Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD FX 6300 3.ghz e placa mãe M5A78L-M LX/BR


Posts recomendados

Pessoal obrigado pela ajuda, eu como não tinha uma outra placa mãe para teste, comprei uma mobo da gigabyte barata, a GA-78LMT-S2P rev 5.0 e deu tudo certo com meu FX 6300 .

Apenas instalei ele na mobo e funcionou corretamente sem nenhum problema.

Amigo Wiillian, parece interessante sua sugestão de mudar a frequência de memória, mas como resolvi meu problema, fica ai a sua dica para quem está com o mesmo problema com a mb da Asus .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Amigo, boa tarde! Já tentou mudar a frequência da memória na BIOS? Um colega meu estava com esse mesmo problema depois que ele mudou a frequência da memória para 1066 se não me engano, resolveu o problema dele. Parece que esssa placa tem um problema na frequência das memórias com os processadores FX, pode ser que não sejam todas. Eu tenho essa mesma placa com esse mesmo processador, mas não tenho nenhun problema. Na sua dúvida entre a AS Rock e a gigabyte, iria de gigabyte ela tem mais fases de tensão 8+2, mas a AS rock também é uma ótima placa.

Cara estou com o mesmo problema (mesma placa e processador), vou modificar a frequência da memória e testar novamente, minha memoria é 1600 (kingston hyper X) vou ver se dessa vez vai...valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

M5A78L-M LX

M5A78L-M LX/BR (versão CKD montada no Brasil)

M5A78L-M LX V2 (125W)

M5A78L-M LX3 (Suporte a FX nativo com restrição de clock a 1333Mhz, Rede Atheros)

M5A78L-M/USB3 (4 slots de RAM, suporte a FX nativo até DDR3 1866 Mhz, som Via Vinyl, USB 3.0)

Dos modelos acima, somente os dois ultimos tem suporte estável para o FX-6300.

Foi bom eu não ter comprado o FX-6300, senão eu teria o mesmo problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

M5A78L-M LX

M5A78L-M LX/BR (versão CKD montada no Brasil)

M5A78L-M LX V2 (125W)

M5A78L-M LX3 (Suporte a FX nativo com restrição de clock a 1333Mhz, Rede Atheros)

M5A78L-M/USB3 (4 slots de RAM, suporte a FX nativo até DDR3 1866 Mhz, som Via Vinyl, USB 3.0)

Dos modelos acima, somente os dois ultimos tem suporte estável para o FX-6300.

Foi bom eu não ter comprado o FX-6300, senão eu teria o mesmo problema.

Fala Dinei,

Quer dizer que mesmo atualizando a BIOS e mudando a frequência da RAM e outras coisas o FX6300 não vai rolar nessa placa M5A78L-M LX? Já era morri com o ZAP na mão????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Dinei,

Quer dizer que mesmo atualizando a BIOS e mudando a frequência da RAM e outras coisas o FX6300 não vai rolar nessa placa M5A78L-M LX? Já era morri com o ZAP na mão????

Olá, zick.

No meu caso, eu estava pensando em adquirir o FX-6300, porém, quando comecei a pesquisar sobre esta combinação, percebi que existia um problema entre eles. Comecei a pesquisar o porque disso acontecer com certa frequencia com alguns usuários que também resolviam fazer esta combinação e acabei descobrindo que existem 5 modelos diferentes desta MB, os quais já citei acima.

Para os 3 primeiros modelos, dizem que atualizando a BIOS ou desativando o TurboCore, o problema é solucionado. Alguns podem ter sorte, outros não. Não é garantia. A M5A78L-M LX/BR é uma boa placa, sem sombra de dúvidas, mas não é recomendável o uso em conjunto com o FX-6300 devido a instabilidade que pode ocorrer. Talvez por algum erro de engenharia de projetos da ASUS que não é visível aos nossos olhos.

Funcionamento estável com esse processador, somente com os dois ultimos modelos.

M5A78L-M LX3 e M5A78L-M/USB3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal, estou sofrendo com o mesmo problema, saiu uma versão nova da bios;

M5A78L-M LX/BR BIOS 1101
Improve system stability.

vou atualizar a placa, se funcionar volto aqui pra dar as boas.

 

È, Atualizei nao teve boas, continua na mesma. parece que até aumentou a frequencia das bluescreen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...

é, ai eu acho q essa placa deve ter alguma incompatibilidade com esse processador mesmo atualizando a bios.. 

Não é problema de incompatibilidade,não.  Eu tenho esta placa [M5A78L-M LX/BR (versão CKD montada no Brasil)] e o FX-6300 Black Edition de 95W [Zambesi].  Inclusive uso o cooler stock [box] e uso overclock estável [240 x 18,5] há seis meses, chegando o 6300 a 4.560 MHz !  De boa !   Uso um SSD Kingston de 120G e o PC é um foguete !  Uma pena que a placa não tenha Sata-III [6GB] pois seria o ideal.  Mesmo com o Sata-II da placa o PC é excelente, muito rápido.  Minha fonte é uma Corsair de 430W. 

 

Eu acho que o problema do amigo pode estar no seu 6300.  Se não me falha a memória, tem alguns 6300 que são de 125W, aí a placa não aguenta (limite de 95W) e o proc deve travar/cair por sobreaquecimento.

 

 

Será que matei a charada ?

 

Edit: acho que falei bobagem, pois não encontrei na net o 6300 de 125W.  Mas quando comprei nos USA em Janeiro deste ano me recordo que o vendedor falou isso, existe [ou existia] o 6300 de 125W.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o problema do amigo pode

estar no seu 6300. Se não me falha a

memória, tem alguns 6300 que são de 125W,

aí a placa não aguenta (limite de 95W) e o

proc deve travar/cair por sobreaquecimento.

Será que matei a charada ?

Edit: acho que falei bobagem, pois não

encontrei na net o 6300 de 125W. Mas

quando comprei nos USA em Janeiro deste

ano me recordo que o vendedor galou isso,

existe [ou existia] o 6300 de 125W.

Você está enganado amigo, pois não existe FX 6300 com 125W de TDP, você confundiu com FX6350. Infelizmente essa placa-mãe da asus de entrada é meio bugada. Temos que fazer uns paranauê pra funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui melhorar um pouquinho o overclock adicionando um fan de 120 mm na frente do gabinete.  

Com isso consegui reduzir em 10º C a temperatura do proc.

 

Ficou assim:

238 * 19 = 4522  @ 1,3000V

 

Veja que no CPU Speed PRO ele acusa up ainda melhor.

 

Abraços.

post-424899-0-72549100-1404180456_thumb.

post-424899-0-08259200-1404180987_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal,

 

 

Eu diria que meu problema é irmão gêmeo do problema do criador do topico "Babyshadow" até meu processador anterior é igual ao dele, enfim apos pesquisar bastante resolvi começar a fazer o que todos indicaram, soluções muito boas inclusive, mas a que solucionou meu problema foi logo a primeira que tentei que foi DESATIVAR a função TURBO CORE da AMD no Setup, após fazer esta simples mudança tudo funcionou perfeitamente, parou o travamento do windows que congelava tudo e ficava lá, so dando reset. Então parei por ai mesmo nao fiz update de bios nem nada... Fiz esta simples mudanca e funcionou tudo, segue abaixo minha configuração:

 

- MOBO Asus M5A78L-M LX/BR

- Processador AMD FX 6300 3.5GHZ

- 2x MEMORIA KINGSTON DDR3 4GB 1333MHZ

- PL DE VIDEO PNY GEFORCE GTX 760

- FONTE COOLER MASTER 460W

 

Deu tudo certo.. Valeu Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Ola amigos do forum.... 

 eu tava com esse mesmo problema mas consegui resolver coisa simples e fácil,

basta entrar na bios e desativar o core unlocker e o pc nao vai travar mais e o processador vai rodar 

legalzinho no pc, só o unico problema q ele nao vai rodar os 6 núcleo em 100% mas nap vai te desaminar tb

o problema q esse processador nessa placa nao suporta o power boost ligado nao sei dizer o porque, mas o bom q deu certo e todos os tipos de jogos q eu coloco em meu pc rola td no maximo e a maquina nao trava mais......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Tive o mesmo problema que o autor do tópico. Mesmo processador e mesma placa mãe. Após uma baita dor de cabeça, troquei as memórias, o HD e até o driver de DVD, só para descobrir depois que a causa do problema são as voltagens e a frequência do processador na BIOS.

Até com a BIOS mais recente, essa placa mãe tem um sério problema em identificar as configurações ideais para o FX-6300, porém não é um problema de compatibilidade como o outro amigo constatou. Ela apenas seta as voltagens padrão de forma errada. Essa placa aceita o FX-6300 de boas a 3.5ghz, porém é necessário configurar MANUALMENTE as voltagens e velocidades na BIOS, e não deixar no modo Auto.

 

As configurações necessárias estão todas na parte "JumperFree" da BIOS.

Se você está usando memória DDR3 de 1600mhz, deixe as config. de DRAM na BIOS em manual, coloque o multiplicador em 800, a over voltage em 1.5, e deixe apenas as Timings do submenu todas no automático. Se as memórias forem de 1333mhz, faça o mesmo, porém deixe o multiplicador em 667 ao invés de 800.

Na parte da CPU, a configuração Auto vem a 20x (4.0ghz), o que vai consumir toda a energia do processador e fazer ele deixar de responder (o que culmina em uma BlueScreen ou travamento do S.O. e do ponteiro do mouse). Para resolver isso, deixe o overclock em manual, frequencia base 200, e coloque o multiplicador a 17.5x (3.5ghz).

Deixe o Turbo CPU em Disabled.

E na over voltage da CPU, primeiro tente aumentar até 1.225v (ao invés do 0.9 padrão). Caso o computador continue travando e desligando, aumente para 1.260v, e se ainda assim não funcionar deixe a 1.35v.

 

Resumindo, as configurações automáticas da BIOS dessa placa mãe são 0.9v para clocks de 4.0ghz, o que não faz sentido nenhum. Para qualquer um que esteja com o mesmo problema, apenas siga com atenção as instruções acima e não mexa em mais nada. Funcionou pra mim.

Espero ter ajudado.

 

EDIT: Ao seguir os procedimentos acima, pode deixar o Turbo CPU ligado. Acabei de testar aqui e funciona normalmente. O importante é setar as voltagens e frequências mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixe o Turbo CPU em Disabled.

 

@MicaelWander, mas essa solução do downclock é antiga. Você está rodando ele a 3.5Ghz sem o Turbo Core de 4.1Ghz, correto? Se for isso, também não faz sentido comprar uma CPU e não poder usar o Turbo Core. Você também está, em teoria, mexendo em parâmetros de overclock -- em outras palavras, pode variar de placa e chip para chip. Não dá para indicar uma placa-mãe que talvez funcione, talvez não, dependendo da estabilidade das tensões e da estabilidade do VRM de um determinado kit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente montei um computador novo, com uma uma m5a78l-m lx v2 e o fx 6300, quando instalei a placa no computador, pensei que tivesse com problema, porque o computador travava e desligava aleatoriamente, não dava tela azul nem nada, tinha vezes que reiniciava e travava no loading. Já comecei a pensar nesse problema de incompatibilidade com o Fx 6300, ou então até em problema na fonte. Mas ai atualizei a bios de 1401 para 1602 que é mais recente, abri o computador, tirei  o plug de força 24 pinos da placa mãe e pluguei novamente com mais precisão, troquei o cabo sata do HD, e já estou usando a mais ou menos uma semana sem nenhum problema, aparentemente era o plug de 24 pinos da placa mãe que estava mal encaixado, ou então o cabo de dados sata que veio bichado de fábrica sei lá.

 

Estou tentando deixar o computador o máximo possível ligado, coloquei até senha no login do windows, para saber se o computador der tela azul, reiniciar sei lá, até agora graças a deus tudo perfeito.

 

A única coisa que eu não curti muito nessa placa mãe, é que a Bios "Default" dela, faz o Vcore do processador atingir picos de as vezes 1,452V quando o processador ativa o turbo core, mas a minha sorte é que ele não fica nesse Vcore direto, mantem uma média de 1,260V até 1,350V quando em full load. Mesmo assim, com o cooler box o processador estava atingindo uma temperatura meio elevada, algo em torno de 65-70º, isso com o cooler a uns 5.000RPM, com aquele barulho insuportável. Ai resolvi comprar um CoolerMaster Blizzard T2, consegui amenizar a temperatura, e em full load não chega em 60º (Com o cooler box chegava a 70º).

 

Bom mas é isso ai, quem está tendo problema com as placas mãe M5A78, tenta verificar se o plug de 24 pinos está bem encaixado, troca o cabo de dados sata do hd, atualiza BIOS, pode parecer coisa boba mas as vezes o problema está ai, recomendo também fazer testes de memória com o memtest.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!Sou novo no fórum e solicito a vocês uma ajuda pois comprei um processador FX6300
e nos primeiros segundos de inicialização o pc reconhece o processador mas depois desliga.
Minha configuração é Processador antigo Athlon II x2 270 3.4ghz, Fonte Wise de 500W, PLaca mãe Asrock N68-S3 FX, RAM duas de 4GB, HD Seagate Barracuda 7200rpm uma de 1TB e outra de 500GB, Placa de vídeo GT 630 NVIDIA GeForce, Cooler é o que veio com o processador e o local é refrigerado(ar condicionado).
Pensei que fosse o consumo e utilizei o site http://www.extreme.outervision.com/PSUEnginepara calcular.
Por favor me ajudem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!Sou novo no fórum e solicito a vocês uma ajuda pois comprei um processador FX6300

e nos primeiros segundos de inicialização o pc reconhece o processador mas depois desliga.

Minha configuração é Processador antigo Athlon II x2 270 3.4ghz, Fonte Wise de 500W, PLaca mãe Asrock N68-S3 FX, RAM duas de 4GB, HD Seagate Barracuda 7200rpm uma de 1TB e outra de 500GB, Placa de vídeo GT 630 NVIDIA GeForce, Cooler é o que veio com o processador e o local é refrigerado(ar condicionado).

Pensei que fosse o consumo e utilizei o site http://www.extreme.outervision.com/PSUEnginepara calcular.

Por favor me ajudem

 

 

Olá amigo, tudo bem? Primeiramente lhe recomendo trocar esta fonte de qualidade duvidosa, segundo esta placa mãe não é ideal para o FX6300, pois ela não consegue extrair todo o potencial do mesmo, mas vamos ao que interessa, caso você consiga entrar na BIOS da placa mãe desabilite a função "turbo core" ou algo similar e salve as configurações antes de sair da BIOS e veja se o PC inicia. Poste os resultados para continuarmos a lhe ajudar. Abraço e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Tive o mesmo problema que o autor do tópico. Mesmo processador e mesma placa mãe. Após uma baita dor de cabeça, troquei as memórias, o HD e até o driver de DVD, só para descobrir depois que a causa do problema são as voltagens e a frequência do processador na BIOS.

Até com a BIOS mais recente, essa placa mãe tem um sério problema em identificar as configurações ideais para o FX-6300, porém não é um problema de compatibilidade como o outro amigo constatou. Ela apenas seta as voltagens padrão de forma errada. Essa placa aceita o FX-6300 de boas a 3.5ghz, porém é necessário configurar MANUALMENTE as voltagens e velocidades na BIOS, e não deixar no modo Auto.

 

As configurações necessárias estão todas na parte "JumperFree" da BIOS.

Se você está usando memória DDR3 de 1600mhz, deixe as config. de DRAM na BIOS em manual, coloque o multiplicador em 800, a over voltage em 1.5, e deixe apenas as Timings do submenu todas no automático. Se as memórias forem de 1333mhz, faça o mesmo, porém deixe o multiplicador em 667 ao invés de 800.

Na parte da CPU, a configuração Auto vem a 20x (4.0ghz), o que vai consumir toda a energia do processador e fazer ele deixar de responder (o que culmina em uma BlueScreen ou travamento do S.O. e do ponteiro do mouse). Para resolver isso, deixe o overclock em manual, frequencia base 200, e coloque o multiplicador a 17.5x (3.5ghz).

Deixe o Turbo CPU em Disabled.

E na over voltage da CPU, primeiro tente aumentar até 1.225v (ao invés do 0.9 padrão). Caso o computador continue travando e desligando, aumente para 1.260v, e se ainda assim não funcionar deixe a 1.35v.

 

Resumindo, as configurações automáticas da BIOS dessa placa mãe são 0.9v para clocks de 4.0ghz, o que não faz sentido nenhum. Para qualquer um que esteja com o mesmo problema, apenas siga com atenção as instruções acima e não mexa em mais nada. Funcionou pra mim.

Espero ter ajudado.

 

EDIT: Ao seguir os procedimentos acima, pode deixar o Turbo CPU ligado. Acabei de testar aqui e funciona normalmente. O importante é setar as voltagens e frequências mesmo.

 

Valeu pela dica :D  também comprei o FX6300 e sempre aparecia tela azul pensei que fosse defeito o processador mas segui os passos do setup e até agora não travou tomara que tenha resolvido o meu problema e de todos que passaram por esse perrengue.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Recentemente adquiri um computador com essa placa mãe polêmica e a seguinte configuração:
 

- Phenom II X4 820 - 2.8 GHz

- 2x 2GB Kingston DDR3 1333 MHz

- 500GB Samsung SATAII - 7200 RPM

- BlueCase 500w

- GeForce GT 220

 

A priori eu estava com o mesmo problema que o criador deste post; Windows iniciava normalmente, e, após executar algum programa, abrir o navegador ou mesmo deixando o computador parado na área de trabalho, o mesmo travava completamente ou reiniciava.

 

Consegui resolver o problema fazendo o update da BIOS para a versão 1101.

 

Pretendo, com certa urgência, substituir essa fonte péssima que veio com a configuração, e tinha pretensão de fazer um upgrade de processador para o modelo FX-6300. Alguém pode me informar se os problemas deste processador e placa mãe ainda persistem e se realmente vale a pena fazer este upgrade?

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá! :)

 

Parece que a solução é de fato eficaz para a combinação de ambos. Estou repensando em comprar o FX-6300.

 

Tenho três perguntas:

 

1 - No meu caso, tenho memórias de 2x2GB 1333Mhz e percebi que o multiplicador das memórias precisa ser 667. Isso não afetaria o desempenho da maquina?

 

 

 

 

 

2 - O modelo da minha placa é a M5A78L-M LX (não é a BR)

 

No site do Brasil, a ASUS informa que este modelo suporta até 8GB de memória (https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A78LM_LX/specifications/).

 

Porém, no site internacional, informa que ela suporta até 16GB (http://www.asus.com/Motherboards/M5A78LM_LX/specifications/).

 

Qual das informações está correta? :huh:

 

 

 

 

 

3 - Fazendo esta calibragem do processador FX-6300 eu consigo utilizar memórias de 1600Mhz?

 

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! :)

 

Parece que a solução é de fato eficaz para a combinação de ambos. Estou repensando em comprar o FX-6300.

 

Tenho três perguntas:

 

1 - No meu caso, tenho memórias de 2x2GB 1333Mhz e percebi que o multiplicador das memórias precisa ser 667. Isso não afetaria o desempenho da maquina?

 

 

 

 

 

2 - O modelo da minha placa é a M5A78L-M LX (não é a BR)

 

No site do Brasil, a ASUS informa que este modelo suporta até 8GB de memória (https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A78LM_LX/specifications/).

 

Porém, no site internacional, informa que ela suporta até 16GB (http://www.asus.com/Motherboards/M5A78LM_LX/specifications/).

 

Qual das informações está correta? :huh:

 

 

 

 

 

3 - Fazendo esta calibragem do processador FX-6300 eu consigo utilizar memórias de 1600Mhz?

 

 

Desde já agradeço.

 

 

Eu uso (usava), as memórias 1600mhz nessa mesma placa de boa, e rodava normal, só que para isso não instale os programas que vem no CD de inatalação da placa mãe (Turbo Core e etc), porque só dá problema, tinha todos instalados e ficava reiniciando, tirei todos resolveu o problema. Pelo menos na minha suporta até 16GB, uso a versão 1503 da BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma placa-mãe de qualidade e que não é tão cara:

https://www.guerradigital.net/placa-mãe/amd/asrock-970-extreme3-am3-amd-970-sata-6gb-s-usb-3-0-atx-amd.html

Mais baratas que essa só placas muito simples, similares a sua atual ASUS M5A78L-M LX/BR. Ou seja, seria trocar seis por meia dúzia, então o ideal seria fazer o upgrade de BIOS nessa placa mesmo.

Boa sorte.

Só uma duvida esse site é realmente confiavel?Preciso de uma placa mãe pro meu FX 8120 e os preços nas outras lojas estão muito caros...

O FX 8120 é bom pra jogos? 

 

 

Edit: o produto ta esgotado .-.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...