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Explicando!!! O que influencia no desempenho


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Bom, a galera sempre quer saber qual placa de vídeo é melhor e etc... Portanto pretendo através desse post explicar quais as principais especificações de uma placa que influem em seu desempenho em ordem decrescente, ou seja:

1. A seja a característica 4 (banda da memória) é mais importante que a 7 (quantidade de memória).

2. Mas se você encontrar um placa de vídeo X cuja a somente a característica 1 seja melhor e todo resto pior que uma placa de vídeo Y, não quer dizer que a X seja melhor.

Assim vocês podem ver dentro das especificações qual a melhor pelo preço que voce pode pagar... E ainda vou por em vermelho as recomendações mínimas de uma placa de video para jogos.

1. Compatibilidade

1.1 Hardware: Entenda que o chipset de placa mãe que vai controlar o uso da sua placa de vídeo em sua entrada pci-e ou agp, logo prefira placas-mãe de chipsets de qualidade como os da ATI/AMD, Nvídia ou Intel e de boas marcas...

1.2 Software: voce tem que saber até qual versão do DirectX (Shader Model) e openGL a sua placa de vídeo aquenta, pois se sua placa de vídeo é somente para DirectX8 ela não vai rodar os jogos para DirectX 9.

Atualmente a ultima versão do directX é a 10/10.1 que somente existe no windows vista, mas ainda a maioria dos jogos usa o directX 9 ou openGL 2, devido a má aceitação do vista... no entanto, as ultimas placas dx10 são bem superiores às placas dx9, inclusive para rodar os próprios jogos dx9 e ainda consomem bem menos energia eletrica logo vale a pena você pegar uma placa dx10.

Obs.: Sobre o directX 10... O microsoft DirectX10 foi um grande fiasco, a microsoft fez algumas correções nele e ao invés de integrarem nele essas correções lançaram uma nova versão, o DirectX10.1, que apesar de rodar em placas dx10 sem problemas, não exibe essas novas vantagens gráficas do dx10.1, e agora a microsoft corre atras do prejuizo e está concentrando todos seus esforços no DX11, que deve ficar pronto lá para 2009, não vai ser compatível com pas placas DX10/10.1.

2. Litografia - Se refere ao tamanho em Nm do GPU (chip central de processamento gráfico). Enquanto menor ele consome menos energia (economiza no modelo de fonte real), aquece menos e valoriza em muito o clock... Para entender melhor isso, imagine o seguinte, 2 placas com GPU de 300mhz uma com 65Nm de Litografia outra com 80Nm, é igual a 2 circuitos de corrida com um carro de 300km/h, um circuito com 65km e outro com 80km, onde cada processo é igual a uma volta. logo o carro 300km/h processa muito mais no circuito de 65Km do que no de 80km, e ainda, consomem menos combustivel (energia) e gasta menos pneus (temperaura) logo, essas placas de Litografia pequena processam com mais facilidade, requerem menos fonte de alimentação e ainda podem fazer bem mais overclock por aquecer menos... E o melhor de tudo, fica mais barato pois a arquitetura circuito fica mais simples e o cooler tb :D e com o tempo as GPU vão usando Litografia cada vez menor e é exatamente por isso que as placas mais novas, mesmo tendo algumas características pouco piores que as antigas, conseguem um desempenho tão bom. Dê preferência por placas de 55Nm e 65Nm.

Ex.: Geforce 8800GTS 80Nm 320bits 640MB R$1200,00

HD 3870 55Nm 256bits 512MB R$700,00

Sendo que as 2 tem praticamente o mesmo desempenho e a hd3870 custa a quase a metade e ainda requer menos fonte de alimentação.

IMPORTANTE

Entenda que se você pegar uma hd2600XT 128bits/512mb de 65Nm e compará-la com uma hd2900XT de 80Nm 512bits/512mb a hd2600 não é superior pois todas as outras características dela são bem inferiores, logo, como qualquer outra das características apresentadas de agora em diante ela não é absoluta voce deve verificar o conjunto...

***De agora em diante, vamos propor algo para facilitar o entendimento e fazer uma comparação a um sistema hidráulico, contendo uma caixa dágua que alimenta uma casa através de uma bomba ou motor e a performance da placa de vídeo seria a quantidade de litros por segundo que o sistema hidráulico alimenta***

3. Clock - A velocidade em MHZ do GPU (chip da placa de vídeo) e da memória, sendo o mais importante o clock do GPU que o da memória. Seguindo a comparação acima, do sistema hidráulico, o clock do GPU seria a quantidade de rotações por minuto que a hélice do motor da bomba da caixa dágua faria, e da memória, seria igual a altura da caixa dágua.

Obs. Sobre o GPU: Hoje, com as placas DX10, o GPU possui 2 clocks, um que é o central (core) e outro só para o processamento do shader model (shader clock), diferente nas placas do DX9 onde o clock do core fazia tudo, sendo que a Nvidia faz o shader clock pelo menos 2x mais rápido que o core clock e as ATI mantem os mesmos valores para os 2, mas compensa em stream processores (característica 5). Dê preferência por placas com pelo menos 500Mhz de coreclock.

Ex.: Geforce 7900GT 80Nm 470mhz/1370mhz (core/mem) 256bits/256mb X Radeon X1950pro 80Nm 580mhz/1400mhz 256bits/256mb, como vocês podem ver, superficialmente essas duas placas possuem características e preço bem similiares a não ser pelo core clock da x1950pro que é bem maior que a da 7900gt, fazendo da x1950pro bem melhor...

4. Banda da memória - A largura em Bits da banda da memória. É banda em bits viu, não é quantidade em megabytes. A QUANTIDADE DE MEGAS QUE A PLACA DE VÍDEO POSSUI É O QUE MENOS INFLUENCIA NA PERFORMANCE, ao contrário do que a maioria dos leigos acreditam... Nesse caso, segundo a comparação com o sistema hidráulico, a banda da memória da placa de vídeo seria a largura dos canos que saem da caixa d'aqua, assim é possivel passar mais água (informação) de uma só vez para ser processada, logo, mesmo que grossura dos canos sejam mais que o suficiente que o motor da caixa d'áqua consegue processar, ou seja quando está sobrando banda, voce ainda pode aproveitar para melhorar a qualidade gráfica do jogo com Antialiasing e Anisotropic sem diminuir muito a performance. Dê preferência por placas de vídeo com pelo menos 128bits, mas o ideal mesmo para os jogos mais novos é ter pelo menos 256bits.

Ex.: HD2600xt 800mhz 128bits/512MB x HD2900XT 740mhz 512bits/512mb: Como você pode ver a HD2900 tem 4x mais banda em bits que a hd2600 e clock parecidos, o que faz dela muito melhor mas no caso de uma 6800 325mhz 256bits/256mb x 7600GT 560mhz 128bits/256mb: Mesmo a 6800 tendo o dobro de banda que a 7600GT, a 7600 tem quase o dobro de clock o que faz dela melhor que uma 6800...

Obs.: ***IMPORTANTE*** Cuidado existem muitas geforce e radeon no mercado com a metade da banda original da fábrica e com valores de clock diferentes, verifique antes de comprar.

Ex.: 7300 400mhz 128bits/256mb e 7300 350mhz 64bits/512mb, e o modelo de 128bits, mesmo possuindo só 256mb, é o dobro de placa que os modelos de 64bits e 512mb pois possui mais banda e mais clock

5. Pipelines/Processors - Em termos leigos é a quantidade de Pixels (unidade mínima da imagem) por cada Clock (1hz) que a placa processa o que facilita o clock do GPU para um tipo de processamento específico. Dentro da comparação com o sistema hidraulico, a quantidade de pipelines, seria igual a quantidade de pás que a hélice do motor da caixa dágua possui. Logo se a hélice tem mais pás cada vez que ela roda, 1hz, ela consegue empurrar mais agua. Nas placas Dx9 os pipelines são fixos, como por exemplo em uma x1950pro que tem 36 pixelshader pipes, 12 pixels pipes e 8 vertexshader pipes, enquanto nas placas Dx10 os pipelines são reprogramáveis de acordo com a necessidade portanto tendo apenas uma unica quantidade total de pipelines ou como são chamados nas placas dx10 stream processors.

Ex.:Geforce 8800GT 65Nm 256bits/512mb 600mhz=coreclock/1500mhz=shaderclock x 112 stream processors

Radeon HD3870 55Nm 256bits/512mb 775mhz=coreclock/775mhz=shaderclock x 320 stream processors

Como você pode ver a Radeon HD3870 apesar de ter shader clock baixo em relação ao da 8800GT ela pode compensar ele em stream processores para valoriza-lo e quase se equiparar a uma 8800GT, já que elas possuem litografia bem próximas e banda de memória iguais...

6. Slot AGP/PCI-E - Tipo de encaixe que a placa de vídeo vai usar para se adaptar na placa mãe. Obviamente o PCI-E é melhor que o AGP que é melhor que o PCI. Na comparação hidráulica, iriam ser a qualidade das válvulas do sistema hidraulico, que vão melhorar o uso e alimentação da casa pelo sistema hidráulico, assim, a placa de vídeo consegue atigir um processamento final maior com um melhor gerenciamento de energia.

Obs.: Verifique qual versão do slot PCI-E da placa-mãe e da placa de vídeo, existem o 1.0 1.1 ou 2.0, eles não são incompatíveis mais influenciam sim na comunicação entre as duas placas (consumo de energia, performance, aquecimento e etc).

7. Quantidade de Memória - Espero matar a tiros agora esse rumor absurdo!!! A quantidade em MB de memória que a placa de vídeo possui, é aquilo que menos influencia ou nem influencia na performance, atualmente, os jogos estão usando de 1 a 2GB de mem para alocar suas texturas e por padrão eles sempre usam a memória ram pois é mais fácil de se encontrar com grande quantidade e pode ser alocada lá no loading inicial do jogo, deixando a memória da placa de vídeo apenas para processamento gráfico durante o jogo, o que não usa muitos megabytes. Logo essa historinha de que tem XXX mb vai rodar qualquer jogo é conversa de vendedor para te vender porcaria por um preço alto, pois a única coisa que a quantidade de memória influencia é no preço, essas plaquinhas de R$100,00 a R$300,00 são tão fracas que não usam nem 100mb quem dirá 256mb ou 512mb logo, nessas placas baratas, a quantidade de memória não aumentam em nada na performance, somente as placas de vídeo TOP de linha DX10 e DX9 conseguem utilizar 512mb e mesmo assim se você rodar seus jogos em resoluções maiores que 1024x768... Na comparação ao sistema hidráulico, a quantidade de memória seria igual ao volume da caixa dágua, logo somente importa se é muito se você tem canos bem largos (banda) e um motor bem potente (GPU), e ela ainda é ligada ao sistema de abastecimento da cidade (memória ram), e ainda, se faltar agua por causa da abastecimento da cidade (pouca memória ram) não vai ser a agua da caixa d'agua que vai ter suprir...

Ex.: Geforce 6200/7300 e radeons x1300/x1050 utilizam 128mb no maximo, logo pouco importa se elas tem 256mb ou 512mb... na verdade esses modelos, nas versões com mais memória, usam memórias mais baratas com clock e banda menor.

Concluindo: Lembre-se que a velocidade da memória (banda + clock) é mais importante que a quantidade, logo dentre modelos da mesma placa com X ou Y Megas, verifique a banda e clock da memória e clock do GPU pois isso é que realmente importa, somente se preocupe se tem tantos MegaBytes se você for pegar uma placa TOP mesmo que possa usar isso tudo.

TABELA DE ESPECIFICAÇÕES:

ATI:

http://www.sapphiretech.com/en/productfiles/matrix-vga-1.xls

Clique no folder da planilia WEBLIST 3k para séire HD3800, WEBLIST 2k para série HD2000 e WEBLIST para todas as outras placas da ATI...

DirectX = Versão do directx

process (Die size) = Litografia 0,065 µ = 65Nm

Core frequency = Clock do core (nas placas ATI dx10/10.1 o core clock e shader clock tem o mesmo valor)

Memory frequency (eff.) = Clock da memória

Memory Bus (bit) = Banda da memória

Steam processors = pipelines DirectX10

Shader Processor Units = shader pipes DirectX9

data bus = PCI-E ou AGP

memory options = Quantidade de MB da memória

NVIDIA:

Alguem ai conhece alguma???

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IMPORTANTE:

1. Não confie no nome da placa de vídeo, hoje os fabricantes fazem vários modelos com o mesmo chipset... cada um contendo valores diferentes de clocks e de banda e quantidade de memória... PORTANDO CUIDADO!!! verifique antes de comprar!!!

2. Toda placa de vídeo feita para jogos deve ter fonte real de alimentação para ela, caso contrário voce pode desde ter menos desempenho, ou danificar a placa, até mesmo impossibilitar que ela funcione. Entenda que as fontes genéricas (as que vem nos gabinetes) aquecem muito e mesmo puxando tantos W da sua rede eletrica acabam por alimentar só a metade disso e também não tem proteção alguma para o seu pc a não ser um fuizível vagabundo, e elas ainda alimentam mais nas linhas de 3.3V e 5V que na linha de 12v, que é a linha que sua placa de vídeo usa... Basicamente todas placas de vídeo de 80Nm de 128bits precisam de uma fonte de pelo menos 400W real (25A~12V), já as de 80Nm de 256bits ou superior precisam de 500W real no minimo (30A~12V), podendo precisar até mais dependendo do modelo, Ex.: x1950xtx ou uma hd2900xt precisa de um fonte de 600W real no minimo para aquentar ela mais o resto do pc (35A~12V). Já nas placas de 55Nm e 65Nm de 256bits qualquer fonte de 400W real aquenta. E fontes reais podem chegar de R$150,00 a mais de R$600,00 dependendo da marca e modelo em W, as boas e baratas são, Seventeam, Huntkey, Spirepower e outras, veja no forum sobre fontes de alimentação sobre o assunto.

3. Drivers - Por tudo que é mais sagrado, o driver é aquilo que serve de comunicação entre o seu software (sistema operacional/jogos) e o seu hardware (placa de vídeo/slot pci-e da placa mãe), logo é MUUUUUUITO IMPORTANTE que você não fique com os que o vieram na instação do windows ou do CD que da caixa da placa. Procure na net por melhores e mais atuais:

- Sempre atualize o driver do chipset da sua placa mãe, e atualize no site do fabricante do chipset e não no site do fabricante da sua placa mãe.

- Sobre drivers da sua placa de vídeo, se ela é uma placa de vídeo atual, ou seja, que ainda não parou de ser fabricada, tenha sempre o mais atual e se ela saiu de linha, como por exemplo série geforce 4, 5, e 6 ou ATI Radeon 9000 a X100 procure no forum de drivers para ver até qual versão você pode usar.

4. Overclock - Overclock para quem não sabe o que é significa aumentar o clock padrão o que melhora o desempenho mais aquece mais o hardware e como vocês leram lá em cima dos clocks que a placa de vídeo possui, os que mais influenciam no desempenho é 1º Coreclock, 2ºShaderclock (placas dx10) e 3º Clock da memória, e se você quiser melhorar o desempenho da sua placa de vídeo saiba que mexer no clock da memória pode causar muitos erros e artefatos, logo é melhor você esquentar sua plaquinha de vídeo melhorando os clocks da GPU e mais o coreclock que o shaderclock. Ainda, hoje nos temos várias placas no mercado cujo a diferença entre elas são apenas o cooler e clock como as HD3800, podendo você comprar uma HD3850 (versão com o cooler e clock pior) e trocar o cooler por um melhor e overcloka-la no maximo, acima de uma hd3870, para ela fica melhor que a HD3870 saindo mais barato tb... Aqui está um tópico dos melhores coolers no mercado para as HD3800 e a GF8800GT:

http://forum.clubedohardware.com.br/solucoes-termicas-8800gt/496917

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Brigadim!!! Uma coisa iteressante também é o caso das HD3800, que tem um ótimo desempenho e por um preço bem pequeno, uma hd3850 512MB que só tem um cooler e clock pior que a hd3870 custa a metade de uma GF8800GTS 640MB e tem o mesmo desempenho, se vocês trocarem o cooler dela por um melhor que o de um hd3870 voce pode com toda certeza overclockar para ficar melhor que ela hd3870...

Logo, em minha opinião, a placa do Ano 2008 Custo/Benefíco com toda certeza é a hd3850.

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  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
sinceramente, isso deveria ser fixo e ainda por cima obrigatório a leitura de todos antes de fazerem perguntas no fórum, facilitaria muito mais na escolha da sua placa de video

Sim o tópico contém boas informações, mas não podemos fixar um tópico que contenha vários erros.

Tópico reaberto para correções.

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  • Membro VIP

Ainda faltam coisas, vou mostrar as que eu souber.

Bom, a galera sempre quer saber qual placa de vídeo é melhor e etc... Portanto pretendo através desse post explicar quais especificações de uma placa influem no seu desempenho em ordem decrescente, ou seja a característica 4 (banda da memória) é mais importante que a 7 (quantidade de memória). Assim vocês podem ver dentro das especificações qual a melhor pelo preço que voce pode pagar... E ainda vou por em vermelho as recomendações mínimas de uma placa de video para jogos.

Boa !

Mas não sei se poderíamos falar com precisão o que influencia porque é uma porrada de coisas e em uma VGA pode ser mais ou menos um ou outro fator.. na minha opinião (isso é pessoal mesmo) você deveria indicar os testes pra sanar qualquer dúvida, mae você põe se quiser, o tópico é seu :D

1. Compatibilidade

1.1 Hardware: Entenda que o chipset de placa mãe que vai controlar o uso da sua placa de vídeo em sua entrada pci-e ou agp, logo prefira placas-mãe de chipsets de qualidade como os da ATI/AMD, Nvídia ou Intel...

Em partes e isso depende da arquitetura que estamos falando, os VIA e SiS não são tão ruins assim, e tb hj em dia muito raramente vemos uns desses, em breve não veremos mais pelo visto..

1.2 Software: voce tem que saber até qual versão do DirectX (Shader Model) e openGL a sua placa de vídeo aquenta. Atualmente a ultima versão do directX é a 10.1 mas ainda a maioria dos jogos usa o directX 9 ou openGL 2, devido a má aceitação do windows vista... no entanto, as ultimas placas dx10 são bem superiores às placas dx9, inclusive para rodar os próprios jogos dx9 e ainda consomem bem menos energia eletrica logo vale a pena você pegar uma placa dx10.

o DX 10.1 não ia sair só no SP1 do Vista, que ainda não foi lançado ?

Aí acho que você devria dizer que do DX10 pra cima só roda no vista e que como o DX10 é totalmente novo e a programação dos jogos é diferente os tais jogos DX10 estão chegando devagar ao mercado.

Também acrescentaria que, as placas DX10 rodam DX9 muito bem além de possuirem melhor qualidade de imagem.

Obs.: Sobre o directX 10... O microsoft DirectX10 foi um grande fiasco, a microsoft fez algumas correções nele e ao invés de integrarem nele essas correções lançaram uma nova versão, o DirectX10.1, que apesar de rodar em placas dx10 semproblemas, não é compativel com as vantagens gráficas do dx10.1, logo não aparecem em placas dx10, e agora ela corre atras do prejuizo e está fazendo o DX11, que deve ficar pronto lá para 2009.

Isso sempre acontece, sai um DX atrás do outro prometendo coisas novas.. quando começarem a usar os efeitos novos no DX10.1 é que veremos se ele foi útil e se o DX10 foi tão fiasco, isso vai ser 2008/2009 se vier.

2. Aquitetura - Se refere ao tamanho em Nm do GPU (chip central de processamento gráfico). Enquanto menor ele consome menos energia, aquece menos e valoriza em muito o clock... Para entender melhor isso, imagine o seguinte, 2 placas com GPU de 300mhz uma com 65Nm de arquitetura outra com 80Nm, é igual a 2 circuitos de corrida com um carro de 300km/h, um circuito com 65km e outro com 80km, onde cada processo é igual a uma volta. logo o carro 300km/h processa muito mais no circuito de 65Km do que no de 80km, e ainda, consomem menos combustivel (energia) e gasta menos pneus (temperaura) logo, essas placas de arquitetura pequena requerem menos fonte de alimentação e ainda podem fazer bem mais overclock por aquecer menos... E o melhor de tudo, fica mais barato pois o circuito fica mais simples e o cooler tb :D e com o tempo os GPU vão usando arquiteturas cada vez menor e é exatamente por isso que as placas mais novas, mesmo tendo especificações piores que as antigas, conseguem um desempenho tão bom. Dê preferência por placas de 55Nm e 65Nm.

Ex.: GeForce 8800GTS 80Nm 320bits 640MB R$1200,00

HD 3870 55Nm 256bits 512MB R$700,00

Sendo que as 2 tem praticamente o mesmo desempenho e a hd3870 custa a quase a metade e ainda requer menos fonte de alimentação.

Aqui foi o maior erro do que você escreveu.. a arquitetura K8 existiu em 110, 90 e 65 nm, fundamentalmente a mesma arquitetura mas em LITOGRAFIA diferente.

A arquitetura é a forma como os componentes estão dispostos, como eles trabalham, quais componentes estão presentes, instruções.. o tamanho das peças é só como tudo isso é montado.

O consumo cair sua analogia ficou legal, eu colocaria também que a tensão precisa ser mais baixa ja que o tamanho das peças é menor (aí como isso entra na analogia dos carros eu nem tenho ideia, eu citaria algumas coisas de física que eu ainda lembro..)

Falar assim da lisura dos processadores pode levar a erro, porque uma 2400 pro a 65 nm não é mais forte que uma X800 XT PE a 110/130 (os dados que achei são conflitantes), ela é mais moderna e gasta menos isso é fato, mas o tamanho da peça não deve ser usado como indicador de desempenho, mas sim de consumo e dissipação menores.

***De agora em diante, vamos propor algo para facilitar o entendimento e fazer uma comparação a um sistema hidráulico, contendo uma caixa dágua que alimenta uma casa através de uma bomba ou motor e a performance da placa de vídeo seria a quantidade de litros por segundo que o sistema hidráulico alimenta***

Boa também, nunca tinha visto essa, eu sempre usei o exemplo do Gabriel das pistas de uma rodovia, mas novamente, o tópico é seu e você põe como quer, se fazendo entender tá beleza ! :)

3. Clock - A velocidade em MHZ do GPU (chip da placa de vídeo) e da memória, sendo o mais importante o clock do GPU que o da memória. Seguindo a comparação acima, do sistema hidráulico, o clock do GPU seria a quantidade de rotações por minuto que a hélice do motor da bomba da caixa dágua faria, e da memória, seria igual a altura da caixa dágua.

Obs. Sobre o GPU: Hoje, com as placas DX10, o GPU possui 2 clocks, um que é o central (core) e outro só para o processamento do shader model (shader clock), diferente nas placas do DX9 onde o clock do core fazia tudo. Dê preferência por placas com pelo menos 500Mhz de coreclock.

Ex.: Geforce 8800GT clocks 600mhz/1500mhz/1800mhz (core/shader/memória)

Radeon x1950PRO 580mhz/1400mhz (core/memória)

Só as nVidia possuem shader clock diferente e eles já usam uma coisa semelhante nas GF 7, mas não lembro qual pedaço é mais rápido.

Eu acho legal você ressaltar que o clock só deve ser usado como comparativo dentro de uma mesma família e de preferência dentro de uma mesma linha.

Exemplo que vemos aqui todo dia: 8600GT e 8600GT Fatal1ty.

Ja uma 8800GTS G80 tem clock padrão abaixo do de uma 8600GTS padrão.

Claro, aí entra todo o resto mas por isso acho legal você ressaltar porque vira e mexe algum membro iniciante se perde nesses clocks.

4. Banda da memória - A largura em Bits da banda da memória. É banda em bits viu, não é quantidade em megabytes. A QUANTIDADE DE MEGAS QUE A PLACA DE VÍDEO POSSUI É O QUE MENOS INFLUENCIA NA PERFORMANCE, ao contrário do que a maioria dos leigos acreditam... Nesse caso, segundo a comparação com o sistema hidráulico, a banda da memória da placa de vídeo seria a largura dos canos que saem da caixa d'aqua. Dê preferência por placas de vídeo com pelo menos 128bits, mas o ideal mesmo para os jogos mais novos é ter pelo menos 256bits.

Obs.: ***IMPORTANTE*** Cuidado existem muitas geforce e radeon no mercado com a metade da banda original da fábrica, verifique antes de comprar.

Ex.: 8300 128bits/256mb e 7300 64bits/512mb, e o modelo de 128bits, mesmo possuindo só 256mb, é o dobro de placa que os modelos de 64bits e 512mb

O mesmo do de cima, exemplo clássico e que serve pra parte de baixo é a 6800GT contra a 7600GT, ou forçando a barra a X850XT PE contra uma 8600GTS.

Ou um recente e interessante, 2900XT contra 3870.

Acho legal você explicar o porque da banda de memória ser importante na qualidade de imagem (implementação de AA mais forte).

E destaca bem isso:

ESCOLHER VGA PELA QUANTIDADE DE MEMÓRIA É COISA DO SÉCULO PASSADO !

NÃO ADIANTAM 512 MB SE O CHIP NÃO DÁ CONTA, OLHE TESTES AO INVÉS DISSO ### !! :D

Brincadeira, mas destaque isso heheheehhe.

5. Pipelines/Processors - Quantidade de Pixels por Clock que a placa processa o que facilita o clock do GPU para um tipo de processamento específico, como por exemplo shader pipes facilitam o processo do efeito shader model, vertex pipes facilita o processo do efeito vertex shader. Dentro da comparação com o sistema hidraulico, a quantidade de pipelines, seria igual a quantidade de pás que a hélice do motor da caixa dágua possui. Logo se a hélice tem mais pás cada vez que ela roda, 1hz, ela consegue empurrar mais agua. Nas placas Dx9 os pipelines são fixos, como por exemplo em uma x1950pro que tem 36 pixelshader pipes, 12 pixels pipes e 8 vertexshader pipes, enquanto nas placas Dx10 os pipelines são reprogramáveis de acordo com a necessidade portanto tendo apenas uma unica quantidade total de pipelines ou como são chamados nas placas dx10 stream processors.

Ex.:Geforce 8800GT 600mhz=coreclock/1500mhz=shaderclock x 112 stream processors

Radeon HD3870 775mhz=coreclock/775mhz=shaderclock x 320 stream processors

Como você pode ver a Radeon HD3870 apesar de ter shader clock baixo em relação ao da 8800GT ela pode compensar ele em shader pipes para valoriza-lo.

Não é bem por aí, o pipeline era composto por algumas subpartes como ALU, ROP e o Pixel processor (tinha mais uma mas não tenho certeza se a TMU entra) e cada parte fazia uma etapa do processo de processamento.

Shader pipe não.. shader é a tranformação de algo 3D (imagem do jogo) em algo 2D (a tela do micro), antes do DX10 (e depois do 8.1 eu acho) a placa tinha unidades pra fazerem calculos específicos.

"Shader Model ou Pixel Shader é a renderizaçao das imagens graficamente construidas em ambiente 3D, para melhor definição, resolução e visualizaçao, utilizado pelo Hardware para "construir" virtualmente essa imagem." Fonte

O vertex pipe trabalhava com a construção dos vértices, cada um fazia seu trabalho independentemente, no DX10 os Stream Processor (não são pipes !!) são genéricos e fazem os dois tipos de calculo, mas percebe-se que o rendimento é menor se comparado as tips DX 9.0c

As X16*0 e X19*0 possuem ao invés de um componente por Pixel Pipeline 3 Pixel Shaders por pipe, a definição de pipeline inclui todo o processo que inclui as outras subunidades.

Embora a 8800GT e a 3870 sejam DX10 elas são muito, mas muito diferentes na sua arquitetura, no modo como tratam o AA e como tratam os pixels, não é só o clock que influencia o desempenho.

6. Slot AGP/PCI-E - Tipo de encaixe que a placa de vídeo vai usar para se adaptar na placa mãe. Obviamente o PCI-E é melhor que o AGP que é melhor que o PCI. Na comparação hidráulica, iriam ser a qualidade das válvulas do sistema hidraulico, que vão melhorar o uso e alimentação da casa pelo sistema hidráulico, assim, a placa de vídeo consegue atigir um processamento final maior com um melhor gerenciamento de energia.

Um ser melhor que o outro é relativo porque cada um teve seu tempo, acho interessante você falar isso e falar que o PCI-E é mais indicado por ser o padrão atual que as pçlacas-mãe usam, e que ele tb tá sendo substituído pelo PCI-E 2.0

7. Quantidade de Memória - A quantidade em MB de memória que a placa de vídeo possui, é aquilo que menos influencia na performance, atualmente, os jogos estão usando de 1 a 2GB de mem para alocar suas texturas e por padrão eles sempre usam a memória ram pois é mais fácil de se encontrar com grande quantidade, a memória da placa de vídeo fica apenas para processamento gráfico, o que não usa nem 100MB nos modelos mais simples ou 256mb nos modelos mais robustos, somente as ultimas placas de vídeo DX10 conseguem utilizar 512mb e mesmo assim se você rodar seus jogos em resoluções maiores que 1024x768... Logo essa historinha de que tem XXX mb vai rodar qualquer jogo é conversa de vendedor para te vender porcaria por um preço alto, pois a única coisa que a quantidade de memória influencia é no preço. Na comparação ao sistema hidráulico, a quantidade de memória seria igual ao volume da caixa dágua, mas ela é ligada ao sistema de abastecimento da cidade (memória ram), logo, só vai importar se voce tem muita, se faltar agua na cidade (pouca memória ram), mas mesmo assim a agua da caixa vai durar pouco...

Obs.: Lembre-se que a velocidade da memória (banda + clock) é mais importante que a quantidade, logo dentre modelos da mesma placa com X ou Y Megas, verifique a banda e clock da memória e depois por último a quantidade em Megas.

Epa, as mais fortes 9.0c como 7950GT, 7900GTX/GTO, X19*0 XT e XTX usavam 512 MB.

As diferenças aparecem mais acima de 1280x1024 com filtros.

"Logo essa historinha de que tem XXX mb vai rodar qualquer jogo é conversa de vendedor para te vender porcaria por um preço alto,"

Põe isso em negrito e piscando ! :lol:

TABELA DE ESPECIFICAÇÕES:

ATI:

http://www.sapphiretech.com/en/productfiles/matrix-vga-1.xls

Clique no folder da planilia WEBLIST 3k para séire HD3800, WEBLIST 2k para série HD2000 e WEBLIST para todas as outras placas da ATI...

DirectX = Versão do directx

process (Die size) = Arquitetura 0,065 µ = 65Nm

Core frequency = Clock do core (nas placas ATI dx10/10.1 o core clock e shader clock tem o mesmo valor)

Memory frequency (eff.) = Clock da memória

Memory Bus (bit) = Banda da memória

Steam processors = pipelines DirectX10

Shader Processor Units = shader pipes DirectX9

data bus = PCI-E ou AGP

memory options = Quantidade de MB da memória

NVIDIA:

As tabelas eu não sei se tem mais completas que as aqui do clube mesmo, se colocar ressalte que é só pra efeito de comparação dentro de VGAs da mesma série, e também diga que nem todas as informações estão nas tabelas, que a melhor coisa a se fazer é olhas os testes.

IMPORTANTE:

1. Não confie no nome da placa de vídeo, hoje os fabricantes fazem vários modelos com o mesmo chipset... cada um contendo valores diferentes de clocks e de banda e quantidade de memória... PORTANDO CUIDADO!!! verifique antes de comprar!!!

2. Toda placa de vídeo feita para jogos deve ter fonte real de alimentação para ela, caso contrário voce pode desde ter menos desempenho, ou danificar a placa, até mesmo impossibilitar que ela funcione... Basicamente todas as placas de vídeo de 80Nm de 128bits precisam de uma fonte de pelo menos 400W real, já as de 80Nm de 256bits ou superior precisam de 500W real no minimo, podendo precisar até mais dependendo do modelo, Ex.: x1950xtx precisa de um fonte de 600W real no minimo para aquentar ela mais o resto do pc. Já nas placas de 55Nm e 65Nm de 256bits qualquer fonte de 400W real aquenta. E fontes reais podem chegar de R$150,00 a mais de R$600,00 dependendo da marca, as boas e baratas são, Seventeam, Huntkey, Spirepower e outras, veja no forum sobre fontes de alimentação sobre o assunto.

3. Overclock - como vocês leram lá em cima dos clocks que a placa de vídeo possui, os que mais influenciam no desempenho é 1º Coreclock, 2ºShaderclock e 3ºClock da memória, sendo que mexer no clock da memória pode causar muitos erros e artefatos, logo é melhor você esquentar sua plaquinha de vídeo melhorando os clocks da GPU e mais o core que o shader. Ainda, hoje nos temos várias placas no mercado cujo a diferença entre elas são apenas o cooler e clock como as HD3800, podendo você comprar uma HD3850 (versão com o cooler e clock pior) e trocar o cooler por um melhor e overcloka-la para ficar melhor que a HD3870 saindo mais barato tb... Aqui está um tópico dos melhores coolers no mercado para as HD3800 e a GF8800GT:

http://forum.clubedohardware.com.br/solucoes-termicas-8800gt/496917

A fonte de alimentação.. acho melhor você citar além da potência a força das linhas 12 v.

Pra deixar o tópico completo:

Processador: o quanto influi, que diabo é esse de melhor pra jogos ?

Drivers: o que são e pra que servem fora o que eles tem a ver com a paçoca..

Não fiz uma crítica destrutiva e sim construtiva ok ? ;)

E eu peguei um pouco pesado, sexta não foi um dia mole, mal ae.

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opa!

Cara... não querendo ser chato... e não sou mestre no assunto para tais correções, mas posso fazer algumas correções de erros de ortografia e concordância do tópico??? achei o tópico MUITO ÚTIL DEMAIS para os leigos(eu já tenho uma certa bagagem sobre o assunto). parabéns mesmo pelo post.

seguinte... esse lance dos stream processors, o quanto isso poderia influenciar no desempenho?? eu sou apaixonado por radeon... mas to com uma 8600 gt com over, mas assim que eu descolar uma radeon com melhor custo/benefício eu troco devolta pras radeons... meu irmão parte dia 25 pra belgica/canada/franca, to pedindo pra ele uma 8800 gt da gigabyte com ultra durable 2, só que só tem a versão de 256 mb... eu queria saber se vale a pena eu pegar a de 512, pois eu jogo em resoluções pequenas... (1024x768) ou no máximo (1280x1024), eu analisando o meu pc, jogando crysis em 1024x768, percebo que ele usa um pouco mais que a capacidade da minha placa pra rodar o game... (sempre sobra uns 40 mb que a placa de video fica usando na ram, eu deixo o rivatuner monitorando a alocação de recurso na memória de video, e na ram do micro).

valerá a pena pegar uma 8800 gt asus de 512(com 700 d core) ou pegar a gigabyte ultra durable(que pelo que eu li até hoje, é MUITO mais fria), ou ainda uma 3850 pra dar overclock??

nisso os streams farão muita diferença??? talvez tenha ficado meio offtopic... se for, podem desconsiderar e simplesmente não responder.

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Seguinte, com certeza uma 8800GT merece 512megas, entenda que até agora a melhor é o modelo ultra durable 2 com 512 megas pois dá para overclokar bastante o GPU sem precisar de por dissipadores nos chips de memória, mosfets e reguladores de tensão, mas em matéria de custo benefício, vale mais você pegar um 8800GT de boa marca, só que do modelo mais barato de 512megas (com cooler e clocks padrões) por um bom vga cooler nela, e fazer você mesmo o over, fica mais frio e com over melhor e mais barato do que qualquer over de fábrica que você encontra vai, leia o tópico abaixo...

Sobre as hd3800 como você pode ver elas tem muuuuito mais stream processors que as geforce 8, e isso ajuda o clock delas a ser valorizado, como você sabe as geforce 8 possuem o shader clock bem alto em relação ao core clock, e nas placas ATI Dx10 os 2 clocks tem o mesmo valor... O pipino é que os stream processors são usados 100% em jogos DX10 fazendo uma hd3870 se equiparar a um 8800GT Stock (600/1500/1800), mas em DX9 os pipes são completamente diferentes, fazendo com que ela tenha um desempenho inferior a uma 8800GT, mas com o tempo os drivers vão corrigindo isso... E ainda, uma hd3850 só tem o cooler de diferente fisicamente de uma hd3870, se você trocar o cooler dela por um melhor que o da hd3870 pode overclokar para ficar tão bom ou até melhor que uma hd3870... Logo não vale a pena pagar por uma HD3870 a não ser que você não queira trocar o cooler. Veja os coolers abaixo...

http://forum.clubedohardware.com.br/solucoes-termicas-8800gt/496917

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Vermelho a maioria é, mas as peças usadas são diferentes, o VRM é um pouco diferente a disposição de tudo muda porque o cooler é diferente.

Isso nas padrão, porque o design é aberto pra ser mexido pelas fabricantes.

http://www.ixbt.com/video3/images/rv670/hd3850-scan-front-small.jpg

3850

http://www.ixbt.com/video3/images/rv670/hd3870-scan-front-small.jpg

3870

Melhor:

http://www.vr-zone.com/articles/AMD_Radeon_HD3850_and_HD3870_-_AMD%27s_salvation%3F/5392-4.html

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Sim mas mesmo assim não impediu esse alemão doido de fazer uma HD3850 de GDDR3 512mb da club3d rodar perfeitamente em 850/850/2400 (core/shader/mem) com vcore em 1.45: :D

http://www.computerbase.de/forum/showpost.php?p=3546776&postcount=194

http://www.computerbase.de/forum/showthread.php?t=348848

E ele só usou um cooler médio ZEROtherm GX815 (que já vem na placa club3d), similar ao um VF-900 ***** Led, só que mais barato e ficou em 73ºC em full load...

http://www.zerotherm.net/eng/product/GX815.asp

Obs.: Para quem não sabe o clock padrão de uma 3870 GDDR3 512MB é 775/775/2250 e o melhor modelo O.C de fábrica registrado é numa HD3870 GDDR4 512MB de 850/850/2380 da HIS, e o alemão doido pegou uma HD3850 GDDR3 512MB e deixou igual a ela...

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814161217

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Não falei quanto a isso, falei do PCB diferente, o mesmo alemão doido deve por uma 3870 acima de 900..

Sim mas partindo do princípio que o GPU é igual, o mesmo nas duas, e elas usam o mesmo circuito básico, e somente em alguns fabricantes a 3870 possui mais capacitores e mosfets/reguladores de tensão melhores que q a 3850, sendo que na maioria dos fabricantes é basicamente a mesma placa e só muda a posição dos componentes por causa do cooler, voce não acha que o Overclock das duas não deve ter o mesmo limite máximo, logo somente nos casos de alguns fabricantes, que fazem a 3850 com reguladores de tensão e mosfets mais simples que vai ter diferença...

Olha por exemplo a gigabyte ultra durable 2:

3850:

14-125-084-04.jpg

3870:

14-125-086-05.jpg

É a mesma placa, só muda os clocks, vale muito mais a pena você pegar uma 3850 dela e simplesmente overclokar ela para ficar como uma 3870...

Agora, por exemplo a Club3D, que já vem com os coolers da ZEROtherm (que alemão doido usou uma para fazer o overclock manual maximo da hd3850 igual ao overclock de fábrica da hd3870 da his) faz o seu modelo hd3850 com GDDR3 e o HD3870 com GDDR4, logo realmente fica um overclock melhor na HD3870 mas só no clock da memória, do GPU o máximo ainda fica em 850/850 nos dois modelos creio eu...

Mas o interessante mesmo é que esses modelos tipo da his que já vem com os super O.Cs tem diferença de preço para uma placa de vídeo da mesma qualidade só que com o clocks em valores stock, maior que um cooler desses de R$100,00... Por isso que acho que não vale a pena... Olha ai você pagar R$400,00 reais a mais numa HD3870 da his GDDR4 do que numa HD3850 boa e barata com clocks em valores Stock e você poe um ZEROtherm GX815 ou um Zalman VF-900 ***** Led, muda o Vcore... e poe ela igual a uma HD3870 com o melhor O.C de fábrica já registrado... não tem condição...

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  • Membro VIP

Em tese sim, mas os chips na seleção da fábrica passam por testes bem rigorosos, a 3850 pode chegar em clocks mais altos mas e o leakage, e o consumo e a durabilidade ?

Os "RV670XT" em tese suportam mais clocks sem ter esses problemas.

E essas pacas da GB são de design próprietário, não seguem o PCB padrão.

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