Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual destes transistores é o mais potente?


IsaacBres

Posts recomendados

Olá a todos do Fórum de Eletrônica!

Quero montar um transmissor especial para código Morse. No projeto original é usado o transistor BD 135, mas sei que ele não é muito potente. Quero fazer um transmissor potente e gostaria de saber qual desses transistores é o melhor para a substituição do BD 135:

Transistores 2N2218, BF494, PN2222, 2N2219, BC547.

Gostaria de saber também se todos são do mesmo tipo quanto a pinagem.

Considero todo o pessoal deste fórum, pessoas inteligentes e dinâmicas.

Agradeço as respostas. Um abraço!

post-1056006-13884966414568_thumb.jpg

post-1056006-13884966414895_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pela resposta, mas nesse datasheet não tem a potência em watts de todos eles.

E eu precisaria de uma comparação de potência entre eles, considerando que pelo que eu vi o 2n2218 é o mais potente, mas como esse projeto é de transmissão de ondas epúrias (que não tem frequência específica e opera em todas as frequências) o alcance de quase 1 quilômetro desse transistor pode atrapalhar os rádios dos vizinhos, a televisão deles, ou até outros equipamentos. E também pode interferir na comunicação dos aviões que voam baixo, por cima do local aonde estaria o transmissor, atrapalhando a recepção de sinal deles.

Ele tem a produção de sinais em todas as frequências possíveis, em intervalos de 100 em 100 kHz, ou seja, opera em AM e FM, e talvez em UHF e VHF, pois os sinais FM tem a divisão de sintonia de 0.1 mHz. Ele pega em todas as estações de FM, independente do transistor usado. Considerando que a mudança do transistor, só implicaria na potência do sinal.

Este transmissor é específico para Código Morse, onde só se transmite Bips longos ou curtos, considerando que se o botão de pressão não for pressionado, o aparelho continua desligado, mas se apertar o botão, ele emite um Bip contínuo, pelo tempo que ficar pressionada esta chave de pressão. Por isso é ideal para Código Morse.

Acredito que o ideal seria um transistor com alcance de até 500 metros, se eu fosse usar no campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pela resposta, mas nesse datasheet não tem a potência em watts de todos eles.

E eu precisaria de uma comparação de potência entre eles, considerando que pelo que eu vi o 2n2218 é o mais potente, mas como esse projeto é de transmissão de ondas epúrias (que não tem frequência específica e opera em todas as frequências) o alcance de quase 1 quilômetro desse transistor pode atrapalhar os rádios dos vizinhos, a televisão deles, ou até outros equipamentos. E também pode interferir na comunicação dos aviões que voam baixo, por cima do local aonde estaria o transmissor, atrapalhando a recepção de sinal deles.

Ele tem a produção de sinais em todas as frequências possíveis, em intervalos de 100 em 100 kHz, ou seja, opera em AM e FM, e talvez em UHF e VHF, pois os sinais FM tem a divisão de sintonia de 0.1 mHz. Ele pega em todas as estações de FM, independente do transistor usado. Considerando que a mudança do transistor, só implicaria na potência do sinal.

Este transmissor é específico para Código Morse, onde só se transmite Bips longos ou curtos, considerando que se o botão de pressão não for pressionado, o aparelho continua desligado, mas se apertar o botão, ele emite um Bip contínuo, pelo tempo que ficar pressionada esta chave de pressão. Por isso é ideal para Código Morse.

Acredito que o ideal seria um transistor com alcance de até 500 metros, se eu fosse usar no campo.

Olá!

quando se trata de código morse, apenas 500 miliwatts é mais que o suficiente para você fazer contatos com outros estados.

Tem o fenômeno da reflexão na atmosfera e tal. Isso é muito legal.

Vou lhe sugerir um site bastante confiável para estas montagens:

http://py2ohh.w2c.com.br/index.htm

É um site dedicado ao radioamadorismo em código morse que é também conhecido como CW. Você vai encontrar muitos transmissores caseiros e simples e sua teoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não te assustes se esse seu transmissor não conseguir transmitir até fora de tua casa..

Inicialmente porque ele não é essencialmente um transmissor e sim um chaveador, alimentando um resistor de 100 Ohms com onda quadrada em 12 Volts.Podes tfrocar ai e colocar um transistor capaz de drivear 500 Watts e nada alterará, se não alterares o circuito..

Inicialmente porque a filosofia do mesmo é a de espalhar harmônicos sem a menor concentração... A quantidade de energia irradiada ai será muito pequena, ínfima..

É possível que tenhas de aproximar coisa de um metro longe de um receptor, seja AM seja FM para perceber a transmissão dele.. Cancelar alguma rádio então, será difícil...

Veja que a máxima corrente sobre o resistor de 100 Ohms se dará quando o transistor estiver fechado e ela será de 12V / 100 ohms = 0,12 Amperes.. De nada, absolutamente nada adiantará colocares ai um transistor que aguente mais de 0,5 Amperes, do ponto de vista de capacidade de irradiação.....

Desse modo, para que não te decepciones, avisado estás...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
En 22/7/2013 a las 11:23, IsaacBres dijo:

¡Hola a todos del Foro de Electrónica!

Quiero montar un transmisor especial para el código Morse. En el diseño original se utiliza el transistor BD 135, pero sé que no es muy potente. Quiero hacer un transmisor potente y me gustaría saber cuál de estos transistores es el mejor para la sustitución del BD 135:

Transistores 2N2218, BF494, PN2222, 2N2219, BC547.

Me gustaría saber si todos son del mismo tipo como el pinado.

Creo que todo el personal de este foro, personas inteligentes y dinámicas.

Agradezco las respuestas. ¡Un abrazo!

Post-1056006-138849664145458_thumb.jpg

Post-1056006-13884966414895_thumb.jpg

 

adicionado 13 minutos depois

Hola amigo como estas, he mirado tu solicitud de como incrementar mas tu potencia de transmisión. Con los transistores anteriormente señalados como lo has sugerido, conseguirías no mas de 150 metros a campo abierto, y de allí se  perdería la señal. Te sugiero que uses el 2SC1971, o 2SC1306. Estos transistores incrementan la salida de tu proyecto de transmisión en mas de 91%, hasta 2 Watt o mas. Están diseñados para aplicaciones de RF, Bandas móviles VHF entre otras. Saludos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...