Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta winsxs me assusta


Posts recomendados

Tenho um windows vista 2006 e a pasta winsxs esta com 58,8 gb de um total de 160 gb de memÓria que tem meu micro, ja tentei algumas tecnicas para reduÇÃo que verifiquei em outros topicos no entanto quando digito no comando administrador "dism / online/ clenup-image /superseded" tenho a seguinte resposta "nÃo esta reconhecendo como programa interno ou esterno, um operavel ou um arquivo em lotes". Me ajudem ...o que devo fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte:

http://www.brunocunha.com/blog/tecnologia/como-reduzir-o-tamanho-da-pasta-winsxs/

Achei esse artigo que explica o funcionamento dessa pasta no windows w como resolver o problema de 'crescimento' dela. Eu acredito que funcione com seu SO também.

Como reduzir o tamanho da pasta winsxs?

Se você chegou até esse post é sinal de que está abismado com o tamanho da pasta “winsxs” no seu diretório de instalação do Windows. Essa pasta é realmente muito grande, mas tem uma explicação pra isso. No artigo em inglês The Secret Of Windows 7 WinSxS Folder o autor explica o porquê dessa pasta ser muito grande e, com o passar do tempo, sempre aumenta mais.

Resumindo, a pasta “winsxs” é uma abreviação para Windows Side By Side, que traduzindo fica algo como Windows Lado-a-Lado, que é um ótimo nome para a função que desempenha. Essa pasta armazena várias versões de diversos arquivos, exatamente para manter a compatibilidade entre diversos programas.

Imagine um programa X, que depende de uma versão específica de uma DLL e um outro programa Y, que depende da mesma DLL, só que numa versão mais recente. Como atender aos dois programas? Simples, armazenando as duas versões da mesma DLL. É assim que essa pasta funciona e é por isso que ela vai aumentando de tamanho com o tempo.

Mas existe uma forma de reduzirmos o tamanho da pasta winsxs. Essa dica eu peguei em um outro post, também em inglês, de título How to cleanup the winsxs folder on Windows 7 (SP1)/ Windows 2008 / Windows 2008 R2 (SP1).

Atenção

Nunca, jamais, em tempo algum, tente deletar a pasta winsxs. Aliás, nunca delete pasta alguma do Windows sem ter certeza do que está fazendo!

Primeiro de tudo, inicie o prompt de comando como administrador. Vá no menu iniciar -> na barra de pesquisa, digite CMD -> clique com o botão direito no resultado “cmd.exe” -> e depois clique em “Executar como Administrador”.

iniciar-programas.jpg?resize=413%2C522

Na tela do prompt, digite o comando abaixo e dê “enter”:

dism /online /cleanup-image /spsuperseded

Aguarde um pouco porque demora. A tela abaixo deve aparecer quando tudo estiver concluído.

DISM-result.jpg?resize=678%2C344

Depois dessa etapa ter sido concluída, execute também os comandos abaixo:

  • Takeown /f %windir%\winsxs\ManifestCache\*
  • Icacls %windir%\winsxs\ManifestCache\* /GRANT administrators:F
  • Del /q %windir%\winsxs\ManifestCache\*

Pronto, agora você já pode ver que o tamanho da pasta winsxs foi reduzido.

No meu caso, como vocês podem notar nas imagens abaixo, a minha pasta teve uma redução de 33,6%, caindo de 12,5GB para 8,3GB, um ganho de 4,2GB de espaço em disco!! Uau!

Antes

windir-winsxs-before.jpg?w=980

Depois

windir-winsxs-after.jpg?w=980

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte:

http://www.brunocunha.com/blog/tecnologia/como-reduzir-o-tamanho-da-pasta-winsxs/

Achei esse artigo que explica o funcionamento dessa pasta no windows w como resolver o problema de 'crescimento' dela. Eu acredito que funcione com seu SO também.

Como reduzir o tamanho da pasta winsxs?

Se você chegou até esse post é sinal de que está abismado com o tamanho da pasta “winsxs” no seu diretório de instalação do Windows. Essa pasta é realmente muito grande, mas tem uma explicação pra isso. No artigo em inglês The Secret Of Windows 7 WinSxS Folder o autor explica o porquê dessa pasta ser muito grande e, com o passar do tempo, sempre aumenta mais.

Resumindo, a pasta “winsxs” é uma abreviação para Windows Side By Side, que traduzindo fica algo como Windows Lado-a-Lado, que é um ótimo nome para a função que desempenha. Essa pasta armazena várias versões de diversos arquivos, exatamente para manter a compatibilidade entre diversos programas.

Imagine um programa X, que depende de uma versão específica de uma DLL e um outro programa Y, que depende da mesma DLL, só que numa versão mais recente. Como atender aos dois programas? Simples, armazenando as duas versões da mesma DLL. É assim que essa pasta funciona e é por isso que ela vai aumentando de tamanho com o tempo.

Mas existe uma forma de reduzirmos o tamanho da pasta winsxs. Essa dica eu peguei em um outro post, também em inglês, de título How to cleanup the winsxs folder on Windows 7 (SP1)/ Windows 2008 / Windows 2008 R2 (SP1).

Atenção

Nunca, jamais, em tempo algum, tente deletar a pasta winsxs. Aliás, nunca delete pasta alguma do Windows sem ter certeza do que está fazendo!

Primeiro de tudo, inicie o prompt de comando como administrador. Vá no menu iniciar -> na barra de pesquisa, digite CMD -> clique com o botão direito no resultado “cmd.exe” -> e depois clique em “Executar como Administrador”.

iniciar-programas.jpg?resize=413%2C522

Na tela do prompt, digite o comando abaixo e dê “enter”:

dism /online /cleanup-image /spsuperseded

Aguarde um pouco porque demora. A tela abaixo deve aparecer quando tudo estiver concluído.

DISM-result.jpg?resize=678%2C344

Depois dessa etapa ter sido concluída, execute também os comandos abaixo:

  • Takeown /f %windir%\winsxs\ManifestCache\*
  • Icacls %windir%\winsxs\ManifestCache\* /GRANT administrators:F
  • Del /q %windir%\winsxs\ManifestCache\*

Pronto, agora você já pode ver que o tamanho da pasta winsxs foi reduzido.

No meu caso, como vocês podem notar nas imagens abaixo, a minha pasta teve uma redução de 33,6%, caindo de 12,5GB para 8,3GB, um ganho de 4,2GB de espaço em disco!! Uau!

Antes

windir-winsxs-before.jpg?w=980

Depois

windir-winsxs-after.jpg?w=980

QUANDO SIGO OS PASSOS CITADOS SURGE A SEGUINTE QUESTIONAMENTO NO PROMPT DO ADMINISTRADOR..."não esta reconhecendo como programa interno ou esterno, um operavel ou um arquivo em lotes"...como devo proceder para que reconheça o comando "dism /online /cleanup-image /spsuperseded".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 anos depois...

olá amigos! Desculpem por eu ter tirado o tópico do coma. Acontece que já tentei vários processos e não consegui nenhum, ja tentei limpeza de disco também. Tanto no windows 7 como o 10, quando digito a linha de comando "dism /online /cleanup-image /spsuperseded" aparece a seguinte mensagem: "não é possível continuar a limpeza do Service Pack: nenhum arquivo de backup do service pack foi encontrado". O estranho é que tenho o service pack 1 instalado, tanto no PC com Win7 e no outro PC com Win10, ambos aparecem a mesma mensagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...