Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo circuito com resistor paralelo com bobina.


ricardospimentel

Posts recomendados

Pois é.

Eu utilizo o Icel Md-6130 e ele mede até 400Hz em onda senoidal. Nunca havia prestado atenção nesse detalhe da tensão AC nas compras de multímetros antes, que agora, claro, vou reparar nisso.

Mas me surpreendeu mesmo o susto que tomei com os 20kHz em 2/3 da intensidade máxima do som. Nunca nenhum aparelho meu conseguiu tocar os 20kHz daquele jeito! Isso porque tenho 32 anos e ainda acho que consigo ouvir essa frequência.

Mais tarde vou tentar montar alguns conversores AC>>DC na protoboard, só não tenho os diodos especiais (já tive vários de germânio, mas há muito tempo atrás. Como se eu tivesse idade pra falar assim, né?) e aqui em Mogi das Cruzes, esqueça, não vou achar diodos que não sejam de retificação.

Pois é, agora não é mais "MRoberto", mas sim Marcos. No Proteus tudo é perfeito e o maior problema na vida real são os componentes de baixa qualidade que está se achando por aí e isso é o que pode influenciar no resultado final do seu amplificador. Componentes como capacitores e transistores falsificados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos,

Esse circuito seu é muito parecido com os módulos de potência que fazíamos na Quasar em 1983 ... existiam duas linhas, a linha comum e a linha "X" .

A linha comum usava transistores semelhantes aos que você usou, mas a linha X usava os transistores japoneses em todo o circuito, só a saída que era mesmo os MJF pesados. Todos os outros eram 2SB, 2SC e 2SD, e a diferença de som era absurda.

Infelizmente no Proteus tudo é uma beleza, mas voce mesmo disse, no mundo real os transistores são muito, muito inferiores aos modelos usados, isso quando ainda não somos enganados comprando os remarcados...

Ricardo,

O 1n4148 voce encontra fácil aí sem nenhuma complicação.

Quanto aos componentes falsificados, se voce quer mesmo qualidade, só tem algumas maneiras....

Capacitores - Use os de styroflex ou de polipropileno, são bem mais difíceis de achar e caros, mas são quase perfeitos. Para os eletrolíticos, existem algumas marcas muito boas, como a Nichicon ou Elna ou Panasonic.

Resistores - filme metálico 1%

Transistores : Linha japonesa, sempre ( 2SA, 2SB.... )

E os de filtragem de fonte, sempre prefira os que tem marcado no corpo 105. Os comumente encontrados são 85, que são inferiores e danificam rapidamente com grandes correntes.

Ponte retificadora : semre coloque os capacitores em paralelo com cada diodo, ou use diodos retificadores rápidos como os schotky .

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, projetei ele na terça feira! Nem conheço muitos transistores, o que conheço sao os mais basicos, BC, TIP.. BD... O resto, a unica coisa que sei é que os japoneses começam com 2S.. Amerinos 2N ou 1N pra diodo...

Os europeus (BC, BD)... E os asiáticos 2sc (npn alta freq) 2sa (pnp alta freq) e os 2sb, 2sd de baixa freq...

As unicas coisas q eu sabia era a codificaçao deles.. Mas não conhecia muitos modelos...

então o que eu fiz foi entrar num site de equivalencias de transistores e pegar o primeiro que tem a tensão, corrente e potencia que eu queria :D... Mas aonde que eu tava com a cabeça em por esses tips ai na saida :muro:

bom, no amp do skydrive nas fotos, aquele eu fiz com tip41 e bd... 40w... Ate que tem uma qualidade incrivel!! Ganha do meu system da philips hifi 400W (em qualidade) Mas eu sempre achei que pelo projeto, ele deveria ir muito alem daquilo... Ou é a caixa que não presta:rolleyes: kkkkk

Mas ai esta a resposta, esses transistores na vida real são ruins (eu ja sabia, pois a tensão de base não é igual a teoria que é apenas 0,6v... Na real ela pode varia muito, 0,6v... 1v... Ja datasheet de transistor que podem chegar ate em 1.5V quando ele esta no limite...:eek:

E isso ja complica d+++ principalmente no comparador! Pois alguns milivolts de diferença ja compromete a saida!

Esses tips 102 e 107 são darlington, então nesse meu circuito a saida esta em triplo darlington, esse tip pelo datasheet a tensão de base pode chegar se nao me engano ate uns 2.5V.. É um absurdo.... Mas como esta na saida, tanto faz como tanto fez... O problema maior e o comparador... Esse deve ser preciso!

e o que você disse sobre os japoneses kkkkk fui ver um datasheet deles, cara ate o datasheet tem mais qualidade kkkkk:lol: la eles ainda falam o par dele... Etc.. Se eu quiser achar o par de um 2N por exemplo, ou ta muito escondido no catalogo ou vou ter que sair desesperado pra achar o par...

Uma vez eu fui comprar um bc547, o original vem com o nome impresso em relevo e com uma fonte unica.. O cara me vendeu um com o involucro fosco, meio cinza apagado, e o plastica tava ate manchado (cor do plastico) e o nome impresso em tinta, e os terminais de aluminiu oxidado (o metal do original não oxida e é liso) ainda perguntei se era original e o cara de pau falou: sim é o proprio!!

também não podia esperar outra coisa, a loja era de chines kkkkk (_((_(, outro dia fui comprar um ci la, e nele estava escrito apenas isso: TDA2005 e embaixo estava o nome do local que foi produzido: 'Cingapure' nem tinha marca d'agua como os originais tem com o simbolo da empresa etc..

É um absurdo! Agora só compro em uma loja grande aqui que é bem honesta e só trabalha com marcas... É um pouco mais caro as coisas la mas ate hj nada que comprei la é pirata..

O diodo 1N4148 tem uma capacitancia baixa, pra 20khz a fuga vai ser bem pequena.. Qualquer coisa almentw o valor do capacitor 1uf por exemplo, e ponhe um resistor de uns 100ohms em serie com ele para não estragar a saida do ci, pois o capacitor é um curto quando descarregado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi.

Resolvi mandar umas fotos para se ter a noção do que estou fazendo.

Repare nesta foto a razão desse tópico, o tal do resistor paralelo com a bobina que serve de proteção tanto ao chip quanto aos preciosos falantes.

r3pi.th.jpg

Já nesta foto dá pra ver a outra razão desse amplificador: A caixa de som Panasonic SB-PM17.

fqf3.th.jpg

Aqui, mais detalhes do protótipo do amplificador com o resistor de ajuste de ganho ao centro (10K 5%). Estou pensando em tirar esses bichões de 1000µF e utilizar o que o dataxite manda, que é o capacitor de tântalo com poliéster.

yw99.th.jpg

Aqui já se vê a fonte com cabos de bitola 2,5mm. Ela está sem grande parte dos filtros, pois faltam os capacitores cerâmicos paralelos á ponte e os de poliester na saída.

Capacitores de 5600µF para cada parte da fonte simétrica para uma fonte de 18VCC 2,5A.

eike.th.jpg

Inicialmente, iria utilizar dois trafos desse e cada um deles se encarregaria de apenas um canal com dois amplificadores, mas no decorrer dos testes surgiu a necessidade de maior corrente e tensão para os graves, de uns 3kHz para baixo.

Como se vê, está tudo incompleto ainda, mas o produto desse projetinho aí já é algo muito bom de se ouvir. Aquele embrolho que relatei uns tópicos atrás, não sei onde foi parar, mas tenho reparado alguma falta de força nos volumes altos, mas a 2/3 da intensidade máxima ele responde muito bem. A aproximadamente 62,5Hz nessa intensidade, minhas janelas chacoalham bem.

Daquela vez eu havia feito testes com meu Nokia N8 em mp3. Deu pra notar que alguma coisa estava errada ali, então, agora com meu computador capaz de reproduzir a uma taxa de 192kHz a 24bits, toquei, enfim, músicas em *.wav *.wv e *.flac (Aprendi a digitar arquivos assim na era do MSDos 6.22) e o auge foi ao ouvir uma cópia de um disco demo do George Harrison e parecer que ele estava à minha frente. Impressionante.

O som está, na maior parte das vezes, bem equilibrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos,

Esse circuito seu é muito parecido com os módulos de potência que fazíamos na Quasar em 1983 ... existiam duas linhas, a linha comum e a linha "X" .

A linha comum usava transistores semelhantes aos que você usou, mas a linha X usava os transistores japoneses em todo o circuito, só a saída que era mesmo os MJF pesados. Todos os outros eram 2SB, 2SC e 2SD, e a diferença de som era absurda.

Infelizmente no Proteus tudo é uma beleza, mas voce mesmo disse, no mundo real os transistores são muito, muito inferiores aos modelos usados, isso quando ainda não somos enganados comprando os remarcados...

Ricardo,

O 1n4148 voce encontra fácil aí sem nenhuma complicação.

Quanto aos componentes falsificados, se voce quer mesmo qualidade, só tem algumas maneiras....

Capacitores - Use os de styroflex ou de polipropileno, são bem mais difíceis de achar e caros, mas são quase perfeitos. Para os eletrolíticos, existem algumas marcas muito boas, como a Nichicon ou Elna ou Panasonic.

Resistores - filme metálico 1%

Transistores : Linha japonesa, sempre ( 2SA, 2SB.... )

E os de filtragem de fonte, sempre prefira os que tem marcado no corpo 105. Os comumente encontrados são 85, que são inferiores e danificam rapidamente com grandes correntes.

Ponte retificadora : semre coloque os capacitores em paralelo com cada diodo, ou use diodos retificadores rápidos como os schotky .

Paulo

Paulo não seria ruim colocar capacitores em paralelo com os diodos? Pois numa fonte chaveada por exemplo, onde precisa de diodos rapidos com a menor capacitancia parasita possivel, eu estaria almentando essa capacitancia colocando o capacitor prejudicando as caragas dos capacitores de filtro...?

Oi.

Resolvi mandar umas fotos para se ter a noção do que estou fazendo.

Repare nesta foto a razão desse tópico, o tal do resistor paralelo com a bobina que serve de proteção tanto ao chip quanto aos preciosos falantes.

r3pi.th.jpg

Já nesta foto dá pra ver a outra razão desse amplificador: A caixa de som Panasonic SB-PM17.

fqf3.th.jpg

Aqui, mais detalhes do protótipo do amplificador com o resistor de ajuste de ganho ao centro (10K 5%). Estou pensando em tirar esses bichões de 1000µF e utilizar o que o dataxite manda, que é o capacitor de tântalo com poliéster.

yw99.th.jpg

Aqui já se vê a fonte com cabos de bitola 2,5mm. Ela está sem grande parte dos filtros, pois faltam os capacitores cerâmicos paralelos á ponte e os de poliester na saída.

Capacitores de 5600µF para cada parte da fonte simétrica para uma fonte de 18VCC 2,5A.

eike.th.jpg

Inicialmente, iria utilizar dois trafos desse e cada um deles se encarregaria de apenas um canal com dois amplificadores, mas no decorrer dos testes surgiu a necessidade de maior corrente e tensão para os graves, de uns 3kHz para baixo.

Como se vê, está tudo incompleto ainda, mas o produto desse projetinho aí já é algo muito bom de se ouvir. Aquele embrolho que relatei uns tópicos atrás, não sei onde foi parar, mas tenho reparado alguma falta de força nos volumes altos, mas a 2/3 da intensidade máxima ele responde muito bem. A aproximadamente 62,5Hz nessa intensidade, minhas janelas chacoalham bem.

Daquela vez eu havia feito testes com meu Nokia N8 em mp3. Deu pra notar que alguma coisa estava errada ali, então, agora com meu computador capaz de reproduzir a uma taxa de 192kHz a 24bits, toquei, enfim, músicas em *.wav *.wv e *.flac (Aprendi a digitar arquivos assim na era do MSDos 6.22) e o auge foi ao ouvir uma cópia de um disco demo do George Harrison e parecer que ele estava à minha frente. Impressionante.

O som está, na maior parte das vezes, bem equilibrado.

Esta indo bem! Uma forma de testar a pureza do som é em um ambiente tratado acusticamente! Se você ouvir num quarto por exemplo, vai ficar muita barulhera por causa das ondas estacionarias batendo nas paredes, voltando, distorcendo muito! Issocausa um graves bem intensos mas distorcidos.... Com um ambiente tratado e bem aberto você consegue testar a pureza do som!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos,

Em caso de fonte chaveada, não se utilizam pontes de diodos, e claro que para este tipo de circuito não se pode usar capacitor em paralelo.

Isso só se aplica em caso de fontes comuns, com transformadores , pontes de diodo e capacitores enormes de filtragem.

Ricardo,

O que voce está sentindo é justamente a falta de corrente ou a queda de tensão da fonte.

E se voce sentir que o som fica um pouco "sem força" com volumes baixos, é a falta de um circuito de Loudness !

Em volumes baixos, nosso ouvido tem uma resposta diferente, e inventaram uma correção que aumenta os graves e os agudos, e conforme o volume vai aumentando, esse efeito vai diminuindo, até cessar por completo, se eu não me engano, em 2/3 do volume máximo.

Infelizmente para fazer isso precisa de um potenciometro de volume com derivação para Loudness, e não está muito fácil de se localizar.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que em volumes moderados o som está a meu agrado, pois consigo ouvir aqueles ruídos quase que escondidos da música, como por exemplo, a batidinha no corpo do violão e aqueles barulhinhos que a boca do cantor faz quando está cheia de saliva gosmenta.

Eu acompanhei uma vez uma discussão sobre o loudness e essa discussão era bem dividida, quando uns apoiavam e outros o repudiavam. Em todos os receivers antigos que conheci, eu vi esta função disponível. A Pioneer disponibiliza essa função com três ajustes, porém eu tenho habituado o meu ouvido a ouvir o som sem ele, mas de vez em quando eu ouço um sonzinho com o Loudness ativado, mas com equalizador flat.

Esse potenciômetro é meio mosca branca hoje em dia, quando se acha, é um potenciômetro mal acabado sem a opção de ser log ou linear e quando se acha, o valor é altíssimo. Pretendo utilizar um controle digital (gostaria de não utilizar microcontrolador nem display, mas acredito serem inevitáveis).

Quanto ao controle de tonalidade, há uma variedade imensa na rede e, geralmente, os potenciômetros são de alto valor. Paulo, você poderia me disponibilizar um circuito, se possível, com três bandas?

Já está ficando inevitável a elaboração de uma pci para esse projetinho. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://skydrive.live.com/#cid=149D1CA36AF6CA11&id=149D1CA36AF6CA11%21107

Aqui está um teste real que fiz com meu amp transistorizado com frajutos tips41 na saida! :D

Da pra ver que a qualidade é ruim por ser tip né? Não! Kkkkkkk

Eu mesmo tomei mo surpresa nesse teste! O aparelho em baixo do multimetro é o gerador de sinal! Ele gera uma senoide perfeita com amplitude plana em toda a faixa que ele opera! Se n me engano e desde 1hz ate alguns khz...

esse sinal ai no osciloscopio esta numa frequencia de 25khz! E com carga!!! Esse é o sinal na saida do meu amp em 25khz com carga! Isso porque 25khz nem é mais audivel! Ele só começa a atenuar depois dos 30khz (eu ja sabia porque no projeto eu ja defini isso)

Mas no projeto eu nem me liguei de calcular a minima frequencia que ele começa a atenuar! Só me preocupei em cslcular valores decentes para reproduzir 20hz..

Tomei susto quando fui diminuindo a frequência e a amplitude continuando constante... Chegou numa hora que dava ate pra ver o cone se movendo lentamente numa freq de uns 2hz no max 3hz!!! E com a mesmo amplitude, e sem nenhuma distorçao! Estava perfeitaa!

O osciloscopio nem conseguiu medir esses 2hz, tive que colocar na escala max de tempo.. Dava pra ver o feixe de luz se movendo formando a senoide! Pelo movimento dele deu pra provar que aquele frequencia estava sendo reproduzida na mesmo amplitude que as outras e perfeita!

Botava a maozona la na entrada e nada de ruído! A senoide limpinha perfeita saindo na saida!

Dessa vez o proteus estava com razao!

ate 15vp desde os 3hz ate os 25khz tudo perfeito!! Numa carga de 8oms! Numa carga de 4ohms (resistencia de chuveiro puramente resistiva) consegui tirar ate uns 13vp de 3hz ate os 25khz perfeitos! Mais q isso quebrava os picos da senoide por causa do ripple! Pois to usando apenas 4700uF para cada fase de 20V (20 - 20v) 40v total. Com uma carga de 4ohms deve ter caido de 20 pra uns 16 pelo menos! E pelo projeto eu sei que os transistores de saida devem ter um desconto de uns 3 volts, foi ai que prova o porque dos 13vp conseguidos com a senoide perfeita na saida com carga resistiva de 4ohms! Ou seja, tudo conforme eu calculei o projeto aconteceu perfeitamente! Mas com a carga do alto falante, consigo tirar uns 16vp perfeitos! Pois a reatancia e bem maior que a impedancia...

Bem que o Paulo dizia em você por um trafo bom! Isso garante que o amp n fique sem energia pra mandar pra carga!

Mas fiquei de boca aberta quando vi os 3hz perfeitos na mesmo amplitude!:lol:

A resposta plana desse amp foi perfeita desde 3hz ate 25khz! -_-

Isso porque foi usado Tips, Bd.. E nada de transistores bons na saida!

não subestimem os queridos TIP's_-:cool:

A chave de tudo é o projeto! Se e bem projetado, n tem chance! :D

A unica coisa que tomo cuidado é em por transistores mais sensiveis e que tenha baixa variaçoes nas junçoes independente de temperaturas.. tensão etc. Na parte de realimentaçao! Fora isso pode ser esses tips.. Bd.. Esses transistores baratos mesmo! Pois sendo ou n bons, estando na saida n faz a minima diferença! Variando muito a tensão de base emissor conforme a temperatura.. Variando muito o ganho, ou seja, sendo bem "vagabundo" nãomuda em nada na qualidade final!, Só deve ser bem projetado! Ja vi projetos que as coisas sao calculados tudo muito certo.. o que causa dando errado com transistores mais baratos..

Duvido que um CI poderia chegar aos pés da performance que um transistorizado pode ter!-_- Independende do projeto interno! Duvido que as minusculas junçoes la dentro iria ser como um transistorizado!(_(

hhehehehe esse meu deu de 10 x 0 no PHILIPS HIFI de 400W por ser classe D! (classe D dá distorçao)

Tanto carga resistiva ou a carga indutiva do falante, a resposta for perfeitamente plana desde os 3hz aos 25khz!

Se nesse os resultados do proteus foi identico o que acabei de provar na pratica, duvido que naquele outro que projetei de 250W ele estaria estão errado... Só vou ver a qualidade do transistor que usei na realimentaçao porque nem conheço aqueles...

Depois refaço os testes com 3hz e posto as fotos...

ricardospimentel, faça testes com osciloscopio como eu! As tensoes medidas pelo seu multimetro é apenas tensão! Quem prova q esses 10v é uma senoide perfeita ou distorcida? Reveja as distorçao que você observou, faça o que o Paulo disse em trocar o trafo e filtragem boa... Quando medi com o multimetro 20khz do meu amplificador, tinha dado uns 0,9vrms... 100% errado!!! No osciloscopio em 25khz com carga perfeitos!!

Quando eu era mais novo, não sabia eletronica (n sabia projetar, porque montar eu sabia), eu fazia com esses CI's.. Era tda... Stk (acho q é isso)... Alguns tinha um bom áudio.. Limpo... Mas depois que peguei o gosto de um amplificador transistorizado com uma performance assim, é como trocar do vinho para a agua :D

Não sei você mas, eu nunca mais fiz nada com ci amplificador porque ja não estão atendendo mais as minhas necessidades sabe...:cool: Kkkkkkkkkkk mesmo coisa um guitarrista trocar de valvulados pra transistorizado, ele não se contenta mais kkkk

Se não tiver osciloscopio, coloqie a saida atenuada na entrada de audio do seu pc! Com um editor de audio você ve O sinal!

Mas com odciloscopio da pra medir os extremos hehehe LOUCURAA 3Hz kkkkkk

não que os ci sao ruins, sao bons, você mesmo ve ai, som bom, limpo... Mas pra necessidades de doido como eu só transistorizado mesmo kkkkk:jump:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heehe calma, cuidado com afirmações como "classe D dá distorção" .... Eu tenho um módulo da Sure de 250 W RMS que é fantástico... Com 150W não conseguimos medir a distorção, ficou abaixo de 0,05%, e resposta em frequência foi de 15 hertz a 35khz +- 1 dB .... E rendimento de 91% !!!

O som ficou bem limpo, houve muita evolução nos classe D nos ultimos 5 anos, com CIs dedicados a qualidade está cada vez melhor.

voce acha que não tem nenhum CI que bata um amplificador transistorizado ? Experimente montar um com o LM391N-100 e depois me fale ....... Foi o melhor amplificador que eu tive o prazer de testar !

Pena que não seja muito fácil de se encontrar hoje em dia...

Para bater um projeto com ele, vai ter de usar transistores casados nos amplificadores diferenciais, casar os espelhos de corrente, casar os excitadores, as saídas..... Ajustar corrente quiescente na base do ajusta-e-mede !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim kkkkkkkk esse philips também é fantastico, 400Wrms, em uns 300W o som e limpo, n sei se distorce no max porque é estão alto que nem se consegue ficar escutando kkkk

A distorção que eu disse foi as ondulações por causa do chaveamento... Esse philips é todo transistorizado, alias a philips adora fazer tudo transistorizado, e da pra notar a diferença dela com as outras tipo sony... LG.. Ainda n escutei um philips modelo novo, mas ja escutei sony, lg, modelos novos delas! Em comparaçao com o meu que comprei por volta de 2004... A qualidade do meu e muiyo superior.. Eles podem ter mais potencia mas, parece que estão se preocupando muito com graves do que agudos.. Ja ouvi aquele sony de 1500W, é um bom som, mas achei que ficou pobre de agudos...

E uma coisa que os classe D não pode chegar perto dos ab é que, eles são limitados em frequencias! Podem reproduzir as baixas, mas altas distorce cada vez mais por causa do pwm! Pois a frequencia do audio vai chegando mais perto da frequencia do pwm, distorcendo um pouco mais no filtro, e se aumentar muito a frequencia do pwm, ja começa a perder rendimento porque os transistores não são taoo rapidos...

Mas pra 20 - 20khz é otimo! Não distorce a senoide, mas tem aquelas ondulações chatas.. Esse meu philips eu achava que era o melhor de todos perfeito! Ate ouvir esse AB meu... A diferença é quase nada mas se nota que o meu, por ter uma resposta plana, o audio fica estão fiel, os agudos.. Transientes etc.. E o D ja n é estão bom pra alta frequencia perdendo um pouco de riqueza.. Mas ouvindo só ele não se nota distorçao nenhuma!

Olhe o circuito dele:

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,3283/

na verdade o modulo dele e 250W rms cada canal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E uma coisa que os classe D não pode chegar perto dos ab é que, eles são limitados em frequencias! Podem reproduzir as baixas, mas altas distorce cada vez mais por causa do pwm! Pois a frequencia do audio vai chegando mais perto da frequencia do pwm, distorcendo um pouco mais no filtro, e se aumentar muito a frequencia do pwm, ja começa a perder rendimento porque os transistores não são taoo rapidos...

Mas pra 20 - 20khz é otimo! Não distorce a senoide, mas tem aquelas ondulações chatas.. Esse meu philips eu achava que era o melhor de todos perfeito! Ate ouvir esse AB meu... A diferença é quase nada mas se nota que o meu, por ter uma resposta plana, o audio fica estão fiel, os agudos.. Transientes etc.. E o D ja n é estão bom pra alta frequencia perdendo um pouco de riqueza.. Mas ouvindo só ele não se nota distorçao

É.... Pelo que vejo está na hora de voce ter contato REAL com a revolução dos classe D.... Este documento que vou postar aqui surgiu em 2008, veja o quanto que voce está enganado em relação aos classe D top de linha de hoje em dia :

http://www.irf.com/technical-info/refdesigns/iraudamp7d.pdf

Frequência de oscilação de 400 Khz, transistores MosFets especiais de chaveamento de altíssima velocidade, dá uma lida detalhada nos specs, e os designs de hoje em dia são ainda melhores do que esse sugerido, surgiram transistores ainda melhores e novos indutores de altíssima qualidade fizeram a distorção baixar ainda mais.

Tenho comigo vários módulos baseados nesse design, de 250w , 500w e de 700w, eles vão todos serem usados no meu novo amplificador de 4 vias ativas.

Esse projeto que voce falou da Phillips de classe D transistorizado tem fama de ser de baixa qualidade. É de antes de existirem esses Cis da IRF.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim esse Philips pelo projeto, analisando ele, não é os tops, afinal faz tempo que foi lançado isso... Alias é auto oscilante, exclusivo da philips! Analisando o circuito, pelo que eu vejo, o projeto tem ate boa qualidade, distorçao do sinal, praticamente não existe alem das ondulaçoes que todos classe D tem. (talvez os novos devem ser ainda menor mas n deixa de existir essa ondulaçao).. Em um outro modulo da philips, de 200W (esse meu éde 250) mas os dois circuito éidentico na arquitetura, sómuda alguns componentes proporcional a potencia... A frequencia de oscilaçao dele é em torno de 400khz (variavel pois é auto oscilante, oscila conforme o sinal na saida, mantendo de 20hz a 20khz, uma coisa mais plana.. E rendimento de 92%!(400khz, e olha que é transistorizado, e THD de 0.03% de 20hz a 20khz (plana) com carga de 10W)

Mas uma hora eu submeto esse meu philips em testes igual o meu ab! :D

Mas por mais rapidos que os D sejam, um AB ainda continua na frente por ser linear, o ruim é que, o rendimento e baixo..

então se for fazer uma comparaçao de qual é melhor, o D ganha, pois não há distorçao(minima) e um rendimento muito alto.

Mas pra loucos, audiofilos kkkkk reclamam ate se a musica foi mal editada kkkk:rolleyes:

Paulo, li o pdf que você passou, não li todo ate porque meu inglês é fraco kkkk ^_^ me corrija, mas pelas especificações, parece que o da philips transistorizado bate de frente com esse ci, e ate ganha por alguns minimos detalhes!? Vou dar um jeito de te passar o pdf desse outro philips de 200w, poos o do de 250W não achei a pagina que dizia as especificaçoes..

Achei olha: http://www.nxp.com/documents/user_manual/UM10155.pdf

Pode ver que esse e muito parecido com o meu, mesmo funcionamento e a mesma tecnologia da Philips alto oscilante... Pode ver que você disse 400khz nesse ci, pois nesse transistorizado pode ate passar dos 400khz! Ali diz ~400khz...

Será que esses CI n tem muita capacitancia por ser todo junto e assim o transistorizado se sair melhor?:D (não sei de nada nessa parte kkkk meu negocio e só o circuito eletrônico:cool:)

esse circuito ai foi até o Albert França que me passou quando explicava a auto oscilação desses philips...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, de onde voce tirou a ideia de que classe AB é linear ?????

Apenas classe A pode ser considerada linear. O fato da classe AB ser simétrica não significa que ela seja mais linear que a classe A. Podemos dizer que comparada à classe D , a classe AB é analógica, enquanto a classe D é Digital...

Classe AB é "quase" linear, ela tenta ser "linearizada" via realimentação negativa. E como tal, sujeita a sobrecargas no circuito de entrada.

Quanto à capacitância, se voce analisar o datasheet do IRS2092 vai perceber que ele foi criado justamente para poder excitar transistores MOSFET de alta capacidade de corrente e alta velocidade, que exibem uma capacitância muito maior do que os transistores bipolares, e porisso precisam de uma capacidade maior de source de corrente.

Esse é um CI driver de áudio específicamente criado para fazer isso, AUDIO em classe D. Não é um CI comum de chaveamento.

Aliás, já discutimos sobre esse mesmo assunto fazem uns 3 meses, junto com o Mor_Al.

Outra coisa que o CI tem a mais : ele é feito para trabalhar com todo tipo de proteção, tornando o amplificador indestrutível. Nao sofre de nenhum problema de avalanche térmica que esse circuito da Phillips sofre. Isso está escrito no datasheet que voce passou. E embora ele também seja auto-oscilante, tem uma grande diferença : além de variar a frequência menos do que o da Philips, ele também varia o duty cicle, permitindo que o circuito de filtragem de saída trabalhe mais de acordo com o projeto da frequência do oscilador. Se essa frequência variar muito, o filtro de saída fica pior...

O que estamos comparando aqui : Uma nova tecnologia de amplificador de áudio, que pode ser feita com transistores da década de 1980, sem nenhum casamento de valores.... ou com componentes desenvolvidos especialmente para isto em 2008, inclusive Audio MosFets especiais, e onde o CI já sai de fábrica com tudo casadinho e otimizado ?

Qual você acha que será a melhor das duas ? Para mim, é só olhar a direção que os sites de DIY tomaram. E a direção é usando CI's especiais para o chaveamento....

Existe até um design de um engenheiro que conseguiu tirar 1200 W Rms com esse CI !!!!!

Mas o que importa mesmo é um bom som. E que sempre foi e será subjetivo...

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim mas por esse ci ser novo então, e oqie adianta se ele apenas é o circuito de controle, sendo que vai ter que usar os transistores de potencia fora? E se comparar um Philips novo com componentes mais atuais com a propria tecnologia exclusiva dela auto oscilante transistoriza (não vi um philips novo mas acho que ela ainda continua fazendo transistorizado) a unica logica que sobra é a: o ci é para integrar todo o circuito de controle para miniaturizar e compactar tudo..

Mas tecnologia mesmo, esses Ci não criam, mas marcas como Samsung, Sony, Philips etc.. Elas sim criam tecnologia (como essa historia de auto oscilante da philips) você mesmo viu no datasheet, esse velho philips pode passar de 400khz de chaveamento... Imagina um philips lançamento da linha de alta fidelidade que ela tem?

Mas voltando ao classe AB, então eu quis dizer ser isso mesmo analogico :D a qualidade dele é como um classe A, o sinal na saida sai liso! Praticamente perfeito! Os classe D nunca poderiam chegar nisso devido o chaveamento, (por mais rapidos que sejam, ainda não é teoricamente perfeito como o AB...):D

Tirando rendimento, apwnas em qualidade de amplificação, eu voto no AB.:D

Comparando epoca por epoca, lembra a diferença entre os ele transistorizado com os outros, ja vi Awia classe H, era um bom som, mas não e classe D... Os Sony que gostam de integrar tudo! Ela usa esses ci ( de frequencia fixa, qualidade no audio é excelente, mas a diferença para um philips transistorizado auto oscilante era ate notavel, o philips nem parecia ser classe D.. Aquele Sony Fest de 1500W, uns dos mais novos e mais potentes, ele usa ci se não me engano e transistores smd enorme soldado direto na placa, era tanto que se um queimasse, só milagre pra desoldar aquilo... Mas usa frequencia fixa, e por isso da pra notar que a qualidade muda um pouco de um sinal de 20hz para um de 20khz por ser fixa. Lembro que quando comprei esse meu, ele era lançamento se não me engano, era um somzasso, o ultimo da loja! Em vista dos outros não tinha pra ninguem :cool:

vou dar uma procurada em esquemas de uns philips novos hifi!

Paulo, acho que vai adorar ver isso:

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,22417/

É um sony com o IRS2092, ja vi esses sony tocando, nem se comparava com a Fidelidade do meu velho Philips transistoriza kkkkk:D

PROVADO QUE TRANSISTORIZADO É MELHOR QUE CI, mais uma vez hheheh :bandeira::bandeira::cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkkkk

Quer dizer que voce acredita em o que a Sony do Brasil anuncia ????

Logo na página 1 está escrito :

CONSUMO : 180 WATTS !!!!!! :D:D:D:D:D

E na página 3 a piada : 485 + 485 W Rms :D:D:D:D:

Se tem um fúsivel de 2 ampéres, de onde que saem 970 Watts ????????????????

Se já começa assim, imagine o resto..... voce acha que os alto- falantes prestam ?????? São alto-falantes super baratos, para que o produto tenha um preço baixo, claro que inventam um monte de coisa pra vender !

Infelizmente isso hoje é a norma aqui no Brasil.

Lembra do Sony Mutek de 2000 watts ? Eu tenho ele na minha sala de Tv... É uma enganação gigantesca, mas um dia eu troquei as caixas satélites ( as 6 que não são subwoofers ) pelas do meu Onkyo, e parecia que tudo tinha ficado 10 vezes melhor.

Pegue o manual dele e faça as contas dos consumos : ele consome 480 watts, e anunciam ele como 2000 watts RMS !!!!!!

Moral da história : nem aa parte eletrônica presta, e nem os alto- falantes da Sony prestam mais !

Mas voce vai concordar que se a Sony tambem usa o IRS2092, ela tambèm acha esse design mais atual que esse antigo da Philips. Melhor dizendo, os verdadeiros fabricantea em OEM !

Eu tenho um amigo que trabalhou na Philips Brasil por mais de 20 anos. Ele saiu fazem uns 15 anos , justamente por causa da adoção de produtos OEM , ou seja, hoje pegam produtos feitos por terceiros e colocam a marca, apenas isso.

E por que a Sony aqui faria diferente ?

Brasil, meu amigo ......

E sabe o que é pior ?

Já ví pessoas aqui no Fórum dizendo que o consumo do aparelho não tem relação nenhuma com a potência RMS !

Não adianta voce insistir que o classe D transistorizado é superior aos CIs, olhe fora daqui, quase todos estão usando os CIs :D

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tinha visto essa parte de consumo... Mas então... olha uns testes que fiz no proteus...

2s20.jpg

Esse teste é equivalente a um circuito: Frequencia do audio em 20Khz, pwm em 400Khz, e filtro de saida com corte em 40Khz... da pra notar que a qualidade é excelentee!! (o audio é o amarelo, pwm o rosa, e a saida é o verde.)

ko.JPG

Este outro, da pra notar que, por a frequencia max esta bem proxima a do filtro, ele ja atrasa um pouquinho até o audio, ai não distorceu porque é uma senoide, senoide atrasada se tem outra senoide perfeita! mas no audio pode distorcer um pouco!!! mas da pra ver que é minimo...

http://img163.imageshack.us/img163/1272/bpag.jpg

nesta outra, o pwm continua em 400khz, mas o sinal está agora em 1khz... continua perfeito, mas dá pra notar um poquinho de ruido na senoide devido o chaveamento...

http://img600.imageshack.us/img600/8668/mfly.jpg

e nesta outra continua sendo 400khz, e 1khz de audio.. mas ampliada, da pra ver as pequenas ondulações na senoide...

Resultado: um classe D como você disse sendo bom, chaveamento em alta frequencia.. se consegue uma alta fidelidade como um AB... o ruim é que tem essas ondulações na onda... claro que 400khz n se escuta kkkkkkk :D:D:D:D

O ruim é fazer um desses em alta potencias como 5kw.. coitada das transmissoes AM :rolleyes:

Mas o meu philips, as caixas dele não é muito boa... coloco elas no meu amp classe AB, fica otimo, mas quando coloquei numa caixa da selenium profissional... foi bem diferente...

testando com a mesmo caixa meu Philips com esse AB, o som é quase identico, mas o AB ganha por minimos detalhes... Por exemplo, o meu reproduz os sub graves perfeitamente, ja o philips não! ou seja, o meu AB tem uma resposta muito mais ampla que o Philips. (isso é também porque ele é classe D)

E comparando o meu philips com esse sony com IRS, mesmo que esse sony não de a potencia, mas em qualidade o philips meu ganha, agora se é por causa das caixas ou do amplificador ai n sei... só ponhando em testes mesmo! :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas voce tem de observar uma coisa : esses Tdas, esses Stk, e muitos outros de outros fabricantea, como a Sanyo, todos eles tem projetos no início da década de 80 !

Existem alguns modelos dessas mesmas famílias com projetos bem mais atuais, e é sobre esses que eu digo, não tem como bater o projeto interno usando componentes discretos. Claro que se voce fizer o mesmo trabalho que os pronetistqs do CI voce pode até conseguir algo que se equipare ou talvez até seja melhor, mas vai yer de SELECIONAR componentes medindo curvas, características, tudo manualmente, coisas que no CI já saem precisamente definidos de fábrica.

Hoje existem duas tecnologias variantes, que são as classe T e a classe H, sendo a H iniciada pela Sony, e a T pela falecida Tripath; elas prometem entregar mais qualidade de som, porém até o momento fazem isto com potências bem inferiores, em torno de 200 watts, mas isto está tendo um preço muito alto : até as placas de PCB tem de ser projetadas dezenas de vezes, existe muita instabilidade no projeto como um todo, e é essa falta de reliabilidade que ainda faz a classe D ser dominante.

Quando a Tripath lançou sua nova tecnologia, todos ficaram admirados, mas logo a seguir a IRF lançou o IRS2092 e os novos MosFets de Audio Digital, e logo todos perceberam que isso tornava a Tripath apenas mais uma tecnologia sem nenhum grande diferencial. E hoje voce quase não vē produtos com classe T, o que determinou a falência da Tripath. E hoje até a Sony usa o IRS2092 !

A tecnologia de classe D não é da Philips !

Até existir esse projeto discreto, que inclusive foi objeto de uma patente, usavam-se comparadores para mudar o chaveamento. O que a Philips fez foi uma maneira de se fazer a função do comparador de uma forma diferente, mais "analógica" . Quase todos os circuitos classe D de uso profissional modificam a frequência de oscilação, além de fazer o PWM, muito antes da Philips fazer isso.

O que faz a indústria não adotar esse projeto da Philips é justamente o problema de avalanche térmica, e o fato de precisar ser feita uma regulagem manual, que na verdade é um compromisso entre eficiência, qualidade de som e possibilidade de destruição dos transistores de saída.

Se voce reparar o IRS2092, não tem nenhum ajuste !!!!!!! Tudo é controlado pelo CI, não é preciso nenhuma "gambiarra manual" para garantir que o circuito não falhe. E ele modifica a frequência de oscilação, e também o período da forma de onda, justamente para obter a menor distorção possível.

Estamos falando aqui de detalhes que já estão na área da subjetividade, das chamadas preferências pessoais. Eu, por exemplo, ainda digo que nada que eu tenha escutado soou melhor do que o amplificador com LM391-100, usando drivers da Toshiba e saida da MFJ. Pena que a potencia máxima é de 100 watts, senão eu usaria ele em todos os 4 módulos de saída.

voce diz que nada te parece melhor que o seu amplificador classe AB.

Outros ainda vão falar das válvulas, certo ?

Mas temos sempre de lembrar uma coisa : o amplificador é apenas UM dos componentes de um sistema de som. Ainda temos as caixas acústicas, que tem o poder de arrasar o melhor amplificador, ou melhorar um amplificador apenas razoável.

Ainda temos o pré-amplificador, o controle de tom, um equalizador....,

Ou seja, todo sistema de som vai ter a sua qualidade sonora definida pelo seu pior componente, essa é a mais pura das verdades.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas voce tem de observar uma coisa : esses Tdas, esses Stk, e muitos outros de outros fabricantea, como a Sanyo, todos eles tem projetos no início da década de 80 !

Existem alguns modelos dessas mesmas famílias com projetos bem mais atuais, e é sobre esses que eu digo, não tem como bater o projeto interno usando componentes discretos. Claro que se voce fizer o mesmo trabalho que os pronetistqs do CI voce pode até conseguir algo que se equipare ou talvez até seja melhor, mas vai yer de SELECIONAR componentes medindo curvas, características, tudo manualmente, coisas que no CI já saem precisamente definidos de fábrica.

Hoje existem duas tecnologias variantes, que são as classe T e a classe H, sendo a H iniciada pela Sony, e a T pela falecida Tripath; elas prometem entregar mais qualidade de som, porém até o momento fazem isto com potências bem inferiores, em torno de 200 watts, mas isto está tendo um preço muito alto : até as placas de PCB tem de ser projetadas dezenas de vezes, existe muita instabilidade no projeto como um todo, e é essa falta de reliabilidade que ainda faz a classe D ser dominante.

Quando a Tripath lançou sua nova tecnologia, todos ficaram admirados, mas logo a seguir a IRF lançou o IRS2092 e os novos MosFets de Audio Digital, e logo todos perceberam que isso tornava a Tripath apenas mais uma tecnologia sem nenhum grande diferencial. E hoje voce quase não vē produtos com classe T, o que determinou a falência da Tripath. E hoje até a Sony usa o IRS2092 !

A tecnologia de classe D não é da Philips !

Até existir esse projeto discreto, que inclusive foi objeto de uma patente, usavam-se comparadores para mudar o chaveamento. O que a Philips fez foi uma maneira de se fazer a função do comparador de uma forma diferente, mais "analógica" . Quase todos os circuitos classe D de uso profissional modificam a frequência de oscilação, além de fazer o PWM, muito antes da Philips fazer isso.

O que faz a indústria não adotar esse projeto da Philips é justamente o problema de avalanche térmica, e o fato de precisar ser feita uma regulagem manual, que na verdade é um compromisso entre eficiência, qualidade de som e possibilidade de destruição dos transistores de saída.

Se voce reparar o IRS2092, não tem nenhum ajuste !!!!!!! Tudo é controlado pelo CI, não é preciso nenhuma "gambiarra manual" para garantir que o circuito não falhe. E ele modifica a frequência de oscilação, e também o período da forma de onda, justamente para obter a menor distorção possível.

Estamos falando aqui de detalhes que já estão na área da subjetividade, das chamadas preferências pessoais. Eu, por exemplo, ainda digo que nada que eu tenha escutado soou melhor do que o amplificador com LM391-100, usando drivers da Toshiba e saida da MFJ. Pena que a potencia máxima é de 100 watts, senão eu usaria ele em todos os 4 módulos de saída.

voce diz que nada te parece melhor que o seu amplificador classe AB.

Outros ainda vão falar das válvulas, certo ?

Mas temos sempre de lembrar uma coisa : o amplificador é apenas UM dos componentes de um sistema de som. Ainda temos as caixas acústicas, que tem o poder de arrasar o melhor amplificador, ou melhorar um amplificador apenas razoável.

Ainda temos o pré-amplificador, o controle de tom, um equalizador....,

Ou seja, todo sistema de som vai ter a sua qualidade sonora definida pelo seu pior componente, essa é a mais pura das verdades.

Paulo

Por inquanto dos que tive a oportunidade de ouvir o meu AB foi que tocou o melhor som! :D

Ainda quero escutar o de uma valvula!:D

Estamos falando aqui de detalhes que já estão na área da subjetividade, das chamadas preferências pessoais. Eu, por exemplo, ainda digo que nada que eu tenha escutado soou melhor do que o amplificador com LM391-100, usando drivers da Toshiba e saida da MFJ. Pena que a potencia máxima é de 100 watts, senão eu usaria ele em todos os 4 módulos de saída.

Paulo

Se você gosta tanto do som dele, você pode colocar transistores para reforçar a potencia dele.. assim a qualidade ficaria por conta do ci e a corrente por conta do transsitor.!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é a tensão de alimentação do CI, limitada a +- 50 volts. O que eu poderia fazer é acrescentar mais um par de saída, em quase paralelo, mas teria de abaixar a impedância dos alto-falantes para obter mais potência.

Qualquer mudança vai tirar o controle total do CI sobre as características do amplificador, pois vai introduzir mais elementos não-lineares na etapa de saída, cujas não-linearidades só seriam corrigidas pela realimentação negativa, ou seja, vai piorar a qualidade do projeto.

Vai ficar parecendo mais um desses projetos de amplificadores comuns....

Os amplificadores valvulados tem a sua legião de adoradores, falam que as válvulas são controladas apenas por tensão, que não apresentam distorção por intermodulação, etc, etc, etc, e todos fingem esquecer que usam um transformador de saída, que é o seu verdadeiro calcanhar de aquiles... Mas isso é uma outra discussão filosófica enorme....

Ah, e voce comentou sobre a falta de graves naquele classe D da Sony... Eles estão usando em um tipo de falante com design de sub-woofer, mas esqueceram de corrigirem os capacitores de entrada.

No meu módulo de subwoofer de 700 W, eu troquei tres capacitores, para responder a partir de 10 hertz +- 1 dB. Eles deveriam ter feito algo semelhante, mas como eu disse, eles compram as partes em OEM, nem se preocupam, pois nós somos um bando de idiotas e compramos mesmo assim, acreditando no que colocam nos anúncios.... 485 + 485 W Rms com consumo de apenas 180 watts...., me sinto um trouxa completo...

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao nao nao....-_-

Em caso como esses não se ponha o transistor na saisa, se ponha nas alimentaçoes do ci! E sim, a realimentaçao continua sendo com o ci, e é o ci que vai controlar os transistores, não prejudicaria nada, pois o ci vai ter a noção do q tem na saida, realimenta e controla os transistores! Os transistores só servirao como driver de corrente!

talvez pode ate prejudicar um pouco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é exatamente o que eu quis dizer com tirar o controle do CI... Acho mais simples só considerar ele em projetos hi-fi menores. Já pensou o trabalho enorme só para ajustar o circuito nessa nova configuração ?

Se fosse fácil, outros já tinham feito !

Acho que posso testar o sucessor dele , LME49810, para o que voce gosta, classe AB, tem módulos prontinhos no Ebay para 300Wrms

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mroberto98, nos seus testes envolvem apenas ondas senoidais puras.

Um som vindo da natureza é muito mais que isso. Existem várias harmônicas e até mesmo formas de onda não senoidais.

Se não me engano devido a realimentação que os classe AB possuem que justamente corrige distorções da senoide, acabam por distorcer uma onda sonora não senoidal, vinda da natureza por exemplo.

Isso pode ser encarado como uma distorção.

Nos classes D... devem ter problemas piores ainda.

Só os classes A possuem capacidade para reproduzirem qualquer forma de onda, onde a distorção está apenas limitada pela velocidade de chaveamento do transistor ou coisa do tipo,

Mas no geral a definição de alta qualidade é muito subjetiva.

Estes caras que são Audiófilo, muitos deles nem podem ouvir sons com alta definição, pois já passaram dos 30 anos, e ao que se sabe a audição humana vai se degradando a partir dos 30 anos.

No entanto ficam falando besteira, se acham os melhores e acham que tem os melhores equipamentos de som. Gastam milhares de reais com aparelhos de som exóticos.

Na pratica é aquilo que nosso amigo Paulo já disse sobre qualidade dos alto-falantes.

E tem mais:

Por mais alta fidelidade que o aparelho de som tenha, com apenas duas caixas de som ele nunca alcançará a realidade do áudio.

Vejam algumas invenções interessantes que daqui a algumas décadas estarão em nossas casas substituindo estes aparelhos que temos hoje:

Bolas de som criam ambiente acústico 3D

Engenheiros coreanos criaram um novo sistema de processamento de áudio que melhora consideravelmente a atual tecnologia de efeitos acústicos 3D.

Efeitos de áudio 3D podem ser produzidos por alto-falantes estéreo, alto-falantes de som surround, matrizes de caixas de som, e até mesmo em fones de ouvido.

Essencialmente, essa tecnologia gera uma ilusão para os ouvintes que os sons estão sendo produzidos no espaço 3D em torno deles, geralmente no espaço fora das caixas de som.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bolas-som-ambiente-acustico-3d&id=010150121226

Sistema de som 15.x projeta música tridimensional

Por mais orgulhoso que você possa estar do seu recém-adquirido "home theater" ultramoderno, basta ir a um concerto ao vivo para ver que a tecnologia do som ambiente ainda tem muito espaço para melhorias.

O pesquisador alemão Günther Theile estava tão certo disso que idealizou um sistema de som tridimensional, onde a localização de cada fonte de som pode ser definida com precisão.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sistema-som-15-x-projeta-musica-tridimensional&id=010150130819

Caixa acústica inteligente com 12 alto-falantes faz projeção de som

Imagine poder escutar o som de um instrumento musical, executado através de uma projeção sonora, com a mesma qualidade obtida se o músico estivesse tocando ao seu lado, no mesmo ambiente.

Essa realidade já existe e foi desenvolvida pelo pesquisador Alexander Mattioli Pasqual, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=caixa-acustica-inteligente-projecao-som&id=010110100401

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Albert, concordo em tudo o que voce escreveu !!!! E pode por exótico nesses aparelhos malucos e quase todos ultrapassados....

Eu sou um exemplo perfeito disso. Depois de muitos anos, resolví comprar um headphone top, um Sennheiser, quando chegou achei o som fraco, e pus a culpa no Iphone.

Então, resolví montar um amplificador próprio de altíssima fidelidade, que utiliza na saída tres amp ops ne5532 quase em paralelo. Aumentou muito o volume, mas ainda faltavam os agudos que eu conhecia, aqueles dos pratos da bateria, o tilintar de sinos, algo ainda faltava....

Aí fiz um controle de tom, com dois Ne5532, muito bom por sinal, mas para mim parecia que tinha alguma coisa errada nos agudos. Reprojetei os componentes, montei e não mudou quase nada....

Pensei : é o fone de ouvido que não presta.... Então comprei um ainda melhor, um que custou US$ 164 nos Usa, chegou e quando testei mudou muito pouco, apenas os graves me pareceram mais profundos.

Resolvi então colocar um Cd no DVd, peguei a saida digital, usei um conversor para Rca, e liguei no sistema, e de novo, nada dos agudos....

Só podia ser meus ouvidos.... Peguei um gerador de áudio, liguei a saida do amplificador no osciloscópio, coloquei 18 Khz, apareceu perfeito no osciloscópio, e eu não escutava nada !

Fui baixando a frequência, e só ouví quando chegou em 12 Khz.....

Moral da história : estou perdendo a audição devido à idade.

É uma ingrata ironia pensar que hoje , que eu tenho condições de fazer o meu sistema de som de altíssima qualidade, não tenha mais ouvidos para desfrutar dele !

como eu poderia hoje comparar os amplificadores, sem ter a audição que eu tinha atè uns 10 anos atrás ?

Isso coincide com o que voce falou sobre os "audiófilos" .

E essas novas técnicas de reprodução serão tão fantásticas como a mudança das cameras de vídeo normais para as Imax, pode apostar nisso.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...