Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Epson nao liga - veja a solucao - micro-tutorial


Posts recomendados

Senhores do forum

MICRO-TUTORIAL ENSINANDO A CORRIGIR O FAMOSO DEFEITO DAS EPSON NÃO LIGAREM

SIntomas: A epson do nada para de ligar, simplesmente você aperta o botão e ela não acende.

Provavel causa: Diodo D1 - (90%), Fonte (9%) e Placa do painel (1%)

Coisas que vocês não sabiam: A EPSON produz suas impressoras em SINGAPURA. Lá a tensão é 115v (máxima), nossa tensão aqui de forma real chega a 132v (110v-132v). O problema é que existe um componente na placa lógica chamado diodo SK16 que é muito sensivel a redução ou pico de energia e ele queima fácil. Lamentável a EPSON fazer uma cagada dessa. As assistências técnicas sabem disso, e já possuem vários diodos mais resistentes chamado B160 e estão cobrando média de 120 reais para simplesmente colocarem este diodinho que vale centavos!

Como consertar:

1 - Abra a impressora

2 - Teste a fonte:

a) o pinto do meio é negativo,

B) o pinto 1 e 3 deve ter cerca de 39v-41v

3 - Se a fonte estiver boa, passe direto para a placa lógica...

4 - Remova a placa lógica no chassi da impressora, desplugue tudo e com ela na mão, vá embaixo dela e use o teste de diodo do multimetro e verifique o diodo D1 embaixo da placa.

5 - Se este diodo passar energia por ambos os lados (90%) é porque está queimado. Retire o diodo e coloque outro no lugar dos seguintes modelos: SK16, B160 ou similar que trabalhe a 60v e 1A.

6 - Conecte tudo e teste a impressora! Seja feliz!

Um grande abraço e espero ter ajudado com este PROBLEMA GERAL DAS IMPRESSORAS EPSON!

Peço-lhes que espalhem isto para todos os forums que puderem porque o diodo custa centavos e todos os técnicos estão tirando até 100,00 para consertar isto. Fora os técnicos menos sabidos que estão mandando comprar uma placa lógica inteira só para fazer ligar sua impressora novamente.

Um grande abraço!

Fui!:)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 6 meses depois...

A minha L200 aconteceu a mesma coisa, na autorizada me cobraram R$ 400,00,paguei R$ 20,00 pelo orçamento e fui procurar na internet a solução pra esse problema e quando vi esse tutorial levei a impressora para um amigo que retirou a placa lógica e com ela fui ao centro em uma loja de componentes onde paguei 20 reais para se trocar o tal diodo D1.Levei de volta pro meu amigo recolocar a placar e tudo ok,funcionando como nova, além disso ele deu uma limpeza interna e me cobrou apenas R$ 30,00. Custo total R$ 70,00 (contando com os R$ 20,00 do orçamento), na autorizada R$ 400,00, uma diferença de R$ 330,00. Um absurdo!É achar que todos somos idiotas, graças a internet e esse fórum em particular, fiz uma grande economia. Parabéns por ajudar as pessoas que tem ou tiveram esse mesmo problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...

Cara tive esse problema com o diodo fiz o tutorial e ela voltou a ligar.

Mas agora o carrinho de impressão não mexe ela da o barulho como se tivesse tentando puxar papel mas para antes

o carrinho tenta mexer e para tudo e fica piscando as três luzes e não sai disso

me ajudem

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 3 meses depois...

Amigo estou com um problema com a epson l210, desmontei ela para limpar, depois q montei novamente, ela ligou e começou a fazer o ciclo de puxar a tinta para a cabeça, depois apagou o led e não ligou mais, ela não liga, e quando testei a fonte vi que estava normal, quando fui reconectar a fonte na placa ela da um estalo, significa que a fonte esta em curto, olhei na minha placa e não encontrei o tal diodo sk16, retirei a placa da impressora e mesmo assim ela da o estalo quando conecto a fonte a ela, o que poder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo obrigado pela atençao neste fim de semana, os estalos são como se estivesse colocando a fonte em curto, quando conecto aquele plug da fonte com 3 fios no cn501 da placa que da o curto la nos pinos, detalhe a placa esta desconectada de tudo, estou ligando ela na mesa e esta dando esse curto, significa q o problema esta na placa, vi na net q tem 1 diodo sk16 q troca e volta a funcionar, mas não estou achando esse diodo na minha placa, ela tem 2 diodo grandes marcado p62g, e quanto ao f1 não achei ele não, a minha placa é igual essa da foto.

 

Achei o F1 ele esta normal, então o defeito deve ser mesmo em algum componente da placa q deve estar em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, retirei os transistores e a placa liga, voltei um transistor e a placa ligou, o que esta com defeito é o q esta em cima de onde esta escrito main na placa, nele esta marcado a222 sg 2f2, com ele a placa nao liga, sera q o problema esta nele ou em algum outro componente antes dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo obrigado pela ajuda, eu resolvi testar a impressora sem o transistor a2222, ela ligou, resolvi testar ela sem o outro transistor e ela tb ligou, porém não esta imprimindo, ela faz todo o processo sem dar erro, mas nao sai tinta no papel, sera q esse transistor é responsavel pela impressao?

Sera q tem algum tipo de transistor para usar nesse caso?, e eu tento colocar o transistor com a impressora ligada, ela da um curto e desliga, acho q pode não ser o transistor em si q esta com problema, mas não tenho ideia de onde procurar pelo defeito.

Grato fico no aguardo de alguma resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, testei agora com o outro transistor, ela faz o seguinte, funciona os motores, puxa o carro, puxa o papel, mas na hora q vai imprimir ela da um erro de papel preso e falta de tinta, dai não imprimi tb, eu nao sei pra q serve esses 2 transistores, pois para fazer os motores funcionarem que nao é, acho q cada um serve para uma parte da placa, mas o porque se colocar os dois esta dando curto eu não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Comprei uma L355 e a mulher disse que não estava ligando...

Com as orientações aqui do fórum testei a fonte e esta ok.

Dentro dela encontrei essa placa logica: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691763092-placa-logica-p-epson-styllus-tx-235w-213572-04-aproveite-_JM

Será esse o problema? pois a placa logica original dela parece ser outra e não essa ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa tarde pessoal, minha Epson, pra variar, apagou do nada. Desmontei e testei o diodo direto na placa e nos dois sentidos apareceu medição. Será que é ele o problema? Testei a fonte e está normal. Posso colocar um dido 1N4007 no lugar do sk16? Nem que seja apenas para teste. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tb com esse mesmo problema. Minha impressora é Epson L355 e do nada desligou. Não entendo muito de eletrônica mais estou trabalhando com as dicas desse forum...kkkk Até comprei um multímetro pra fazer alguns teste que acabo aprendendo quando leio. Não quero pagar caro em algo que é relativamente comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/02/2016 às 12:58, João Filipini disse:

Boa tarde pessoal, minha Epson, pra variar, apagou do nada. Desmontei e testei o diodo direto na placa e nos dois sentidos apareceu medição. Será que é ele o problema? Testei a fonte e está normal. Posso colocar um dido 1N4007 no lugar do sk16? Nem que seja apenas para teste. Desde já agradeço.

São dois diodos distintos, poderá funcionar sim mas por pouco tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...