Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo circuito com resistor paralelo com bobina.


ricardospimentel

Posts recomendados

difícil ser auto oscilantr com lm555... Pois se fosse, o que o cara ta querendo do lm555? Pois auto oscilante ja faz tudo, auto oscila e auto ajusta o pwm na oscilação conforme a carga.

Sei. Eu gostaria de ver a fonte de perto. Inclusive sei que precisa de um circuito Soft-starter para carregar os capacitores de entrada lentamente.

As fontes menores até uns 1000 watts poderia usar um NTC que quando frio está com 1R e quando passa corrente elétrica por eles, esquentam e a resistência cai muito, formando praticamente um curto-circuito. Mas a potência desta fonte é muito alta. um NTC não resolveria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte de 10kw realmente é muito impressionante... Kkkkkk existe louco pra tudo.... É um pepinasso no snubber quando é alta potencia... Fora que a filtragem também fica comprometida... Ao contrario das full bridge, que você tem a largura dos pulsos certinhas, economizando na filtragem por ser de frequencia alta.. Essa flyback, a largura do pulso n chegaria acho que nem 10% mesmo com os 10kw na saida!! Um desperdicio danado.. E se passar, significa que o rendimento dela é menor ainda.. A largura do pulso ja vai ser finissimo, sem carga então, alem de ser finissimo, so vão acontecer de uma vez em nunca kkkk

Mas gostei mesmo desse circuito, bem legal e interessante, por mais doido que seja, o circuito é muito bem feito! E pra analisar circuito assim é muito legal!!:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rendimento baixo eu não acredito.

Eles não iriam pôr uma fonte dessas num amplificador que justamente promete alta eficiência.

É uma marca multinacional em países onde as leis são mais rigorosas.

Eu sempre achei que snubber fosse um dispositivo feito para suprimir tensões transitórias em cima de semicondutores, não sabia que servia para armazenar potência.

Quanto as formas de onda não acredito que seja como você citou.

Vou buscar algum teste feito por algum em um osciloscópio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O snubber é pra matar o que a carga não consome da energia armazenada na bobina.

É justamente por isso, o snubber não pode receber tota a potencia quando não estiver com consumo na saida, ai o pwm tem que ser diminuido!

Se a fonte da os 10kw com 50% do pwm, qual vai ser a largura do pulso para 0w???????? Kkkkkkk

a fonte vai ser obrigada ate a parar de chavear as vezes... Kkk pois a indutancia do indutor é estão baixa, que só de dar um pulsinho e ja estoura o snubber... :D:D:D

Mas claro, ela funciona muito bem.. porém é muita doidera fazer uma flyback de 10kW...

Embora não tem grandes diferença para uma full bridge..

Por exemplo, uma half bridge, onde um lado do trafo é preso em 150V, r o outro lado é levado ao 0V ou 300V pelos transistores chaveadores...

Imagina isso e me responda: na saida não há carga nenhuma, por mais fino o pulso que seja no chaveador, aparecera um pulso instantaneo na mesmo hora e com amplitude igual a relaçao de espiras, e com alto poder de corrente... Esse pulso por ter poder em corrente, praticamente ira carregar o capacitor na saida na mesmo hr!!! Deixando a saida na max tensão...

o trafo não tem acoplamente 100% mas um trafo ideal teria! Eai como eu faria o ajuste da tensão na saida?

Um amp classe d por exemplo, altera a largura do pulso, pelo filtro lc, mas a tensão na saida não é retificada, ela varia desde o -B ao +B.. o que sai do trafo é retificado, logo a pena vai carregar o capacitor com o max por mais fino q seja! Eai como resolve esse pepino?

Colocando um indutor em serie com o cap ajuda e retarda a carga do cap... Um pulso carrega o cap em por exemplo, à 0,5V a cada pulso... Se deixar esse pulso rolando, vai acabar chegando na max tensão por mais fino que seja.. Olha o pepino ai...

Ai o que se faz? Vai ter que sessar o chaveamento quando a tensão chegar na X que eu quero... Sem carga os cap não vão se descarregar estão rápido.. Se descarregar 0,5V, da mais um pulso pra subir mais 0,5V...

mas se ficar assim parando, quem vai alimentar o circuito de controle durante esse tempo? Ja que é alimentado por uma bobina do proprio trafo?

Ai se coloca um resistor de valor alto na saida que sirva como carga, o suficiente para q o tempo entre os pulsos não seja grandes, e assim o capacitor que filtra pra alimentar o circuito de controle aguente esse tempo..

É um monte de pepino, mas funciona maravilhosamente!! Kkk

A flyback é pior ainda... Mas fazendo varias gambiarras desse tipo, da pra fazer funcionar bem... :D

A minha de 100W pro meu amp de 40W, to quase desistindo de fazer auto odcilante por causa desses pepinos... Pois auto oscilante você só pode alterar a largura ou do positivo ou do negativo... Um negocio mais bem feito eu faria do meu jeito e um negocio que regula bem regulado os tempos e larguras...

Vamos ver.. Amanha vou recalcular ela e ver se esta bom.. Se não mudo a arquitetura..

E a de 2000W pro amp de 500W, vai ser no min half bridge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagina isso e me responda: na saida não há carga nenhuma, por mais fino o pulso que seja no chaveador, aparecera um pulso instantaneo na mesmo hora e com amplitude igual a relaçao de espiras, e com alto poder de corrente... Esse pulso por ter poder em corrente, praticamente ira carregar o capacitor na saida na mesmo hr!!! Deixando a saida na max tensão...

o trafo não tem acoplamente 100% mas um trafo ideal teria! Eai como eu faria o ajuste da tensão na saida?

flyback não usa trafo. Usa indutor mesmo que este tenha tomadas secundárias.

Você vai me perguntar:

Possui bobina primária e bobina secundária e não é trafo??

Sim. É um indutor e quando o mosfet chaveia um pulso na entrada, este primeiramente é armazenado em forma de energia magnética. Somente quando o mosfet desliga é que a energia é transferida para o secundário.

Daí existem dois modos de operações destes fontes:

Modo contínuo e modo descontínuo.

No modo descontínuo a corrente no indutor sempre vai a zero a cada pulso.

No modo contínuo a corrente nunca vai a zero no indutor.

É diferente de um trafo pois num trafo o acoplamento é muito firme de modo que não permite armazenar energia no núcleo. Toda a potência injetada no primário é liberada para o secundário instantaneamente.

Se você reparar, a fonte de 10Kw que lhe mostrei a bobina de saída passa por um diodo e vai direto para o banco de capacitores de filtro, sem passar por nenhum indutor snubber como você citou.

Um amp classe d por exemplo, altera a largura do pulso, pelo filtro lc, mas a tensão na saida não é retificada, ela varia desde o -B ao +B.. o que sai do trafo é retificado, logo a pena vai carregar o capacitor com o max por mais fino q seja! Eai como resolve esse pepino?

Neste caso o indutor oferece uma reatância indutiva que se opõe a passagem da corrente alternada do oscilador que num exemplo pode ser de 500Khz.

Acontece que conforme vai crescendo um semi-ciclo de áudio, positivo e senoidal por exemplo, aquela freqüência de 500Khz vai deixando de ser 100% alternada e vai criando um desbalanceamento DC mais para o lado positivo do que para o negativo e vai se transformando em DC quanto maior for este semi-ciclo positivo do áudio.

Para um indutor que foi calculado para se opor a uma corrente alternada de 500Khz, uma onda de 20Khz é como se fosse praticamente DC e ele oferece um curto-circuito para esta onda.

É o desbalanceamento DC provocado pelos semi-ciclos do áudio no oscilador que faz com que o indutor deixe de se opor a corrente, liberando o excedente DC para o alto-falante, pois a bobina está ligada em série.

O capacitor vem no final para curto-circuitar os espúrios à terra.

A frequência de chaveamento de 500Khz ainda vai está lá no alto-falante, mesmo que modulada pelo áudio, então se coloca um capacitor aterrando esta freqüência capaz de oferecer alta resistência para as freqüências de áudio, 20Khz por exemplo, e ser capaz de colocar um curto-circuito na freqüência de 500Khz para que ela fique circulando somente no indutor que foi justamente calculado para isso.

Veja a imagem abaixo:

ampclas108.gif

Colocando um indutor em serie com o cap ajuda e retarda a carga do cap... Um pulso carrega o cap em por exemplo, à 0,5V a cada pulso... Se deixar esse pulso rolando, vai acabar chegando na max tensão por mais fino que seja.. Olha o pepino ai...

Ai o que se faz? Vai ter que sessar o chaveamento quando a tensão chegar na X que eu quero... Sem carga os cap não vão se descarregar estão rápido.. Se descarregar 0,5V, da mais um pulso pra subir mais 0,5V...

mas se ficar assim parando, quem vai alimentar o circuito de controle durante esse tempo? Ja que é alimentado por uma bobina do proprio trafo?

Se for Flyback coloca para trabalhar em modo contínuo e tudo está resolvido. Nem vai precisar de indutor na saída. Aliás nem as que trabalham em modo descontínuo precisam destes indutores.

Um bom simulador que simula o chaveador e o elemento magnético, mostrando as formas de onda:

http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/spw_smps_e.html

http://img707.imageshack.us/img707/4231/1v1a.png

1v1a.png

Material muito bom:

http://www.cpdee.ufmg.br/~porfirio/Fontes%20CC%20CA/conversor%20Flyback.ppt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte flyback é otima quando tem carga na saida kkkk esse simulador simulou com carga... A fonte de 10kw não vai ter formas de onda estão perfeitas assim e proporcionais...

O indutor na saida com o diodo eu quis dizer na fonte halfbridge e full bridge e não na flyback.. Pois na flyback ja tem o snubber no primário. Que funciona praticamente igual..

Mas o snubber ceifa o pico reverso, o indutor nas halfbridge retarda a carga do capacitor.

o capacitor no snubber é que é o pepino, ele se carrega fácil.

Imagina um primario com uns 80uH de indutancia, em 300V 10khz daria picos de ate 70A pra 10kW!!!

em pulsos largos... Mas e sem carga? 10kW vai pra onde? O snubber pode pegar uns 2W...

O pulso deveria ser estão fino mas estão fino, que se perderia na equivalencia dos 50MHz pra um indutor de valor estão baixo!!

Eai o pepino???

Ficaria tipo uma freq muito baixa tipo uns 800Hz, com pulsos da finura equivalente a uns 400khz...

No caso dessa fonte, o motivo de usar o bando de capacitores na saida é isso... Baixa frequência! Ate as full bridge abaixam a freq a medida que a potrncia vai ficando alta... Mas no caso da flyback é pior ainda...

Com todos os pepinos tudo funciona bem ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...