Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CrossFire: Vaporware do Ano?


     2.341 visualizações    Vídeo    7 comentários
CrossFire: Vaporware do Ano?

Kyle Bennett, do site HardOCP, postou isso hoje (nossa tradução):

O Sumiço do CrossFire da ATI:

Está havendo o maior oba-oba sobre a ATI e suas placas CrossFire "master" ultimamente e decidi dar meu pitaco sobre o assunto. Vamos começar dizendo que entramos em contato hoje com uma dos maiores revendas on-line de peças de hardware e eles nos disseram que não esperam ter placas CrossFire "master" até novembro. Tenha em mente que este é um atraso de 5 ou 6 MESES (dependendo de como você conta) desde que o produto foi lançado em maio...

Em vez de dissecar o assunto por várias páginas, vou direto ao ponto e dizer o que todo mundo está pensando e como muito de nós da imprensa de tecnologia estão se sentindo.

1. ATI, o HardOCP não é sua vagabunda, então não nos trate como uma novamente. Vocês estão na beira do precipício e deviam estar envergonhados das suas ações neste ano. Nós do HardOCP não queremos ser o porta-voz de um vaporware para ajudá-los a manter o preço das suas ações alto. De agora em diante, se vocês não forem lançar algo concreto, mantenha para vocês.

2. Continuem com o método "se a NVIDIA fez nós também podemos fazer!" que tem funcionado para vocês por um bom tempo. Mas, de agora em diante, trabalhem com um cronograma mais apertado.

3. Repitam comigo. Lançamentos somente no papel, NÃO. Lançamento de produtos verdadeiros, SIM.

4. As empresas parceiras da NVIDIA vendem seus produtos no mesmo dia em que eles são lançados. Vê se aprende. E, NVIDIA, continue assim.

Em resumo, o que a comunidade entusiasta de hardware quer são produtos, e não promessas de canadenses. A ATI está rapidamente se queimando com sua base sólida e leal de fãs que eles criaram na época da 9700/9800. Agora é hora para a ATI aparecer com algo para reverter essa situação e não outra cesta pela metade com promesas meia-bomba.

Tudo bem que o Kyle não tem meias-palavras e adora sentar o cacete em tudo quanto é empresa (e a bola da vez é a ATI), eu escreveria a mesma coisa com outras palavras, mas no geral o sentimento procede. Veja só:

  • A primeira placa-mãe SLI a chegar ao mercado foi a ASUS A8N SLI no dia 17 de novembro de 2004.
  • A ATI nos procurou enquanto estávamos em Taiwan antes da Computex para nos apresentar o CrossFire, para publicarmos algo no dia seguinte de manhã, data em que se encerrava o NDA (Non-Disclosure Agreement). A data oficial de lançamento do CrossFire foi 30 de maio de 2005. Já se passaram exatamente quatro meses e o CrossFire ainda não chegou ao mercado. Decepcionante termos corrido para escrever um artigo detalhado sobre um produto que até agora não chegou ao mercado.
  • A NVIDIA lançou sua nova série 7 no dia 22 de junho de 2005, como você pode conferir no artigo que publicamos no lançamento. Neste mesmo dia placas GeForce 7800 GTX já estavam disponíveis nas lojas norte-americanas. Como contra-ataque, a ATI deixou vazar que estava trabalhando na sua nova geração de chips gráficos, que seria lançada em julho.
  • Esta nova geração será lançada oficialmente amanhã com o nome genérico Radeon X1000, só que os produtos não poderão ser encontrados no mercado. De acordo com a informação oficial da ATI, o modelo topo de linha, Radeon X1800 XT (nome-código R520) - que é o concorrente do GeForce 7800 GTX - só deve chegar ao mercado em novembro, isso se chegar. Ainda não podemos falar tudo que sabemos pois ainda estamos sob NDA, mas vence amanhã e aí eu atualizo esta entrada do blog. Ou seja, o Radeon X1800 XT chegará ao mercado com pelo menos cinco meses de atraso em relação ao GeForce 7800 GTX. O pior não é isso. A partir de amanhã publicaremos uma série de testes com as principais placas da série, e algumas dessas placas não estarão disponíveis para a compra até dezembro! Atualizado: clique aqui para ler nossa cobertura do lançamento da série Radeon X1000.
  • Ou seja, a ATI está ou não está usando a imprensa especializada para falar dela sem que haja produto de verdade nas prateleiras?
  • A propósito, 5 minutos depois que postamos esta entrada recebemos isso: "A ATI diminuiu sua garantia de três anos para apenas um ano na maioria das suas placas de vídeo". Precisamos dizer mais?

Bem, os fatos são esses. E o CrossFire? Quando as placas de vídeo "master" chegarão ao mercado? Ninguém sabe ao certo. Kyle diz que em novembro. Será? Se for, a ATI estará um ano atrasada para a festa. Com a NVIDIA detendo 90% do mercado de placas-mãe para processadores AMD sem vídeo on-board, será pauleira para a ATI se levantar e ganhar mercado depois dessa queimação de filme toda. Sinceramente, para mim a ATI é hoje como um disco voador: tem gente que diz já que viu, mas no final tudo é questão se você acredita ou não. Eu sou cético de carteirinha. Só acredito no CrossFire depois que chegar ao mercado.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Realmente, este ano foi uma desgraça para a ATI. só vexame :chicote:

O pior é que graças a aquele maldito contador na pagina da ATI, muitas pessoas estão segurando as compras para comprar elas, sendo que essas x1000 só mês q vem :naonao:

nVIDIA (VERDE) = Lado branco da força. Por ter mais membros consumidores.

ATI (VERMELHA) = Lado negro da força. além de ter menos mercado os vacilos dela andam ajudando nesse meu entendimento.

Isso é só uma analogia feita e interpretada por mim... É MINHA OPINIÃO :D

Espero que 2006 seja um ano melhor para a ATI pois esse ano tá perdido :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dizer qual foi o grande vacilo da ATI: deixar de integrar o shader 3.0 na serie X?00.

Isso resultou num preço semelhante ao do concorrente mas desempenho inferior nos jogos atuais. aí fica difícil competir... :naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O maior fracasso é o Crossfire....

A ATI perdeu o tempo certo de lançar sua solução multi GPU no mercado.

A nVidia domina 90% do mercado de placas-mãe sem vídeo on-board para processadores AMD.

São mais de 2 mihões de chipsets SLI vendidos no mundo...

Quem vai se desfazer de sua solução SLI para adotar o Crossfire???

A ATI infelizmente perdeu o bonde em solução multi GPU... Quando chegar e se chegar encontrará o mercado saturado de SLI fora que já não será novidade para ninguém (muita gente comprou por que SLI era novidade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vai ###### qm disse q a ATI perdeu

primeiro X1k series possuem o piixel shaadder 3.0 algo assim

segundo crossfire já esta diponivel a muito tempo!!!

DFI crossfire na neewegg a mais de meses

tercero pobre n tem dinheiro compra sli é + barato e se #####

quanto menos pessoas tive o crossfire melhor porque so eles é q vão

ter ganhos de fps e de qualidade significativa

e tem + R580 pronta no primero trimestre de 2006

ATI com r520 já detona imagina agora entuam e os chips a 80nm

enquanto a nvidia so tem chips com 130nm de estão avancada q é né!!!

paciencia tem limite !!!

so pelas placas da His em termos de desgn resfriamento e desempenho e qualidade destroem qualke marca da NV!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
primeiro X1k series possuem o piixel shaadder 3.0 algo assim

Pois é, recurso que já está disponível há séculos nas placas da nVidia. Lembrando que a série X1000 foi um dos maiores "paper lauches" do ano, ver nosso artigo sobre o assunto. A X1600 por exemplo só chega no mês que vem.

segundo crossfire já esta diponivel a muito tempo!!!

O amigo está desinformado. O que está disponível há muito tempo são as placas-mãe, não as placas de vídeo Crossfire "master", estas ainda são uma miragem no mercado.

Aliás, você usa Crossfire? Então do que você está falando?

Em tempo: é favor moderar a linguagem.

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gabriel Torres@26 de novembro de 2005, 00:17

Aliás, você usa Crossfire? Então do que você está falando?

Em tempo: é favor moderar a linguagem.

Abraços,

Gabriel Torres

Mandou bem !!!

so lembrando q as placas nvidia serie 6 e 7 tem processo de fabricalçao de 0.11 µm, claro que também temos nossas 0.13 µm

lembrando q a ATI so usa 0.09 µm, por que seu clock e muito elevado para poder compensar poucos pipes.

e você fala de uma forma como se toda essa tecnologia da ATI já estivece disponivel no mercado como 0.08 µm, nos novos chips r580, so lembrando o atraso que foi o lançamento do r520

por favor se eu estiver errado alguem me corrija !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na realidade o Crossfire não é razão para a ATI perder tanto mercado assim, me digam por exemplo qual a porcentagem de pessoas que usam placas nVidia que utilizam o esquema SLI? Tenho certeza que é bem menor do que as usam em modo Single.

O que matou mesmo a ATI foi a demora em lançar uma placa SM3, está certo que já existe, mas a demora no lançamento fez com que ela caísse em um precipício, que pode não ser tão fundo, mas essa queda poderia ser evitada se ela incluísse suporte às mesmas tecnologias da nVidia na série Xx00.

Mas estamos falando de Crossfire aqui, e apesar dele não ser fator primordial para a perda de uma boa fatia do mercado para a rival, com certeza contribuiu também. Com isso as pessoas vão começar a desacreditar nas palavras da ATI, já que ela não anda cumprindo o que promete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...