Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fontes: Utilizando duas fontes


atomx

Posts recomendados

Pessoal, tenho 2 fontes ATX Satellite, sobrando em casa; e gostaria de liga-las juntas, ou seja, para que funcionem ao mesmo tempo, porém; não quero utilizar em um computador e sim ligar: + com + e - com -, fazendo com que as duas funcionem com uma corrente somada, isso para quando eu precisar de uma fonte forte para experimentos e possivelmente para ligar uma amplificador de carro. Existe essa possibilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Medx@20 de junho de 2005, 18:41

você pode ligá-las, todas as saídas possuem diodos em série. Não esqueça de ligá-las a um terra(comum) para evitar diferenças de potêncial  :-BEER

Muito obrigado caro amigo, porém, duvida de iniciante, + com +, seria uma ligação em serie?

e no caso, como seria ligar em um terra comum entre ambas as fontes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

atomx

Já fiz esse ligação paralela e posso dizer que não é 100% funcional, sem que surjam alguns inconvenientes práticos!

A ligação que fiz foi feita nas placas das fontes, onde os cabos são soldados, o que deveria garantir melhor resultado, mas na prática, não é bem isso que ocorre. Pequenas diferenças entre os valores das linhas correspondentes(L12 por exemplo) geram circulação de corrente entre os circuitos e isso compromete o resultado almejado para a saída da corrente em dobro, que é o que se deseja!

A ocorrência de um mínimo de diferença de tensão entre as linhas produz quedas distintas nos circuitos de cada fonte! Na prática, diria que a corrente não se divide igualmente entre as duas fontes(linhas) e assim, é preciso alguns cuidados!

Creio que o agravante para essa situação seja o fato dessas tensões serem frutos de um processo resultante de alta frequência e sob condições de controle individuais que podem fazer com que o circuito de correção de uma das fontes interprete a saída como um estado de funcionamento diferenciado para as duas fontes, ou seja, serão dois circuitos de proteção distintos que estão "enxergando" a tensão de saída comum, mas com valor diferente. O controle de uma atua com uma intensidade e da segunda fonte com outra intensidade, gerando um estado de confusão que poderá apresentar problemas!

Só faça a ligação se realmente estiver disposto a correr o risco de perder as duas fontes! E não submeta à carga, até que seja comprovado que não queimará as duas fontes!

O terra comum ajudará a manter os valores o mais próximo possível, garantindo que as condições de referência sejam encontradas. O neutro(preto) de uma fonte deverá ser unido ao neutro da outra fonte e o terra(se houver) de entrada da tomada, deverá servir às duas fontes, igualmente!

Quaisquer diferenças de potencial(tensão) entre pontos comuns das fontes serão fatores que influenciarão negativamente no resultado desejado!

Mas não desista, pois é apenas uma questão de "ajuste fino" para que se consiga operar em paralelismo 100% funcional!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode verificar se não há grandes diferenças entre as tensões de saída, só para evitar uma diferença grande entre as correntes.

Geralmente é o secundário de +5V que serve como referencial para o controle da fonte, algumas vezes o controle é feito no "primario" com um enrolamento onde a saturação controla a fonte.

Eu acredito que você só vá usar o secundário de +12V, para alimentar um som de carro, então não há grandes problemas, eu já fiz isso :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Há um detalhe que não citei! A linha de 5V pode ser "enganada"! Na verdade, o que é preciso enganar é o circuito de controle, que como Medx disse, geralmente é feito pela L5. Existe um modo de driblar isso usando-se somente um diodo e um capacitor! Aqui no forum já postaram sobre isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Partindo do princípio de que em caso de queima o fusível abrirá, não há muito com o que se preocupar! A ligação poderá ser executada, mas os resultados deverão ser avaliados na prática. Como citei antes, a teoria pode não refletir em resultados práticos satisfatórios, mas não é esperada nenhuma consequência mais grave, além da possibilidade de queima das fontes ou resultados não satisfatórios em termos numéricos!

Pode tentar sim e não deixe de dar um retorno sobre o que observou com a ligação. Em caso de dúvidas, estaremos atentos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!