Clube do Hardware
Home
Home
Armazenamento
Armazenamento
Energia
Energia
Entrada
Entrada
Gabinetes
Gabinetes
Placas-Mãe
Placas-Mãe
Processadores
Processadores
Refrigeração
Refrigeração
Vídeo
Vídeo
Outros
Outros
Conteúdo
Artigos
Blog
Editoriais
Notícias
Primeiras Impressões
Rádio CdH
Testes
Tutoriais
Menu Principal
Boletim
Classificados
Descubra a Marca
Dicionário
Download
Drivers
Dúvidas
Facebook
Folding@Home
Fórum
Links
Livros Recomendados
Livros do Autor
Produtos Bomba
Produtos Recomendados
Provas
RSS
Sobre
Sorteio
Twitter
Boletim
Assine hoje mesmo!
Procura




Home » Blog

Cinco Coisas que Você Precisa Saber Sobre Fontes de Alimentação
Autor: Gabriel TorresData: 15 de dezembro de 2009 - 17:33 H

Eu comecei a colaborar com um novo site chamado ExecTweets, em uma seção chamada IT Experts Blog. A minha primeira colaboração é um artigo sobre as cinco coisas que você deve saber sobre fontes de alimentação. Traduzimos este primeiro artigo e o publicamos abaixo..

--- 

A fonte de alimentação é o componente mais negligenciado do computador. A maioria dos usuários dedicará uma grande quantidade de tempo escolhendo um novo processador, uma placa de vídeo e uma placa-mãe, mas quando se trata da escolha da fonte de alimentação usuários tentam economizar, o que está errado. Ignorar a escolha correta da fonte pode trazer sérias consequências como o aumento da sua conta de luz ou, em casos extremos, a queima de componentes.

A eficiência é um parâmetro que mede o quanto uma fonte de alimentação consome para seu próprio funcionamento, sendo um percentual entre a potência que está sendo puxada da rede elétrica e a potência que está sendo entregue aos componentes do computador. Por exemplo, se uma fonte tem eficiência de 80% , isto significa que quando ela está fornecendo para o computador 200 W na verdade ela está puxando 250 W da rede elétrica (80% de 250 W é 200 W). Esta diferença de 50 W entre as duas é a quantidade de energia que a fonte de alimentação consome para funcionar e é completamente desperdiçada, mas você paga por ela.

Uma fonte de alimentação com maior eficiência consumirá menos energia da rede elétrica para produzir a mesma potência em suas saídas. Se você substituir a fonte do exemplo anterior por uma com eficiência de 90%, agora 222 W estariam sendo puxados da rede elétrica, economizando 28 W comparando à uma fonte com eficiência de 80%. Como você pode ver, uma fonte com maior  eficiência reduzirá sua conta de luz. Portanto, você deve comprar uma fonte com a maior eficiência possível que couber em seu orçamento.

Nós queremos basicamente cinco coisas em uma fonte de alimentação:

Primeiro, que ela seja um produto honesto e que possa fornecer sua potência rotulada. Infelizmente o usuário comum não pode dizer isto apenas lendo a caixa da fonte. Nos EUA, no entanto, é raro encontrar uma fonte que não consiga fornecer o que está escrito na caixa. No Brasil a história é outra. Nosso mercado está inundado de fontes vagabundas montadas a partir de lixo tecnológico de países desenvolvidos.

Segundo, a maior eficiência possível, como já explicamos.

A terceira coisa que queremos é que todas as saídas da fonte operem dentro da faixa permitida durante todo o tempo. Se você tem uma fonte que por exemplo está fornecendo +13 V em vez de +12 V isto sobrecarregará seus componentes internos e pode inclusive fazer com que o computador trave e, em casos extremos, queime as peças do micro.

Nós também queremos que as saídas da fonte sejam  as  mais “limpas” possíveis, sem ruído elétrico ou flutuações (“oscilações”, também chamadas de “ripple”).

E finalmente nós queremos que a fonte tenha proteções para caso algo de errado aconteça ela desligue sozinha, reduzindo o risco de queimar os seus componentes internos e as peças do micro.
Imprimir | Enviar a um Amigo | Adicionar Favoritos | Permalink topo

Siga o Clube do Hardware!
Arquivo
 
Fevereiro de 2012
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829 
 
 .:: Jan 2012 (4) 

Últimos Artigos
Qual é o Melhor Local para Instalar Uma Ventoinha no Gabinete? - Parte 2
Teste do Gabinete Antec Three Hundred Two
Teste da Fonte de Alimentação Thermaltake Smart 630 W
Teste do Cooler para Placas de Vídeo Deepcool Gamer Storm Dracula
Teste da Placa de Vídeo AMD Radeon HD 7950
Teste do Cooler Prolimatech Lynx
Teste do Cooler Prolimatech Panther
Teste do Gabinete MSI Nighthawk
Teste da Fonte de Alimentação Antec EarthWatts Platinum 650 W
Teste da Fonte de Alimentação Rosewill HIVE 650 W
Qual é o Melhor Local para Instalar Uma Ventoinha no Gabinete?
Nossa Reunião Mais Importante da CES: Huntkey
Teste do Gabinete Thermaltake Overseer RX-I
Teste dos Processadores A8-3870K vs. Core i3-2105
Comparativo de Pastas Térmicas - Janeiro/2012


Últimas Mensagens no Fórum
389.050 usuários cadastrados
6.246 usuários on-line
Fonte x Configuração!
por progamer
(901.469 visualizações, 24.291 respostas)
Máquina Dell Vostro 200 está reiniciando
por ddante
(1 visualizações, 0 respostas)
qual gabinete ate R$200?
por Andreis
(35 visualizações, 4 respostas)
Nexus S, Galaxy W, Omnia W, Optimus Black ou Xperia Neo ???
por Lu Reis
(17 visualizações, 1 respostas)
gigabyte ga8s661fxm-775 queima qd5
por jorgetec
(16 visualizações, 2 respostas)
Half-Life 2 - Episodes - Tópico oficial
por anjoed
(51.838 visualizações, 812 respostas)
Windows 7 demora muito para iniciar
por andressamf
(45 visualizações, 3 respostas)
Review - ZTE Blade
por marcuspower
(25.419 visualizações, 685 respostas)
Review - Sony Ericsson Xperia Mini Pro (2011, SK17a)
por doidaofox
(19.337 visualizações, 390 respostas)
Sea Sonic M12II Bronze & S12II Bronze (520/620 W) / Jou Jye Premium - Tópico central
por ignacho
(143 visualizações, 8 respostas)
.:: Visite Nosso Fórum ::.

Sorteio do Mês
Xigmatek Dark KnightNeste mês estamos sorteando mais um cooler para processadores, desta vez um Xigmatek Dark Knight. Cadastre-se hoje mesmo e boa sorte!




© 1996-2012, Clube do Hardware. Todos os direitos reservados.
Anuncie Conosco | Informações Legais | Política de Privacidade