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Entendendo circuito com resistor paralelo com bobina.


ricardospimentel

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Pois é, uma vez eu fui levar uma bobina para um cara reenrrolar, a bobina era de prata, e o cara falou, não existe a tecnologia no brasil como essa! Ele podia enrrolar e eu quase não perceberia a diferença, mas quando ele perguntou se a outra estava boa, e eu disse que sim, ele se recusou a fazer o serviço pois com as duas daria para notar a difetença.. Tive que comprar do fabricante que se nao me engano só aquilo custou uns 400 reais!

Os inglês ja são muito bem andados nessa area, o brasil começou a se preocupar com isso muitos anos depois, agora em complicado para o brasil correr atras do prejuizo..

para se ter 20Wrms em boa qualidade, em 6ohms, você precisa de pelo menos uns 18V simétrico (36V)! Sugiro 20+20V para não faltar.

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Certo pessoal. Eu achei esses valores pela equação 4 da folha de dados e o valor exato foi, que para 20W (uso este valor por não saber da potência máx. que essas caixas aguentam, talvez até 25W) eu preciso de 15,49V. Bem sei que para um trafo de 16V, após a retificação e filtragem, terei 21,16VCC e se utilizar um trafo de 18VCA >> 23,98VCC e se um de 22VCA >> 29,62VCC.

Se eu escolher o trafo de 18VCA, eu teria, segundo a fórmula, cerca de 25W que é o limite do que acredito que essas caixas aguentam. Sei que com a fonte filtrada e retificada terei 23,98VCC sem carga. Acredito que num momento de pico a tensão caia para os 18VCC.

Já a equação 5 da folha de dados me apontou que precisarei de 2,89A caso opte pelos 25W, então, como quero um trafo por canal, tendo cada canal um amplificador para o woofer e outro para o tweeter, acredito que precisaria de um trafo de uns 4A a 6A.

Para o dissipador, segundo a equação 1, obtive o valor de 4,85W. Creio eu que este dado seja para cada um dos canais, tendo eu que praticamente dobrar esse valor, ou quase isso já que um dos amplificadores trabalhará um pouco mais folgadamente.

Acho que esses dados são os valores seguros de que preciso. Tenho medo de acrescentar mais tensão e acabar queimando minhas caixinhas e posso, talvez, utilizar uma tensão ainda menor com tal medo que tenho, pois não encontro informações sobre o alto falante, nem do ci do amplificador do aparelho original, mas tenho a info do manual que me deixou pouco confuso. Por favor, vejam:

Sem_T_tulo.jpg

Por isso, acho que vou acabar ainda reduzindo tudo para 15W

A equação 1 que me aponta a potência dissipada pelo canal:

PDMAX = VCC2 / 2π²RL . Está assim no dataxite, mas na verdade é assim:

PDMAX = VCC² / 2π²RL . Pois não conseguia resolver por que vivia multiplicando VCC por 2.

Equação 4 que me fornece a tensão de pico:

VOPEAK = Raiz(2RLPO)

Equação 5 que me fornece a corrente necessária:

IOPEAK = Raiz((2PO) / RL)

Ainda vou fazer os cálculos para os filtros que vão me exigir saber a impedância que precisarei na entrada e também a tensão VRMS. Mas isso é o de menos, no momento.

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Olha, esses ci's são embaçados! O amplificador que eu projetei (transistorizado), ele é alimentado por 40V! +20v -20V simetrico 2,5A de pico. Para 8ohms. Mas projetei para suportar 4ohms, então em 4ohms se tem 5A de pico.

Potencia em 8ohms com 40V foi de 20Watts rms! Sem distorçao claro. 4ohms foi para 40W rms.

Contando com distorções, eu poderia falar que ele tem uns 36W rms. Ou ate 50W reais em 8ohms! Se fosse pra vender eu poderia enganar o publico com esses 50W rms em 8ohms ou 100W rms em 4ohns! E não é mentira, e 100W reais mesmo! porém em onda quadrada kkkkk :lol:

mas numa senoide perfeita ele desenvokve no max 40W rms sem distorçoes em 4ohms com 40V de alimentaçao.

Essas potencias de ci sao folocadas muitas distorçoes, 10% THD? Putz acima de 0,1% meus ouvidos ja começam a n gostar... :D

Fica esperto com esses CI's. Se for 16V simetrico ai sim... Mas apenas 16v e impossivel tirar essa potencia em 6ohms. A menos com muita alta taxa de distorçao.

E o que queima o falante nao é o sinal, e sim a distorçao! Um falante sofre mais numa onda quadrada do que com uma senoidal de potrncia ainda maior!

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Quando escolhi esse CI, eu desejava um mix de praticidade X qualidade. Por isso escolhi o LM1876 em vez do TDA2030 que não é tão ruim.

Ele promete de THD+N:

0,1% com 15W a 4Ω ou 8Ω e

0,009% com 20W a 8Ω.

Que já acredito serem níveis baixos. Vejo nos manuais de sistemas de som que sempre apresentam um número de 10% de distorção, só o Pioneer do meu carro que apresenta 5% com 22W. Já vi alguns que relatavam 1%.

Não sei se entendi direito, mas parece que a 15W eu posso ter uma distorção máxima de 0,1% e com 20W e 8Ω eu terei tipicamente 0,009%. O que me mostra que baixa potência não é sinônimo de baixa distorção e mostra a necessidade de uma boa leitura da folha de dados.

Este é o gráfico de THD+N X Potência para saídas em 6Ω:

Sem_T_tulo.jpg

Ao que parece, eu preciso de uma tensão próxima aos 22VCC (22V+22V) para obter os 20W com THD+N de uns 0,1%. Isso traçando uma linha imaginária no gráfico. 22VCC, foi a tensão que Paulo sugeriu para 8Ω.

Vendo tudo isso, esse chip não é assim, uma Brastemp, mas para um amplificador de lepitópi até que tá bãozim. Né?

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Esse numero de 0,009% ai ta me cheirando mal... Vou ver o datasheet desse chip porque eu Inda nem vi.:D

Eu ja escutei um tda2030, e a qualidade dele é excelente para um chip. (n como um transistorizado mas quebra o galho)

Essa parte da distorçao em baixa potencia ser maior, isso é verdade. Pois o sinal é estão pequeno que o chip nem e estão preciso para amplificar ele.

Mas isso é so em baixas potencias.

com 44V de alimentaçao, você consegue sim seus 20W tranquilo! As unicas coisas que te adianto sobre ci é que, esses niveis de distorção nao sao reais, sao testes realizados em laboratórios. Isso na pratica varia e muito! Esses valores variam muito mesmo na pratica. Em CI's é ainda pior por ser tudo integrado e sensivel a temperaturas etc.. Outra coisa é que eles não se dao muito bem com consumo muito alto de corrente. então use ele sempre com folga. Ali diz corrente max de 2.9A , eu aconselho a nao passar de 2A.

Nas curvas de distorçao x potencia, depois de 15W se nao me engano a distorçao sobe drasticamente passando de 10%...

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No início iria montar meu amplificador com o TDA2030, mas sempre vendo discussões dizendo que a linha LM da National seria sempre melhor e no desejo de ainda montar um sistema com o LM3886 é que acabei optando pelo meio termo e começar com esse LM1876.

Não vou conseguir os 44VCA a não ser que mande enrolar os trafos, vou ter de me contentar com 40VCA mesmo que é um valor padronizado (20+20). Só que fico agora preocupado com o que vai acontecer quando o sistema estiver utilizando pouca potência na saída, quando a tensão em CC estiver próxima dos 26VCC (52VCC, no total e já retificado).

Sei que não é necessário fornecer tensão estabilizada ao amplificador, mas como ele fica nesse caso? Fora que não entendi o porquê de reduzir o fornecimento de corrente, pois para mim, seria sempre bom que houvesse uma sobra de corrente. Ex.: Se preciso de 2,5A, logo forneço 3A. Não seria isso?

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A fonte sim, eu quis dizer sobre o amp.. Eu aconselhei você a não usar uma carga na saida que consuma corrente muito alta! Por exemplo o ci tem limite de 2.9A, eu aconselhei a nao usar mais que 2A na saida dele..

Outra coisa, eu particularmente preferia o tda2030! Com certeza ele tem mais qualidade que esse LM. (nao tenho absoluta certeza mas pelo que vi no diagrama interno desse lm...)

A tensão não pode ultrapassar a do ci!

o tda2030 deve ter eformance melhor que esse lm por ser: HI-FI, e nas especificaçoes estarem valores mais "justos". Por exemplo ele precisa de 36V para apenas 14W. Agora o lm os valores estão bem proximos dos limites...

O tda2030 por ser hi-fi, a tensão tem que ser bem maior mesmo! Para uma coisa ser considerada hi-fi ele tem que ter no max 0.1% em toda sua faixa de reproduçao tanto em potencia min ou na max que ele suporta não podem nem passar de 0,1%... Relaçao de sinal x ruido maior que 100db...

Mas esse lm vai te dar o que você precisa. Veja no datasheet a tensão max de alimentaçao, não deve ultrapassar ela!

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Acho que tem alguma confusão....

O Tda2030 nunca foi Hi-Fi.... Além dele apresentar um ruido bem característico na saída mesmo com a entrada com sinal cortado.... O próprio datasheet dele deixa claro nos gráficos que a distorção sobe bastante com potências ainda longe do máximo .

Esse LM1876 tem características bem superiores , e mesmo assim também não é Hi-Fi, e sim High-End stereo Television.

Eu prefiro montar com esse LM, já ví em outros Forums pessoas que montaram e ficaram bastante satisfeitas pela qualidade geral.

O Tda2030 é famoso pela oscilação em alta frequência, tem de acertar um bom lay-out para evitar isso.

Mas realmente tem de ter alimentação de pelo menos uns 44 Volts total para ter uma boa potência com baixa distorção. Se usar um transformador tipo 20+20 e retificar em ponte, colocar uma excelente filtragem, bem farta, vai ter um baita som.

Paulo

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Sim esse lm é melhor pois tem mais potencia. Segundo os datasheets as distorçoes do LM é melhor.

mas o TDA2030 não tem ruido não. Claro qie se montar o esquema que esta no datasheet vai ter, pois aquele circuito sao pobres, apenas para montagem de teste e amostra. Quando eu montei eu modifiquei algumas coisas para ser um amplificador de verdade mesmo e nada de ruido! Com o volume todo aberto e a entrada em aberta. 0 de ruido. A fidelidade é muito boa. Mas se você ver a curva caracteristica do tda2030, ate 10W a distorçao é completamente linear!!!! Ou seja, exatamente o que um amp hi fi deve ser.

de 0 a 10W ele se mantem fixo em 0,05% de distorçao com carga de 4ohms! Ou seja, otimo para um amp! Ele só começa a passar de 0,1% depois dos 10khz... Eu mesmo montei ele antes desse meu transistorizado de 40W, e praticamente a fidelidade dos dois sao iguais, sem distorção... Poucas diferença o meu transistorizado ganha por apresentar alimentaçao simetrica (eu nao fiz o amp simetrico com o tda2030) eai tenho bons graves e o redto tem a fidelidade iguais, quase não se percebe que o transistorizado é melhor... (testei os dois na mesmo caixa!)

Como eu disse nunca ouvi o LM, então não sei qual é melhor mas os tda que eu ja montei nenhum prestavam, ate montar com esse tda2030, que foi o melhor que ja ouvi entre eles...

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CeRto.

O limite de tensão dele é de 64VCC e agora entendi que devo fazer os cálculos para reduzir o consumo do amplificador. Perfeito.

Reolhei a folha de dados e agora sim encontrei a linha que me diz o limite de corrente para ele que é de 3,5A típico e 2,9A de limite recomendável.

Agora irei refazer os cálculos reconsiderando os dados aqui discutidos.

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Oi Roberto, eu já estava refazendo os cálculos e editando a minha resposta anterior e cheguei num resultado parecido. Veja:

CeRto.

O limite de tensão dele é de 64VCC e agora entendi que devo fazer os cálculos para reduzir o consumo do amplificador. Perfeito.

Reolhei a folha de dados e agora sim encontrei a linha que me diz o limite de corrente para ele que é de 3,5A típico e 2,9A de limite recomendável.

Agora irei refazer os cálculos reconsiderando os dados aqui discutidos.

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Com os cálculos refeitos utilizando a equação 1 para VPEAK e equação 2 para IPEAK:

RL : 6Ω

PO : 18W

VPEAK = 14,70VCC

IPEAK = 2,45A

Agora reduzi PO para 18W afim de afastar um pouco o valor de IPEAK dos 2,9Apk. Veja que agora posso utilizar um trafo 15+15 3A, ou melhor, dois.

No dataxite diz que é possível obter 22W contínuos com ±20VCC e carga de 4Ω e ainda um THD+N menor que 0,1% e que esse é o limite real do LM1876 por que aí os limitadores de corrente entram em ação.

Vejam que, tomando base desses valores, temos então:

RL : 4Ω

PO : 22W

VPEAK = 13,27VCC

IPEAK = 3,32A

Aí notei que na em estavam faltando cerca de 7V. Mas aonde estariam esses "7V"?

Parece-me que tem a ver com esta fórmula:

Max supplies ≈ ± (VOPEAK + VOD) (1 + regulation) (1.1)

Que daqui a pouco irei estudá-la, também lendo a seção da qual ela faz parte e está em todos os datasheets de linha LM de amplificadores da Texas.

Meu inglês e aritmética estão em níveis muito pobres, mas vou pôr a minha cuca para funcionar, afinal, ano que vem vou precisar bastante.

Inté mais tarde. ;)

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Ricardo,

Esses seus cálculos são feitos a partir do ponto de vista da carga RL. Ou seja, imaginando uma senóide pura que faz a carga dissipar uma certa potência em Watts.

Mas os amplificadores não são assim tão simples.

Por exemplo, imagine o estágio de saída, geralmente são dois transistores de grande capacidade que são os responsáveis pelo fornecimento da corrente para a carga.

Para ter uma baixa distorção, esses transistores não podem operar fora de uma determinada zona de trabalho, e nunca podem nem chegar perto da região de saturação, então eles tem de ter uma determinada queda de tensão em cima deles.

Essa queda é a grande responsável de você se perguntar aonde que estão os 7 volts ......

Não precisa fazer esses cálculos dessa maneira, o que você precisa é apenas calcular uma fonte que forneça a tensão necessária ( eu diria pelo menos 22 + 22 V DC ) mesmo quando tem de fornecer a corrente que você calculou na carga ....

Existem regrinhas simples para você dimensionar os capacitores, já foram descritas aqui no Fórum, dá uma procurada .

Paulo

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Ok então.

O meu medo é o seguinte: Se as formas de se controlar a Potência de saída e o THD+N são pela tensão e corrente fornecidas ao circuito, não haveria o risco de eu forçar meus falantes?

Na postagem #27, coloquei numa imagem as descrições da minha caixa fornecidas pela Panasonic e o que pude entender foi que elas aguentam 20W de energia constante a 1kHz ou 15W com 60Hz a 3kHz (dados da saída dos graves).

Eu peço desculpas pela enchente de perguntas e dúvidas, mas não há na rede qualquer projeto parecido com o LM1876. Além do mais, quero elaborar o amplificador de acordo com minhas reais necessidades e aprender a respeitar os limites do componente ditados na folha de dados.

Com o que foi amplamente discutido aqui, vou partir então para a solução do trafo 20+20 (não encontrei para venda pronta um trafo de 22VCA, depois dos 20VCA o valor comercial é 24VCA) e terei após a retificação um produto em torno de +26,8VCC e -26,8VEE em aberto. Para a filtragem, vou utilizar um par de capacitores de 5600µF, mas quanto à filtragem, vou atrás desses tópicos mencionados pelo Paulo, já que não estou habituado a trabalhar com fonte simétrica, ainda mais para amplificadores que precisam de tudo que é estágio de filtragem desde capacitores de disco a capacitores de fluxo! rs rs ;)

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Kkkkkk calma que isso não é um bicho de sete cabeças !

Em termos de fonte, capacitor sempre vale a pena deixar sobrando, eu nem pestanejava, colocava logo uma ponte retificadora para 10A ( tá super barato isso ) e dois capacitores de 10.000 uF / 35 volts ! E mais uns cerâmicos para garantir.....

Olha, quanto ao que você falou sobre danificar alto-falantes :

Se voce fosse pelo caminho de limitar a potência da fonte, teu som ia ficar uma droga.... Sem dinâmica, sem impacto, e se reproduzir sons digitais então você ia atirar na parede....

Nada como o bom senso.... Aumente até onde voce perceba que os graves não estejam fazendo o cone bater toda a excursão. Melhor ainda, até onde o som continue agradável aos seus ouvidos.

Se precisar de mais potência, começe fazendo caixas acusticas que aguentem, porque hoje em dia a coisa mais simples é usar um módulo pronto, voce compra direto no ebay por valores bem baixos.... Por exemplo, 250+250W RMS de alta qualidade por menos de US$ 35 para voce mesmo montar.....

Mas as caixas, voce tem de fazer, e isso sim pode custar dezenas de vezes mais caras do que seu amplificador !

Paulo

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Pois é.

Como tá tudo meio que já casado, é só eu tomar cuidado pra não extrapolar, mesmo porquê, ainda tem os ajustes de ganho e ainda posso limitar no ajuste de volume. Eu tenho alguns Cds de teste com várias frequências prontas e acho que vou precisar bastante deles.

Queria montar tudo isso numa placa padrão, mas vou fazer com circuito impresso e, de quebra, experimentar o uso do dry-film que achei muito prático.

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Olha o que eu te falei acima.... :

http://www.ebay.com/itm/DC-servo-power-amplifier-board-LM1876T-30W-25-30V-assembled-HF-/370862467596?pt=US_Home_Audio_Amplifiers_Preamps&hash=item5659202a0c

Tem certeza que você quer montar isso em placa padrão ????

Repare que nesse kit já tem tudo, inclusive uma fonte, só falta ligar um transformador nele...

Paulo

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Bacaninha essa placa. Duas dessa me ajudariam e já montaria amanhã.

Cheguei a ver alguns desses, mas meu grande problema é que não tenho cartão de crédito internacional, por isso não posso como comprar no Ebay ou DealXtreme e aqui no país da Dilma não há quem revenda dessas placas, só com o LM1875, mas achei mais prático montar com o LM1876, até os comprei. Inclusive, eles estão olhando para mim agora. rs rs.

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Opa , existe sim como voce comprar sem cartão internacional !

Basta vincular uma conta bancária sua com o PayPal, você põe o dinheiro nela, e via PayPal é feito o débito automático, e depois disso você confirma o pagamento da sua compra com o fornecedor !

Pelo menos até o ano passado funcionava assim, dá uma ligada pro PayPal Brasil e vê com eles.

Paulo

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Voltei. Pensei em abrir um outro tópico mais específico à montagem do amplificador LM1876, mas acho que o que menos importa num tópico é seu título, já que muitos o encontrarão via Google conforme suas pesquisas de necessidade assim como eu encontro as minhas.

Montei o amplificador, melhor, metade dele e fui teimoso em manter a tensão do trafo nos 18VCA, mas obtive resultados, até agora, agradáveis.

Com os 18VCA, calculei que conseguiria os 22VCC na saída e, de fato, a tensão fica variando dos 23VCC a 22VCC em alto regime, mas fazendo um teste com uma carga resistiva na saída, consegui medir 20,46W de potência.

Para encontrar esse valor, utilizei um enrolamento de níquel-cromo e dois jacarés presos a ele mergulhados em água fria e para gerar o sinal utilizei o próprio computador com um sinal de 1kHz 0dB e mantive a tensão de sua saída a 1VRMS.

O resultado que tive foi 10,96VAC e 1,93A. Enquanto tirava esses dados, cheguei a aferir também a fonte cujo valor estava em +/-20VCC.

Para determinar o ganho dele, utilizei a equação 7...

AV ≥ raiz(PO x RL) /VIN = RORMS/VINRMS

...sendo que para VINRMS, utilizarei 1VRMS que medi na saída do meu computador. Achei esse valor utilizando o sinal de 1kHz, mas estou em dúvida se meço esse valor novamente com o ruído rosa.

O resultado, até o momento, foi um som agradável e equilibrado, mas em determinados momentos é possível ouvir um certo embrolho nos agudos, mas claro, fiz apenas um amplificador e ainda não fiz os divisores. Este "embrolho" deve ser normal em aparelhos de som comerciais, o que acontece é que já ouvi o som dessas caixas em seu aparelho original e ele é muito nítido.

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