Imprimir artigo
Permalink
Novo livro de Gabriel Torres em pré-venda!
08/04/2014 às 8h05min por Gabriel Torres em Blog
17.446 visualizações

Oi pessoal! Meu novo livro de Redes já está em pré-venda no site da Editora NovaTerra com 50% de desconto! Oferta por tempo limitado! Nota: o livro só chega ao mercado no mês que vem..

Imprimir artigo
Permalink
Upgrade do Fórum - Acompanhe Aqui
28/12/2013 às 17h51min por Gabriel Torres em Blog
44.787 visualizações

Como parte das mudanças em nosso site e fórum, estamos hoje fazendo a troca da plataforma do nosso fórum para uma mais moderna e completa. Para isso, no entanto, precisamos tirar o fórum do ar, pois o banco de dados não pode estar sendo acessado enquanto a migração não é completada. Por ser um processo que pode demorar alguns dias, decidimos efetuá-los nessa época entre o Natal e o Ano Novo, que é a época que temos menos visitantes em nosso fórum. Ainda, decidimos deixar o fórum no ar em modo somente de leitura, assim continua sendo possível consultar o fórum..

Agradecemos pela compreensão, e estamos certos que e esse pequeno inconveniente de vocês não poderem postar no fórum durante um tempinho será recompensado por termos, em breve, um novo e melhor fórum.

Nesta entrada do blog você poderá acompanhar, em tempo real, o passo a passo do que estamos fazendo. Assim que tivermos uma previsão concreta de término da troca de plataforma, postaremos aqui também.

28/12/2013:

18h00min: Fórum colocado em modo somente leitura; iniciado processo de backup do fórum

19h14min: Backup efetuado; recompilando o PHP para incluir todas as extensões requeridas

19h34min: Instalando a nova plataforma

19h51min: Iniciado o processo de conversão

20h00min: O processo de conversão está indo bem. Ele é divido por seções, como “usuários”, “fórum", “mensagens”, etc. Só teremos uma real noção do tempo que o processo de conversão tomará quando ele chegar na etapa de conversão de mensagens.

21h17min: O processo de conversão de usuários está em 17% e a Internet aqui fica caindo... Argh.

22h31min: Argh, deu pau e recomeçou do zero. Murphy, implacável como sempre.

29/12/2013:

01h34min: A Internet aqui deu uma boa estabilizada, e a conversão de usuários foi concluída. Convertendo agora alguns itens menores até chegar à conversão de tópicos, que deverá demorar um bocado...

01h51min: Demos início à conversão dos tópicos. Estou indo dormir e espero que ao acordar esta conversão esteja concluída. Alguma das conversões menores deram pau e já pedi ajuda, e também espero ter resposta pela manhã. Boa noite e durmam bem!

09h48min: Bom dia! É óbvio que deu pau durante a madrugada... Reiniciando a conversão dos tópicos...

12h38min: Descobri a origem dos “paus”: registros no banco de dados apontando para registros inexistentes (por exemplo, usuários que não existem mais no banco de dados). Criei um script simples para eliminar registros inválidos e a conversão está andando bem agora. É dureza converter um fórum com um banco de dados gigantesco (9 GiB) e com tantos anos no ar e que já passou por tantos upgrades, sempre tem um registro quebrado aqui ou ali... Enfim, aguardem cenas do próximo capítulo...

12h44min: Acabei de reiniciar a conversão dos tópicos. São pouco mais de um milhão de tópicos. Dureza vai ser a conversão das mensagens, pois são mais de cinco milhões...

13h38min: Deu pau de novo, mas dessa vez eu consegui descobri que é um bug do conversor do IP.Board. Estou no momento mexendo no código fonte para corrigir o erro.

14h44min: Bug corrigido, reiciando a conversão dos tópicos.

15h26min: Indo bem, 45% dos tópicos convertidos.

15h31min: 49%. Escutando Depeche Mode.

16h11min: 75%. World in My Eyes.

17h16min: Tópicos convertidos sem erros (finalmente!). Iniciando a conversão de qualificação de tópicos. Deu erro de registro quebrado, mas criei um script para corrigir e está indo bem agora.

17h19min: Agora chegou a parte mais demorada, a conversão das mensagens (“posts”). São mais de cinco milhões de mensagens para a serem convertidas. Está andando e espero que não dê problemas. Mais tarde posto aqui o andamento, para termos uma noção do tempo que levará.

18h35min: 747.000 mensagens de 5.784.089 convertidas até agora, 13% de progresso. Nesse ritmo deve demorar entre nove e dez horas para a conversão de mensagens terminar, ou seja, no meio da madrugada. Sendo essa a etapa mais demorada de todo o processo, estimo que terminamos amanhã o processo de conversão do banco de dados. Após essa etapa, temos os ajustes no fórum tais como colocar as imagens e mensagens em português, adicionar nossa logomarca, etc., além de outras personalizações. Sendo assim, é possível que o fórum esteja no ar novamente na terça dia 31/12 ou, no mais tardar, no dia primeiro. Se essa previsão for alterada, informo aqui. É isso. Boa noite a todos.

22h17min: O conversor acabou de passar a marca de duas milhões de mensagens convertidas.

30/12/2013:

08h48min: Realmente não dá para cantar vitória antes do tempo. A conversão deu pau, verificando o motivo.

09h15min: Corrigi os registros que estavam causando o erro. Conversão das mensagens está em 74%, com pouco mais de quatro milhões de mensagens convertidas.

12h17min: Cinco milhões de mensagens convertidas, 86% completo. Falta relativamente pouco... A previsão informada acima continua válida.

13h57min: Conversão de mensagens 92% completa, 5,3 milhões de mensagens convertidas.

14h50min: Conversão de mensagens 95% completa, 5,47 milhões de mensagens convertidas.

15h20min: Quase lá, 97% e 5,58 milhões de mensagens convertidas.

16h47min: Claro que teve que dar mais um pauzinho e meu mouse resolveu parar de funcionar...

16h54min: Aê... Finalmente a conversão das mensagens terminou. Vou rebootar o meu computador e já dou início às demais conversões.

16h58min: Dando pau na conversão das enquetes, criando script para apagar registros inválidos...

17h49min: O problema é o mesmo dos demais "paus", isto é, campos fazendo referências a usuários que não existem mais no banco de dados. Criei um script para limpar o banco de dados, e a conversão das enquetes foi concluída.

17h52min: O próximo passo é a conversão das mensagens privadas. Também está dando pau, provavelmente pelo mesmo motivo.

18h16min: Rodando script para apagar mensagens privadas inválidas.

18h44min: Realmente o banco de dados está com muitas mensagens privadas de usuários que não existem mais; como há muitas mensagens armazenadas, o script demora um bocado para verificar tudo.

20h57min: Me deparei com outro bug no conversor, fuçando o código fonte para ver se descubro uma solução.

22h23min: Aparentemente consegui corrigir o bug da conversão de mensagens privadas, e o conversor está no momento convertendo esse tipo de mensagem. Há cerca de 525 mil mensagens privadas a serem corrigidas (vocês conversam muito, ein?)

22h50min: A conversão das mensagens privadas ainda está 13%, pois ficou dando pau (paus devidamente corrigidos). Essa enorme quantidade de paus tem a ver com o banco de dados antigo, que tem dados fora do padrão (ex: textos maiores que o tamanho da célula do banco de dados novo). Isso ocorre porque usamos o mesmo banco de dados há muito tempo, e já instalamos e desinstalamos muita coisa. O bom dessa conversão é que o banco de dados deve ficar menor. Só não sei ainda o quão menor.

31/12/2013

0h23min: A conversão das mensagens privadas foi finalizada, bem como a conversão de outros itens menores. Falta agora converter os anexos (imagens em mensagens), porém está dando pau e estou muito cansado, já vendo tudo embaçado. Verifico isso amanhã de manhã. Com isso, a previsão do fórum voltar ao ar é para o dia primeiro. Aviso caso essa previsão seja alterada.

08h45min: Acabei de acordar, verificando o bug da conversão das imagens anexadas.

09h36min: Consegui descobrir os motivos dos bugs, tinha a ver com mais de uma imagem usando o mesmo nome e também imagens pertencentes a usuários inexistentes. Problemas corrigidos e a conversão está sendo feita. São cerca de 73.500 imagens a serem convertidas. O conversor processa imagens de 100 em 100, então vai demorar um bocado.

11h32min: Conversão das imagens anexadas finalizado. Convertendo o último item: infrações.

11h33min: Conversão deu pau pelos mesmos motivos dos paus anteriores, isto é, ligação a registros inválidos (usuários que não existem mais); criando um script para fazer essa limpeza...

11h39min: Infrações convertidas. Agora o script de conversão está verificando a integridade do banco de dados e sincronizando tópicos, mensagens, etc. Infelizmente o script não informa o andamento em porcentual para essa etapa.

11h49min: Já vi que vai demorar. Em dez minutos está indicando ter processado 30.000 tópicos. Como temos cerca de um milhão de tópicos, a etapa atual deve demorar cinco horas e meia, se continuar nessa velocidade.

13h44min: Duas horas para processar 350.000 registros. A previsão de cinco horas e meia continua válida. Ou seja, lá para as 17h e pouco.

15h38min: 680.000 tópicos.

17h15min: O conversor acabou de sincronizar os tópicos e está agora sincronizando as imagens anexadas.

18h32min: Imagens anexadas sincronizadas, sincronizando avatares.

18h54min: Conversão do banco de dados finalmente terminada! Iniciando agora as personalizações para deixar o novo fórum com a nossa cara. OBS: curiosamente o tamanho do banco de dados agora é de 12 GiB (era de 9 GiB com o vBulletin).

20h20min: Bem, a galera tá me chamando para a comemoração de ano novo, então continuo amanhã. Feliz 2014 para todos!

01/01/2014:

08h24min: Acabei de acordar, recomeçando os trabalhos... A previsão para a volta do fórum continua sendo amanhã dia 02, mas aviso aqui caso haja qualquer alteração.

09h29min: Descobri que alguns usuários perderam os seus avatares por conta de um bug no conversor. Escrevendo um script em PHP para recuperar os avatares perdidos e ter certeza que todos os usuários terão seus avatares devidamente configurados.

10h51min: Problema dos avatares corrigido. Fazendo backup do novo banco de dados, só para desencargo de consciência...

11h19min: Backup efetuado, ajustando as permissões dos fóruns.

18h07min: A Internet aqui está caindo o tempo todo, por isso ainda não consegui terminar os ajustes que pretendo fazer. Dou mais notícias assim que estabilizar.

22h43min: Estou encerrando o meu dia de trabalho, amanhã eu continuo efetuando os ajustes que faltam. Há muita besteirinha para ajustar (layout e opções), e queremos testar para ver se está tudo funcionando bem. Continuamos com a previsão de liberar o fórum amanhã. Abraços e boa noite.

02/01/2014:

08h43min: Retomando as atividades.

14h38min: Minha Internet está muito lenta. ARGH!

14h56min: Além da minha Internet estar uma carroça, impedindo que eu trabalhe, descobri que, por algum motivo, a tabela que armazena as informações de migração está zerada, impedindo que links antigos sejam redirecionados às novas URLs. Infelizmente não posso liberar o fórum enquanto não corrigir esse problema, pois do contrário links antigos deixarão de funcionar. Foi mal, pessoal, mas pelo visto vai demorar mais do que o esperado.

16h37min: Estou muito **** da vida, pois realmente queria liberar o fórum hoje e essa coisa de Internet lenta "ninguém merece". Enfim, paciência. Eu vou ter que criar um script em PHP para refazer a tabela que está zerada, com isso muito provavelmente não vai dar para liberar o fórum hoje. Publico aqui uma previsão assim que possível.

20h23min: Consegui resolver a questão dos links antigos. No momento há um bug com acentuação que eu já pedi ao suporte para ver para mim, pois não estou conseguindo resolver sozinho. Enquanto isso, estou efetuando outros ajustes menores.

23h41min: Estou indo dormir nesse meu dia de 14 horas de trabalho... Ufa. Muitos ajustes, mas realmente sem os bugs maiores resolvidos não podemos liberar o fórum.

03/01/2014:

08h12min: Retomando as atividades. Tomara que tenhamos boas notícias hoje.

08h45min: O suporte informa que devo tentar converter o banco de dados para UTF-8. Eu jurava que já estava em UTF-8. Enfim, vou ter que tentar fazer isso, mas primeiro estou fazendo backup de tudo.

10h31min: Rodando o script de conversão para UTF-8. Tomara que dê tudo certo.

12h05min: Conversão deu pau (por que não estou surpreso?), reiniciando...

14h07min: Não está dando mais erros, porém a previsão informada é de três horas e meia... :(

17h27min: Dizer que eu estou frustrado seria pouco. Tentando converter essa joça de outra maneira...

04/01/2014:

10h55min: Não postei nada aqui desde ontem a tarde pois não tenho nenhuma novidade... Continuando tentando converter o banco de dados para UTF-8. O problema é converter um banco de dados de 12 GiB... Demora muito.

13h56min: Essa coisa de UTF-8 está me tirando do sério...

14h10min: É claro que a solução para o problema era uma instalação de um módulo no PHP que não demora mais do que cinco minutos. E é claro que a gente só descobre isso depois de gastar dois dias. ********! Enfim, o problema de acentuação foi resolvido, estou agora verificando outros ajustes finos. Tomara que dê para liberar o fórum ainda hoje. Aguardem novas notícias!

21h12min: O homem da Net acabou de vir aqui consertar o cabeamento da minha Internet, aparentemente resolveu o problema da minha conexão. Há um problema esquisito na acentuação de tópicos que preciso corrigir (apenas algumas letras dão problema), aparentemente é um bug no código-fonte do fórum; estou trabalhando nisso.

05/01/2014:

00h12min: Estamos descobrindo muitos bugs e não há como liberar o fórum dessa forma. Estou muito cansado, vou dormir, continuo a resolver esse pepino amanhã.

08h58min: De volta à batalha.

11h54min: Aleluia! O fórum será liberado ainda hoje, aguardem! Estou só terminando uns ajustes finais...

13h19min: Tenho o prazer de informar que o novo fórum está liberado e pronto para uso: http://forum.clubedohardware.com.br. Agradeço a todos pela compreensão e pelo o apoio nessa difícil migração. Faltam alguns ajustes finos, mas esses a gente consegue fazer com o fórum liberado.

15h36min: Pois é, fui cantar vitória e Murphy é fiel! O fórum está fora do ar, estou verificando o motivo.

21h00min: Fórum no ar de forma estável. Agora é hora de ajustes finos! Abraços!

Imprimir artigo
Permalink
Confuso com kB x kiB, MB x MiB, GB x GiB, TB x TiB?
17/12/2013 às 11h31min por Gabriel Torres em Blog
35.203 visualizações

Muitos usuários estão confusos porque passamos a usar kiB, MiB, GiB e TiB em nossas notícias e artigos..

Originalmente, quilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte etc. eram expressos em potência de dois (2^10, 2^20, 2^30, 2^40 etc.). Porém, fabricantes de discos rígidos passaram a definir tais unidades em potência de dez (10^3, 10^6, 10^9, 10^12 etc.). Dessa forma, dependendo do contexto, um quilobyte (kiB) pode significar 1.000 bytes (quando falamos de discos rígidos) ou 1.024 bytes (quando falamos de memórias, processadores e SSDs).

Este problema fica muito claro quando estamos falando de terabytes: um disco rígido vendido como sendo de 1 TB é capaz de armazenar 1.000.000.000.000 bytes, porém um SSD de “1 TB” é capaz de armazenar 1.099.511.627.776 bytes, gerando uma discrepância de 10% e criando uma comparação incorreta entre a capacidade de discos rígidos e SSDs.

Para resolver este problema, a IEC (International Electrotechnical Commission ou Comissão Eletrotécnica Internacional) padronizou que as unidades kB, MB, GB, TB etc. devem seguir a definição do sistema internacional (S.I.), representando potências de dez (1.000, 1.000.000, etc.), e criou novas unidades para a representação em potência de dois (1.024, 1.048.576, 1.073.741.824, etc.). Essas novas unidades levam a letra “i” no meio (kiB, MiB, GiB, TiB, etc.).

O problema é que os fabricantes de componentes e muitas publicações ainda não abraçaram essa nova nomenclatura e confusões continuam existindo. No Clube do Hardware, passamos a usar essa nova nomenclatura a partir de 2013 e aos poucos estamos atualizando nossos artigos mais antigos.

Adicionamos hoje em nosso dicionário uma nova categoria, “Unidades de Grandeza”, onde explicamos de forma detalhada cada uma dessas unidades e pretendemos, em breve, publicar um artigo mais completo sobre o assunto. Aguardem.

Imprimir artigo
Permalink
Mudanças no Fórum
10/12/2013 às 16h59min por Gabriel Torres em Blog
30.288 visualizações

Pessoal,.

Graças ao feedback de vocês estamos fazendo mudanças estruturais importantes em nosso fórum:

(1) Remoção das inúmeras regras locais, de modo a facilitar e agilizar a publicação de mensagens, sem muita burocracia;

(2) Remoção da pré-moderação nos setores que usam este recurso, fazendo com que mensagens sejam publicadas imediatamente;

(3) Re-treinamento dos moderadores, remoção dos moderadores intransigentes e alocação de novos moderadores;

(4) Upgrade do sistema do fórum para um mais moderno.

O itens 1 a 2 estão sendo feitos nesta semana; o item 3 está sendo monitorado; e o item 4 será efetuado na semana do Natal (pois é preciso tirar o fórum do ar).

Esperamos que com essas mudanças aqueles que deixaram de participar do fórum voltem a nos prestigiar.

Aliás, se você tiver alguma reclamação ou sugestão de melhoria em relação ao nosso fórum, pode postar aqui sem problemas; estamos lendo todos os comentários e não apagaremos os comentários negativos, pois precisamos deles para melhorar nosso serviço. Um grande abraço a todos e obrigado pelo retorno que vocês estão dando através do Facebook.

Abraços,
Gabriel Torres

ÚLTIMOS ARTIGOS
443.973 usuários cadastrados
844 usuários on-line
";