Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual boot: ja tem linux, quero colocar xp


gpsilveira

Posts recomendados

Galera, meu pc Preview veio com Linunx (o deles é baseado no buntu). Bom, não entendo nada de Linux, tampouco de dua boot.

Quero colocar o XP ainda, mas quero ficar com os dois sistemas. Me disseram que eu teria que colocar o XP e depois reinstalar o Linux.

Como farei? Tem como colocar o XP mesmo o Linux já estando no pc, e conseguir dual boot depois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara pelo que eu entendo de linux, se você colocar o windows xp os dados que ele grava na mbr vão apagar o grub que é o gerenciador de boot do ubuntu, se você nao tiver nada de importante para ser salvo no seu ubuntu,e se tiver faça um backup, nada o impede de reinstala-lo.

voce pode fazer o seguinte, voce usa um programa de particionamento ou até mesmo o proprio cd de instalação do ubunto para criar duas partições uma em reiserfs e outra em ntfs ai você instala primeiro o window xp e depois o ubuntu!! Assim o ubunto vai fazer com que o grub carregue os dois sistemas operacionais ou Seja (DUAL BOOT) !!!!!

acho que assim deve resolver cara!!!!

Eu gosto bastante do slackware, e nele quando o boot nao funciona por algum motivo ou se ocorrer algo semelhante a isto que você está com duvida por exemplo existe um comando dado no boot da instalação que consegue bootar a instalação do mesmo e assim posso fazer as correções para que ele volte a funcionar, porém no ubuntu eu nao conheço este recurso nem sei se ele possui. voce poderia dar uma pesquisada a respeito e assim poderá fazer a instalação do windows sem precisar apagar o linux (isto se for possivel este recurso no ubunto )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ih.... bem cara, como será que pesquiso isso a respeito do ubuntu(isso que você disse ser possível no slackware)?

de qualquer forma, algumas mudanças seriam necessárias, né? eu não entendo para mudar nada.

teria alguma desvantagem em colocar o windows e reinstalar o ubuntu? e quanto ao particionamento, como seria ideal? em respeito a partições primarias, secundarias e extendidas? qual seria o meio mais apropriado?

você disse pra criar duas partições....uma em reiserfs e outra ntfs, certo?

ja ouvi falar de ntfs, e estou pesquisando reiserfs..mas o que você propoe é colocar windows na reiserfs e linux na ntfs? isso se daria porque?

obrigado pelo ajuda.

=)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja ouvi falar de ntfs, e estou pesquisando reiserfs..mas o que você propoe é colocar windows na reiserfs e linux na ntfs? isso se daria porque?

É o contrário.

FAT12, FAT16, FAT32 e NTFS são Sistemas de Arquivos da Microsoft.

Ext2, Ext3, ReiserFS... são Sistemas de Arquivos para GNU/Linux.

--

Sobre partições:

http://forum.clubedohardware.com.br/instalacao/503134?p=2606811#post2606811

Particionamento...

http://forum.clubedohardware.com.br/instalei-gnu-linux/500024

--

Não é preciso re-instalar um Sistema Operacional apenas para recuperar o boot.

Basta saber um mínimo sobre Particionamento, Formatação e "Boot loaders"

--

Se o disco está todo ocupado pela Distro GNU/Linux, diminua o tamanho de sua partição, sem perca de dados para liberar espaço para o Windows. Então, formate o espaço vago para um sistema de arquivo da Microsoft, sugestão NTFS.

Depois é só instalar o Windows. Quando terminar, use uma distribuição LiveCD GNU/Linux para recuperar o Lilo ou o Grub ou outros...

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem acabei tirando o preview linux não gostei, pois não estava consegundo fazer algumas coisas. Acho que modificaram um pouco demais, talvez. Deixei um espaço reservado e vou colocar o Ubuntu e tentar aprender a mexer um pouco.

Ta com o WinXP, e deixei um espaço não particionado para o Linux. Irei baixar o Ubuntu (aliás, gostaria de uma sugestão de qual Linux usar. Sou leigo em Linux, mas tenho vontade de apreder um pouco, devagar), e acho que no cd de instalação terei opção para o particionamento, né? Nesse caso, que sistema de arquivos usar? Deixei uns 40 Gb para o Linux.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gpsilveira,

Eu acho que o Ubuntu é a melhor distro para usuário leigo no momento.

Porém, acho importante brincar com outras distros LiveCD também:

.Knoppix;

.Kurumin;

.Damn Small Linux;

Gostos desses LiveCDs para manutenção. Ontem mesmo... fui chamado para dar manutenção num pc Windows "cheio de vírus". Dando uma olhada no sistema, não achei nenhum... de repente o sistema trava. Depois não boota mais... É triste quando você bota a mão num pc e isso ocorre. Rodei DSL. Travou no boot. Rodei Knoppix, travou em modo gráfico. Rodei Memtest, travou em 35%.

Com certeza, temos um problema de hardware.

Às vezes, não temos problema de hardware mas queremos fazer alguma modificação no Windows ou no GNU/Linux, esses LiveCDs são ótimos!

--

Sistema de arquivo?

É Ext3 ou ReiserFS. ("Qual a diferença entre eles?" Não sei.)

Lembre-se apenas que para instalação de Sistema GNU/Linux recomendença-se, pelo menos, duas partições. Uma para Sistema e Arquivos do usuário e outra para Swap.

é isso.

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Com 250 Gb de HD, coloquei 200Gb pro Windows. Bem, parece-me que há um modo também de colocar sistema de arquivos no Windows, tipo uma partição para documentos que não sejam do sistema. Pode-me, caso saiba, me informar sobre isso ou preciso abrir outro tópico?

Estou na dúvida, se faço isso, ou se coloco o Linux no espaço que sobrou. Problema é que estou sem tempo para tentar aprender no Linux, então não sei se vai compensar por o pingüim agora.

Agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gpsilveira,

Pelo o que entendi você quer separar seu disco em 2. Uma partição para o Sistema e outra para os Arquivos.

Isso é bastante comum, porém, é assunto de outro tópico. Como já comecei a responder-lhe, vamos.

Com ferramentas como Partition Magic você poderá definir o tamanho de suas partições facilmente.

Você tem um HD de 250GB.

40GB para o Sistema dá e sobra. Em casa usei por várias anos 7GB para Sistema (WinXP) e só aumentei para 40GB pois troquei de HD... e agora sobra espaço. Caso tenha interesse em Rodar Vista... uns 40GB são aconselháveis - no mínimo 20GB.

Mas tendo 40GB para sistema, ainda sobra 210GB!!!

Coloque 10GB para GNU/Linux ou mais, e deixe os 200GB para arquivos. De ambos.

Sei que hoje existe a possíbilidade de escrever em NTFS com segurança, apesar de nunca ter o usado, portanto ficará bem confortável.

é isso.

felicidades

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...