Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema de ventilação para Corsair 400R.


ghostnight

Posts recomendados

Não vou fazer SLI ou over.

Não comprei as peças abaixo ainda.

Não farei upgrades nessa máquina.

Ficará no quarto e ligada 24x7x365 por ano até sua vida útil acabar (ou seja morrer).

Configuração.

Intel Core I7-4770K

Cooler CPU Zalman CNPS10X Performa

Pasta Térmica Arctic Cooling MX-4

Gigabyte GA-Z87-D3HP

Gigabyte GeForce GTX 760 WindForce 3X,GV-N760OC-2GD Rev2.0

Cabo Akasa Flexa FP5 para 5 FANs 4 Pinos (AK-CBFA03-45)

4 unidades de memória DDR3 sem dissipadores

1 unidade do Gravador de DVD dual layer

1 unidade do HD WD Black SATA III

2 unidades de HDs Seagate com 7200rpm SATA II

5 ou 7 unidades Akasa Viper 120MM (AK-FN059) (veja abaixo)

Fonte SeaSonic de 430W SS-430GB

Gabinete Corsair 400R

SISTEMA DE COOLERS Corsair Carbide Series 400R

- Painel Frontal: (2) fan de 120mm Fan Akasa Viper 120MM (AK-FN059) ventilação HDs total de HDs 3 de 3,5" 7200rpm sata II na parte de baixo.

- Painel Traseiro: (1) fan de 120mm Fan Akasa Viper 120MM (AK-FN059) exaustão

- Painel Superior: (2) fan de 120mm Fan Akasa Viper 120MM (AK-FN059) exaustão

- Painel Esquerdo: (0) fan de 120mm SEM FANS

- Painel Inferior: (1) fan de 120mm Fan Akasa Viper 120MM (AK-FN059) ventilação OU trocar ele por 1 fan Fan Akasa Viper 140MM

Total 6 fans só no gabinete.

Posso usar 1 fan Akasa Viper 140MM no painel inferior no lugar do de 120MM para fazer a ventilação?

Fonte SeaSonic de 430W SS-430GB com o seu fan virado para baixo.

Cooler CPU Zalman CNPS10X Performa vai estar com 1 Akasa Viper 120MM acoplado ao dissipador.

OU

SISTEMA DE COOLERS Corsair Carbide Series 400R

- Painel Frontal: (2) fan de 120mm Fan Akasa Viper 120MM (AK-FN059) ventilação HDs total de HDs 3 de 3,5" 7200rpm sata II na parte de baixo.

- Painel Traseiro: (1) fan de 120mm Fan Akasa Viper 120MM (AK-FN059) exaustão

- Painel Superior: (1) fan de 120mm Fan Akasa Viper 120MM (AK-FN059) exaustão

- Painel Esquerdo: (0) fan de 120mm SEM FANS

- Painel Inferior: (0) fan de 120mm Fan Akasa Viper 120MM (AK-FN059) ventilação

Total 4 fans só no gabinete.

Fonte SeaSonic de 430W SS-430GB com o seu fan virado para baixo.

Qualquer um dos esquemas apresentado esta bom o suficiente para o computador não fritar, não deixar o quarto uma sauna e não gerar pressão negativa?

Meu último computador HP (comprado em loja) com o core I5 750 (que morreu) esquentava bastante, então estou traumatizado com a temperatura do computador.

Cooler CPU Zalman CNPS10X Performa vai estar com 1 Akasa Viper 120MM acoplado ao dissipador.

Sabendo que a placa mãe Gigabyte GA-Z87-D3HP que possui controlador PWM para fans com 4 entradas.

Perguntas;

Será que posso controla-los pelo BIOS UEFI individualmente usando o cabo Akasa Flexa FP5 (AK-CBFA03-45)?

Esse CPU Zalman CNPS10X Performa + Gigabyte GA-Z87-D3HP + 4 pentes de memória DDR3 sem dissipadores tem algum problema?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não vai fazer over, pega um 4770 e economiza aí, pois o 4770k é o mesmo processador só que desbloqueado para overclock.

Sobre as ventoinhas, se não me engano o gabinete já vem com 1 de 120mm atrás e 2 na frente correto?

Eu pegaria 5 viper de 140mm e colocaria, 2 no topo, 1 inferior e 2 na tampa esquerda.

Sobre o cooler eu não conheço este, mas acho que ele é meio antigo, se tiver como pegaria um Silverston AR01 (acho que é o melhor cooler de ar em relação a custo x benefício, já que custa uns 35 dolares e supera muitos coolers de 70 dolares).

Espero que ajude em algo, se não o pessoal vem aqui e dá mais dicas! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não vai fazer over, pega um 4770 e economiza aí, pois o 4770k é o mesmo processador só que desbloqueado para overclock.

Sobre as ventoinhas, se não me engano o gabinete já vem com 1 de 120mm atrás e 2 na frente correto?

Eu pegaria 5 viper de 140mm e colocaria, 2 no topo, 1 inferior e 2 na tampa esquerda.

Sobre o cooler eu não conheço este, mas acho que ele é meio antigo, se tiver como pegaria um Silverston AR01 (acho que é o melhor cooler de ar em relação a custo x benefício, já que custa uns 35 dolares e supera muitos coolers de 70 dolares).

Espero que ajude em algo, se não o pessoal vem aqui e dá mais dicas! =D

Oi,

Este cooler não se encontra em lojas on-line no Brasil, ?

E enquanto ao fluxo de ar e pressão negativa?

Você entende disso?

Se eu colocar 5 fans Akasa Viper 140MM vou gerar pressão negativa (acho).

Então teria que pegar 6 Akasa Viper 140MM (para fazer par)+ 4 Akasa Viper 120MM ( desses 1 para o CPU cooler) e isso geraria um consumo maior que a minha fonte SeaSonic de 430W modelo SS-430GB suportaria!

Não sei se daria para colocar um fan na lateral com um CPU cooler!

Obrigado por ajudar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que não, pois além dos 2 fans que vem pré-instalados, você teria 3 injetando ar, totalizando 5, enquanto teria apenas 3 fazendo a exaustão, ao meu ver geraria pressão positiva... Se não puder usar os da lateral ainda seriam 3 injetor vs 3 exaustor, a não ser que a pressão dos fans que vem no gabinete sejam inferior (não cheguei a pesquisar).

E tem certeza que não dá pra usar um cooler com os fans na lateral?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que não, pois além dos 2 fans que vem pré-instalados, você teria 3 injetando ar, totalizando 5, enquanto teria apenas 3 fazendo a exaustão, ao meu ver geraria pressão positiva... Se não puder usar os da lateral ainda seriam 3 injetor vs 3 exaustor, a não ser que a pressão dos fans que vem no gabinete sejam inferior (não cheguei a pesquisar).

E tem certeza que não dá pra usar um cooler com os fans na lateral?

Não tenho.

Não usarei os fans pré-instalados do gabinete.

Substituirei todos pelos Akasa Viper inclusive o fan do CPU cooler.

Poderia dar um exemplo e usar somente os fans Akasa Viper de 120mm e 140mm no seu exemplo.

Substituirei o gabinete Corsair 400R pelo gabinete Corsair 500R.

Não se esqueça que tem que respeitar o consumo da fonte SeaSonic de 430W modelo SS-430GB.

Mudei de escolha do CPU cooler, escolhi o EVGA ACX, 100-FS-C201-KR

Abaixo o modelo que fiz do gabinete Corsair 500R.

SISTEMA DE COOLERS Corsair 500R

- Painel Frontal: (2) fan de 120mm Akasa Viper 120MM (AK-FN059) ventilação

- Painel Traseiro: (1) fan de 120mm Akasa Viper 120MM (AK-FN059) exaustão

- Painel Superior: (2) fan de 140mm Akasa Viper 140MM (AK-FN063) exaustão

- Painel Esquerdo: (1) fan de 140mm Akasa Viper 140MM (AK-FN063) ventilação

- Painel Inferior: (0) SEM FAN

Obrigado pela ajuda.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, compraria 4 viper 120mm e 4 ou 5 viper 140mm, manteria a configuração que você fez acrescentando apenas 1 fan de 140mm no painel esquerdo e/ou 1 no inferior (dependendo do que você preferir e no que der), pois assim estaria injetando mais ar do que retirando, veja que pela sua configuração teria 1 de 140 + 2 de 120 para ventilar e 1 de 120 + 2 de 140 para exaustão... lembrando que o fluxo de ar e pressão são maiores para fans de 140mm, teria um de 140mm de exaustão contra um de 120mm ventilando, acredito que gerando pressão negativa... Acrescentando 1 ou 2 de 140mm ventilando a mais, tentaria gerar pressão positiva, fazendo com que o ar dentro do gabinete tente sair por onde ele encontrar saída!

Dessa forma ficaria:

- Painel Frontal: (2) fan de 120mm Akasa Viper 120MM (AK-FN059) ventilação

- Painel Traseiro: (1) fan de 120mm Akasa Viper 120MM (AK-FN059) exaustão

- Painel Superior: (2) fan de 140mm Akasa Viper 140MM (AK-FN063) exaustão

- Painel Esquerdo: (1 ou 2) fan de 140mm Akasa Viper 140MM (AK-FN063) ventilação

- Painel Inferior: (0 ou 1) fan de 140mm Akasa Viper 140MM (AK-FN063) ventilação

- CPU cooler: (1) fan de 120mm Akasa Viper 120MM (AK-FN059) exaustão

Geralmente quando se quer gerar pressão positiva, os fans de entrada devem ter filtros para evitar entrada de poeira, porém o 500r tem filtro frontal, superior e inferior, não possuindo na parte traseira nem painel esquerdo. Lembrando de instalar a fonte

Porém, o gabinete tem várias aberturas e pelo que pesquisei fica difícil gerar pressão positiva, sendo interessante manter o fluxo de ar constante em uma direção. Já decidiu se montará o cooler voltado para o topo ou para a parte de trás? (O normal é para parte de trás, não sei se o cooler permite rotacionar para direcionar ao topo) Testes do Clube do Hardware indicaram que apontando para o topo é mais eficiente.

Bem não sei se falei alguma besteira, se falei alguém pode corrigir! Mas acredito que assim ficaria bom .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, compraria 4 viper 120mm e 4 ou 5 viper 140mm, manteria a configuração que você fez acrescentando apenas 1 fan de 140mm no painel esquerdo e/ou 1 no inferior (dependendo do que você preferir e no que der), pois assim estaria injetando mais ar do que retirando, veja que pela sua configuração teria 1 de 140 + 2 de 120 para ventilar e 1 de 120 + 2 de 140 para exaustão... lembrando que o fluxo de ar e pressão são maiores para fans de 140mm, teria um de 140mm de exaustão contra um de 120mm ventilando, acredito que gerando pressão negativa... Acrescentando 1 ou 2 de 140mm ventilando a mais, tentaria gerar pressão positiva, fazendo com que o ar dentro do gabinete tente sair por onde ele encontrar saída!

Dessa forma ficaria:

- Painel Frontal: (2) fan de 120mm Akasa Viper 120MM (AK-FN059) ventilação

- Painel Traseiro: (1) fan de 120mm Akasa Viper 120MM (AK-FN059) exaustão

- Painel Superior: (2) fan de 140mm Akasa Viper 140MM (AK-FN063) exaustão

- Painel Esquerdo: (1 ou 2) fan de 140mm Akasa Viper 140MM (AK-FN063) ventilação

- Painel Inferior: (0 ou 1) fan de 140mm Akasa Viper 140MM (AK-FN063) ventilação

- CPU cooler: (1) fan de 120mm Akasa Viper 120MM (AK-FN059) exaustão

Geralmente quando se quer gerar pressão positiva, os fans de entrada devem ter filtros para evitar entrada de poeira, porém o 500r tem filtro frontal, superior e inferior, não possuindo na parte traseira nem painel esquerdo. Lembrando de instalar a fonte

Porém, o gabinete tem várias aberturas e pelo que pesquisei fica difícil gerar pressão positiva, sendo interessante manter o fluxo de ar constante em uma direção. Já decidiu se montará o cooler voltado para o topo ou para a parte de trás? (O normal é para parte de trás, não sei se o cooler permite rotacionar para direcionar ao topo) Testes do Clube do Hardware indicaram que apontando para o topo é mais eficiente.

Bem não sei se falei alguma besteira, se falei alguém pode corrigir! Mas acredito que assim ficaria bom .

Não entendi o que você escreveu, apesar de ter lido esse teste também não consegui entende-lo bem. Consegui me confundi com esse teste.

Quem montará o computador será um técnico que vem a minha casa só para isso.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...