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Controle pwm dc para mais de 30A Como fazer???


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Pessoal estou com um baita dilema. Montei um gerador de hidrogenio que está funcionando bem. gera 1litro a cada 1minuto e 20 seg. mas estou limitando o consumo a 15A com medo de queimar o alternador. encontrei na net varios Pw´s para esta funcao mas todos limitam a pegada aos 15a. Gostaria de confeccionar um que permitisse controlar a corrente de 5 ate 30A, para obter melhor desempenho. mas todos o s componentes que conheço são de baixa corrente.

Sou formado a 22 anos em eletrônica, mas estou enferrujado nos componentes novos. vocês podem ajudar???

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15A para um sistema contínuo...O grande inconveniente de alternadores automotivos é que a corrente de saída depende do valor do giro.

Se tiver como postar o circuito para gente ver como esta montada a coisa da pra ter uma ideia de dimensionamento de uma etapa de maior potência.

Abs.

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SG frank. gostaria descrevesse mais se puder. acredito q o mix seria o preparo da agua destilada com a soda ou bicarbonato enfim. ai vem a indagaçao: nao adiantaria fixar a uma corrente pois a solução sobre influencia durante sua utilizaçao. nao é como uma lampada q mesmo por horas trabalha na mesmo corrente. a solução sofre mudanças de temperatura e tb de niveis de saturaçao da solução, e outros. td isso vai modificar a corrente e bastante. por isso aina acho o pwm com controle de ancora. a melhor opção.

por falar nisso qm tiver resultados praticos em carros podeiram comentar!!! kkk

t+

t+

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SGFrank o balanço da eletrólise tá ok. consigo "fixar" o consumo em até 30a ou menos, sem problemas. a dificuldade e que basta ligar o carro pra entupir o motor com 1 litro de hidrogenio por minuto, mesmo na lenta. Não é produtivo e o resultado e o motor saturado. A ideia dos pwm e diminuir a corrente e baixar a produção quando você estiver em situações de marcha lenta. ex. filas, congestionamento, manobras. Mas os disponiveis no mercado ficam limitados a 15A, ou seja metade do que minha celula pode produzir. Ai quando estiver em viagem, com o motor em alto giro, o motor recebera menos hidrogenio e a economia será menor. Por isto procuro um circuito que possa variar entre 5a e 30a de CC. Sei que é complicado mas já vi ótimas idéias aqui e estou torcendo por uma...

cesarlg, acho que você entendeu a ideia. Usar um circuito variavel por frequencia é bem legal. se entendi bem, você sugere usar dois fets, um pnp outro npn para alimentar os dois polos da celula, ok? Mas moro no interior e aqui os fornecedores são restritos. todos os componentes que achei tinham limite de corrente baixo. Até poderia encomendar, mas tenho que ser específico quanto ao modelo dos fets, entendeu? Senão acabo recebendo gato por lebre. você sugere algum?

Felipe ainda não tenho circuito pronto, peguei algumas ideias de circutos aqui mesmo, em outros tópicos. Por enquanto o controle é feito no braço usando um amperímetro e chave. qundo a coisa aperta, desligo a célula. A ideia e poder controlar a produção do hidrogenio. diminuir a produção quando em baixo giro e aumenta-lá quando o motor estiver mais acelerado. Mas os circuitos disponíveis no mercado, apesar de baratos (R$90,00 a R$200,00 prontos), estão limitados a 15A. Aí minha célula não fica otimizada.

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Eduardo seguinte: to achando os 30 amperes meio pesado .kkkk . eu tenho um q produz mais, com 19A.

pwm: a ideia é fazer utilizando o ci tl494. deixar nos 150-200Hz e nas saidas 9 e 10 que dao o sinal p o gate do fet. eu te indicaria o irf540 ou irfz48, mas tem outros mais fortes. use sempre fets iguais. usando dois 540 por ex. você pode chegar a 19A, mas ai pode inserir mais dois em paralelo. ja te duplica, ou então 2 fets q liberem mais. mas ai é bom ter dissipadores e até um cooler.

bom . o começo é isso precisar mais ajuda pede ai. outra coisa quero te pedir: tu ja instalou no carro? deu resultado? carburado ou injeçao?

depois disso seria implementar com um circuito q inibe o aumento da corrente em funçao da temperatura.. eu to aqui fazendo um circuito q vai liberando corrente de acordo com a rotaçao do carro. ai fica show. ex. lenta=8A, até dos 2mil giros=15A e depois disso deixa nos 19A.

t+

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O cesarlg, não desisti não. É que trabalho na rua e meu tempo na web é restrito. Gostei da dica. Vou tentar localizar os componentes por aqui. voce matou a charada, ideia é de controlar os amperes de acordo com a rotação, mesmo. Diz aí o teu gerador e de imersão ou celula seca? foi você que fez ou já comprou pronto? O meu é celula seca e foi feito em casa. Tá produzindo bem. Mas mesmo depois de ter baixado os amperes para 20A, ainda sinto que o carro fica saturado quando no transito pesado. Vou viajar esta semana e farei a média na estrada. Vamos ver como fica. Se puder compartilhar seu circuito, seria bom. To passando a ideia pro papel (depois vai pro pc), ai publico aqui.

Valeu...

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então minha celula é seca. ta produzindo aproximadamente 1.5lts por minuto com 18A.

e da cada estouro q é bonito!!!.

to sofrendo na regulagem do simulador da sonda, p carros com injeçao. se for carburado ja muda tudo.

sobre ter regulagem em cima da rotaçao, me parece q vai ser baba. ja to tirando a tensão em cima do cabo da vela, agora falta ver como vou adaptar p jogar no controle de corrente. to tentando usar o lm3914. se nao der parto p 4017. deixa sobrar tempo testo e posto. inclusive se quiser olhar esse link to querendo ajuda nesta parte, se conseguir fica fácil de adaptar no pino 3 do tl494.

http://forum.clubedohardware.com.br/calculo-divisor-resistivo/976316?p=5253194

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Tá show... 18a e 1,5l é bom demais... você que fez, ou comprou pronta? Eu fiz a minha, mas estou sofrendo com eletroerosão, acho que as placas ficaram muito próximas. Desmontei tudo e vou separar mais as placas. depois posto o resultado. Quanto a coletar o pulso de rpm, todos os contagiros que desmontei utilizam o basico 741. converte analógico em pulso digital e daí é baba. Mas lembre-se eu to enferrujado, pode realmente ter coisa mais prática...

O Vanderprotege, este cara ta usando a rede elétrica para gerar carga. A gente tá tentando montar algo prático para o carro, se já imaginou esta tranqueirada no seu porta-malas. Se é para carregar isto tudo, vou preferir o gnv... hehehehehehe. Valeu a dica

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boa noite pessoal,

me desculpem se postei errado, mas estou com alguns problemas.

montei uma célula de hidrogênio que produziu pra caramba, mas como eu liguei diretamente na bateria do carro, os fios derreterão todos.

preciso de um pwm de uns 20a ou como o mano ai em cima falo uns 19a já seria muito bom, o problema que não entendo muito de eletrônica. Alguem não teria um passo a passo pra montar um pwm? ou algumas apostilas de eletrônica digital pra me passa?

eu desmontei algumas fontes de computador e tem muitos transistors, mas não sei se poderei usa-los.

agradeço desde já.

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  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Amigo Power, qualquer pw que você construir vai sair mais caro que os a disposicao na net uma olhada neste link: http://www.hydrogens.com.br/page3.php , e ve se vale a pena.

Pessoal, mudei o foco. Falei com um engenheiromecanico que trabalha atualmente com gases, e ele me garantiu que qualquer coisa alem de 0,5 litro hora sera descartado pelo motor. A sugestão dele foi diferente, ao invés de aumentar a produção, deveriamos gerenciar a saída do gás. Mais ou menos assim: 1- Criar um borbulhador mais resistente a pressao. 2- colocar um regulador de pressao na saida do borbulhador, para que o fluxo de gas seja continuo. 3- instalar uma valvula eletromecanaica que desligue a celula quando a pressao aumentar demais. 4- eletronicamente, abrir e fechar a saida conforme a rotacao do veiculo. Deu pra entender? Este cara é bem conceituado na minha regiao. Só não consegui extrair dele valores de pressão e vazão, até pro que ia depender de testes. Comecei a testar em casa, mas meus borbulhadore são de plastico e as tampas são arrancadas com uns 2minutos de produção... to preparando um borbulhador mais resistente e bolando os circuitos de controle. posto depois....

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ola galera. fico a pensar esse esquema citado de criar pressao desse gas. deve ser bem planejado, é algo bem difícil e perigoso. acredito q neste caso desborbulhador somente nao é indicado, teria que bolar um valvula anti-fogo bem eficiente...

fico no aguardo de boas noticias a quem se embrenhar nessa parte.

qt ao pwm, nao desprezando ao produto, mas acho q pode-se fazer algo bem parecido com talves 1/3 do valor, agora qm nao tem pratica na montagem , talves melhor comprar .kkkk.

qq ajuda que eu possa ser util to ai..

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  • 2 semanas depois...

Boa dica Jeans00. Resolveu meu problema com pw. To fazendo o pedido, vamos aguardar a chegada.Aos demais, to comecando a fazer a parte mecanica do armazenador. Vai dar trabalho, porque tem que ser bem resistente e com várias opções de segurança. Por sorte tenho um amigo que instala gnv e ele tá me dando uma mãozinha. a parte eletrônica tá dependendo das eletroválvulas. Já encomendei mas ainda não tenho as informações tecnicas.(interior e dose...) Assim que possível postarei o circuito base pra gente discutir....

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  • 3 anos depois...

Pessoal boa noite,

 

Meu nome é João, sou estudante de engenharia mecânica e montei minha própria célula de hho, ainda não consegui o medidor de fluxo, más estou providenciando, aliás quem souber onde consigo eu agradeço. Bom, meu medidor de Amper é aquele de alicate e não sei se é muito preciso, más está dando 9Amp. É bom esse valor? Será que tenho que instalar um PWM? Estou usando soda caustica, será que se eu aumentar a quantidade de soda a corrente aumenta? Haa, uma coisa muito importante que está acontecendo que não estou conseguindo resolver, e a umidade passando para o motor, o que posso fazer para reter a UMIDADE?

Mandei fazer 2 extensores de sonda, já estão prontos  e só falta testar. Conto muito com a ajuda de vocês. Gratoo!!!

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Pessoal boa noite,

 

Meu nome é João, sou estudante de engenharia mecânica e montei minha própria célula de hho, ainda não consegui o medidor de fluxo, más estou providenciando, aliás quem souber onde consigo eu agradeço. Bom, meu medidor de Amper é aquele de alicate e não sei se é muito preciso, más está dando 9Amp. É bom esse valor? Será que tenho que instalar um PWM? Estou usando soda caustica, será que se eu aumentar a quantidade de soda a corrente aumenta? Haa, uma coisa muito importante que está acontecendo que não estou conseguindo resolver, e a umidade passando para o motor, o que posso fazer para reter a UMIDADE?

Mandei fazer 2 extensores de sonda, já estão prontos  e só falta testar. Conto muito com a ajuda de vocês. Gratoo!!!

Este tópico parece ter sido feito especialmente para você :D  :D  :D  :D :

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1115938-como-fazer-um-modulo-amplificador-de-corrente/

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Pessoal boa noite,

 

Meu nome é João, sou estudante de engenharia mecânica e montei minha própria célula de hho, ainda não consegui o medidor de fluxo, más estou providenciando, aliás quem souber onde consigo eu agradeço. Bom, meu medidor de Amper é aquele de alicate e não sei se é muito preciso, más está dando 9Amp. É bom esse valor? Será que tenho que instalar um PWM? Estou usando soda caustica, será que se eu aumentar a quantidade de soda a corrente aumenta?

Muito provavelmente

Qual a tensão que está sendo aplicada? 

 

Haa, uma coisa muito importante que está acontecendo que não estou conseguindo resolver, e a umidade passando para o motor, o que posso fazer para reter a UMIDADE?

Quando fala-se umidade, me vem a mente um condensador, logo penso em algo parecido com pastilha peltier. Tipo um desumidificador.

Mandei fazer 2 extensores de sonda, já estão prontos  e só falta testar. Conto muito com a ajuda de vocês. Gratoo!!!

Mas não se esqueça de dar uma olhada no tópico que indiquei. Caso o objetivo seja o mesmo, você poderá estar perdendo seu tempo. 

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Boa noite, você de Salvador que me respondeu na ultima postagem, eu apaguei sem querer. Será que pode me responder de novo?  

 

Alguém sabe onde posso comprar com segurança um Medidor de fluxo, CCPWM, Corta-Fogo?

 

Mais uma duvida, a célula seca de HHO tem que ficar com eletrólito até em cima? Posso continuar usando soda caustica?


Alguém sabe dizer de uma forma simples para que serve o PWM e se é realmente necessário?

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