Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para escolher um roteador


Francisco Meyen

Posts recomendados

Tenho visto vários tópicos aqui no fórum, sempre fazendo a mesma pergunta. Querendo ajudar um pouco aos que frequentam, peguei na Net este artigo.

Postado em: BlogPlus.

Os roteadores, hoje em dia, estão por toda parte acompanhando o crescimento da internet banda larga. A diferença de preço de um roteador comum para um wireless é pequena, por isso, mesmo que você não tenha uma rede Wi-Fi compensa adquirir um roteador wireless, pois provavelmente você utilizará no futuro. A dúvida é qual modelo escolher dentre tantos modelos disponíveis.

Há vários roteadores wireless com diversos recursos e funcionalidades, é necessário saber qual a necessidade de cada um para não jogar dinheiro fora. É importante se informar com os vendedores que tenham conhecimentos sobre o assunto e que lhe ofereçam algo que irá realmente te atender, para não correr o risco de comprar algo que esteja encalhado e ultrapassado.

Algumas dicas úteis:

Adquira somente roteadores wireless: a maioria dos roteadores já são wireless, também chamados de sem-fio ou Wi-Fi, há roteadores comuns também, mas provavelmente deve ser algum modelo mais antigo.

Não se deixe enganar com as propagandas e siglas da caixa: os fabricantes utilizam siglas nos nomes de seus produtos com a intenção de mostrar a velocidade dos seus roteadores, e pode ocorrer desta velocidade não chegar nem perto quando colocado em funcionamento. Preste atenção nas especificações técnicas do produto.

Padrão 802.11g ou 802.11n: os roteadores 802.11g é um padrão que já esta no mercado a uns 7 anos e são bem populares, mais baratos e funcionam adequadamente. No caso da velocidade ser o ponto mais importante os roteadores 802.11n são melhores. Alguns modelos de roteadores deste padrão podem atingir na rede local até 200Mbps, 300Mbps é o máximo, teoricamente. Os roteadores 802.11n chegam a ter uma performance 5 vezes melhor que os 802.11g em uso real.

Obs.: estas velocidades são alcançadas na rede local, entre transferência de arquivos entre um micro e outro. A velocidade da internet depende da conexão contratada.

Roteadores dual-band ou single-band: roteadores single-band transmitem em 2,4GHz, a mesma do padrão 802.11g, e dual-band, do padrão 802.11n suportam 2,4GHz e 5GHz. Há roteadores 802.11n do tipo single-band e dual-band, que mesmo na freqüência em 2,4GHz são mais rápidos que os roteadores 802.11g, pois fazem melhor uso da faixa de freqüências disponíveis nesta banda, além disso os sinais são transmitidos melhor dentro de ambientes onde existem reflexões. Existem roteadores 802.11n que possuem um recurso que possibilita transmissão do sinal simultaneamente em 2,4GHz e 5GHz alcançando distâncias e taxas de transferências maiores e, também ajudam a estabilizar a performance geral da rede, porém estes são bem mais caros.

Quantas antenas você precisa para o roteador: a velocidade dos roteadores 802.11n depende muito da reflexão do sinal no ambiente e da quantidade de transmissores e receptores. A configuração ideal de antenas é a 4 x 4, um roteador com 4 antenas, cada uma com seus próprios circuitos de transmissão e recepção. Geralmente os roteadores costumam vir com antenas configuradas em 3 x 2 ou 3 x 3. Existem fabricantes que oferecem roteadores onde as antenas ficam embutidas no próprio equipamento. A consideração para a escolha deve-se levar apenas o número de transmissores e receptores no roteador.

Roteador Linksys

Roteador com firewall: a maioria dos roteadores tem um firewall embutido do tipo SPI que é considerado melhor do que o NAT. Um firewall baseado em NAT é mais fraco, mas atende a maioria dos casos, exceto em instalações mais sujeitas a ataques externos. A maioria dos roteadores também oferecem suporte à criptografia WPA2-PSK, que é bastante recomendável.

Fonte: http://www.blogplus.com.br/?p=3739

******

Apenas complementando o artigo anterior, peguei este artigo em Conhecendo seu Micro

Atualmente é crescente o número de pessoas que, além de contratar planos de internet banda larga para sua casa, adotam também as conexões sem fio, seja para adquirir mobilidade e conforto, seja para compartilhar mais facilmente a conexão com a vizinhança ( que paga por isto :D ). O problema é que as vezes essas pessoas não tem conhecimento o suficiente para escolher equipamentos de boa qualidade e acabam comprando gato por lebre. Pois bem, preparamos esse artigo que vai lhe mostrar o que levar em conta ao escolher seu roteador. Go go go!

O principal componente de um rede sem fio é o roteador. É ele quem vai distribuir o sinal da rede sem fio e interligar todos os computadores desta rede. Algumas características devem ser levadas em conta na hora de escolher o roteador, são elas:

Padrão (802.11G ou 802.11N): Existem 2 padrões de conexão wireless hoje, o 802.11G e o 802.11N ( e o 802.11B ). O primeiro (e mais antigo) oferece uma velocidade local de 54Mbps e um alcance máximo teórico de 100 metros. Já o 802.11N oferece uma velocidade local de 300Mbps e um alcance quase duas vezes maior que o padrão G. Há dúvidas de qual é o melhor ?

Segurança: A segurança nas redes sem fio é um ponto que deve ser levado em consideração. Atualmente existem 2 grandes padrões para segurança em redes sem fio, são o WPA e o WPA 2. O WPA foi o sucessor do já bombardeado WEP em que a quebra da segurança nas conexões que o utilizam eram extremamente simples e rápidas, existindo até tutorias na internet que ensinam como quebrar redes sob os cuidados do WEP. Depois de um tempo de uso o WPA também foi quebrado e ficando vulnerável a medida em que se espalhavam passo-a-passos na internet ensinando como invadir redes WPA. Daí surgiu o padrão WPA2, mais seguro, porém menos popular que o WPA. Como assim menos popular ? Não são todos as placas de rede ou adaptadores wi-fi que suportam o WPA2 e os que o suportam são relativamente mais caros, portanto, antes de ativar o modo de segurança WPA2 verifique se todos os clientes possuem suporte ao padrão. Normalmente quase todos os roteadores do mercado oferecem suporte ao WPA2. Em suma, WPA2 = a mais segurança.

Antenas: Quanto mais melhor! Quantos mais antenas você tiver num roteador, melhor. Somente roteadores 802.11N possuem mais de 2 antenas. Além de se observar o número, você deve observar o ganho da antena ( a potência dela), pois, quanto maior o ganho, maior será a distância que o sinal vai percorrer. Esse ganho é medido em dBi, normalmente as as antenas vem com pelo menos 2 dBi, mas sempre procure por antenas a partir de 3 dBi.

Fabricante: A escolha do fabricante é muuuuuito, mas muuuuuuuuuuito importante meesmo na escolha do seu equipamento. Fabricantes como Cisco, 3Com, Linksys e Trendnet são boas opções para comprar um roteador. Claro que não é todo mundo que pode comprar um Cisco ou um 3Com, mas para um usuário doméstico um Linksys cai bem.

Fonte: http://conhecendoseumicro.blogspot.com/2009/08/como-escolher-seu-roteador-wi-fi.html

*********

Não podemos nos esquecer também dos roteadores das marcas D-link e Intelbras que são veteranas no ramo de redes, apesar de existirem alguns aparelhos da D-link que dão problema, a maioria é muito boa. Além dessas, a TP-Link vem surgindo com muita força no mercado nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...