A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z  NÚMEROS
469 TERMOS ♦ LISTAR TODOS ♦ LISTAR CATEGORIAS
Imprimir artigo
PWM
por em Eletrônica
Última atualização em
2.280 visualiza√ß√Ķes

Pulse Width Modulation - Modulação por Largura de Pulso

Circuitos digitais s√≥ produzem dois n√ļmeros: "0" e "1". J√° circuitos anal√≥gicos podem ter uma infinidade de varia√ß√Ķes. Por exemplo, em um circuito digital s√≥ podemos ligar ("1") ou desligar ("0") um motor ou uma l√Ęmpada, enquanto que em um circuito anal√≥gico podemos controlar em infinitos gradientes o brilho da l√Ęmpada desde o seu estado total de apagamento at√© o seu brilho m√°ximo. Com um motor acontece o mesmo, podemos controlar em inifitos gradientes sua velocidade, desde o seu estado de n√£o rota√ß√£o at√© a sua velocidade m√°xima.

Para um circuito digital poder controlar um circuito anal√≥gico - um brilho de uma l√Ęmpada ou a velocidade de um motor - h√° basicamente duas t√©cnicas. A convers√£o D/A (Digital/Anal√≥gico) e a modula√ß√£o por largura de pulso (PWM).

A conversão digital/analógico usa uma quantidade de bits proporcionais à quantidade de gradientes (brilhos, velocidades, etc) que pretendemos ter. Por exemplo, se forem usados 4 bits, temos uma possibilidade de 16 (2^4) gradientes de brilho/rotação, de 0000 a 1111.

O problema desta técnica é que quanto mais gradientes você quiser, mais bits são necessários.

Já a técnica PWM utiliza apenas um bit. Nela é gerada uma forma de onda quadrada onde o ciclo de carga (tempo em que a forma de onda permanece em "1") define a velocidade/brilho do sistema analógico.

Por exemplo, supondo uma forma de onda perfeitamente quadrada, onde 50% do tempo ela est√° em "0" e 50% do tempo ela est√° em "1", o resultado final ser√° que a l√Ęmpada ter√° 50% do seu brilho e um motor 50% de sua velocidade.

Se configurarmos esta forma de onda para ficar 30% do seu tempo em "1" e 70% do seu tempo em "0", o resultado ser√° um brilho/velocidade de 30% de sua capacidade total.

Em resumo, o PWM é uma técnica para conversão digital/analógico usando apenas um bit, onde é gerada uma forma de onda quadrada onde o tempo em que esta forma fica em "1" define o valor da saída (velocidade/brilho).

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. √Č tamb√©m autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletr√īnica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de inform√°tica do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austr√°lia.

ÚLTIMOS ARTIGOS EM OUTROS
ÚLTIMOS ARTIGOS
481.075 usuários cadastrados
587 usuários on-line