Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é um "PDA"?


Posts recomendados

Ok, vamos lá,

- Primeiro vamos especificar o termo PDA

"Personal Digital Assistant" - Assistente Digital Pessoal.

É o termo atualmente correto para se identificar o que geralmente é conhecido como: Palm, Palmtop, WinCE, PocketPC, Handheld, ... .

Antigamente eram usados os termos Palmtop e Handheld para designar os dispositivos sem e com teclados, respectivamente. Como estes dispositivos se diversificaram em estilos, passaram a ser chamados de PDA's. E também por questões de propriedade de marcas...

Vejamos os termos um a um:

. Palm: marca da PalmSource que fabrica estes PDA's, também usado para identificar qualquer PDA que rode o SO PalmOS, comos os Sony.

. Palmtop: termo original para PDA's sem teclado físico embutido.

. Handheld: termo original para PDA's com teclado físico embutido.

. WinCE ou PocketPC: designam tanto os dispositivos que rodam os SO's de mesmo nome, como são os nomes de SO's de propriedade da Microsoft.

obs. estas informações podem variar um pouco dependendo da fonte a ser pesquisada.

- O que é um PDA

Basicamente, um PDA é um computador de bolso, ou 'palma da mão'. Muitas pessoas confudem um PDA (gênero masculino) com uma agenda eletrônica. Uma agenda não passa de um dispositivo de armazenamento de informações, enquanto que um PDA, além desta função, tem a capacidade de processar informações de acordo com os programas nele instalados, ou seja, um computador.

Eu prefiro o termo computador de bolso, pois estes dispositivos são facilmente carregados no bolso de sua camisa ou paletó.

São capazes de prover a 'quase totalidade' de funcionalidades de um computador de mesa ou notebook/laptop.

Hoje em dia, a maioria dos executivos poderiam usar, com larga margem de segurança, um PDA ao invés de um notebook, pois provêm todas as suas necessidades, com uma maior autonomia de bateria, maior facilidade ou menor peso de transporte, menores riscos a sua integridade pessoal (não chama a atenção de ladrões por estar sempre escondido); mas infelizmente estes dispositivos ainda não caíram no gosto das pessoas.

Belezs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bleuz??

bom, eu acho difícil que hajam respostas pra essas perguntas... mas não custa tentar??

1 - qual o microprocessador usado por um Palm?? ele trabalha com as rotinas 8086?

2 - onde eu posso encontrar uma lista de rotinas ASM de um PDA? (de preferência de algum palm antigo)

3 - quais são os dois primeiros bytes (binário) de um executável q roda em palm?

4 - qual a rotina do microprocessador do Palm que (re)grava/apaga o "HD" do PDA?

5 - existe algum "ROM-Edit" por aí?

falou!.... e quem responder essas parabéns!! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Cyber, tá curioso hein??

Vamos lá:

1- Depende do modelo, os atuais usam ARM que ainda não são compativeis com 8086. Na www.palmland.com.br você vai encontrar quase todos os PDA's existentes, com uma tabela de especificações, nesta tabela você encontra o processador usado pelo dispositivo.

2- Não vou saber te indicar, vai ter que dar uma procurada braba na net...

3- Se for PalmOS, dá uma procurada em www.palmsource.com/developers, para os executáveis verifique a especificação dos 'prc' (talvez tenha que se registrar, não lembro). Tem também uma especificação compacta no site www.clubepalm.com.br.

Se for PocketPC, você 'deve' achar no site da msdn.

4- Acho que não existe esta opção internamente, você não tá pensando em fazer nada errado não né?? :P

5- Esta pergunta não entendi muito bem. Você gostaria de mexer nos arquivos que estão gravados na ROM?

Belezs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 - existe algum "ROM-Edit" por aí?

5- Esta pergunta não entendi muito bem. Você gostaria de mexer nos arquivos que estão gravados na ROM?

exatamente, eu estou querendo tipo um coisa q é assim:

- você liga o palm no micro via cabo USB

- aí você abre no micro um programinha tipo "Konqueror" (ou windows Explorer... <_< ), que mostre os arquivin de lá de dentro.

céhtu?

e pra aproveitar o post, tem como "particionar" o disquinho rígido dele?

falou!!...... :palmas:

ps: dependendo das respostas... tenho uns planos beeeeeeeeeeeem doooooidos pra executá!! hehehehehe....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exatamente, eu estou querendo tipo um coisa q é assim:

- você liga o palm no micro via cabo USB

- aí você abre no micro um programinha tipo "Konqueror"

Certo, existem alguns programas por aí que permitem que você acesse os arquivos da ROM (permitindo apagar, mudar o nome de visualização, mudar atributos) que rodam no próprio palm. Mas para poder mudar alguma coisa na ROM o palm deve ter 'Flash ROM'.

Para fazer isto externamente já não vou te garantir que é possível, tem que estudar a maneira que o Palm gerencia as conexões externas. O que eu sei é que é possível colocar um palm escutando a porta em modos 'debug' e 'console', provavelmente o modo console permita fazer alguns acessos interessantes ao palm.

Na ROM é onde ficam gravados os arquivos do SO mais alguns aplicativos basicos. Alguns PDA's permitem acesso ao espaço livre da ROM para gravação de dados de outros aplicativos. Na memória flash é onde que o usuário trabalha, gravando/apagando aplicativos.

e pra aproveitar o post, tem como "particionar" o disquinho rígido dele?

Os PDA's utilizam memória flash como meio de armazenamento principal, o pouco que conheço de flash é que o sistema de arquivos é diferente, não baseado em partições (posso estar errado). Existe um acessório "Micro-drive IBM" que é realmente um 'disquinho rígido' com capacidade de 1GB e é usado em slot de cartão de memória tipo MMC (se não me engano) e que deve usar o mesmo sistema de arquivos dos hds normais.

Belezs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

CyberFOX, eu juntei nesse tópico, aquele seu outro tópico com dúvidas sobre PDAs, ok? Fiz isso porque eu queria destacar os dois tópicos, mas ambos tem mais ou menos o mesmo tema. Assim fica tudo num lugar só e a gente economiza espaço na "área de pinagem".

Eu achei muito boas as perguntas (e as respostas excelentes também), para esclarecer outros usuários que também tenham essas dúvidas, mas que tenham vergonha de perguntar.

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clemente, apesar de que os dois tópicos fossem sobre assuntos distintos eles até que ficaram bem em um só. No primeiro eu perguntei por perguntar mesmo, pois eu sempre via "PDA, PDA, PDA..." e não sabia o que era. no segundo tópico eu precisava de alguns dados pra uma ideia maluca que eu tive pra.... er... um projeto! hehehe... :P

falou!!....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sl4ck+--><div class='quotetop'>QUOTE(Sl4ck)</div>
rapaz , eu comprei um palm num é pda

Não entendi, você está afirmando que comprou um 'palm' mas não um 'pda'??? Leia o começo do tópico que explica bem cada termo.

Sl4ck

O meu é o m130 colorido e tal bonito só q não tem muita utilidade

Um m130 tem muito uso, a utilidade vem da sua necessidade com relação ao uso ser atendida: Um aluno pode fazer as anotações de aula em um caderno ou em um PDA, ambos atendem ao uso, por tanto têm utilidade. A questão fica em que um PDA pode me ajudar, se ele não me ajuda não tenho razão em manter um equipamento destes.

Até hoje eu sonho em ter um notebook, mas nunca irei comprar um só para atender ao meu desejo de 'gadgeteer'. Meu palm atende completamente às minhas necessidades de mobilidade de dados, comprar um note para substituí-lo é desperdício do meu dinheiro e dos recursos que um note disponibiliza.

Belezs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ai pessoal

Vou dar a minha opinião - PALM é lixo

O negocio é Pocket PC !! Este sim merece o titulo de PC de Bolço

Vamos as explicações

O Pocket PC roda Windows CE ( PPC2000 / PPC2002 / WM2003 e SE) ! Um S.O. assim como o Palm OS - Mas tem Muita diferença entre ambos...

Primeiro - Mutitarefa !! Até a presente data a PALM não tem um S.O> que suporte multitarefa ! Com o CE ( desde o PPC2000), ocorre a implementação Multitarefa - Isto permite por exemplo, que você rode um programa ao mesmo tempo que escuta um MP3 e baixa seus emails. Tudo isso rodando ao mesmo tempo !!

Segundo - Suporte nativo a Mp3/VMA/AVI - Os Palms so voltaram para multimidia após o lançamento do M130 ... Antes, o suporte a som era inexistente ... E video, isso nem existia ..

Terceiro - Programas mais elaborados - Os prgs de Pocket PC possuem uma interface grafica mais robusta e acabada, podendo executar inumera funções e acessar inumeros dispositivos ( IR / BT / WIFI) - não é aquela mesmisse do PALM.

Quarto - Uso como Servidor - Isso mesmo, pode ser usado como servidor - eu mesmo ja usei o meu Pocket como servidor de FTP / IRC !! Aguenta o tranco sem problemas...

Quinto - Sem Limite de expansão - O Pocket PC não é limitado com relação a expansão - você pode fazer uso de Cartões CF de qualquer capacidade, perifericos em formato CF ( Modem 56k, Rede 10/100, Wireless 802.11b/g, Bluetooth, GSM/GPRS, GPS, USB header entre outros ) e agregar mais funções a sua utilização ... Se achar metade disso para PALM já e lucro !

Sexto - Tela - Os mais recentes contam com tela Transflexiva de formato VGA - 480x640 - Isso mesmo !! A mesma resolução de padrão de um monitor 14. Não tem aquela area de escrita permanente. Alem disso, tras 3 formas de reconhecimento de escrita, alem do teclado Virtual.

Setimo - Conectividade - Com um Pocket, você navega na internet, recebe seus emails, usa o Messenger,ICQ, SKYPE, IRC, entre outras coisas ... Pode usar o Pocket PC como Sniffer de rede, gerenciando o trafego e configurando dispositivos na rede ( Modem ADSL, HUB, Switch). Pode se conectar a servidores remotos e gerencia-los a distancia ... Tb pode-se usar como Smiffer de Rede sem fio, descobrindo falhas na conexão, disperção de sinal . E se quiser, pode enviar e receber seus Fax .. Basta usa-lo em conjunto com um celular com IR/BT ou modem 56K.

Oitavo - Durabilidade da Bateria - Em uso continuo, pode durar mais de 12h de autonomia. A maioria dos Pockets ja tem bateria destacavel , permitindo assim a sua troca por outra similar ou de maior autonomia, sem precisar recorrer a assistencia tecnica.

Nono - Acessorios integrados - Os Pockets mais recentes ja trazem WIFI e BT intergrado, alem de vir com Slot de expansão ( SD ou CF) para uso com outros perifericos ou com memoria adicional . IR já é padrão desde 1999 !

Decimo - Super processadores e Memoria de sobra - Os pockets ja vinham com excelentes processadores ( ARM - de 300 a 400MHZ) , agora então, ficou melhor - o Xscale é um ##### processador - tendo clock de 300MHZ a 600MHZ ... E os Pockets vem com 64MB ou 128MB para execução e armazenamento de prgs

para finalizar - Os Pockets atuais , vem com Flash ROM - que permite o UPGRADE de Sistema Operacional - acrescentando novos recursos ao equipamento

Por estas razões, eu larguei de mão a PALM !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por clrpinto+QUOTE (clrpinto)Vou dar a minha opinião - PALM é lixo

Vou dar minhas opiniões:

Postado Originalmente por clrpinto+QUOTE (clrpinto)Primeiro - Mutitarefa !! Até a presente data a PALM não tem um S.O

Sua informação está desatualizada clr, a PalmSource já possui S.O. multitarefa - codinome Cobalt ou PalmOS 6. Mas, a PalmOne ainda não possui dispositivo utilizando este S.O.

Postado Originalmente por clrpinto

Os Palms so voltaram para multimidia após o lançamento do M130

Você está corretíssimo, mas você acredita que isto fez diferença para que porcentagem dos usuários de PDA's daquele período?

O mercado de PDA sempre foi voltado para o corporativo, a PalmOne foi a primeira empresa a pensar no usuário 'doméstico'.

Postado Originalmente por clrpinto

Programas mais elaborados - Os prgs de Pocket PC possuem uma interface grafica mais robusta e acabada, podendo executar inumera funções e acessar inumeros dispositivos

Inferface é uma coisa, cada S.O. tem o seu padrão, você não é obrigado a gostar da interface Gnome.

Agora recursos e seus usos... por favor, não faça comentários levianos, eu respeito sua escolha mas não a falta de informação, cite 1 (um) tipo de dispositivo/função esclusivo de Pockets!!!

Postado Originalmente por clrpinto

Uso como Servidor

Um programa Palm também pode ficar escutando uma porta...

clrpinto@

Sem Limite de expansão - O Pocket PC não é limitado com relação a expansão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

Olha - Realmente eu escambei para o lado do PPC...

Mas não faeli nenhuma besteira aqui :

Vamos as correções

O Pocket é um sistema Multitarefa desde antes de 2000 . Agora a PALM IRÀ ( ou seja, ainda não lançou ) o S.O. PALM OS Cobalt , que segundo promessas será multitarefa.

Outra - Conectividade ! Por um acaso, você consegue conectar ao PALM, uma camera Digital, um Modem 56K, uma Rede 10/100, uma WIFI, um BT, um GSM, um GPS, entre outros perifericos ?? Sim, em parte ! Com o escasso numero de perifericos para o PALM neste sentido, chuto que no maximo, modem e WIFI.

Ou será que o Palm aceita SD I/IO ??? Se aceitar, tem que ter DRIVER para fazer os perifericos rodarem !!!

Outra coisa - não é somente um equipamento recente que tem tela VGA e não é so a HP que fabrica Pockets - A Dell, a Toshiba, a Fujitsu, Asus, Mitac, Mio, HP - e tem mais por ai, que fabricam este equipamento nesta plataforma. A Toshiba, HP e ASUS ja possuem equipamentos com estas telas ... Agora com relação a PALM, tinha a Sony e a PALMONE - Me parece que só ficou uma destas e a SONY se prepara para entrar na plataforma Pocket...

Escutar uma porta é bem diferente do que rodar um programa que o use para algo mais complexo ... Estou falando de usar o Pocket como SERVIDOR - Sim, eu rodei até servidor de WWW no pocket, para ver se funcionava como esperado - não se nota diferença de um PC... Eu uso o meu Pocket como SNIFFER de rede ( cabeada e WIFI), analisando os pacotes TCP/IP que circulam na rede, aferindo qual maquina gera mais trafego, quais as estações em rede, que dispositivos ( modem ADSL / Switch / Roteador) estão em rede e até configura-los pelo Pocket PC . Com o BT, eu posso usar o meu celular ao Pocket, de forma a navegar na internet por GPRS e enviar e receber fax .

Um dispositivo exclusivo dos PPCs - Este é batata - Todos os periféricos em CF !

Vamos la -> Cartão GSM/GRPS , Cartão de FM/TV , Cartão USB - Sim, este permite você ligar qualquer dispositivo USB a um Pocket ( Scanner, Gravador de CD, HD removivel) - A HD removivel, você consegue ligar no Palm ???

Com relação ao limite de expansão - O PALM aceita trabalhar com SDs acima de 256MB ??? Que eu saiba, os M130 tinham limite estabelecido para uso de cartão - até tantos megas ... Dai o dispositivo não reconhecida o restante acima disso... Alem do que, os slots eram MMC e não SD... Só mais recentemente foi posto o SD.. E os Palms mais novos dão suporte a SD I/O ... Antes disso queria ver tu conectar o teu PALM a rede via cabo , ou ligar e gerenciar outro dispositivo !!!

Já isso, era possivel em qualquer Pocket PC que viesse com a versão 2000 ( os HP Jornada 54x e os Ipaq 36xx) .

Em um pocket, não há limite para uso de cartão de memoria - quem faz o limite e o cartão usado - Eu posso muito bem por um CF de 4G ou um CF de 4MB, que o pocket ira reconhecer todo o tamanho . O mesmo para os cards no formato SD... A, e tem mais, aceita trabalhar com MicroDrive, que se não me engano, esta com tamanho máximo de 10G.

Outro ponto a comentar - As Palms estão vindo com o mesmo Hardware dos Pocket PCs e posso lhe afirmar uam coisa - assim que começarem a rodar o OS Cobalt, vão sofrer com compatibilidade e muitos travamentos !!! Ou vs acha que será tudo as mil maravilhas !! Gerenciar UM programa aberto é uma coisa, agora gerenciar meia duzia ( com acesso a RAM e Processador - compartilhados) ai o negocio vai pegar...

E os prgs para Palm - vão ser maiores - to dizendo que vai dar aquela meleca !!

Participo de varios grupos de discussão - PDA, WINCE_BRASIL, Pocket PC, AXIMSITE - E me parece que a PALM andou estudando por em seus NOVOS PDAs o sistema da MS ( WINCE ), pois não estão se acertando com o Cobalt...

Foi-se o tempo em que a estrategia - Menos é Mais ! - era o ideal ! A Palm ficou adormecida (estagnada) e não pensou em legar os equipamentos a outro nivel - Foi atropelada pelo formato Pocket PC e pela propria SONY !

Agora estão correndo atras da bota !!

Isso me lembra o tempo em que a Netscape dominava a Internet, com seu Browser ... Dai foi atropelada pela MS -> Hoje mem existe mais...

O mesmo ocorreu com outros formatos de PDA - Cade a Psion, com o Sistema Epoc, e a Sharp com seus Zaurus - Symbiam !!!

A Psion viu isso - tirou de linha seus equipamentos e reestrurou-se. Agora entra no mercado novamente, trazendo o Windows Ce como S.O.

A Flash ROM é um conceito antigo aos PPC - que permite fazer o Upgrade do S.O. para uma versão mais nova ou diferente ... Isto permite que, um Pocket PC como um IPAQ, que venha com PPC2000 , seja atualizado para PPC2002 ou WM2003 ... Ou seja, reaproveitando o hardware com um S.O. mais novo , ou se preferir, passar o Pocket para LINUX !!!

Isso eu sei que o Palm já vem, mas quero ver se você vai conseguir atualizar todos os Palms mais recentes com o novo OS que ela irá lançar !!!

Para finalizar

São dois equipamentos distindos ( PALM e Pocket ) e desenhado para um determinado tipo de uso - Se você quer um equipamento mais robusto em execução, ou para um determinado uso profissional - o mais indicado é o Pocket PC , por ser mais maleavel em termos de prg (especialização) .

Agora, se você quer um organizador pessoal, que execute os prgs mais comuns e que lhe forneça alguma especialização - eu recomendaria o PALM !!!

De nada adianta comprar uma Ferrari para andar a 80 Km/h - para isso qualquer Gol ja serve !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por clrpinto

Outra - Conectividade ! Por um acaso, você consegue conectar ao PALM, uma camera Digital, um Modem 56K, uma Rede 10/100, uma WIFI, um BT, um GSM, um GPS, entre outros perifericos ?? Sim, em parte ! Com o escasso numero de perifericos para o PALM neste sentido, chuto que no maximo, modem e WIFI.

Ou será que o Palm aceita SD I/IO ???

"Sim, em parte" não: sim, com certeza. Como disse antes, isto é limitação de hardware (ou cria-se ou não), e não S.O.

Na sua outra mensagem, no outro tópico, você disse que possuiu um M125. O 125 já possuia slot SD/MMC, que até hoje é o padrão dos dispositivos PalmOne, ou seja, Palms da PalmOne aceitam SDIO. Enquanto que o padrão dos Clie é o memory stick (nem preciso dizer porquê, né).

Por que você pergunta se Palms aceitam SD IO aqui, e abaixo você afirma que os mais novos já suportam?

Postado Originalmente por clrpinto+QUOTE (clrpinto)Outra coisa - não é somente um equipamento recente que tem tela VGA e não é so a HP que fabrica Pockets - A Dell, a Toshiba, a Fujitsu, Asus, Mitac, Mio, HP - e tem mais por ai, que fabricam este equipamento nesta plataforma. A Toshiba, HP e ASUS ja possuem equipamentos com estas telas ...

Como disse na mensagem do outro tópico, eu estava enganado. Até hoje, a HP foi a única empresa que colocou um PDA VGA à venda, tanto a Asus como a Toshiba, apenas anunciaram ou demonstraram em feiras, são itens procurados no mundo inteiro, e encontrados em lugar nenhum. Você foi um feliz sortudo que conseguiu comprar um, quebrando o boato.

Postado Originalmente por clrpinto+QUOTE (clrpinto)Escutar uma porta é bem diferente do que rodar um programa que o use para algo mais complexo

Sim, quem escuta é o hardware, e quem implementa é o software. Basta fazer.

Postado Originalmente por clrpinto

Um dispositivo exclusivo dos PPCs - Este é batata - Todos os periféricos em CF

Você me entendeu mau, não fiz referência a existência de dispositivos específicos criados para tal tipo de conexão. Eu me referi a algum tipo de dispositivo de construção exclusiva para os Pockets, que não seja possível criar, nem com reza braba, um para PalmOS.

Existem diversas implementações da maioria dos serviços que você citou, apenas em outros tipos de implementação (SD, conector padrão, ir, bluetooth, ...)

Postado Originalmente por clrpinto

Com relação ao limite de expansão - O PALM aceita trabalhar com SDs acima de 256MB ???

Quando você leu algum artigo fazendo referência a valores deste tipo, o artigo estava certo na sua época. Com certeza, quando o artigo foi escrito, não existia cartão SD acima de 256MB, ou se existia, o autor estava desinformado. A limitação, de qualquer tipo de cartão (SD, CF, MS,...) é feita no hardware do padrão do cartão, não no hardware que faz uso.

SD e MMC, eletricamente, são o mesmo cartão, existem pequenas diferenças de especificação.

Postado Originalmente por clrpinto

Outro ponto a comentar - As Palms estão vindo com o mesmo Hardware dos Pocket PCs e posso lhe afirmar uam coisa - assim que começarem a rodar o OS Cobalt, vão sofrer com compatibilidade e muitos travamentos !!! Ou vs acha que será tudo as mil maravilhas

Isto é especulação, com certeza a MS possui muito mais estrada do que a PalmSource, mas enquanto não se vê o resultado, como fazer uma analise?

Postado Originalmente por clrpinto

Participo de varios grupos de discussão - PDA, WINCE_BRASIL, Pocket PC, AXIMSITE - E me parece que a PALM andou estudando por em seus NOVOS PDAs o sistema da MS ( WINCE ), pois não estão se acertando com o Cobalt

Clr, atenção: a empresa PALM não existe mais, agora são duas empresas:

- PalmSource = responsável pelo S.O.

- PalmOne = responsável pelo hardware

Por ser uma empresa a parte, a PalmOne pode colocar o S.O. que quiser em seus dispositivos, isto é uma estratégia de mercado.

Postado Originalmente por clrpinto

A Palm ficou adormecida (estagnada) e não pensou em legar os equipamentos a outro nivel - Foi atropelada pelo formato Pocket PC e pela propria SONY !

Agora estão correndo atras da bota !

A PalmOne sempre teve um direcionamento diferente da MS (sim MS, pois ela define como as empresas que fabricam Pockets devem trabalhar)

E realmente, isto custou para a empresa, o que está fazendo com que ela reveja seu posicionamento - vide comentário anterior.

Postado Originalmente por clrpinto

O mesmo ocorreu com outros formatos de PDA - Cade a Psion, com o Sistema Epoc, e a Sharp com seus Zaurus - Symbiam

O Zaurus tá aí, capenga, mas tá. A Symbiam vai muito bem, obrigado, seu S.O. equipa grande parte dos celulares de hoje.

clrpinto@

A Flash ROM é um conceito antigo aos PPC - que permite fazer o Upgrade do S.O. para uma versão mais nova ou diferente ... Isto permite que, um Pocket PC como um IPAQ, que venha com PPC2000 , seja atualizado para PPC2002 ou WM2003 ... Ou seja, reaproveitando o hardware com um S.O. mais novo , ou se preferir, passar o Pocket para LINUX !!!

Isso eu sei que o Palm já vem, mas quero ver se você vai conseguir atualizar todos os Palms mais recentes com o novo OS que ela irá lançar !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha

Eu admito o seguinte - como Organizador eletrônico - todos os dois atendem satisfátoriamente - mas se for tratar com aplicação especifica , que envolva conectividade ou Multimidia - a saida é Pocket PC... Até porque a ele é o que mais se integra aos S.O.s do PC ( XP) - A compatibilidade é tremenda - e não precisa de um soft especifico para ficar transformando de um formato a outro.

Eu iria ofender o pessoal se dissesse que, para alguem que procura uma agenda eletronica melhor que as da Casio, que comprasse um PALMOne ... Ai iam cair de pedra e pau na minha cabeça...

Realmente, eu defendo ferozmente o PPC, porque é superior as Palms... Em Hardware e Recursos ... E como podes denotar, existe ainda muitos outros fabricantes desta plataforma - A CASIO é uma que vai foltar com tudo , em seu Casiopeia.

Outra coisa, estes equipamentos com Qvga ( 480x640) já estão a venda desde Março - o 1 deles foi o Toshiba E80x - que tem Dual Slot (CF e SD), 128MB RAM, WIFI, BT e 400Mhz processador . Depois veio o ASUS MyPAL730, seguido dos HPs e da Fujitsu . A Dell tinha o X30i, que conta com proc de 625MHZ e 128MB de RAM, WIFI e BT, só que a tela não era VGA ... Agora descubro que ela deu entrada no FCC, de um novo modelo, o X50i - que segundo descrição seria o Pocket mais completo ...

Ah, e tem um Toshiba, que é de uso exclusivo do mercado Japonez, que tem os mesmos recursos do Asus MyPal730 - Proc. 600MHZ, 128MB de RAM, Camera 1.3Mpixel, Tela Qvga , aceleradora grafica ATI e mais uma penca de coisas ... Tive a oportunidade de conhece-lo em um Review que um colega do Wince_brasil fez. Ele o comprou em uma viagem para o Japão - Só tinha um pequeno problema - o S.O. era em Japonez ... Mas não tinha vista até aquele momento, PPC tão forte como o dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por clrpinto

Até porque a ele é o que mais se integra aos S.O.s do PC ( XP) - A compatibilidade é tremenda - e não precisa de um soft especifico para ficar transformando de um formato a outro

Depende do que você chama de software específico, Outlook e PalmDesktop são usados no sincronismo, a diferença é que a MS se aproveitou de um software que já possuia.

Concordo plenamente que os Pockets se integram bem melhor ao Win, permitindo se acessar sua estrutura de arquivo. Mas lembre também que os Palms se integram bem melhor ao mundo Linux.

E se você está comentando também sobre 'formatos' de arquivos, talvez esteja se referindo a documentos Word e Excel. Não preciso entrar em detalhes, existe muita informação na net já: o Documents ToGo mantém muito mais as configurações de arquivos do que os Pocket Word/Excel.

--------

Bem, os pontos que eu tento defender são os seguintes:

- Ambas as plataformas (PalmOS ou Pocket) possuem seus pontos a favor e contra. A questão "aplicação específica" que você gosta tanto de reafirmar é uma questão muito ampla e ambígua e não pode ser tratada como ponto pacífico.

- Profissionais em informática, como você (por suas mensagens, trabalha com redes), não podem cair nesta armadilha da defesa incondicional de tecnologias/plataformas. Se você quer ser um bom profissional, que um dia vá trabalhar com a venda de serviços independentes, você deve estar preparado para indicar ao seu cliente todos os prós e contras das opções que ele possui. De nada adianta você querer empurrar um Pocket de $2000 pro carinha que quer montar uma força de vendas, com mais de 50 vendedores, se um Palm de $400 vai servir completa e satisfatoriamente.

É claro, se você é um representante da MS (ou outra), daí muda o contexto.

- Não critíco você querer defender a plataforma Pocket, o que não gosto de ver é a crítica/depreciação de uma plataforma completamente bem estruturada e funcional sem apresentar argumentos técnicos plausíveis (veja que você apenas disse que o "Pocket pode...") que justifiquem a sua "inutilidade".

Gosto do Linux, mas acho que ainda não atingiu amadurecimento suficiente para o usuário comum, e nem por isso condeno seu uso, basta que o usuário saiba o que vai enfrentar.

- Nem todo mundo disponibiliza de dinheiro em caixa para comprar (ou dispender) o melhor que a tecnologia oferece (acho U$700, lá, em um PDA um absurdo, aqui vai custar mais de R$3.000). Apesar de um satisfeito usuário Vx sonho com a possibilidade de evoluir para um Pocket ou Palm mais atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá para todos. Gostaria de saber se um PDA supre as necessidades de meu pai. Olha, meu pai é um advogado e professor. Ele precisaria de um PDA para transferir as informações do computador dele (por porta USB ou outra alternativa e editar textos como provas, petições e outros tipos de documentos que requerem formatação (como fonte, negrito, margem de folha e imagens) e logotipos como marca d´agua... Alguém que tem um PDA poderia me informar se ele supre essas necessidades? Se alguém souber de algum modelo que sirva somente para isso, por favor, me indique!!!!! Ele está me colocando desesperado atrás disso.

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

caramba, faz um "tempinho" que alguem não posta nada aqui.... :ahh:

Wandreveloso, creio que sim, eu por exemplo uso o documents to go e digo por experiencia própria que é muito versátil, você edita o texto, abre em no palm o formato nativo do word (ou seja, é só colocar o .doc diretamente no palm e acabou), e é bem fácil, tem opções de editar o texto, alem de trabalhar da mesma forma com documentos do exel e do powerpoint. eu uso um tungsten E, mas se for comprar, só vai ter do tungsten E2, mas qualquer um palm de tela colorida atualmente tem um bom processador, alem de tocar videos em geral, mp3, ogg vorbis, avi, mpeg, ..... ou seja, faz tudo e tambem entra na internet quando ligado a um celular. boa sorte! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • mês depois...

num PDA tem como adaptar um HD via USB (num drive externo..) pra ficar rodando mp3/clipes? E outra dúvida.. num PDA tem como conseguir uma saída de vídeo (RCA)?? Pra ligar uma tv e ficar rolando clipes??

porque eu tenho planos de colocar um pc no carro.. mas si for mais em conta.. eu coloco um PDA com um HD de notebook numa gaveta externa via USB e umas telinhas de 7"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá

Estou começando agora no mundo dos pda´s.

Como é a arquitetura de hardware de um pda? Ele tem memória cache? Quem faz o processamento de vídeo? e de som?

Se alguém tiver uma apostila, site, ... sobre o esquema de hardware destes dispositivos, eu agradeço desde já

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _blOom_+13 de fevereiro de 2006, 13:31-->
porque eu tenho planos de colocar um pc no carro.. mas si for mais em conta..

É mais em conta com peças de micro comum.

Postado Originalmente por andria@30 de março de 2006, 16:51

Como é a arquitetura de hardware de um pda?

Basicamente igual a de um micro, você tem a placa-mãe onde são conectados os componentes como processador, memória, periféricos.

Postado Originalmente por andria@30 de março de 2006, 16:51

Ele tem memória cache?

Você quer saber se o processador tem memória cache? Acredito que sim, mas nunca vi uma especificação de processador ARM, tem que procurar na net.

andria@30 de março de 2006, 16:51

Quem faz o processamento de vídeo? e de som?

Em geral o prórpio processador, acho que os Pockets já possuem processadores dedicados ao vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...