Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não detecta meu HD externo


josneycamarada

Posts recomendados

Olá a todos.

 

Hoje depois de ter resolvido um problema que fazia meu computador travar na tela de inicialização da placa-mãe (que consistia reconectar todos os fios do PC), meu HD simplesmente não consegue ser mais detectado. Possuo um Seagate Expansion 1TB, e eu já testei em meu Notebook, mas o resultado é o mesmo. Nem mesmo o led azul do HD acende mais.

 

Eu estou suspeitando que esse problema ocorreu porque eu pluguei o HD na hora da reinicialização do PC, talvez possa ter dado algum conflito, mas não sei ao certo. Já fui na opção Gerenciamento de Discos, mas o HD sequer aparece na listagem dos discos. Meu HD nunca deu problema antes, ele funcionava normalmente em meu Note e no meu PC.

 

Eu perdi todos os meu dados de vez ou ainda tem como recuperar? Eu levo direto para assistência técnica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não liga o LED o problema provavelmente é no case. Experimente abrir ele e ligar o HD direto na porta SATA do seu PC.

abraço

 

Desculpe a ignorância, mas o que seria case? A porta do gabinete?

 

E o problema da porta SATA é que eu apenas possuo dois cabos com o mesmo padrão (vieram com a placa-mãe), que já está sendo utilizado pelo leitor óptico e pelo HD primário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Case do HD é essa gavetinha preta, a caixa que abriga o HD externo, se o LED não está ligando, é sinal que ela não está ligando, e não de problema no HD. 
Tenho um case seagate parecido com o seu, e mesmo sem HD o case liga o LED. Quanto à portas sata, se retirar o HD do case para ligar na placa-mãe, desligue o drive de dvd, assim você poderá entrar no sistema e verificar a integridade dos teus arquivos no HD agora plugado na porta sata da placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Case do HD é essa gavetinha preta, a caixa que abriga o HD externo, se o LED não está ligando, é sinal que ela não está ligando, e não de problema no HD. 

Tenho um case seagate parecido com o seu, e mesmo sem HD o case liga o LED. Quanto à portas sata, se retirar o HD do case para ligar na placa-mãe, desligue o drive de dvd, assim você poderá entrar no sistema e verificar a integridade dos teus arquivos no HD agora plugado na porta sata da placa mãe.

 

Uma coisa que eu esqueci de falar é que o meu HD é a versão Portable, portanto é do tipo 2.5'', que é feita para notebooks. Eu vou conseguir plugar esse meu HD mesmo em um desktop, que aceita HDs do tipo 3.5''?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que eu esqueci de falar é que o meu HD é a versão Portable, portanto é do tipo 2.5'', que é feita para notebooks. Eu vou conseguir plugar esse meu HD mesmo em um desktop, que aceita HDs do tipo 3.5''?

 

Também percebi que agora o HD passou a apitar quando ele pluga no PC (como se fosse um "bip"), por poucos segundos, e depois para, mas ainda sem sinal do led.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, eu consegui plugar o meu HD direto na placa-mãe, usando o mesmo fio da fonte que já estava plugada em meu HD primário (a minha fonte possui 4 entradas iguais no mesmo fio). Quando eu fui ligar o PC, apareceu a tela da fabricante da placa-mãe, pedindo para eu apertar F2 ou Del para entrar nas configurações da BIOS. Feito isso, eu entrei nessa tela (só lembrando que a foto não fui eu que tirei, peguei apenas para dar referência): bios1.jpg

Quando eu apertei em boot menu, apareceu uma tela mostrando as opções com o nome dos meus dois HDs, como essa imagem (novamente, não fui eu que capturei a imagem): ASUS%20P8Z77-V%20Pro%20BIOS%2003%20-%20B

A opção 1, que é o HD primário, o Hitachi 500 GB, e a opção 2, que seria o Leitor óptico. A BIOS não consegui detectar o meu HD externo, e então, eu iniciei o Windows normalmente, clicando em meu HD primário. Quando o PC iniciou, fui em Meu Computador e continua sem detectar o HD. Então o meu HD morreu mesmo? Se ele não foi detectado nem pela BIOS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, eu consegui plugar o meu HD direto na placa-mãe, usando o mesmo fio da fonte que já estava plugada em meu HD primário (a minha fonte possui 4 entradas iguais no mesmo fio). Quando eu fui ligar o PC, apareceu a tela da fabricante da placa-mãe, pedindo para eu apertar F2 ou Del para entrar nas configurações da BIOS. Feito isso, eu entrei nessa tela (só lembrando que a foto não fui eu que tirei, peguei apenas para dar referência): bios1.jpg

Quando eu apertei em boot menu, apareceu uma tela mostrando as opções com o nome dos meus dois HDs, como essa imagem (novamente, não fui eu que capturei a imagem): ASUS%20P8Z77-V%20Pro%20BIOS%2003%20-%20B

A opção 1, que é o HD primário, o Hitachi 500 GB, e a opção 2, que seria o Leitor óptico. A BIOS não consegui detectar o meu HD externo, e então, eu iniciei o Windows normalmente, clicando em meu HD primário. Quando o PC iniciou, fui em Meu Computador e continua sem detectar o HD. Então o meu HD morreu mesmo? Se ele não foi detectado nem pela BIOS...

Certo, entendi. Porém, e só para ter certeza, você não esqueceu de ligar o cabo de dados no HD né? é o cabo fininho que encaixa do lado do plugue de energia no HD. Pois veja bem, mais pra cima você disse que a placa mãe tem duas portas sata, logo eu recomendei que você tirasse os cabos do DVD e ligasse nesse HD, e agora você disse que "apareceu uma tela mostrando as opções com o nome dos meus dois HDs". 

Caso tenha ligado o cabo de dados corretamente na placa mãe (costuma ser vermelho, laranja ou azul), e mesmo assim a BIOS não identificou, podemos começar a suspeitar de morte do HD sim, (o que não significa necessariamente a perda dos dados).

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, quando falei que eu tinha dois cabos com encaixe para SATA, eu me referia que eu apenas tinha dois cabos desse tipo, que já estava plugado no meu HD e no meu leitor óptico, que seria o cabo de dados. Mais tarde, eu descobri que tinha mais um cabo sobrando do mesmo tipo que estava em outro gabinete, logo, eu deixei o leitor óptico ligado. Se não me engane, a minha placa mãe possui 6 entradas SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh entendo. Por mais que ele não tenha sido reconhecido no sistema, você sentiu se ele estava ligado (vibrando)? Caso não tenha havido sinal nenhum mesmo, infelizmente comece a pensar em uma alternativa para recuperação dos dados (como a contratação de uma empresa especializada, se desejar), além de enviar o HD para garantia, se ainda estiver.

 

OBS: "um problema que fazia meu computador travar na tela de inicialização da placa-mãe". Quando você citou "ligar todos os fios do PC" eu primeiramente imaginei que você estava falando dos fios internos, e provavelmente teria ligado as portas USB frontais de maneira errada e consequentemente, queimado teu HD externo, mas pelo que entendi, são os dispositivos USB mesmo (e o resto).

Geralmente esse travamento na tela do post tem a ver com drivers/reconhecimento de dispositivos (USB ou não) ligados à placa-mãe, sendo que é justamente o contrário que se faz para identificar o erro, desconectar ao invés de conectar. Já tentou resetar a BIOS? 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Olá bom dia, tenta ligar o Hd ao computador com ele ligado, caso ele reconheça, será aberto uma janelinha no canto direito do seu desktop, placas mães nova reconhecem hd Sata mesmo sem reiniciar desde que a opção esteja habilitada na configuração da Bios ( aquela tela que aparece quando liga o pc apertando Del, F1, F2 depende do fabricante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@josneycamarada

 

Eu em tempos comprei uma interface - barata que se vende em centros comerciais, concretamente na FNAC - que permite ligar quase todo o tipo e discos, IDE, Sata, 1,8",2,5", 3,5". Tem fonte de alimentação pelo que se encarrega de fornecer a alimentação aos discos a ele ligados. Só precisa tirar o disco da sua caixa e ligá-lo deiretamente nesta interface, que vai comunicar com o PC por USB 2.0.

O seu nome é DIGITUS USB to SATA/IDE Adapter Cable Set.

Já desenrrasquei bons amigos que ficaram com os seus discos pendurados, conseguindo recuperar os dados que eles queriam de dentro do disco que depois foi formatado.

Se não quiser comprar ou não tiver onde, recorra a um técnico da área. Normalmente terão algo semelhante que lhes permitirá verificar o que se passa com seu disco.

Faça isso antes de desistir.

Só mesmo se a avaria for mecânica então devrerá partir para a garantia e recuperração de dados especializada, se os dados assim  o justificarem, pois é normalmente uma operação cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...