A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z  NÚMEROS
469 TERMOS ♦ LISTAR TODOS ♦ LISTAR CATEGORIAS
Imprimir artigo
EPROM
06/01/2006 às 21h17min por Gabriel Torres em Memórias
1.553 visualizações
Erasable Programmable Read Only Memory - Memória Somente de Leitura Programável Apagável

Tipo de circuito de memória ROM. A memória ROM é um tipo de circuito integrado contendo um programa em seu interior. Este programa não pode ser modificado durante o seu uso, daí o seu nome "somente leitura". Outra característica é que o seu conteúdo não é apagado quando a sua alimentação é cortada, ao contrário do que ocorre com as memórias RAM.

A EPROM é vendida "virgem" e o programa é gravado usando um gravador apropriado. É possível apagar a memória para gravar um novo programa nela. Este apagamento é feito expondo o chip a uma luz ultra-violeta por um determinado período de tempo (15 a 45 minutos, dependendo da idade da memória). Esta memória possui uma pequena janela para permitir este processo. Após o processo de apagamento, a memória fica "virgem" novamente.

Tanto para efetuar a gravação quanto para efetuar o apagamento, a memória precisa ser removida do circuito.

EPROM
Figura 1: Dois circuitos integrados EPROM. Note a janela de apagamento.

Termos Relacionados:

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor-Chefe

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ÚLTIMOS ARTIGOS EM MEMÓRIA
ÚLTIMOS ARTIGOS
451.825 usuários cadastrados
2.459 usuários on-line