Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Power supply surges detected during the previous power on asus anti-surge was trigger


Visitante

Posts recomendados

Estou com a seguinte msg quando inicio meu computador.

“Power supply surges detected during the previous power on asus anti-surge was triggered”

Meu computador:

-Sapphire Radeon HD 7970 3072 MB GDDR5 PCI Express

-Processador Amd Fx 6100

-Fonte Corsair CX750w

-Placa Mãe ASUS M5A78L LE

-Memória 16GB (4x4GB) 1333 Markvision

O computador esta funcionando normal, ele não reinicia nem nada, somente da esse erro.

A mensagem começou após ter instalado essa placa de vídeo e essa fonte.

Sera que corro algum risco? Alguém já passou por esse problema e resolveu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em principio, essa mensagem diz que sua fonte está com defeito.

Existem casos pela internet, que a fonte realmente estava com defeito, fazendo o pc reiniciar ou travar quando uma grande carga fosse exigida (jogos com gráficos pesados, por exemplo), mas também houveram casos que foi um "alarme falso".

Neste seu caso em especifico, como você comprou, ao que parece, a fonte recentemente, eu tentava o RMA da mesma, alegando defeito na mesma. Apenas para garantir.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou testar outra fonte antes de trocar...

Eu pesquisei e vi algumas pessoas dizendo para verificar a tensão..

Onde vejo essa tensão? na BIOS ou com algum aparalho? e qual valor é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma espiada no setup do BIOS em "hardware monitor" no instante do boot pressionando a tecla "del" do teclado numérico, anota as tensões que encontrar lá e coloca aqui no tópico.

Tensões medidas por software não são confiáveis. Se mostrarem valores corretos, podem muito bem estar errados e vice-versa.

Medição de tensão somente com multímetros.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez nem haveria a necessidade de medir com multímetro as tensões e nem de vê-las no setup do BIOS já que não ocorrem problemas no PC tipo travamentos, congelamentos, reiniciações etc.

O melhor mesmo pelo jeito seria desativar o ASUS anti-surge a não ser que se queira saber as tensões por curiosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez nem haveria a necessidade de medir com multímetro as tensões e nem de vê-las no setup do BIOS já que não ocorrem problemas no PC tipo travamentos, congelamentos, reiniciações etc.

O melhor mesmo pelo jeito seria desativar o ASUS anti-surge a não ser que se queira saber as tensões por curiosidade.

Ontem joguei durante 2 horas e não aconteceu nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
hoje tive este problema 2 vezes só que uma nem estava usando o computador quando liguei o monitor me deparei com esta mensagem e outra estava jogando, comprei o computador tem uns 3 meses e nunca deu este problema, as tensões exibidas na bios é confiável ??

Tensões nO BIOS são puro enfeite, não têm nenhum valor. Quando tiver problema, comece informando a configuração, sem isso não há como adivinhar nem como ajudar. O Asus Surge por vezes até acerta, mas não mede nada com precisão, daí quando se trata de boa fonte é melhor entrar no Setup e desativar o recurso. Mas quando é fonte-porcaria, é aconselhável testar com outra fonte melhor. De modo geral acredito que o Asus Anti-surge tem maior precisão em algumas placas do que em outras. Em alguns casos até parece que ele odeia fontes de primeiríssima qualidade, como alguns modelos da Seasonic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca lidei com mobo que tenha anti-surge, mas qual será a variação aceita por estas placas na tensão? Se a fonte for confiável, e seu conjunto elétrico (estabilizados/nobreak e rede/fiação/distribuidora de energia) estiver OK, desativa isso aí. Às vezes a intenção é boa, mas nem todos os mercados podem utilizar as inovações (energia elétrica tupiniquim é brabo com equipamentos delicados e sensíveis).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Às vezes a intenção é boa, mas nem todos os mercados podem utilizar as inovações (energia elétrica tupiniquim é brabo com equipamentos delicados e sensíveis).

Problemas com Asus anti-surgem estão bem mais presentes nos foruns europeus e estadunidenses do que nos brasileiros. É certo que em algumas regiões do país a qualidade da energia ainda é ruim, mas apenas em algumas regiões. No geral está entre as melhores do mundo. A CEMIG, inclusive, exporta know-how e tecnologia para a Alemanha, Itália, Chile e outros países.

O usuário médio americano também não está à frente do brasileiro. Um deles queixava-se em fórum do Tom´s Hardware sobre problema com o Asus anti-surge. Foi orientado a desativar o recurso. Desativou o recurso, mas o PC continuou resetando sempre que entrava no Battlefield. Foi perguntado a ele qual era a fonte que usava. Ele disse que tinha uma fonte de 650W (em configuração com GTX560Ti). Bem típico de usuário leigo brasileiro. Insistiram sobre qual era a fonte. Revelou que era uma SuperPower ATX Switching Supply 650W. Tá aí um caso evidente em que o Asus estava certo. Ainda bem típico de usuário brasileiro com potencialite aguda, retornou depois dizendo que tinha solucionado o problema trocando a fonte por outra de 750W: "This issue has been solved. The problem was with the power supply. I had to upgrade the power supply to 750W because the graphics card was taking too much power. I still had to switch off the anti-surge setting from bios though". Responderam acertadamente a ele: "The problem wasn't the wattage, it's quality of the unit". Como manteve o Asus desativado, aí não dá para adivinhar se o problema pelo menos com relação ao recurso foi solucionado ou não. Também não se sabe a qualidade da nova fonte. Ali uma Seasonic 430 dava conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte : Corsair cx600

Placa mãe : ASUS P8H-77 LE

Processador : Core i5 3570

Memória : 2x2GB patriot+ 4GB Kingston

Placa de vídeo : Radeon 7850 1GB

Windows 7 64 bits

Só desativar o recurso. O que acho curioso é que tenho uma placa bem parecida - Asus P8H-61-M LE - com o recurso ativado. E já testei nela tudo quanto é fonte-porcaria para ver o anti-surge atuar e ele nunca atuou. Isso me faz faz crer que a depender do modelo da placa e da versão do BIOS o tal recurso atua mais como alarme falso ou quando o problema com a fonte é extremamente grave. E isso me leva a concluir que o tal recurso serve apenas como diferencial de marketing, porque o usuário perceberia que a fonte não está boa independentemente do Asus anti-surge atuar. O tanto de aborrecimento que traz para usuários de boas fontes não compensa os supostos benefícios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

O meu computador acabou de dar esse problema, ele reiniciou quando eu entrei no minecraft. Entrei no setup e o +5v estava em 6. Desliguei e esperei uns minutos para ligar de novo. Entrei no setup e estava aparentemente normal, mas o +5v foi aumentando gradativamente. O pc desligou por volta de 5.7v.

-Sapphire Radeon HD 7970 3072 MB GDDR5 PCI Express

-Processador Core i7 2600k

-Fonte Corsair AX850

-Placa Mãe ASUS P8P67 LE B3 Revision

-Memória Corsair XMS3 12GB (3x4GB) 1333

O que me dá mais medo é que a energia daqui não é tão boa, porque moro do lado de uma estação de energia e estou sem nobreak no momento. Essa fonte não é velha, já é a segunda nesse pc. Por sinal, perdi a primeira quando ainda usava nobreak, que não liga mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O meu computador acabou de dar esse problema, ele reiniciou quando eu entrei no minecraft. Entrei no setup e o +5v estava em 6. Desliguei e esperei uns minutos para ligar de novo. Entrei no setup e estava aparentemente normal, mas o +5v foi aumentando gradativamente. O pc desligou por volta de 5.7v.

-Sapphire Radeon HD 7970 3072 MB GDDR5 PCI Express

-Processador Core i7 2600k

-Fonte Corsair AX850

-Placa Mãe ASUS P8P67 LE B3 Revision

-Memória Corsair XMS3 12GB (3x4GB) 1333

O que me dá mais medo é que a energia daqui não é tão boa, porque moro do lado de uma estação de energia e estou sem nobreak no momento. Essa fonte não é velha, já é a segunda nesse pc. Por sinal, perdi a primeira quando ainda usava nobreak, que não liga mais.

 

Amigo, leitura de tensão via software, mesmo sendo no setup da maquina, são tão confiáveis quanto nota de R$ 3,00

 

No-break, se mal escolhido, pode piorar tudo.

Sabes se seu no-break era on-line ou interativo???

Sabes se a geração de energia que ele fazia era com forma de onda senoidal, senoidal por aproximação ou retangular???

 

Se não souberes responder esta explicado o porque de já teres perdido uma fonte. Corres o risco de perder outras desse modo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era senoidal por aproximação e provavelmente interativo, porque até onde sei, online são caros e são usados em servidores.

Na época que comprei o nobreak eu não sabia muita coisa de pc, depois que eu vi que 700va não eram o suficiente, apesar que esse nobreak aguentou bastante tempo. Estou agora a procura de um com mais potência. Pesquisei e fiz o cálculo, preciso de um com pelo menos 1400va.

Só para confirmar, é interativo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Estou meu que dando um rez no topico mas gostaria de tirar uma duvida com vocês.

 

Meu pc também fica desligando e aparecendo essa mensagem  " Asus Anti-Surge was trigged to protect system from unstable power supply unit "

 

Eu gostaria de tirar uma duvida sobre a temperatura "ideal" que um pc aguenta pra eu ter uma idea se realmente é um alarme falso isso que aparece escrito ou se meu pc está mesmo esquentando muito e a  Asus salvando ele.

 

Eu dei uma monitorada na temperatura e em outras coisas, pude ver que o pico de temperatura da GPU foi de 66 graus  e das CPU´s foi de 44 a 48. Não sei se é normal ou nao. Espero que possam me ajudar.. 

 

Obrigado  :)

 

post-715503-0-97281700-1410149269_thumb.post-715503-0-72321200-1410149270_thumb.post-715503-0-80139200-1410149271_thumb.

 

 

Meu irmão tem um pc com a config igual a minha. Liguei os 2 pcs e coloquei na mesma tela.. ambos ligaram com 37 graus e o meu subiu ate 39 em coisa de 2 mim +- enquanto o dele continuou no 37

 

140908011922.BMP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...