Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor Windows 2003


pablobhzt

Posts recomendados

Prezados, bom dia!

Tenho algumas dúvidas, e creio que vocês possam me ajudar.

Tenho um servidor, instalado o windows 2003 enterprise e estou com problemas relacionados a Dns. Entendo pouco de rede, mas estou tomando uma surra daquelas para manter a rede rodando redondinha.

O servidor está no IP : 192.168.254.6 , máscara 255.255.255.0

a as estações de trabalho estão na faixa de ip de 192.168.254.7 a .50 sem o dhcp habilitado, pois são poucas as máquinas

O Ad está instalado, tudo rodando no domínio e o dns também já está instalado

Pergunta : Quero compartilhar a internet pelo servidor e não sei como o melhor jeito, ou melhor, o mais correto, sendo que o roteador adsl gvt está na rede com o ip 192.168.254.253 / 255.255.255.0 .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O seu servidor atual não esta atuando como DHCP server, mas como Gateway e ainda servidor DNS, além de Domain Controler. No meu ponto de vista, leigo em servidores Windows diga-se de passagem, já são funções mais que suficientes para um servidor de AD.

Faça a parte um servidor proxy baseado em Linux mesmo, e configure nele tudo o que de melhor já se conhece: Servidor proxy com Squid - Instalação e configuração. Barato, fácil e extremamente recomendável para uma rede como a sua (clássica).

Mas se ainda assim quer o 2003 Server como gateway de internet, material na internet é que não faltará, tenho certeza que para alguém que ergueu um AD + DNS consegue fazer:

Eu particularmente ficaria com a ideia do Linux como servidor de internet. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu servidor atual não esta atuando como DHCP server, mas como Gateway e ainda servidor DNS, além de Domain Controler. No meu ponto de vista, leigo em servidores Windows diga-se de passagem, já são funções mais que suficientes para um servidor de AD.

Faça a parte um servidor proxy baseado em Linux mesmo, e configure nele tudo o que de melhor já se conhece: Servidor proxy com Squid - Instalação e configuração. Barato, fácil e extremamente recomendável para uma rede como a sua (clássica).

Mas se ainda assim quer o 2003 Server como gateway de internet, material na internet é que não faltará, tenho certeza que para alguém que ergueu um AD + DNS consegue fazer:

Eu particularmente ficaria com a ideia do Linux como servidor de internet. ;)

Linio Alan, obrigado pelo vídeo, foi muito esclarecedor!

Sobre o proxy, a minha ideia é essa mesma, instalar um debian com squid, mas como eu ainda não tenho uma máquina disponível sobrando para isto, tenho que ir quebrando o galho com o que tem disponível .

Inclusive, o GW do windows com roteamento está ativo, porém, quando o mesmo está ativado, estou tendo problemas com o DNS em relação aos pcs do dominio. Quando ele está desativado, eu acesso normalmente as máquinas pelo nome, quando ele está ativado não consigo acessar. Só por ip mesmo.

Você poderia me dar uma luz?Caso precise de mais informações é só dar um toque que disponibilizo.

O seu servidor atual não esta atuando como DHCP server, mas como Gateway e ainda servidor DNS, além de Domain Controler. No meu ponto de vista, leigo em servidores Windows diga-se de passagem, já são funções mais que suficientes para um servidor de AD.

Faça a parte um servidor proxy baseado em Linux mesmo, e configure nele tudo o que de melhor já se conhece: Servidor proxy com Squid - Instalação e configuração. Barato, fácil e extremamente recomendável para uma rede como a sua (clássica).

Mas se ainda assim quer o 2003 Server como gateway de internet, material na internet é que não faltará, tenho certeza que para alguém que ergueu um AD + DNS consegue fazer:

Eu particularmente ficaria com a ideia do Linux como servidor de internet. ;)

Linio Alan, obrigado pelo vídeo, foi muito esclarecedor!

Sobre o proxy, a minha ideia é essa mesma, instalar um debian com squid, mas como eu ainda não tenho uma máquina disponível sobrando para isto, tenho que ir quebrando o galho com o que tem disponível .

Inclusive, o GW do windows com roteamento está ativo, porém, quando o mesmo está ativado, estou tendo problemas com o DNS em relação aos pcs do dominio. Quando ele está desativado, eu acesso normalmente as máquinas pelo nome, quando ele está ativado não consigo acessar. Só por ip mesmo.

Você poderia me dar uma luz?Caso precise de mais informações é só dar um toque que disponibilizo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu colocaria um sistema operacional Linux ou Windows Server 2008 ou superior

cara, deixa tudo em DHCP, é melhor pois se o DNS que você colocou como padrão estiver fora do ar ou a rota com transito, ira causar lentidão, com tudo no automatico o modem vai selecionar o melhor DNS no momento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...