Imprimir artigo
Torne-se um membro VIP do Clube do Hardware!
por em Blog
1.650 visualizações

Ajude-nos a continuar no ar tornando-se um membro VIP. Clique aqui para mais informações..

Imprimir artigo
Nova versão do livro "Redes de Computadores", de Gabriel Torres
por em Blog
2.890 visualizações

Com o objetivo de reduzir o custo do meu livro "Redes de Computadores", a editora NovaTerra acaba de lançar uma versão mais em conta do livro. No vídeo abaixo explico melhor. Leitores do Clube do Hardware podem comprar, até o dia 18/07/2016, este livro por apenas R$ 99. Para isto, basta usar o cupom CDH45. Clique aqui para comprar..

Imprimir artigo
Novo livro de Gabriel Torres
por em Blog
13.767 visualizações

Os mitos do dinheiroOi pessoal! Meu mais novo livro (fevereiro de 2016) não é sobre tecnologia ou informática, mas sim sobre finanças pessoais, sendo que é um relato autobiográfico sobre o meu modo de agir e de pensar que permitiram que eu atingisse minha independência financeira. Além disso, estou fazendo uma experiência diferente em lançá-lo diretamente em formato digital. A descrição completa do livro está aqui, e outro diferencial do livro é que eu fiz um vídeo com um resumo de cada capítulo do livro, que podem ser vistos aqui..

Você pode conferir o que os leitores estão achando do livro aqui.

Sei que este é um site sobre tecnologia e não sobre finanças, mas tenho certeza que entre os leitores dos meus livros há pessoas que se interessam pelo tema.

Boa leitura e muito sucesso!

Imprimir artigo
Bate papo com Gabriel Torres, criador do Clube do Hardware
por em Blog
14.973 visualizações

Entrevista mais longa e mais completa que eu já dei, conto muitos detalhes da história do Clube do Hardware, dos bastidores, do lado “business” do site e da minha opinião pessoal sobre diversos assuntos. Divirtam-se!.

Imprimir artigo
Placa de vídeo de 10 mil reais
por em Blog
22.768 visualizações

Que tal aproveitar a promoção e comprar uma placa de vídeo GeForce GTX 970 por dez mil reais? Bem baratinha....

GTX 970 por dez mil reais

Imprimir artigo
Upgrade do Fórum - acompanhe em tempo real
por em Blog
54.563 visualizações

Pessoal, conforme eu expliquei no podcast 049, este fim de semana estou fazendo o upgrade da plataforma do nosso Fórum para a sua última versão. Trata-se de um upgrade de software, não de hardware. Atualizarei esta entrada no blog para vocês poderem acompanhar o andamento, pois este upgrade demorará várias horas..

Infelizmente só me lembrei de fazer este blog após algumas horas já dentro do processo, quando já tinha tirado o Fórum do ar e estava fazendo backup dos servidores e subindo todos os arquivos da nova versão.

Os horários abaixo são o horário oficial de Brasília (aqui na Austrália estou 13 horas à frente do Brasil, e já é sábado a noite aqui).

05/12/2015, 05h28min: no momento o script de upgrade está convertendo a base de dados dos usuários e está em 98700 de 490332; demorou quase uma hora para chegar até aqui, então esta etapa deve mais umas quatro horas. Enquanto isso vou cozinhar meu jantar. Vou mandar um estrogonofe de frango, minha comida predileta!

07h07min: 232748 de 490332. (O estrogonofe ficou bom. Vou agora colocar em dia meus episódios de Hotel Impossible.)

08h38min: 349953 de 490332. (Colocando em dia meus episódios de The Profit, que passa como O Sócio no Brasil.)

10h07min: 464336 de 490332.

11h17min: terminou a conversão dos usuários, agora está convertendo outras coisas, mas a barra de progresso global ainda está em uns 15%... Pessoal, são 00h19min aqui de domingo e tenho que ir dormir, e obviamente vou deixar o conversor rodando, mas pelo visto é um daqueles upgrades que vai demorar uns dois dias.

19h25min: acabei de acordar, rodei algumas queries manualmente e o upgrade continua normalmente. No momento, convertendo arquivos anexados a mensagens.

21h01min: rodei mais algumas queries manualmente e o upgrade continua normalmente. No momento convertendo mensagens privadas (26000 de 541395). Como mencionei, esse upgrade demorará pelo menos dois dias, mas já estou vendo que demorará mais do que isso, pois possivelmente envolverá a conversão de tópicos e posts. Pelo menos o conversor desta versão é bem mais estável.

22h26min: convertendo os monitoramentos. 48500 de 674579.

06/12/2015, 00h41min: 663000 de 674579.

02h55min: rodando uma série de queries e cada uma tem demorado cerca de 30 minutos para executar.

05h30min: boas notícias! A conversão terminou e a nova versão está instalada. Porém, antes de colocar o Fórum de volta ao ar, estou conferindo se está tudo ok e fazendo alguns ajustes. Devemos voltar ao ar daqui a pouco.

06h16min: é claro que Murphy é implacável e está dando um monte de problemas, então vai demorar um pouco mais eu terminar de debugar tudo e conseguir colocar o Fórum no ar.

08h05min: não consegui resolver o problema no acesso ao novo Fórum, com isso pedi ajuda ao suporte da plataforma. Teremos de aguardar uma resposta deles. São 21h05min aqui no meu horário, e daqui a pouco vou dormir.

19h13min: acordei agora e já estou passando o pente fino para tentar descobrir porque está dando problemas. O suporte não respondeu ainda...

20h00min: rodando rotinas de manutenção do Fórum para ver se elas detectam algum problema...

07/12/2015, 02h08min: as rotinas de manutenção pós-upgrade continuam rodando e aparentemente vão demorar alguns dias; enquanto isso não me resta outra coisa a não ser esperar o retorno do suporte. Estou indo malhar (são 15h08min de segunda-feira aqui).

08h13min: eu joguei a toalha, não consigo descobrir onde está o problema, e aparentemente o suporte da plataforma que usamos não está atendendo durante o fim de semana... Infelizmente não resta outra alternativa a não ser aguardar eles darem sinal de vida... Enquanto isso, as rotinas de atualização do banco de dados continuam rodando... Peço paciência a todos, obrigado!

19h03min: acabei de acordar e o suporte finalmente me respondeu. Havia realmente um bug com o software, que foi corrigido e pelo menos agora ao tentar acessar o Fórum uma mensagem mais amigável está sendo apresentada. Porém, tentei colocar o Fórum no ar e deu "pau" (mostrou corretamente a lista de fóruns mas nenhum link estava funcionando), por isso aguardo o retorno deles mais uma vez para que eles resolvam o problema. Agradeço a compreensão, mas um upgrade do nosso Fórum, que tem milhões de mensagens, é realmente sempre demorado e complicado.

19h38min: o suporte respondeu rápido desta vez e me deu o fio da meada para resolver o problema, e estou trabalhando nisso. Há ainda um problema do Fórum estar aparecendo em inglês, mesmo eu tendo habilitado o português. De qualquer forma, estamos mais pertos de termos o Fórum no ar novamente. Agora o problema é que eu comi iogurte demais aí deu aquela pontada perto do umbigo e estou com aquele negócio que rima com "bananeira".

19h47min: que maravilha, fizemos o upgrade para a versão 4.1.4.1 e o Fórum nem está no ar ainda e o suporte acabou de me avisar que eles lançaram hoje a versão 4.1.5 e que preciso fazer um upgrade novamente... Iniciando o processo aqui...

20h33min: ainda subindo os arquivos da versão 4.1.5 via FTP.

20h48min: arquivos subidos, iniciando o processo de upgrade.

20h52min: upgrade para a versão 4.1.5 concluído (foi rápido!). Verificando agora se os problemas foram resolvidos e abrindo chamado com o suporte para que eles resolvam os problemas que continuam existindo.

21h22min: os problemas foram resolvidos, mas manterei o Fórum fora do ar enquanto termino alguns ajustes básicos, pois se libero o Fórum agora vocês me enchem de perguntas, pois as coisas por lá ainda estão muito desorganizadas.

08/12/2015, 03h22min: os ajustes estão indo bem e estamos tendo bastante progresso. Mas é coisa para caramba para mexer e deixar o Fórum com as configurações mais parecidas possíveis com as que tínhamos antes. Então peço um pouco mais de paciência.

09h09min: terminei vários ajustes, mas o Fórum ainda está com uns probleminhas mais sérios que eu estou aguardando a ajuda do suporte para resolver, pois não posso liberá-lo do jeito que está. Estou indo dormir agora e espero que "amanhã" (hoje a noite para vocês) eu consiga colocar o Fórum finalmente no ar. Agradeço a todos pela paciência, mas nesses casos é melhor aguardar mais um pouco.

19h27min: acordei e estou no volta à luta para colocar o Fórum "nos conformes". O suporte me retornou sobre a parte do Fórum que não está funcionando ainda, e envolve o re-upgrade de uma pequena parte do Fórum, processo que deve ser relativamente rápido, mas ainda estou aguardando instruções exatas de como proceder. Enquanto isso, estou buscando alternativas às várias personalizações que tínhamos, pois como trata-se de uma plataforma nova, escrita do zero, as modificações que tínhamos são incompatíveis com a nova versão, mesmo a plataforma sendo do mesmo desenvolvedor.

09/12/2015, 00h58min: a Lei de Murphy é implacável... O SSD do meu computador queimou e passei a minha manhã instalando um novo HD, instalando o sistema operacional e os drivers (perdi duas horas e meia só baixando e instalando todos os drivers, impressionante). Os programas eu vou reinstalando na medida em que for precisando deles... Deixa eu finalmente voltar ao trabalho...

09h50min: são quase 23h aqui, está na hora de dormir. O Fórum está com vários problemas mais sérios que me impedem de eu liberá-lo para acesso por enquanto. É aquela história, corrijo um problema de um lado, aparece outro do outro... Melhor aguardarmos do que termos um fórum cheio de problemas. Espero acordar com boas notícias do suporte. Mais uma vez agradeço pela paciência de todos!

20h11min: estou trabalhando nos ajustes. Espero poder liberar o Fórum em breve. Mas ainda tem muita coisa "dando pau".

21h41min: é claro que eu fui precisar recuperar o backup da versão antiga para puxar uns dados e o backup estava corrompido.

10/12/2015, 01h42min: ufa! Depois de cinco horas trabalhando em cima do problema consegui recuperar os dados do backup. Passei para o suporte dar prosseguimento em relação a parte do Fórum que não está funcionando. Enquanto isso, faço os ajustes que dão por aqui.

19h47min: ainda aguardando o suporte resolver o problema da área do Fórum que está dando "pau". Enquanto isso, instalando melhorias no Fórum para tentar deixá-lo com os mesmos recursos que tínhamos na versão anterior, sendo que algumas estão dando problemas e estou aguardando retorno dos desenvolvedores. Alguns plugins que tínhamos não existem mais para a nova plataforma, em particular a seção Classificados. Enquanto não lançarem uma nova versão dos Classificados, possivelmente teremos de voltar a operar a "Feira do Rolo", um fórum para negociações. Liberei o acesso aos moderadores, assim eles estarão familiarizados com os novos recursos para quando liberarmos o acesso a todos os demais usuários. Pelo andar da carruagem, o fórum só estará novamente no ar no domingo. Como disse antes, melhor aguardarmos um pouco e termos tudo funcionando 100% do que eu liberar um fórum cheio de bugs. Mantenho vocês informados.

20h27min: boas notícias. O suporte resolveu os "paus" maiores que estavam dando, agora só restam ajustes menores e problemas causados por conta dos plugins instalados.

12/12/2015, 09h03min: tivemos um bom progresso hoje, e os principais problemas foram resolvidos. Ainda há alguns problemas que impedem que a gente libere o Fórum. Caso o suporte nos ajude a resolvê-los, teremos o Fórum no ar no domingo conforme minha última previsão. Obrigado a todos pela compreensão; um upgrade de plataforma de um Fórum com mais de 6 milhões de mensagens e meio milhão de usuários não é moleza!

13/12/2015, 05h29min: fazendo apenas alguns ajustes finais; o Fórum será liberado ainda hoje, dentro de algumas horas. Aguardem!

07h25min: Fórum liberado! Divirtam-se! Comecem por aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1143959-nova-plataforma-do-f%C3%B3rum-2016/

Imprimir artigo
Aspirador de dez milhões de reais
por em Blog
21.613 visualizações

Vai um aspirador baratinho? Ou então espere a Black Friday que deve rolar um descontinho..

Aspirador

Imprimir artigo
Como receber nossas atualizações no Facebook
por em Blog
32.403 visualizações

Infelizmente, ao “curtir” a nossa página no Facebook você NÃO é avisado sempre em que postamos algo novo em nosso site. Isso ocorre porque o Facebook só divulga o que postamos para cerca de 1% (isso mesmo) das pessoas que teoricamente estão acompanhando nossa página. Já explicamos isso mais detalhadamente em um editorial, mas é a tática suja do Facebook para forçar páginas a pagar para ter seu conteúdo divulgado para seus próprios usuários..

Por outro lado, o Facebook acabou de lançar uma nova configuração chamada "Ver primeiro", que teoricamente faz com que as nossas atualizações sejam listadas no topo do seu “feed de notícias”. De forma que você seja informado sempre em que tivermos novo conteúdo, pedimos que você marque esta opção em nossa página do Facebook. Veja abaixo como. Pedimos também que marquem “Obter notificações” e “Adicionar às listas de interesse”. Obrigado!

Facebook - Ver primeiro

Imprimir artigo
Camiseta de R$ 43.000
por em Blog
35.131 visualizações

Adoro essas promoções da internet brasileira! Dica do leitor Mathias Hermes..

Camiseta Centauro

Imprimir artigo
Feedback para nova edição do livro Eletrônica
por em Blog
36.785 visualizações

A editora NovaTerra me encomendou uma revisão do meu livro “Eletrônica”. Peço a ajuda daqueles que leram o livro para me darem sugestões do que deveria ser abordado mas não o foi, lembrando que é um livro básico sobre eletrônica analógica. Eu pessoalmente acho o livro bem completo dentro dessa proposta, mas posso ter me esquecido de uma coisa ou outra.

Posso adiantar o que pretendo fazer no momento:.

  • Corrigir os errinhos presentes na errata
  • Revisar todo o conteúdo, melhorando algumas explicações que leitores tiveram dificuldade em compreender
  • Aumentar o número de exemplos, em particular nos primeiros capítulos do livro, como cálculo de resistência total
  • Desenvolvimento dos exercícios do livro, em vez de dar apenas a resposta, visto que vários leitores têm tido problema na resolução dos exercícios

Deixe sua opinião nos comentários deste post. Obrigado!

ÚLTIMOS ARTIGOS
518.223 usuários cadastrados
140 usuários on-line