Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PCIe vs Molex: Faz diferença de onde vem a energia na mesma linha +12V?


jeffren

Posts recomendados

Olá a todos!

Bem, pessoal já aprendi que algumas das placas de video atuais se alimentam da(s) linha(s) +12V das fontes, indiferente se em via única ou não, pois a energia vem da mesma origem (a saída de +12v).

A minha dúvida é: faz diferença utilizar adaptadores de alimentação de energia Molex/PCIe ou PCIe/PCIe?

A intenção da pergunta é porque pretendo alimentar outra placa de vídeo. Mas como minha fonte só possui um conjunto de cabos de força para a VGA (ignorem a fonte da assinatura), dependendo da resposta, prefiro utilizar os adaptadores PCIe/PCie, por uma questão de estética e melhor distribuição dos cabos.

Alguém pode ajudar na respostas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O slot pci-express só pode fornecer no máximo 75W de energia para a placa de vídeo, placas que precisem mais do que isso necessitam a utilização de conectores especiais da fonte, partindo desse ponto não terá problema nenhum usando adaptadores de qualidade e bem feitos para transformar conectores de periféricos em conectores para placas de vídeos. Não há diferença na qualidade da energia fornecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O slot pci-express só pode fornecer no máximo 75W de energia para a placa de vídeo, placas que precisem mais do que isso necessitam a utilização de conectores especiais da fonte, partindo desse ponto não terá problema nenhum usando adaptadores de qualidade e bem feitos para transformar conectores de periféricos em conectores para placas de vídeos. Não há diferença na qualidade da energia fornecida.

Ok, então posso usar adaptadores para multiplicar as saídas (pontas) PCIe partindo do conjunto de cabos de alimentação PCIe que a fonte possui?

Duro é achar esse adaptador:

post-247801-13884965065216_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, então posso usar adaptadores para multiplicar as saídas (pontas) PCIe partindo do conjunto de cabos de alimentação PCIe que a fonte possui?

Duro é achar esse adaptador:

você vai estar tentando transformar um cabo "de 75W" em dois "de 75W", precisa falar algo mais?

E fica pior ainda se usar esses dois como pci-e 6+2, que seriam dois de 150W.

Quem fabrica esse adaptador tinha que ser preso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse adaptador dai possui internamente um gerador de energia???? Recebe energia numa condição de entregar 75 Watts somente e, milagrosamente, multiplica isso e vira uma distribuição com capacidade de distribuir até 150 Watts.. Tem gente que gosta de ser enganado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu quero agradecer as respostas de todos. Mas ficam ainda os questionamentos:

você vai estar tentando transformar um cabo "de 75W" em dois "de 75W", precisa falar algo mais?

E fica pior ainda se usar esses dois como pci-e 6+2, que seriam dois de 150W.

Quem fabrica esse adaptador tinha que ser preso.

Mas o problema é a carga de energia no cabo ou você tá querendo dizer que a fonte não aguentaria?

Esse adaptador dai possui internamente um gerador de energia???? Recebe energia numa condição de entregar 75 Watts somente e, milagrosamente, multiplica isso e vira uma distribuição com capacidade de distribuir até 150 Watts.. Tem gente que gosta de ser enganado!!!!

Se por exemplo, uma fonte possui apenas uma linha de +12V (subentende-se que esta saída não seja tão limitada) e tem potência de sobra para alimentar duas placas de videos, qual o Problema de se multiplicar as saidas? Se o problema for o cabo derreter com a carga elevada, eu posso até entender (sou leigo quanto a bitola dos fios vs. potência) mas qual é o motivo de sua oposição? Explique-se melhor, por gentileza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o problema é a carga de energia no cabo ou você tá querendo dizer que a fonte não aguentaria?

Você está colocando dois conectores que deveriam suportar 150W cada (300W no total) em um fio que deveria suportar 75W.

Um tanto óbvio o problema, não acha?

Seria como tentar ligar duas geladeiras e um ar condicionado na mesma tomada :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está colocando dois conectores que deveriam suportar 150W cada (300W no total) em um fio que deveria suportar 75W.

Um tanto óbvio o problema, não acha?

Seria como tentar ligar duas geladeiras e um ar condicionado na mesma tomada :D

Bem, então o problema são os cabos e não a potência da fonte. Era o que eu imaginava.

Pelo jeito, vou ter de usar os molex mesmo hem?

De qualquer forma quero agradecer as respostas. Minhas dúvidas foram exclarecidas. Caso o moderador deseje, pode fechar o tópico.-_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já ficou muito bem respondido pelo Jorno.. Não é questão da fonte não aguentar e sim uma adequada indicação para distribuição da energia, em funcão da espessura dos fios e em função da parte eletro-mecânica dos conectores envolvidos.

Note: Se ligar nesse duplicador de PCIe, vai funcionar, mas pode dar problema, uma vez que essa demanda maior no cabo PCI-e pode causar uma maior queda de tensão no cabo, em função da maior corrente. Maior queda de tensão no cabo de alimentação, menor tensão chegando a sua Placa de vídeo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando me referi a adaptador era para os conectores de periféricos aka molex, não era para dividir o conector existente em dois, que não serve de ***** nenhuma.

Esse que você quer comprar é até um crime usá-lo, quem dirá fabricar, esse fabricante tem que ir para o inferno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Você está colocando dois conectores que deveriam suportar 150W cada (300W no total) em um fio que deveria suportar 75W.

Um tanto óbvio o problema, não acha?

Seria como tentar ligar duas geladeiras e um ar condicionado na mesma tomada :D

Já ficou muito bem respondido pelo Jorno.. Não é questão da fonte não aguentar e sim uma adequada indicação para distribuição da energia, em funcão da espessura dos fios e em função da parte eletro-mecânica dos conectores envolvidos.

Note: Se ligar nesse duplicador de PCIe, vai funcionar, mas pode dar problema, uma vez que essa demanda maior no cabo PCI-e pode causar uma maior queda de tensão no cabo, em função da maior corrente. Maior queda de tensão no cabo de alimentação, menor tensão chegando a sua Placa de vídeo..

Bem, pessoal, eu resolvi voltar aqui pois vendo o teste de uma fonte da NZXT, me deparei com uma configuração de cabos semelhante ao problema exposto neste tópico. O link é este:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-NZXT-HALE82-850-W/2422

Se eu não estou enganado, nesta fonte testada, com apenas um cabo, é possível ligar uma placa de video que usa até dois conectores de 6+2 pinos, pois tal cabo possui pontas duplas (2x 6+8 pinos). Baseado nas respostas de vocês, esta configuração de cabos da NZXT não seria inadequada? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta é uma discussão bem interessante. Assim como o jeffren, eu tenho visto fontes que incluem o cabo PCI-E duplo. Outro exemplo da Cooler Master:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Cooler-Master-Silent-Pro-Gold-800-W/2018

Tendo em vista que os conectores PCI-E são os mesmos e as bitolas do cabo são as mesmas - geralmente 18 AWG - a única diferença possível estaria, no meu entender, na conexão interna da fonte ao cabo PCI-E.

Será que os fabricantes afrouxaram as especificações dos cabos PCI-E? Ou estavam pecando por excesso nos modelos anteriores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, pessoal, eu resolvi voltar aqui pois vendo o teste de uma fonte da NZXT, me deparei com uma configuração de cabos semelhante ao problema exposto neste tópico. O link é este:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-NZXT-HALE82-850-W/2422

Se eu não estou enganado, nesta fonte testada, com apenas um cabo, é possível ligar uma placa de video que usa até dois conectores de 6+2 pinos, pois tal cabo possui pontas duplas (2x 6+8 pinos). Baseado nas respostas de vocês, esta configuração de cabos da NZXT não seria inadequada? :confused:

Veja bem, ai a fonte já é fabricada com o cabo de espessura suficiente para suportar a carga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Amigo!

 

Se você ficar emendando ou colocando esses adaptadores que dividem um cabo para várias saídas, você vai causar um tremendo derretimento dos cabos da fonte.

Eu fiz essa besteira de usar esses plugues que dividem o cabo em vários e derreti os cabos da fonte.

A minha dica  é usem o cabo pcie original da fonte e se a placa de video necessitar de dois cabos de força pcie, use o original pcie da fonte e o conector molex...

Vocês podem notar que o cabo pcie original é mais grosso, e o molex também do restante dos cabos da fonte...as placas de vídeo mais novas por exemplo radeon r9 390 gastam quase 300 watts de energia,elas precisam de linhas únicas para fornecimento de energia.

Agora se você for ligar mais de uma placa de vídeo ou outros periféricos que sugam energia, ou se sua fonte não tem o cabo pcie original e o molex sobrando, a minha dica é

abra a fonte,geralmente as fontes de mais de 500 watts tem um encaixe sobrando para soldar mais um cabo se não tiver basta trocar um cabo que já esteja soldado por um mais grosso, solde um cabo grosso no neutro e outro grosso na +12volts, e desse cabo faça quantas emendas quiser colocando quantos plugues quiser, mas use um cabo grosso 2.5mm 4mm 8mm... o cabo é desses que você encontra nas lojas de material de construção!.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2013 às 23:54, jeffren disse:

Ok, então posso usar adaptadores para multiplicar as saídas (pontas) PCIe partindo do conjunto de cabos de alimentação PCIe que a fonte possui?

Duro é achar esse adaptador:

31Qp7gqZmXL._SL500_AA300_.jpg

 

Credo, o que é isso???!!! :o:o:o

 

Esse tipo de coisa me faz achar que o limite de 240 VA deveria voltar a ser obrigatório.

 

 

13 horas atrás, Rodrigo Salata disse:

Amigo!

 

Se você ficar emendando ou colocando esses adaptadores que dividem um cabo para várias saídas, você vai causar um tremendo derretimento dos cabos da fonte.

Eu fiz essa besteira de usar esses plugues que dividem o cabo em vários e derreti os cabos da fonte.

A minha dica  é usem o cabo pcie original da fonte e se a placa de video necessitar de dois cabos de força pcie, use o original pcie da fonte e o conector molex...

Vocês podem notar que o cabo pcie original é mais grosso, e o molex também do restante dos cabos da fonte...as placas de vídeo mais novas por exemplo radeon r9 390 gastam quase 300 watts de energia,elas precisam de linhas únicas para fornecimento de energia.

Agora se você for ligar mais de uma placa de vídeo ou outros periféricos que sugam energia, ou se sua fonte não tem o cabo pcie original e o molex sobrando, a minha dica é

abra a fonte,geralmente as fontes de mais de 500 watts tem um encaixe sobrando para soldar mais um cabo se não tiver basta trocar um cabo que já esteja soldado por um mais grosso, solde um cabo grosso no neutro e outro grosso na +12volts, e desse cabo faça quantas emendas quiser colocando quantos plugues quiser, mas use um cabo grosso 2.5mm 4mm 8mm... o cabo é desses que você encontra nas lojas de material de construção!.

 

 

 

Muito melhor comprar uma fonte moderna, que tenha esses conectores, do que recorrer à essas gambiarras toscas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...