Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Campus Party Brasil 2009


     1.474 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Campus Party Brasil 2009

Segunda versão brasileira do maior encontro de Internet do mundo, que acontece entre 19 e 25, em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes.

Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se, em 12 anos de existência, no maior evento mundial integrando tecnologia, conteúdo digital e entretenimento em rede. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam a uma rede super veloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer.

Todos ensinam, aprendem e compartilham conhecimento, exercendo, de fato, o sentido democrático e pluralista que deve ter a nova sociedade da informação. Participam do encontro estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e milhares de visitantes. Em comum eles têm a busca pelas últimas novidades tecnológicas, pela troca livre de conteúdos e pelo compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital.

Áreas

CampusBlog
Área especial para blogueiros, um grande encontro de conteúdos, tecnologias e experiências em torno dos blogs, esta nova forma de comunicação. Autores dos principais blogs corporativos, pessoais, educacionais e jornalísticos estão integrados em workshops, palestras, oficinas e atividades ligadas ao conhecimento de ferramentas e ideias que movimentam a blogosfera mundial.

Desenvolvimento
Na área de Desenvolvimento da Campus Party essa comunidade de apaixonados pela tecnologia se encontra e ganha um espaço próprio para pensar, criar e compartilhar conhecimento e inovação. Os mais importantes desenvolvedores de softwares, de jogos e aplicativos multimídia estão apresentando suas ideias em palestras, workshops e competições.

Design
Com a evolução da Internet e da sociedade em rede, o design ganhou papel de destaque em várias atividades profissionais, caracterizando-se como ferramenta transversal na produção de bens e serviços. No evento, temos os mais importantes nomes do design brasileiro e mundial com atuação nos ambientes digitais.

Fotografia
A Campus Party criou especialmente para o Brasil uma área específica para os amantes da Fotografia. Durante uma semana fotógrafos profissionais e amadores poderão acompanhar palestras, workshops, conferências, competições e uma infinidade de atividades que envolvem o mundo da fotografia digital.

Games
Espaço para conhecer os principais jogos em uso atualmente. Campeonatos, troca de informações e muito agito.

Modding
Criatividade mesclada com a técnica de informática. É na área de modelagem de equipamentos que encontramos os mais interessantes exemplares de computadores, videogames e celulares personalizados. Estão presentes os maiores e mais famosos casemodders de todos os cantos do país e de outros lugares do mundo, ensinando suas técnicas secretas e mostrando verdadeiras obras de arte em forma de computador. Além disso, haverá palestras, oficinas e atividades.

Música
Área especial para o mundo da música e as relações dos profissionais e do público com as novas tecnologias digitais. Há várias atividades envolvendo todos os segmentos da criação, da produção e da distribuição de produtos musicais. Shows, jam sessions, palestras, oficinas, concursos e demonstrações tecnológicas e artísticas feitas por empresas e músicos brasileiros e internacionais.

Robótica
Até pouco tempo atrás a palavra "robô" nos remetia exclusivamente a pesados braços robóticos e equipamentos de uma linha de montagem. Em outros termos, a robótica estava presente apenas no ambiente industrial. Nos últimos anos a robótica presenciou uma significativa expansão para um novo domínio: estão surgindo os primeiros robôs domésticos. Hoje é possível comprar um aspirador de pó robótico ou mesmo um cachorro-robô para ser seu companheiro em casa. A robótica está acessível a um número cada vez maior de pessoas. Quem não gostaria de poder contar com um robô para, por exemplo, lavar, passar e cozinhar?

Simulação
Máquinas maravilhosas simulam voo e proporcionam uma grande aventura aos visitantes.

Software Livre
A comunidade de Software Livre no Brasil é uma das maiores e mais atuantes no mundo. As ações em torno do desenvolvimento só crescem, e a utilização de ferramentas livres que fazem a interface com a parte física dos nossos computadores aumenta vertiginosamente. É importante notar que vivemos um momento de afirmação, no qual a evolução tecnológica das ferramentas abre cada vez mais espaço para o Software Livre.

Vídeo
O vídeo cativa os usuários da rede e transporta pelo mundo online os mais importantes registros feitos por usuários de todos os perfis. São apresentadas a evolução das ferramentas digitais e as novas tecnologias voltadas à criação, produção e distribuição de conteúdos em vídeo.

Ações Especiais

BarCamp
A colaboração como modelo de conhecimento. Discussões e demonstrações sempre com interação direta entre os participantes. O BarCamp é um modelo inovador de desconferência aberto a todos os inscritos na Campus Party. Uma atividade transversal que reúne o talento dos internautas em um objetivo comum: colaboração. De forma horizontal e democrática, cada participante apresenta um projeto que esteja desenvolvendo, em qualquer área do conhecimento, gerando experiências instigantes e inovadoras de relacionamento e troca de conhecimento.

CP Labs
O objetivo do CP Labs é facilitar o encontro entre jovens empreendedores e representantes das forças de mercado que estão em busca de projetos inovadores para investir. Cada empreendedor tem 15 minutos para convencer a bancada que o seu negócio é inovador e possui um alto diferencial competitivo. Os analistas e investidores terão 10 minutos para fazer perguntas e avaliar cada projeto. O público presente pode fazer perguntas nos 5 minutos finais.

Campus Móvel
Comunidades de mídias móveis, desenvolvedores de dispositivos, produtores de conteúdos e usuários se reúnem para compartilhar suas experiências e conhecimentos durante o evento.

Campus Verde
Um dos principais objetivos da Campus Verde é quantificar e promover os compromissos reais de pessoas, empresas e administrações públicas que ajudem a diminuir as causas e efeitos do aquecimento global. Estes esforços serão mostrados a partir da Campus Party para os internautas de todo planeta.

Cibercultura
A ampliação e a popularização da Internet, além de aproximar as pessoas e derrubar algumas barreiras que impediam o compartilhamento de conhecimentos, permitiu o surgimento de um novo conceito sociocultural: a cibercultura. A presença massiva das tecnologias digitais na vida de cada cidadão permite, principalmente no campo da educação, uma completa renovação na busca do conhecimento, revelando novas formas de ler, escrever, pensar, aprender e ensinar. São apresentações de palestras e conferências com os mais importantes nomes da cibercultura no Brasil e no mundo. Uma atividade horizontal que acontece simultaneamente em todas as áreas de conteúdos do evento.

Grid Computing
“Computação distribuída”, onde as pessoas emprestam o seu poder de computação (o processamento de seu hardware) para ser utilizada por uma causa coletiva. Esta rede voluntária e colaborativa simula a operação de um supercomputador e tem por objetivo auxiliar em pesquisas científicas e de interesse público. O processamento de dados que cada internauta “empresta” à rede só entra em funcionamento quando o computador está na tela de descanso.

Laboratório de Mídias Sociais
O LMS tem como finalidade a experimentação de tecnologias e linguagens multimídia na plataforma tecnológica conhecida como Mídias Sociais, que permite a criação, compartilhamento, comentário, avaliação, classificação, recomendação e disseminação de conteúdos digitais de relevância social de forma descentralizada, colaborativa e autônoma tecnologicamente. Tem como principal característica a participação ativa da comunidade de usuários na integração de informações.

Sarau Digital
Um palco com atrações incríveis exclusivas para os campuseiros, todas as noites. Shows, discotecagem, dança, teatro, apresentações audiovisuais, festa.

Área Expo

Com 12.000 m², o local é gratuito e aberto à visitação do público.

Assim como na primeira edição, os visitantes entrarão em contato com o amanhã por meio de gadgets (dispositivos eletrônicos) na Campus Futuro e conhecerá as últimas inovações desenvolvidas para o mundo digital em estandes de empresas de tecnologia e comunicação. Porém, com mais espaço, a área Expo desta edição abre lugar para ações inéditas. Caso do Batismo Digital, que pretende apresentar o computador e as funcionalidades da Internet para mais de 10 mil pessoas.

Outra novidade é o fato da área de Astronomia (uma das 12 áreas temáticas do encontro) ter sido trazida para o espaço aberto ao público.

Ao longo dos sete dias de evento, a área Expo funcionará das 10 horas às 21 horas.

Campus Futuro
Aqui os visitantes têm a chance de colocar os pés no amanhã e experimentar gadgets, projetos e avanços tecnológicos que prometem revolucionar o mundo em que vivemos. Nesta edição, serão apresentados:

Earthwalk: interface aplicada sobre o Google Earth que permite ao usuário caminhar sobre a Terra como se estivesse voando – é possível navegar e dar zoom com o toque dos pés;

Brainball: contra as convenções de competitividade, este jogo é vencido por aquele que registra menos ondas cerebrais, ou seja, relaxa – tudo é medido por eletrodos e sensores colocados na cabeça dos participantes;

Massage Me: nova forma de fazer exercício, jogar e relaxar através de uma jaqueta que massageia e controla um programa de videogame – jogado a dois;

Robótica brasileira: universidades brasileiras com tradição no desenvolvimento de robôs vão mostrar diversos tipos de criações, desde rastreadores até aqueles que incorporam emoções.

Além disso, a área contará com a mostra de vídeos Mobilefest, que apresenta trabalhos nacionais e internacionais produzidos por – e para – aparelhos móveis com o objetivo de promover uma ampla visão sobre a estética e a linguagem destas novas tecnologias.

Feira de expositores
Em mais de 40 estandes espalhados pela área Expo, o público entrará em contato direto com novidades tecnológicas desenvolvidas por empresas de tecnologia e comunicação para o mundo digital. Este é o local das inovações que antecipam tendências de mercado e permitem que cada participante conheça e teste ao vivo o futuro da tecnologia e do entretenimento digital.

Batismo Digital
Uma das principais ações de Inclusão Digital do evento, o Batismo Digital acontece pela primeira vez na Campus Party Brasil e irá utilizar, diariamente, 200 computadores para batizar um público estimado em 10 mil pessoas. Será oferecido em duas versões: 1.0, que dá noções básicas sobre o uso de PCs (utilizará 80 PCs), e 2.0, que mostra como a Internet e as redes sociais podem ser decisivas na vida pessoal e profissional de qualquer pessoa (120 PCs).

Astronomia
A área de Astronomia tem como mote o Ano Internacional da Astronomia 2009 pela UNESCO, que comemora os 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Por esta razão, deixa excepcionalmente a área Campuseiros nesta edição para poder ser visitada pelo público em geral na Expo. Entre os pontos altos da programação, haverá a exposição de arte e ciência "Sobre os Céus", cujo nome é uma alusão ao trabalho cosmológico de Aristóteles, e observações do céu com utilização de telescópios e lunetas para mais de 500 pessoas por noite.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...