Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema de cores fios do fone de ouvido


Salazar159

Posts recomendados

O que parece ser fios de cor branca tu não vai usar. Não são fios de cobre e sim fios finíssimos de uma material isolador que envolve os fios. Ou seja, o que tá em branco corta porque é isolamento entre os outros fios. O que sobra?

O vermelho é um canal. Olhando a foto de frente, é o segundo cabo da direita para a esquerda.

O verde-azulado é o outro canal. É o terceiro cabinho contadando da direita para a esquerda. Tá ao lado do que aprece ser um cabinho branco mas não é cabinho.

O primeiro cabinho, que tem uma aparência de marrom-escuro é o comum aos dois canais. É o que muitos chamam de terra pois vai ligado ao terra de um circuito qualquer.

Todos esse cabinho tem uma camada de esmalte que serve de isolação entre os cabos. Se não fosse esse esmalte, os fios ficariam em curto. Portanto, se vais ligar esses cabos em algo, tens que tirar o esmalte protetor para poder usá-los.

Eu não sei o que vais ligar nesses fios. Só falta informar que o gato engoliu o conector.

Se for pra emendar o que o gato comeu, basta apenas ligar os fios de acordo com suas cores. Se for usar um conector porque o gato engoliu o plug ou conector, basta apenas seguir o que informei e sabendo o que vai ligar no conector. No conector tem três terminais a serem soldados. Um terminal corresponde a ponta do plugue e tu ligas ou o cabinho vermelho ou o azul. O terminal correspondente ao anel do plugue que fica entre a ponta e o corpo maior do conector e é separado por dois aneis escuros, tu ligas o outro canal. Obvio que se usas o cabo vermelho pra ponta, o azul-esverdeado vai para o anelou vice-versa. O que sobra? Sobra o corpo maior do plhue que é o terra. Esse tu vai ligar o cabinho que é de cor marrom-escuro que é o primeiro da direita pra esquerda.

E não esquece de retirar o esmalte dos fios e cuidado que são fios finíssimos. Além disso, cada cabinho também é envolvido por uma serie de fios brancos finíssimos que servem pra isolar esses fios finos e também dar maneabilidade ao conjunto de cabos.

Para quem tem manhas de soldar, isso se faz com um pé nas costas mas para quem não tem traquejo, vais encontrar dificuldades,. Nesse caso, peça ajuda a alguém que saiba soldar esses fios ao plugue ou para fazer emenda no cabo comido pelo gato.

.

.

São apenas 3 cabinhos e não importa a cor. Sabendo que um deles é o comum, que vai ligado ao terra, os outros dois são os canais. O problema maior é saber se o gato destruiu internamente mais partes do cabo e não dá para observar o problema. Não existe esquema misterioso pra saber quem é quem. São somente 3 cabos e pronto. Um é o canal direito, outro o canal esquerdo e o comum aos dois já vem preparado para ser soldado pois não tem esmalte. Os unicos cabinhos que tem esmalte são os dos canais esquerdo e direito. Por isso que disse que não importa a cor. Os isolados é que são os canais e o que sobra é o terra ou comum aos dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, obrigado pelas informações.

Vou conectar esta parte a outro cabo P2. Eu tinha uns três aqui em casa. Desencapei todos, mas as cores não batiam, por isso a criação deste tópico.

O resto do fio que o filho da pu** resolveu mastigar tá completamente morto. Ele mastigou em mais de uma parte.

Vou ver o que consigo fazer. Como não tenho experiência alguma com soldas, passarei um pouco de trabalho, porém prefiro fazer isso a comprar um fone novo.

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu avisei que o lance das cores não é um problema.

O problema existe para quem não tem nenhum traquejo e conhecimento. Não existe dicas. O que existe é conhecimento.

veja bem. Analise comigo. Se eu abro ou descasco um fio desse e sei que no seu interior há cabos, óbvio que esse cabos pertencem as ligações dos altofalantes certo?

Vou esmuiçar a coisa. Tem gente que não gosta mas... Deixa pra lá...

Num fone de cabeça, daí o nome headphone, há (do verbo haver) dois fones ou pequenos altofalantes. Cada altofalante tem dois terminais. Se cada altofalante tem dois fios, então, o resultado seriam 4 fios certo? Errado.

Até poderia usar mas seria um desperdício. O fone de cabeça é ligado num dispositivo de aúdio que tem dois canais e uma dessas ligações é comum aos dois canais. Essa ligação comum é o terra. Então... Em vez de usar 4 fios para fazer essa ligação dos fones ao amplificador de saída (a saída de som de uma placa de som é um pequeno amplificador), usam-se somente 3 conexões. Uma do terra que é comum aos 2 canais e as duas conexões restantes são referentes aos canais esquerdo e direito.

No headphone, um fio que sai de um fone, por exemplo o esquerdo, é ligado ao outro fio do outro fone, o direito e dessa junção desses dois fios dos fones é que vai ser ligado á malha que pertence à malha que faz parte do cabo que contem esse conjunto de cabos. os outros dois fios serão ligados respectivamente ao terminal que resta do fone direito e do fone esquerdo. Óbvio que é interessante se ter os cabinhos colorizados porém o mais importante é saber qual a função de cada cabinho desses. Não importa a cor dele.

Ora... Se tu tens como exemplo da foto, esse cabo que um é vermelho e o outro é azul-esverdeado, é obvio que esses dois pertencem aos canais esquerdo e direito. O cabo que é marrom-escuro é a malha. E eu digo que é a malha , mesmo vendo por foto porque conheço o aspecto da malha. E ademais, o aspecto da malha está um tanto quanto fosco, o que mostra que esse fios finíssimos que são de cobre, estão oxidados. veja que os outros fios têm um aspecto brilhoso. Esse aspecto brilhos é justamente do esmalte que serve para isolar os fios e ao mesmo tempo diferenciaá-los ou identificá-los. Ou seja, eles são os cabinhos referentes aos canais esquerdo e direito.

Se eu pegasse outro cabo onde as cores fossem diferentes, não teria problema. Um dos cabinhos sempre será o comum aos canais e é composto de fios de cobre sem esmalte, portanto, passível de oxidação, consequentemente, seu aspecto não será brilhoso ou se foi recentemente aberto, seu aspecto não é tão brilhoso quanto os outros dois cabinhos e mesmo assim ,sua cor é cor de cobre. Se ver a cor de um fio de cobre vais entender. O que sobrar é referente aos canais. Por isso que eu disse que não tem misterio. No entanto, se queres mais certinho e te importas com a posição do fone em relação ao ouvido, aí tu tens que ter um multimetro para saber quem é quem ou então, se ver que o fone relativo ao ouvido esquerdo tá trocado, é só inverter o fone.

E outra... Se não tens habilidade com ferro de solda, é melhor você procurar alguém que saiba fazer isso. Triocar um cabo de fone não é tarefa difícil para quem sabe soldar e claro... É muito mais barato do que comprar um fone novo. Fone novo só se justifica a compra quando os fones estão queimados e não se tem condições de conseguir novas unidades para fazer a troca. Aí sim. Tem que comprar um novo. Porém, comprar um novo por causa do cabo que rmpoeu ou o gato mastigou, esse tipo de pensamento só serve para alguém que não entende nada de consertar essas peças.

O único problema seu é não ter traquejo com esse tipo de trabalhoe por isso eu disse para procurar alguém que saiba fazer isso, ou seja, soldar esses fios.

E da proxima vez, ponha o fio do headphone numa posição que o gato não pegue e por favor, aplique um corretivo no bichano. Se não educar o gato, logo, logo ele vai fazer isso novamente.

.

.

É difícil de imaginar que esse tipo de informação tu não tenhas achado. Ou se pesquisou e perguntou, fez com gente que não entende patavina de lógica e um mínimo de conhecimento de eletricidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...
  • 5 semanas depois...

eja o posto onde informo tudo que você quer saber e outro usuário acrescentou informações sobre a ligação dos fios.

No post informo somente a referência para os fones e numa imagem que um dos usuários acrescentou, ele faz referência ao ponto onde o fio do microfone é ligado. O que posso acrescentar é que o microfone tem dois fios mas um dele é conectado também ao comum dos alto falantes por ser o fio de alimentação negativa e justamente por isso, é ligado ao terra do equipamento. O que sobra do microfone é o outro fio dele que desce e vai a um ponto de ligação do conector P2 de 4 pontos ou polos. Note que se fosse somente um headfone, seria um conector P2 ou P10 de 3 pontos de ligação. Entretanto, se for ligado Num conector P2 com 4 polos, como na imagem do post, é daquela maneira que é ligado os fios. Não existe padronização nessa cores. O importante é saber quem é quem, ou seja, quais os fios dos falantes e quais os fios do microfone não atraves de cores mas sim atraves de testes com um ohmmímetro ou mesmo atraves de uma pilha. Se existe uma padronização atual, não posso informar. Eu testo uais os fios envolvidos usando a gunção ohmmítro de um multimetro analógico ou digital ou então, quando não tenho o mesmo ao alcançe, uso uma pilha. Usando uma pilha pequena pode-se saber o estado dos fios  e se ele está ligado ou interrompido porque quando se liha uma pilha em qualquer um dos falantes, ele vai emitir um ruído como se estivesse raspando algo ou então um som de clique. Como se faz isso? Simples. o negativo da pilha se liga ao comum do fio que liga os altofalantes. quando se encosta um dos fios de um falante, ele emitirá um ruído. Faz-se isso para saber quem é quem e o que sobrar é justamente o fio do microfone.

Microfones usados em headset's são de eletreto e esse tipo de microfone exige aliementção e um circuito apropriado para isso. Acontece que esse circuito de aliementação e a extração de sinal é feito no aparelho ao qual ele é ligado. Por isso que somente há dois fios do microfone. Um que é ligado ao comum dos microfones pois faz referencia ao negativo ou terra no qual o hedaseat é ligado e o outro fio do microfone é ligado a um dos aneis ou ponto do conector usado.

Quanto as cores usadas nesse headset, somente a empresa que fabricou é que pode te informar isso. Como eu disse antes, não há um padrão. Se há, não posso afirmar. Da mesma forma, atualmente, há uma tendência de os fabricantes usarem o esquema de ligação dos fios no conector conforme a imagem do conector do post. Esse padrão é usado pela Apple nos seus headsets.

Quem me mandou isto foi o jambao, por que eu não estava sabendo a ligação dos fios do microfone. 

Obrigado Jambao


 

Tem quatro fios, uma azul que sei que e o Audio E o vermelho e o Audio D o marrom e o terra, esta funcionando ok o fone, so esta sobrando o quarto fio que é o branco (encapado) envolto por uma malha fina de cobre, sera este o fio do microfone?

este branco devera ser soldado em qual parte do p2 e o outro que e comum ao fone e microfone, pois como voce disse so existe dois.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

@Salazar159 Salazar acabei de fazer as soldas ,agora tenho que esperar o dono testar OK muito obrigado ,caso queira alguma informação sobre radioamadores /antenas /repetidoras/conectores de px /suporte/ cabos conector de telefonia me mande a foto tenho muita coisa at: Avanir PY2LXD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...