A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z  NÚMEROS
469 TERMOS ♦ LISTAR TODOS ♦ LISTAR CATEGORIAS
Imprimir artigo
NLX
por em Placas-mãe
Última atualização em
4.083 visualiza√ß√Ķes

Formato de placas-m√£e usado por micros "de marca", como Compaq, que substitui o antigo formato LPX, sendo baseado no ATX. Assim como ocorre no LPX, no formato NLX a placa-m√£e n√£o tem slots. Os slots ficam em uma placa a parte chamada "backplane", onde a placa-m√£e √© encaixada. O objetivo √© permitir a constru√ß√£o de PCs "finos", j√° que neste tipo de placa-m√£e as placas de expans√£o n√£o ficam perpendiculares em rela√ß√£o √† placa-m√£e, como √© o normal, mas paralelas.

Placas-m√£e do formato NLX medem 20,3 a 22,9 cm x 25,4 a 34,5 cm.

Visualmente falando é fácil diferenciar uma placa-mãe LPX de uma NLX. No padrão LPX o conector para a placa de expansão (backplane) está localizado no centro da placa-mãe e este é um conector parecido com um slot (conector "fêmea"). Já no padrão NLX o conector para a placa de expansão está localizado em uma das laterais da placa, e é um contato de borda contendo 340 pinos, similar ao usado por placas de expansão (ou seja, é um conector "macho").

Placa-M√£e LPX
Figura 1: Placa-M√£e NLX.

Placa-M√£e LPX
Figura 2: Base onde a placa-mãe é conectada contendo os slots.

Placa-M√£e LPX
Figura 3: Placa-m√£e NLX instalada em sua base.

Termos Relacionados:

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. √Č tamb√©m autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletr√īnica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de inform√°tica do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austr√°lia.

ÚLTIMOS ARTIGOS EM PLACAS-M√ÉE
ÚLTIMOS ARTIGOS
475.367 usuários cadastrados
2.145 usuários on-line