Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resolvendo meu Gargalo! 7970


Visitante

Posts recomendados

Olá,

Recentemente adquiri uma HD7970, porém em alguns jogos senti um gargalo e principalmente no crysis 3 onde o gargalo e muito forte.

Acredito que o problema é o meu processador um FX6100.

A minha duvida é a seguinte, será que se eu trocar meu processador teria grande rendimento?

Qual desses resolveria meu problema?

- FX-8350 (R$660,00)

- FX-8320 (R$549,00)

- FX-8150 (R$589,00)

Pesquisei muito em benchmarks e vi ganhos de 5fps como até 20fps em alguns jogos, e pelo que pesquisei o 8350 é o melhor.

Na sua opinião é o processador que me prejudica e qual você aconselharia a pegar?

Minha configuração:

-Sapphire Radeon HD 7970 3072 MB GDDR5 PCI Express

-Processor-Amd Fx 6100

-Source Corsair CX750w

-Motherboard ASUS M5A78L LE

-Memory 16GB (4x4GB) 1333 Markvision

OBS: Comprei 2 pentes 4gb gskill 1866 para ver se melhora um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Recentemente adquiri uma HD7970, porém em alguns jogos senti um gargalo e principalmente no crysis 3 onde o gargalo e muito forte.

Acredito que o problema é o meu processador um FX6100.

A minha duvida é a seguinte, será que se eu trocar meu processador teria grande rendimento?

Qual desses resolveria meu problema?

- FX-8350 (R$660,00)

- FX-8320 (R$549,00)

- FX-8150 (R$589,00)

Pesquisei muito em benchmarks e vi ganhos de 5fps como até 20fps em alguns jogos, e pelo que pesquisei o 8350 é o melhor.

Na sua opinião é o processador que me prejudica e qual você aconselharia a pegar?

Minha configuração:

-Sapphire Radeon HD 7970 3072 MB GDDR5 PCI Express

-Processor-Amd Fx 6100

-Source Corsair CX750w

-Motherboard ASUS M5A78L LE

-Memory 16GB (4x4GB) 1333 Markvision

OBS: Comprei 2 pentes 4gb gskill 1866 para ver se melhora um pouco.

OLá,

Faca um teste, como o FX-6100 é desbloqueado faça um over pesadinho para ver se diminui o gargalo tente trabalhar com ele a 4.0, mas sempre de olho na temperatura deixe seu pc aberto para testar, se melhorar você pode comprar um coler bom de R$ 70 e deve ajudar...

Então é isso abra seu PC use o multiplicador desbloqueado e tente jogar ele(FX-6100) a 4.0, mas sempre acompanhe a temperatura...E monitore os Frames quem sabe não resolve...

Cuidado com a temperatura, se não entender de overclock, leia antes a respeito!!!

Boa sorte,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

recomendo o 8320 ou 8350, o 8150 consome muita energia e você vai ver a diferença de preço entre eles parcelada na conta de luz.

Mas tem que ver se precisa trocar a placa-mãe também

Meu socket é am3+ acho que suporta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venda o FX-6100, compre um FX8320 ou um FX-8350 e faça um over nele até uns 4.8GHz (desativando o Turbo Core). Não haverá mais gargalo e se duvidar você pode até comprar outra placa depois e montar um CrossFire que vai ficar show (isso se você quiser, claro, mas isso não é necessário na realidade). Se quiser economizar, faça como os colegas falaram acima: suba um over nesse FX-6100... Se seu sistema for bem refrigerado e se sua placa-mãe for adequada você provavelmente não terá dificuldade em conseguir uns 4.4GHz ou 4.6GHz, por exemplo, o que já iria deixar muito bom aí (mas não se esqueça de desativar o Turbo Core para isso). Caso você resolva fazer upgrade de processador, como te recomendei, atualize a BIOS de sua placa-mãe antes.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venda o FX-6100, compre um FX8320 ou um FX-8350 e faça um over nele até uns 4.8GHz (desativando o Turbo Core). Não haverá mais gargalo e se duvidar você pode até comprar outra placa depois e montar um CrossFire que vai ficar show (isso se você quiser, claro, mas isso não é necessário na realidade). Se quiser economizar, faça como os colegas falaram acima: suba um over nesse FX-6100... Se seu sistema for bem refrigerado e se sua placa-mãe for adequada você provavelmente não terá dificuldade em conseguir uns 4.4GHz ou 4.6GHz, por exemplo, o que já iria deixar muito bom aí (mas não se esqueça de desativar o Turbo Core para isso). Caso você resolva fazer upgrade de processador, como te recomendei, atualize a BIOS de sua placa-mãe antes.

Boa sorte.

Ontem atualizei a BIOS, formatei o pc, instalei o Catalyst 13.1 e continuou com lag.

Depois tentei fazer um over, não sei se fiz certo mas ficou aparecendo no windows que o processador tinha 4ghz.

Entrei de novo no Crysis 3 e o jogo continuou a mesma coisa, não mudou nada, no mapa onde tem muita vegetação o jogo fica muito lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem atualizei a BIOS, formatei o pc, instalei o Catalyst 13.1 e continuou com lag.

Depois tentei fazer um over, não sei se fiz certo mas ficou aparecendo no windows que o processador tinha 4ghz.

Entrei de novo no Crysis 3 e o jogo continuou a mesma coisa, não mudou nada, no mapa onde tem muita vegetação o jogo fica muito lento.

Você está jogando online ou offline? Se for online esses lags podem ser problemas da sua conexão de internet, pois esse jogo é pesado e puxa muita conexão. De qualquer forma, continuo achando que o ideal é você vender o FX-6100 e adquirir um FX-8350 (ou pelo menos um FX-8320) e fazer um over nele de uns 20% em média. Antes de fazer overclock, pesquise sobre o assunto, pois é um procedimento de risco e se fizer errado pode causar instabilidade no sistema (ou até queimar alguma coisa, dependendo do que você fizer). Entretanto, se bem feito e se for leve, os riscos são praticamente nulos. Vai ficar muito bruto! De qualquer forma, em 4.0GHz não era para o FX-6100 estar dando lag no jogo com a Radeon HD 7970. Experimente diminuir o AA e o AF no jogo e não deixe o jogo em ULTRA, mas sim em HIGH, pois Crysis 3 é ridiculamente pesado. Em outros jogos o desempenho está bom?

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLá,

Como o Pistigrilo disse esse problema é só em Crysis?

O uso de CPU no gerenciador de tarefas está como?

Boa sorte,

Ontem troquei as memorias, coloquei 2 pentes de 4gb gskill de 1866, tive uma melhora porém ainda não tirou o lag bruto do crysis 3...

Respondendo as perguntas:

Sim é só no Crysis 3, jogando offline no modo história.

Ontem instalei o Fraps e verifiquei que quando ando caminho etc o jogo fica em 40~50 fps.

porém quando corro ou começo a dar tiro, e dependendo de onde eu estou o jogo cai para 11~17fps.

Estou rodando ele com shadows low, water low, sem motion blur, e AA em FXAA e o restante em High...

Detalhe: Jogo é original.

Eu sei que não da para comparar com Crysis3 mas eu também estou jogando o MoH Warfighter e esse eu jogo estavelmente em 70~80 FPS com tudo no máximo.

Já encomendei um FX-8350 e comprei um cooler da CoolerMaster (RR-VTPS-28PK-R1) para fazer um over mediano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu problema não é de gargalo, esse processador da conta tranquilo, jogava crysis 3 na configuração abaixo com um G620, com driver 12.6 o jogo tava com um lag e travadas estranhas, atualizei para o driver 13.2 update 7 (beta) e o jogo virou outro. Te aconselho a testar o driver 13.3 beta, se nao me engano a partir do 13.2 é q há melhorias para o crysis 3. Tenho um bom palpite de q com o driver 13.3 você terá uma boa surpresa! Abraço, espero q ajude!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu problema não é de gargalo, esse processador da conta tranquilo, jogava crysis 3 na configuração abaixo com um G620, com driver 12.6 o jogo tava com um lag e travadas estranhas, atualizei para o driver 13.2 update 7 (beta) e o jogo virou outro. Te aconselho a testar o driver 13.3 beta, se nao me engano a partir do 13.2 é q há melhorias para o crysis 3. Tenho um bom palpite de q com o driver 13.3 você terá uma boa surpresa! Abraço, espero q ajude!

Testarei isso amanhã e direi os resultados.

Mas semana que vem chega o fx8350 e mostrarei os resultados também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o gargalo pode ser varios fatores, e com certeza não é a CPU...

o PC-Gamer tem que ser um conjunto muito bem formulado, a sua Mobo é LOw End, eu juro tento entender como nego gasta R$ 250 na Mobo e R$ 1500 na VGA e espera um desempenho bom ??

Sem falar que para fazer overclock, seja em um i5 3570k ou i7 3770k ou AMD FX6100 ou AMD FX 8350, você vai precisar de uma Cooler decente + pasta termica prata...

a sua mobo é ruim, seria necessario uma Mobo com suporte para 140W da CPU + PCI-EX 16x 3.0 + Suporte DDR3 1600Mhz ou 1866Mhz PADRÃO SEM OVERCLOCK...

e as memórias tambem estão capando o desempenho tambem, DDR3 1333Mhz ???

Enfim, uma placa mãe decente + memórias 1866Mhz + Cooler para overclock

Se você colocar um AMD FX-8350 nessa placa mãe, e ativar o TurboCore, pode acontecer de queimar a placa mãe, quebrar a CPU...

Placa mães recomendadas da Asus...

M5A99X EVO

CROSSHAIR V

SABERTOOTH 990FX

Gigabyte modelos

GA-990FXA

GA-990XA-UD3

GA-970A-UD3

e alguns outros ae

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o gargalo pode ser varios fatores, e com certeza não é a CPU...

o PC-Gamer tem que ser um conjunto muito bem formulado, a sua Mobo é LOw End, eu juro tento entender como nego gasta R$ 250 na Mobo e R$ 1500 na VGA e espera um desempenho bom ??

Sem falar que para fazer overclock, seja em um i5 3570k ou i7 3770k ou AMD FX6100 ou AMD FX 8350, você vai precisar de uma Cooler decente + pasta termica prata...

a sua mobo é ruim, seria necessario uma Mobo com suporte para 140W da CPU + PCI-EX 16x 3.0 + Suporte DDR3 1600Mhz ou 1866Mhz PADRÃO SEM OVERCLOCK...

e as memórias tambem estão capando o desempenho tambem, DDR3 1333Mhz ???

Enfim, uma placa mãe decente + memórias 1866Mhz + Cooler para overclock

Se você colocar um AMD FX-8350 nessa placa mãe, e ativar o TurboCore, pode acontecer de queimar a placa mãe, quebrar a CPU...

Placa mães recomendadas da Asus...

M5A99X EVO

CROSSHAIR V

SABERTOOTH 990FX

Gigabyte modelos

GA-990FXA

GA-990XA-UD3

GA-970A-UD3

e alguns outros ae

Primeiramente obrigado por querer ajudar.

Ja tinha pensando em trocar placa mãe porém..

-As memorias eu ja troquei conforme tinha dito acima e não resolveu o grande variação de fps no crysis3 e minha placa suporta 1866

-O pcie 3.0 vai fazer diferença? pois ja olhei 120321 benchmarks e os ganhos são mínimos, eu teria que mudar para Core i7 para ter pcie 3.0...

-o 8350 tem tdp de 125w que é o suportado pela minha placa...

Agora em relação a qualidade da placa, eu não sei, não entendo como isso podia ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ponto que concordo com o Epaminonbas é que tenho visto o pessoal dizer que tem placa-mãe por ai que diz suportar os FX com 125W, mas algumas delas tem queimado. Não estou muito por dentro do assunto mas vale dar uma vasculhada antes de colocar seu FX 8350 nesta placa-mãe.

Uma coisa é variacao de FPS e outra coisa é lentidao e travadinhas, quando eu usava o driver 12.6 o jogo rodava engasgado e eu achava q era por causa do meu G620, mas depois de colocar o driver 13.2 o jogo ficou suave, claro q com quedas de FPS que as vezes era brusca, mas o jogo ficou fluido (dentro dos limites do G620).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ponto que concordo com o Epaminonbas é que tenho visto o pessoal dizer que tem placa-mãe por ai que diz suportar os FX com 125W, mas algumas delas tem queimado. Não estou muito por dentro do assunto mas vale dar uma vasculhada antes de colocar seu FX 8350 nesta placa-mãe.

Uma coisa é variacao de FPS e outra coisa é lentidao e travadinhas, quando eu usava o driver 12.6 o jogo rodava engasgado e eu achava q era por causa do meu G620, mas depois de colocar o driver 13.2 o jogo ficou suave, claro q com quedas de FPS que as vezes era brusca, mas o jogo ficou fluido (dentro dos limites do G620).

Hoje testarei o drive 13.3 que tem disponível no site oficial da AMD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer placa-mãe AMD com circuito regulador de tensão com 4+1 fases ou mais suporta processadores de 125W (desde que haja suporte por parte de BIOS, claro). Só placas de 3+1 fases que não suportam (ficando limitadas a processadores de 95W). Para overclock o ideal é ter 8+2 fases, mas muita gente faz over com placas que possuem 4+1 fases sem problemas (desde que não sejam overclocks altos).

No caso da ASUS M5A78L LE do colega, esta é uma placa com circuito regulador de tensão de 4+1 fases, ou seja, ela suporta sim os processadores de 125W (inclusive o FX-8350) sem problemas. No caso do FX-8350 só é necessária uma atualização de BIOS para a versão mais recente (antes de instalar o processador novo, de preferência). O download da BIOS se faz no site da ASUS, no link a seguir: http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/M5A78L_LE/#download E aqui podemos confirmar que a placa suporta sim sem problemas o FX-8350, pois o mesmo está na lista de compatibilidade do site do fabricante, então não há o que se discutir acerca disso: http://br.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/M5A78L_LE/#CPUS

Por fim, em jogos o PCI-Express 3.0 16X ainda não ajuda muito a melhorar a performance, exceto em alguns programas que utilizam em excesso o poder da placa-de-vídeo, a exemplo do Media Expresso. Isso se dá pelo fato de o PCI-Express 2.0 16X ainda não ser limitante na performance das placas atuais (talvez seja só no caso da monstrenga GeForce GTX Titan).

Tendo-se esses dois fatos em vista, podemos concluir que trocar de placa-mãe é um investimento desnecessário no caso do colega, exceto se ele tiver interesse em fazer overclocks insanos. Mesmo para overclocks leves a ASUS M5A78L LE atende super bem. É uma placa simples, mas decente, com ótimo custo x benefício.

Fora que vai ficar muito bom o PC com FX-8350. Vai ficar top! Parabéns pela aquisição! Estou curioso para ver o que você vai falar dele. No caso do upgrade de memórias eu já esperava que você não fosse sentir grandes melhorias, porque isso é normal.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seguinte, a placa suporta como já falou o colega acima, mas ela não suporta 140W (não vi proc desse nivel lá), então o overclock fica limitado a não forçar ou nem tentar (por segurança eu colocaria o vcore travado abaixo de 1.3v)

mas se a Asus, que é a Asus, diz que pode, então pode. Talvez seja uma das poucas mobos baratas que aguentam o tranco.

realmente há mobos por ai com problemas, e já vi no youtube um cara testando um FX6200 em uns 4GHz e, no meio do teste, a mobo baixa as calças, o procs diminui o clock e a temperatura registrada fica louca em irreais 200ºC (aí já soltaria fumaça).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, praticamente já falaram tudo, eu tentaria um cooler cpu e overclock leve primeiro, se acaso não der pode subir para um 8350 e aproveitar o mesmo cooler =)

OBS: Não entendo o porque de dizer ''Paga 1500 em vga e paga 150 em placa mãe''

1- M5a78l - LE custa em média 300 reais, eu acho uma placa ruim em custo x benefício porém se ele não tinha orçamento tão alto ele fez certo, pegou vga top de linha e um pc bom com um processador mediano. Para mim as mobos que valem a pena são as que possuem apenas 1 sata 3 e pouca usb 3.0 no caso posso citar a b75 da Gigabyte (R$ 250,00) placa simples que atende muito bem qualquer pc gamer intel sem inteções de overclock.

2- Vi vários testes e recomendações que para games memórias acima de 1333MHz não mudam nada (1FPS máximo)

3- Como o Pistigrilo falou, e também vi em testes, PCIe 3.0 hoje não faz diferença nenhuma em jogos, no caso eu acho que não tem mobos PCIe 3.0 AMD no mercado

Esses são meus pensamentos, se for melhor um 8350 + mobo High end + VGA meia boca do que um 6100 + mobo low end + VGA top de linha é melhor eu e muitos outros ficarem longe dos tópicos de recomendações para micros novos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, praticamente já falaram tudo, eu tentaria um cooler cpu e overclock leve primeiro, se acaso não der pode subir para um 8350 e aproveitar o mesmo cooler =)

OBS: Não entendo o porque de dizer ''Paga 1500 em vga e paga 150 em placa mãe''

1- M5a78l - LE custa em média 300 reais, eu acho uma placa ruim em custo x benefício porém se ele não tinha orçamento tão alto ele fez certo, pegou vga top de linha e um pc bom com um processador mediano. Para mim as mobos que valem a pena são as que possuem apenas 1 sata 3 e pouca usb 3.0 no caso posso citar a b75 da Gigabyte (R$ 250,00) placa simples que atende muito bem qualquer pc gamer intel sem inteções de overclock.

2- Vi vários testes e recomendações que para games memórias acima de 1333MHz não mudam nada (1FPS máximo)

3- Como o Pistigrilo falou, e também vi em testes, PCIe 3.0 hoje não faz diferença nenhuma em jogos, no caso eu acho que não tem mobos PCIe 3.0 AMD no mercado

Esses são meus pensamentos, se for melhor um 8350 + mobo High end + VGA meia boca do que um 6100 + mobo low end + VGA top de linha é melhor eu e muitos outros ficarem longe dos tópicos de recomendações para micros novos.

Colega, o negócio é que ele já tem a placa-mãe e a placa-de-vídeo. Ele apenas está fazendo upgrade de processador e memórias (e aí agora virar e falar para o cara trocar placa-mãe sem uma real necessidade é tenso). Se estivesse montando do zero seria outra história, pois eu mesmo recomendaria uma Radeon HD 7950 e com a economia uma placa-mãe mais forte. Mas o fato é que a ASUS M5A78L LE, para uma placa barata (e o preço "normal" dela não é 300 reais, mas sim uns 225 a 250 reais; por 300 reais realmente é uma péssima compra), é sim uma ótima pedida, pois é uma placa decente. Claro que não dá para fazer overclocks insanos nela (e esse nem é o foco da discussão), mas um overzinho leve, ela segura sim, desde que, claro, o PC tenha uma boa fonte e uma boa refrigeração. E como você mesmo falou: se a própria ASUS afirma que ela suporta o FX-8350, ninguém pode dizer que não, a menos que prove o contrário. Por fim, mesmo sem overclock o FX-8350 já é bem forte! Pode deixar em stock que já segura muita coisa tranquilamente, até mesmo porque overclock ajuda, mas não faz milagres...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, foi exatamente o que eu disse, como ele já tem as peças eu tentaria pegar um cooler melhor e fazer um over leve, se isso não resolver poderia trocar o processador e ainda aproveitar o cooler.

Só disse que não vejo necessidade de mobos high-end em pc gamer visando custo x benefício, por isso eu disse que ela não é boa em custo x benefício por não ter sata 3 e outras coisas custando acima do preço (na kabum está por 340) quase o preço da m5a88-m que eu tenho e também é uma placa bem simples por sinal.

Como ele disse que já comprou as memórias tudo bem, mais fiquei com uma dúvida, ele colocando essas memórias 1866 nativas elas não reduzem o clock para 1333? (lá diz que só suporta acima de 1333 em OC)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores ESTA RESOLVIDOOOO!!!

Tentei instalar o drive 13.3 e nao consegui por que ele nao reconhecia minha radeon.

então peguei o 13.2 e esse por sinal instalou bonito.

Ao entrar no jogo, os FPS nao cairam para menos de 30 fps... lindos atingindo ate 70 fps...

então tirei o over que fiz e deixei o processador original e aumentei todas as configuracoes do jogo...

Esta tudo Very High, tirando a agua e as sombras que estão em highe o AA esta em MSAA High 8x com todo o resto ativado e estou atigindo fps minimo de 30 fps e maximo de 75 fps..

o jogo ta lindo e rodando muito bem...

Foi falando tanto do meu hardware etc..

Mas acontece que foi o seguinte...

No comeco de 2012 e montei com uma placa fxf hd6870 e que por sinal rodava tudo muito bem com essa mobo esse processador e as memorias 1333..

Mas dai comecei a jogar GoW2 e meu pc n aguentava...

Ai esse mes eu decidi upar meu PC...

Achei essa saphire 7970 usada no ML por 1200 e comprei...

Ai fui upando o PC...

Mas mesmo assim semana que vem vou postar como ficou o Crysis3 com o FX 8350...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...