Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Instalar Folding@Home Windows SMP (dual-core, quad-core, etc)


Posts recomendados

  • Administrador

Resumo: Este é um tutorial passo-a-passo de como instalar o Folding @ Home para rodar em mais de um núcleo de processamento ou em mais de um processador (SMP), sendo a versão recomendada para quem tem processadores dual-core, quad-core, etc ou máquinas com mais de um processador instalado. A versão padrão do Folding @ Home não reconhece mais de um núcleo de processamento. O presente tutorial é para a versão Windows. Para rodar a versão SMP no Linux leia este outro tutorial: http://forum.clubedohardware.com.br/como-instalar-linux/586745.

Dica: Para obter o maior escore possível você pode rodar o Folding @ Home em seu processador e em sua placa de vídeo ao mesmo tempo sem problemas.

Importante: A versão SMP possui um prazo de entrega de trabalhos ("deadline") muito mais curto do que o do cliente padrão (dias vs. semanas). Com isso se você não for rodar o Folding @ Home direto, é melhor instalar a versão padrão, pois assim você não perde trabalho e pontos caso você tenha de desligar o computador por alguns dias.

Informações gerais: A versão padrão do Folding @ Home reconhece somente um único núcleo de processamento, mesmo que você tenha uma processador quad-core. Se você quer obter um escore maior e colaborar mais com o projeto, você precisará instalar a versão SMP. O instalador desta versão disponível no site do projeto não configura o Folding @ Home corretamente e você precisará seguir nosso guia passo-a-passo para conseguir fazer com que o Folding @ Home reconheça todos os núcleos de processamento que você tem disponível. Ou seja, não basta baixar e instalar, tem várias configurações a serem feitas.

Vamos ao passo-a-passo:

1. Crie um nome de usuário e senha. Recomendamos que você use o mesmo nome de usuário que usa aqui no fórum. Apesar de o Folding @ Home permitir que você o rode sem a criação de uma senha ("passkey") a criação de uma senha é importante porque evita que outra pessoa "roube" o seu nome de usuário no futuro. Isso deve ser feito no link abaixo (a senha será enviada por e-mail):

2. Se você usa o Windows XP, você precisará instalar o .NET Framework 2.0. Se você usa o Windows Vista esta instalação não é necessária.

3. O usuário com o qual você rodará o Folding @ Home precisa obrigatoriamente ter uma senha configurada. Caso você não configure uma senha o Folding @ Home não rodará. Grande parte dos usuários simplesmente configura uma senha em branco para que o Windows não peça uma senha após carregar o sistema operacional. Há como configurar o Windows para não pedir a senha mesmo que você tenha uma senha configurada (explicaremos como fazer isso no próximo passo). No Painel de Controle, clique em Contas de usuário, clique no seu usuário, selecione "Adicionar senha" e então adicione uma senha ao seu usuário.

4. Após efetuar o passo acima, o Windows pedirá a sua senha toda a vez em que o sistema operacional for carregado. Caso você queira com que o seu micro entre diretamente no Windows sem pedir senha, rode o comando control userpasswords2 (Iniciar, Executar). Em seguida, clique com o mouse sobre o seu usuário e desmarque a caixa "Os usuários devem digitar um nome de usuário e senha para usar esse computador" (note que você precisa selecionar o seu nome de usuário antes de desmarcar esta caixa). Clique em Ok. O Windows pedirá a senha do usuário para que ele possa fazer o login automático.

5. Baixe a versão SMP do Folding @ Home. Isto pode ser feito através do link abaixo, baixe a versão MPICH (Windows XP/2003/Vista/2008 SMP client console version 6.22 beta2 for MPICH (32-bit or 64-bit)), que é a última opção disponível na página abaixo. Não colocamos o link diretamente para o arquivo para termos certeza que você baixará a última versão disponível.

6. Rode o instalador mas tome muito cuidado pois o diretório de instalação precisa ser mudada. Quando o instalador perguntar a pasta onde o programa será instalado ("Choose destination directory"), mude-a para c:\folding-smp. Se você instalar o Folding @ Home na pasta que ele recomenda (c:\arquivos de programa\Folding@Home Windows SMP Client V1.01) o Folding @ Home não funcionará.

7. No momento em que escrevemos este tutorial, a versão disponível na página de download era a 6.22 beta 2, que já está desatualizada. Você precisará baixar o arquivo http://www.stanford.edu/~kasson/folding/windows/[email protected], que é a versão 6.22 beta 3 e gravá-la por cima deste mesmo arquivo presente no diretório c:\folding-smp.

8. Após executar a instalação do Folding @ Home no diretório c:\folding-smp, abra esta pasta (usando Meu Computador, por exemplo) e rode o arquivo Install.bat (no Windows Vista você precisa clicar com o botão direito do mouse e selecionar "Executar como administrador"). Este arquivo é responsável por instalar o módulo que faz o Folding @ Home reconhecer mais de um processador (ou núcleo de processamento), chamado MPICH. O firewall do Windows entrará em ação, clique em "Desbloquear". O instalador mostrará algo como:

MPICH2 Process Manager, Argonne National Lab installed.

account (domain\user) [MEUPC\meunome]: (simplesmente pressione a tecla Enter aqui)

password: (entre a senha que você configurou no passo 3)

confirm password: (repita a senha)

Password encrypted into the Registry.

If you see this twice, MPI is working

If you see this twice, MPI is working

Press a key to continue...

Note a frase "If you see this twice, MPI is working", que deverá aparecer duas vezes. Se essa frase aparecer apenas uma vez, significa que a parte de configuração de senha não foi feita corretamente. Repita o processo verificando sempre a senha e o nome do usuário.

9. Você precisará agora criar um atalho para o Folding @ Home na sua área de trabalho ou no menu Iniciar, caso prefira. Importante notar que você não pode rodar diretamente o executável do Folding @ Home, pois por padrão ele reconhecerá apenas um processador (ou núcleo de processamento), por isso a criação do atalho configurando-o para passar o parâmetro -smp para o executável é tão importante. Selecione o arquivo [email protected] e mantendo o botão direito do mouse pressionado, arraste-o para a área de trabalho ou para outro local no menu Iniciar, selecionando "Criar atalho aqui" ao soltar o botão do mouse no local desejado. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o atalho e escolha Propriedades. Na guia Geral, altere no nome do atalho para Folding@Home SMP. Na guia Atalho, adicione o parâmetro -smp ao final da linha de comando presente em Destino. Como mencionado, sem este parâmetro o Folding @ Home reconhecerá apenas um núcleo de processamento.

10. Clique no atalho recém-criado. Repare nas primeiras linhas apresentadas na tela, que deverão ser algo como (em nosso caso estávamos rodando em um processador de quatro núcleos):

4 cores detected

If you see this twice, MPI is working

If you see this twice, MPI is working

Na primeira vez que você rodar o Folding @ Home ele fará as seguintes perguntas:

  • Username: entre o seu nome de usuário.
  • Team Number: entre 148894, que é o número do time do Clube do Hardware.
  • PassKey: entre a senha que foi enviada por e-mail.
  • Ask before fetching/sending work: No
  • Use proxy: No
  • Acceptable size of work assignment and work result packets: Se sua máquina tem 1 GB de RAM ou mais e você possui internet banda larga, configure como "big". Do contrário coloque "normal".
  • Change advanced options: no

Após a configuração inicial, o Folding @ Home será iniciado automaticamente. Você não pode fechar a janela do Folding @ Home, ou ele irá parar de rodar. É importante notar que mesmo ele rodando em uma janela (e não minimizado ao lado do relógio), ele só estará rodando quando a sua máquina estiver ociosa. Portanto em teoria você não perderá desempenho em sua máquina.

Dica: Você pode instalar o programa Tray It! (http://www.teamcti.com/trayit/trayit.htm) para colocar a janela do cliente SMP ao lado do relógio do Windows em vez de ter uma janela sempre minimizada, ocupando espaço na barra de tarefas.

11. Verifique se o Folding @ Home está rodando corretamente em modo SMP. Para isso, na janela do Folding @ Home, verifique se aparece escrito Folding@home Gromacs SMP Core. Se aparecer Folding@home PMD Core (ou outro nome que não cotenha a expressão "SMP") significa que o Folding @ Home está executando somente em um núcleo de processamento. Você terá de desinstalá-lo, reiniciar o micro, apagar o diretório c:\folding-smp e reinstalá-lo novamente, verificando cada passo das configurações descritas acima. Se você não apagar o conteúdo do diretório existirão informações para executar unidades de trabalho em ambiente monoprocessado.

12. Se aparecer a mensagem de erro "IO_ERROR" significa que você não prestou atenção no passo 6: o Folding @ Home precisa ser instalado em diretório diferente do indicado pelo instalador.

13. Prontinho! (você precisa manter a janela do Folding @ Home aberta para que ele continue rodando; fechando a janela você fecha o cliente SMP)

Esclarecimento importante sobre o modo SMP

As unidades de trabalho (pacotes de dados a serem processados) do Folding @ Home são criadas de acordo com o tipo de máquina em que elas serão executadas. As unidades de trabalho que são executadas em ambiente multiprocessado são diferentes das unidades de trabalho que são executadas em ambiente monoprocessado, que por sua vez são diferentes das unidades de trabalho que são executadas em disco rígido (GPU).

A maneira que descrevemos acima é a maneira oficial de se executar o Folding @ home em ambiente multiprocessado. Algumas pessoas, para que o cliente normal do Folding @ Home reconheça mais de um processador, instalam várias cópias do cliente padrão, configurando cada cópia para rodar em um núcleo de processamento diferente.

Veja que não é somente a instalação que é diferente, mas o tipo de unidade de trabalho que estará sendo executada é também diferente (uma unidade de trabalho SMP contra várias unidades de trabalho simples).

A versão SMP dá mais pontos do que várias cópias da versão padrão instalada. Veja uma análise neste outro tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/como-saber-quantos/589134. Basta ver que a pontuação obtida pelo modo SMP é bem maior.

Lembrando que se você não for rodar o Folding @ Home "direto" é melhor instalar a versão padrão, pois a versão SMP possui um prazo de entrega dos trabalhos processados bem menor (dias) do que a versão padrão (semanas).

Problemas

A versão SMP para Windows não é muito estável, vira e mexe dá problemas. Por isso sua instalação só é recomendada para quem tem espírito aventureiro e vai ficar monitorando o progresso. Este mesmo problema não ocorre com a versão SMP para Linux. A instalação da versão SMP para Linux está explicada aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/como-instalar-linux/586745

Divirtam-se!

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Eu estou fazendo vários testes com o Folding @ Home aqui em nosso laboratório com várias configurações diferentes. O único "pau" mais sério que vi ocorrendo aqui foi uma das máquinas reiniciar toda a vez em que ela começava o processamento SMP. Como esta máquina tem também duas placas de vídeo instaladas que geram muito calor (Radeon HD 4870 e Radeon HD 4850) acredito que este problema tenha sido um caso isolado devido a superaquecimento. Não estou rodando o cliente SMP nesta máquina até eu comprar umas ventoinhas melhores para essas Radeon.

De resto instalei o cliente SMP ao mesmo tempo que o cliente GPU em três outras máquinas sem qualquer problema.

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, Gabriel! Ficou bem explicado... Só uma dúvida: processadores de dois núcleos podem rodar o SMP? Eu já vi muitos lugares (inclusive aqui, com o XITA) dizendo que só é recomendado usar o SMP com no mínimo quatro núcleos... :wacko: Afinal, quem tem processador de dois núcleos pode ou não pode usar cliente SMP?

Abraços, e vamos foldar!

Grato pela atenção,

Artur Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Valeu mesmo Gabriel, matou 2 coelhos de uma vez!

Mas ainda tem um pulando por aí...:D

Não dá para instalar o console SMP como serviço? É problemático?

Essa é uma excelente lembrança, vou adicionar esta informação em breve. O site do Folding não recomenda esta instalação (não sei porque). Eu vou testar aqui e atualizo o tutorial.

Abraços,

Gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Muito bom, Gabriel! Ficou bem explicado... Só uma dúvida: processadores de dois núcleos podem rodar o SMP? Eu já vi muitos lugares (inclusive aqui, com o XITA) dizendo que só é recomendado usar o SMP com no mínimo quatro núcleos... :wacko: Afinal, quem tem processador de dois núcleos pode ou não pode usar cliente SMP?

Abraços, e vamos foldar!

Grato pela atenção,

Artur Henrique

Pode sim sem problemas. Eu estou rodando a versão SMP em um Core 2 Duo E6600 sem problemas. Esta informação não procede.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim sem problemas. Eu estou rodando a versão SMP em um Core 2 Duo E6600 sem problemas. Esta informação não procede.

Abraços,

Gabriel.

Muito obrigado! Mas vou esperar seus testes para saber o que vale mais a pena, dois clientes convencionais ou um SMP... :D

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Atualizei o tutorial, adicionando o passo 7 (nova versão em http://www.stanford.edu/~kasson/folding/windows/[email protected]). Se você instalou este cliente antes desta minha atualização, por favor, siga o novo passo 7 para evitar problemas.

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surgiu problemas aqui... fiz tudo com você citou GT, mas na primeira vez que iniciou o programa ele mostrou 4 cores as mensagens que tinha que aparecer, mas na hora de fazer perguntas, ele não fez, já configurou como anonimo e team 0..... lol!

E agora?

EDIT 1: Já consegui!!

EDIT 2: depois que ele pergunta se desejo mudar pras opções avançadas, na qual eu queria definir o uso do processador para 70%, e eu dei não nessa pergunta, tem como mudar ou só apagando tudo e configurar novamente!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Surgiu problemas aqui... fiz tudo com você citou GT, mas na primeira vez que iniciou o programa ele mostrou 4 cores as mensagens que tinha que aparecer, mas na hora de fazer perguntas, ele não fez, já configurou como anonimo e team 0..... lol!

E agora?

EDIT 1: Já consegui!!

EDIT 2: depois que ele pergunta se desejo mudar pras opções avançadas, na qual eu queria definir o uso do processador para 70%, e eu dei não nessa pergunta, tem como mudar ou só apagando tudo e configurar novamente!?

Para os dois casos basta entrar no prompt de comando e rodar:

cd \folding-smp

[email protected] -configonly

Muito obrigado! Mas vou esperar seus testes para saber o que vale mais a pena, dois clientes convencionais ou um SMP... :D

Abraços!

Acabei de efetuar a análise e postei os resultados aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/como-saber-quantos/589134

Resumo: o cliente SMP vai te dar mais pontos do que vários clientes convencionais rodando ao mesmo tempo. A explicação é simples. Cada unidade de trabalho (WU) voltada ao cliente SMP dá mais pontos do que cada WU voltada ao cliente comum. Mesmo multiplicando pelo número de núcleos que você tem fica abaixo da pontuação do cliente SMP.

Atualizei o tutorial acima para refletir isso.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Instalei aqui e funcionou normalmente... perfeito... muito bem explicado...

Apenas um inconveniente: o comando userpasswords2, utilizado para desativar a necessidade de digitação de senha de usuário, aqui, não funcionou... acredito que só funcione no Windows XP... eu uso Vista64... já vi esta configuração, mas não lembro onde... alguém disponível a ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador
Instalei aqui e funcionou normalmente... perfeito... muito bem explicado...

Apenas um inconveniente: o comando userpasswords2, utilizado para desativar a necessidade de digitação de senha de usuário, aqui, não funcionou... acredito que só funcione no Windows XP... eu uso Vista64... já vi esta configuração, mas não lembro onde... alguém disponível a ajudar?

O nome do comando é Control userpasswords2, veja que tem a palavra Control na frente. Em caso de dúvida, dê uma olhada neste tutorial:

http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/add-user-accounts-utility-userpasswords2-to-control-panel/

Abraços,

Gabriel

Olá, estou com um problema no passo 8, depois que dou ENTER no account eu não consigo digitar a senha, simplesmente não digita nada.

O que pode estar acontecendo??

Muito obrigado!

Por motivos de segurança quando você digita a senha ela não aparecerá na tela, mas ela estará sendo registrada. Portanto digite a senha, pressione Enter, digite-a novamente, pressione Enter e pronto.

Abraços,

Gabriel Torres

Oi pessoal,

Os meus clientes SMP estavam instáveis aqui, como já havia explicado mais acima. Após eu ter atualizado o executável como expliquei em uma mensagem acima os "paus" foram resolvidos de vez, tá tudo funcionando que é uma beleza para o cliente SMP.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O nome do comando é Control userpasswords2, veja que tem a palavra Control na frente. Em caso de dúvida, dê uma olhada neste tutorial:

http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/add-user-accounts-utility-userpasswords2-to-control-panel/

Abraços,

Gabriel

Ops... desculpa, não vi o Control... agora que me dei conta... utilizo esse comando no Windows Server 2003 para fazer o controle dos usuários... falha minha... obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá,

Gabriel Torres, mais problemas apareceram... :(

realmente deu certo aquilo que você falou acima, mas depois de feito aquilo aparece a seguinte mensagem:

"Password encrypted into the registry.

Credentials for MEUPC\meunome rejected connecting to MEUPC

Aborting: Unable to connect to MEUPC

Pressione qualquer tecla para continuar..."

Você sabe o que pode estar acontecendo, ou o que eu estou fazendo de errado?

obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Encontrei isso galerinha... fiz algumas modificações para enquadrar-se no que temos aqui e gostaria de compartilhar com vocês. Não testei ainda.

Atalho para cliar um serviço do cliente SMP:

Para deixar o cliente SMP rodando de forma "oculta" e automática, siga as instruções:

- Clique com o botão direito do mouse sobre o atalho que você criou para abrir o cliente SMP e arraste para outra localização qualquer. Ao soltar, clique em "Copiar aqui".

- Novamente com o botão direito do mouse, clique sobre o este novo atalho e escolha a opção "Renomear". Agora mude o nome do arquivo para Criar Serviço SMP.

- Para finalizar, clique novamente com o botão direito do mouse sobre o arquivo Criar Serviço SMP e escolha a opção propriedades. Aparecerá na tela a janela de "Propriedades de Criar Serviço SMP", onde iremos alterar o campo destino, inserindo um comando do Windows para criar e habilitar o serviço no sistema.

A linha de comando ficará razoavelmente grande, mas não se assuste.

Usando como exemplo o meu teste, teremos a seguinte situação:

O conteúdo do campo destino era: "C:\folding-smp\[email protected] -smp"

Agora ficou: "C:\WINDOWS\system32\sc.exe create FAHSMP start= auto DisplayName= "Folding@Home SMP" binPath= "C:\folding-smp\[email protected] -smp"

Lembre-se de colocar o caminho correto da pasta onde você instalou o seu cliente. O resto da linha deve permanecer inalterado pois o caminho do comando SC.EXE e os parâmetros dele estão corretos. Detalhe importante: os comandos são Case Sensitives, e portanto deve-se respeitar as letras maiúsculas e minúsculas.

Pronto, basta salvar e executar o seu novo atalho Criar Serviço SMP que o serviço será criado perfeitamente no sistema.

NÃO TESTEI AQUI, mas quem quiser fazer, manda bala e diz o q q deu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que alguém tenha dado sorte, pois comigo não deu.

Estou recebendo a seguinte mensagem:

Não foi possível iniciar o serviço Folding@Home SMP em Computador local

Erro 1053: O serviço não respondeu à requisição de início ou controle em tempo hábil.

Então tentei isso:

Na guia Login, em propriedades do Serviço, selecionei Fazer login como: Esta conta, e coloquei os dados informados quando da instalação do SMP.

Continuo recebendo a mesma mensagem.

Para piorar, fiz barbeiragem ao reexecutar o console e rodei como CPU e perdi 1920 pontos, pois já estava a 96% da WU.:(

Também tem outra mensagem que recebo se tentar pôr o console para iniciar automaticamente, no menu Iniciar/Inicializar ou no registro, em HKLM/Run:

post-4860-13884949117084_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Instalei o cliente SMP aqui e tava funcioando tranquilo por um bom tempo, aí hj fechei ele pra jogar e quando fui abrir de novo ele simplesmente abre e fecha bem rápido, sem avisar nada...

Tentei reinstalar e nada continua na mesma, alguem aí já teve algo parecido?

Tambem estou com o mesmo problema, só que o programa não abre, já reinstalei, fiz tudo, mas mesmo assim não abre

Configurei a senha e deu aquela mensagem dupla e tal, copiei o atalho, mudei o nome do atalho, configurei a linha de comando "C:\folding-smp\[email protected] -smp" mas mesmo assim não abre

Help !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também estou com o mesmo problema, só que o programa não abre, já reinstalei, fiz tudo, mas mesmo assim não abre

Configurei a senha e deu aquela mensagem dupla e tal, copiei o atalho, mudei o nome do atalho, configurei a linha de comando "C:\folding-smp\[email protected] -smp" mas mesmo assim não abre

Help !

Muito estranho... Vou ver se acho algo sobre isso em algum forum gringo, qualquer coisa posto aqui...

de repente tem que desinstalar ele e depois ainda procurar vestigios no registro, mas é muito trabalho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, consegui fazer funcionar aqui...

Desinstalei o programa e entrei no registro.

Pra entrar no registro execute regedit

Mande localizar por folding e deixa tudo marcado

Se ele achar algo que seja do SMP apague e aperte F3 pra ele achar a próxima

Cuidado pra não apagar do Folding GPU...

Depois disso instalei novamente o programa e sigua os passos do começo do tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...