Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre refirgeração no meu PC


infoman87

Posts recomendados

Nunca usei fans e mesmo assim meu PC funciona a anos É mito ou é verdade que usar ventoinhas no PC aumenta a durabilidade das peças, qual porcentagem de aumento da vida util das peças terei usando 2 fans como os meus cooler master excalibur 120mm?

tenho 2 fans q comprei aqui na minha cidade cooler master excalibur 120mm e queria saber se eles são bons e eficientes e se só com 2 fans como os meus da para ter um pc bem refrigerado em todas as peças

tem como manter o HD refrigerado sem ele acumular poeira nas parte sensiveis como placa lógica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Infoman.

Nunca usei fans e mesmo assim meu PC funciona a anos É mito ou é verdade que usar ventoinhas no PC aumenta a durabilidade das peças, qual porcentagem de aumento da vida util das peças terei usando 2 fans como os meus cooler master excalibur 120mm?

Sim, é Verdade!

Manter a temperatura do computador sob controle é uma das tarefas essenciais para o bom funcionamento do sistema. Cada vez mais os processadores, memórias, placas-mãe, placas de vídeo, entre outros componentes, aumentaram sua frequência, e com isso, também temos o aumento do calor proporcionado por eles. Uma temperatura muito alta pode levar o usuário a enfrentar problemas muito desagradáveis, como travamentos e reinicializações inesperados. Na pior das hipóteses, isso pode acarretar até a perda de componentes importantíssimos, como o processador da sua máquina. Com o passar do tempo, o computador sofreu muitas alterações. Uma das grandes alterações é a circulação de ar, algo que por muitas pessoas não é notado ou visto como pouco importante.

O tempo de vida útil e a conservação do seu PC com uma boa ventilação aumentam consideravelmente, mas não há como saber isso em porcentagem, porque isso depende de uma série de fatores variáveis, como a temperatura ambiente, temperatura interna do gabinete, frequência de uso do computador, tarefas que costumam ser realizadas, marcas e modelos de cada peça, processos, tensão de energia dos componentes e assim, sucessivamente...Mas é fato que atualmente, um computador bem ventilado é sinônimo de um computador bem cuidado. As FANs Excalibus são ótimas!

tenho 2 fans q comprei aqui na minha cidade cooler master excalibur 120mm e queria saber se eles são bons e eficientes e se só com 2 fans como os meus da para ter um pc bem refrigerado em todas as peças

Depende das atividades que você faz no seu computador. Temos 2 tipos de usuários:

Comuns e Exigentes.

Comuns:

Usuários que usam o computador para atividades básicas como navegar na internet, assistir vídeos, enviar e receber emails ou mesmo para estudar para fazer trabalhos escolares/acadêmicos, é recomendado que tenham pelo menos 2 FANs: Uma na parte frontal e uma na parte traseira. A frontal vai ficar responsável por trazer o ar frio para dentro do gabinete, para que as peças sejam resfriadas. Enquanto a traseira, ficará responsável por exaurir o ar quente excessivo de dentro do gabinete. Desta forma, o seu PC terá sempre o ar interno renovado.

Exigentes:

Estes usuários utilizam seus computadores para jogos, edições gráficas ou praticam overclocks de alto nível, sejam estas atividades vistas como lazer ou trabalho e acabam tendo um aumento considerável de temperatura, e com isso, a refrigeração passa a ter um papel para aquele tipo de maquina. Pode ir desde a aquisição de mais FANs até chegar a refrigeração líquida.

Como você citou que nunca teve problemas com o seu equipamento depois de anos de uso, acredito que você só tem a ganhar com essas novas FANs.

Tem como manter o HD refrigerado sem ele acumular poeira nas parte sensiveis como placa lógica?

O ideal é que você mantenha-o sempre em posição horizontal, ou seja, com a placa lógica virada para baixo. Existem coolers para HDs, mas pessoalmente eu não recomendo, porque diversos modelos de gabinetes possuem espaços para instalação de FANs na parte frontal do gabinete, que além de trazer ao frio para dentro, acabam resfriando os HDs. Veja esse exemplo:

Neste caso, temos uma FAN na parte da frente do gabinete que está puxando o ar frio para dentro e este ar frio esta passando pelos 2 HDs:

fanfrontal.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre a posição do HD com a placa logica virada para baixo eu já sabia mas existem muitas baias e se tem alguma baia q eu colocando o HD não vá pegar poeira em areas sensiveis a poeira mesmo com o tempo pois vou estar com uma fan frontal de 120mm

uso pc sem nenhuma fan há muitos anos e ainda não tive problemas com o uso das fans a durabilidade das peças aumenta pouco ou muito aqui onde está meu pc é um quarto fechado e meio umido pois tem infiltração na parede mas não tenho outro lugar para colocar o pc, de dia o quarto é frio e de noite é quente procurei comprar peças de marcas conhecidas como antec, seagate, gigabyte, kingston drive lg

sou um usuario q gosta de jogos como emuladores e alguns jogos de pc, videos e musica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre a posição do HD com a placa logica virada para baixo eu já sabia mas existem muitas baias e se tem alguma baia q eu colocando o HD não vá pegar poeira em areas sensiveis a poeira mesmo com o tempo pois vou estar com uma fan frontal de 120mm

uso pc sem nenhuma fan há muitos anos e ainda não tive problemas com o uso das fans a durabilidade das peças aumenta pouco ou muito aqui onde está meu pc é um quarto fechado e meio umido pois tem infiltração na parede mas não tenho outro lugar para colocar o pc, de dia o quarto é frio e de noite é quente procurei comprar peças de marcas conhecidas como antec, seagate, gigabyte, kingston drive lg

sou um usuario q gosta de jogos como emuladores e alguns jogos de pc, videos e musica

Não há problema nenhum. Todo gabinete que tem FAN, com o tempo acaba pegando poeira, é normal e você não tem como evitar isso.

Além disso, a poeira também tem o seu lado bom. Ela evita que o seu gabinete tenha excesso de umidade dentro da maquina. O ideal é que se faça uma limpeza geral interna a cada 6 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há problema nenhum. Todo gabinete que tem FAN, com o tempo acaba pegando poeira, é normal e você não tem como evitar isso.

Além disso, a poeira também tem o seu lado bom. Ela evita que o seu gabinete tenha excesso de umidade dentro da maquina. O ideal é que se faça uma limpeza geral interna a cada 6 meses.

Em locais com muita poeira, ou próximas ao mar, é recomendado que se tenha uma manutenção preventiva (limpeza) mais frequentemente.

Particularmente tenho esse hábito ao menos 1 vez ao mês, e a quantidade de sujeira no interior do gabiente já impressiona.

Apenas completando a Excelente explicação do nosso colega Dinei, engana-se aqueles que acham que computador é algo que se compra, e nunca mais se mexe.

Seu pc é como um carro, que necessita de manutenção preventiva além de diversos outros cuidados para manter seu correto funcionamento.

As Fans estão para o computador como o Radiador está para o carro.

Sem o correto cuidado e sem água no reservatório um dia você fica na mão.

Com sua máquina não é diferente. Ter um bom fluxo de ar dentro do gabinete, é indispensável para o bom funcionamento, além de conservar seu hardware a longo prazo.

No pc você estuda, se diverte, se relaciona, se liga com o mundo, então nada mais justo que ter um carinho especial com essa ferramenta de tamanha importância nos dias atuais.

Segue abaixo tópicos que podem lhe ser de grande ajuda.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-e-o-Melhor-Local-para-Instalar-Uma-Ventoinha-no-Gabinete/2458

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-e-o-Melhor-Local-para-Instalar-Uma-Ventoinha-no-Gabinete-Parte-2/2468

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...