Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto Fonte 14v 50Ah


Matthwus

Posts recomendados

Cara, um dos melhores projetos que eu conheço é de uma fonte de 13,8v x 30A do Faller.

Com mais uns 2 transistores e um trimpot no CI regulador de tensão você alcança o que quer.

 

Aqui nesse tópico, no meio da pagina ele explica as vantagens e como funciona a fonte.

O cara é fera!

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/648084-transistor-tip122-em-fonte-138v/

 

Esse seu esquema não usa regulador de tensão e nem resistores de equalização nos transistores de potencia.

 

Dá uma olhada lá e tira suas conclusões.

 

[ ]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

O C122 é um Tiristor (SCR) 200v x 8A da Motorola.

Use o TiC126 ele suporta 12A e custa perto de 3 reais.

A série TiC é barata e você acha até no boteco da esquina.

 

Só enfatizando: Não tem como fazer uma fonte regulada de 13.8v com um trafo de 12v, pelo menos não com um CI regulador de tensão.

Você teria que ter um trafo de pelo menos 18v para compensar as quedas de tensão do circuito e ainda ter 3v à mais para o regulador.

Seu circuito pode usar transistores, más nunca ficaria tão estável e tão simples como, com um CI LM7812 ou 7912 ou 317.

 

Em todo o caso, Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O C122 é um Tiristor (SCR) 200v x 8A da Motorola.

Use o TiC126 ele suporta 12A e custa perto de 3 reais.

A série TiC é barata e você acha até no boteco da esquina.

 

Só enfatizando: Não tem como fazer uma fonte regulada de 13.8v com um trafo de 12v, pelo menos não com um CI regulador de tensão.

Você teria que ter um trafo de pelo menos 18v para compensar as quedas de tensão do circuito e ainda ter 3v à mais para o regulador.

Seu circuito pode usar transistores, más nunca ficaria tão estável e tão simples como, com um CI LM7812 ou 7912 ou 317.

 

Em todo o caso, Boa sorte.

Obrigado vou ver se encontro quando estiver com tudo pronto posto uma foto e já aviso sobra a questão da estabilidade da fonte, mas como vou utilizar a mesma para carregar uma bateria automotiva acho que não será tão ruim montar ela com trafo de 12v pois quando tiver algum pico de corrente a bateria segura e a fonte somente manterá a bateria carregada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra essa potencia não se faz fonte linear.. Compensa mais fazer chaveada... O trafo para 600W sairia a preço de banana! algo entre uns 15 reais...

Cara já não tenho muita experiencia com fonte linear quem diria com uma chaveada, por acaso você não tem um circuito simples de fonte chaveada pra mim dar uma olhada ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior problema que vejo é que esse seu transformador não é feito para uma fonte regulada de 12 volts.

 

Estou pesquisando uma solução envolvendo step-up e step-down.

 

 

Paulo

Um amigo mandou fazer a fonte utilizando um 7815 como regulador de tensão ja tenho todos os componentes porém só vou montala nesse final de semana ou no outro pois estou sem tempo, sabe se posso substituir um SCR C122B por um SCR TIC126D ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nós aqui estamos insistindo no caso do seu trafo ter somente 12v, porque para usar um regulador 7815, você precisará de ter pelo menos 17v na entrada do regulador.

Todos os reguladores 78xx, 79xx só abaixam a tensão, eles não aumentam. 

E para isso ele precisa de ter pelo menos 3v a mais para trabalhar direito.

 

Ex: o LM7812 abaixa a tensão entre 15v e 30v para 12v

O LM7815 abaixa a tensão entre 18v e 30v para 15v

Resumindo: Você pode usa-lo com uma tensão máxima de 30v e ele irá abaixar para a tensão 15v (no caso do LM7815)

 

Veja no diagrama de blocos de uma fonte ( no fim do post) "miniaturas anexadas"

 

Seu transformador sai 12v, então chega 12v à ponte retificadora.

Como a ponte retificadora tem uma queda (perda) de tensão de 2.8v, ela só deixará passar 12v-2.8v=9.2v

Na filtragem você terá 9.2v só, más os capacitores elevarão a tensão para o valor de pico.

Vamos dizer que suba 5v

9.2+5=14.2v

 

A próxima etapa é o regulador, com 14.2v não da para usar um regulador 7815 por que a tensão é menor que 15v

e não da para usar um 7812 por que a tensão não dá 3v a mais que os 12v que o regulador precisa.

 

Mesmo que 14.2v fosse suficiente, "Junto" com regulador ainda vão os transistores que "seguram" toda a corrente, estes também tem uma queda de tensão, o que irá novamente baixar a tensão na saída da fonte.

 

Este é seu grande problema!

03_10_01.bmp

post-681567-0-77139600-1393341963_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12V, queda nos diodos: 1.2V! tensão de pico: 17V, te sobraria 15.8V! Da pra usar um regulador de 12V mas n o de 15V, e mesmo assim vai precisar de capacitores monstruosos para o ripple n passar de 1Vpp!!

Eu sempre achei que a queda dos diodos fosse de 0.7v

 

@mroberto98 Existe uma maneira de medir o Ripple sem osciloscópio ou alguma formula matemática para calcula-lo (prevê-lo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara já retifiquei o trafo e filtrei o mesmo, a tensão está em 18V. A saída de um transformador é proporcional a entrada ? se for não tem como eu aumentar a tensão alternada na entrada do trafo a fim de obter 15v na saída ?

 

em anexo segue o esquema que meu amigo mandou e montar.

Fonte 13,8X 30 do projeto.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara já retifiquei o trafo e filtrei o mesmo, a tensão está em 18V. A saída de um transformador é proporcional a entrada ? se for não tem como eu aumentar a tensão alternada na entrada do trafo a fim de obter 15v na saída ?

 

em anexo segue o esquema que meu amigo mandou e montar.

attachicon.gifFonte 13,8X 30 do projeto.pdf

Não com esse esquema dai, por sinal bem fajuto e de estabilidade de tensão que deixa a desejar.. Quem impede de chegar nos 15 Volts é o regulador que é de 15 Volts, que somando as quedas de tensão a abater, depois dele, não permite chegar aos 15 Volts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afinal de conta que ***** eu posso fazer com esse trafo de 12v que tenho aqui ? tem uma boa corrente 40A mas não vejo o que posso fazer com esse trem queria fazer uma fonte para tocar som automotivo se alguém tiver uma ideia boa me avise.

 

tenho esse trafo aqui acho que vou acabar vendendo essa coisa. Se eu montar esse projeto que me mandaram vai sair os 13,8v na saída ? tenho uma bateria de trator de 110 amperes ele vai conseguir carregar essa bateria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai não e um projeto, você vai gastar caro com uma coisa que não vale a pena! Por exemplo poderia fazer uma chaveada, um trafo com essa capacidade 700W, (50A em 13.8V)custaria uns 15 reais! Enquanto um trafo de rede com 50A custaria fortuna... Alwm de pesar kilos e mais kilos...

Bom, se fosse pra mim, e eu estivesse nessa situaçao de querer economizar tanto porque o trafo e so de 12V, e supondo que eu não soubesse fazer uma fonte chaveada, eu projetaria uma linear so que, um projeto de verdade que pudesse valer a pena..

Bom, eu projetaria uma fonte que teoricamente nao tivesse essa frescura de 3V a mais kkkk Um projeto que pode se regular 17V com 18 na entrada.. Ou 17.5V com 18 na entrada... E ainda bem regulada!

(mas precisaria de capacitores monstruosos na entrada pra n ter o ripple para poder fazer essa regulaçao apertada, mas que funcionaria funcionaria!)

Consegue carregar sim! 12vac ele é, então sai uns 17vdc! Mas regular bem regulado com esses ci para 13.8V nao!

E outra, som automotivo não precisa ser bem regulado, pode entrar desde 12V ate uns 15V variando.. (dentro dele tem uma fonte chaveada)

Mas eu sugiro que você venda isso! Um trafo de 40A é meio caro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai não e um projeto, você vai gastar caro com uma coisa que não vale a pena! Por exemplo poderia fazer uma chaveada, um trafo com essa capacidade 700W, (50A em 13.8V)custaria uns 15 reais! Enquanto um trafo de rede com 50A custaria fortuna... Alwm de pesar kilos e mais kilos...

Bom, se fosse pra mim, e supondo que eu não soubesse fazer uma fonte chaveada, eu projetaria uma linear so que, um projeto de verdade que pudesse valer a pena..

Bom, eu projetaria uma fonte que teoricamente nao tivesse essa frescura de 3V a mais kkkk Um projeto que pode se regular 17V com 18 na entrada.. Ou 17.5V com 18 na entrada... E ainda bem regulada!

Acontece que eu tenho esse componentes para essa fonte em casa, e tenho esse bendito transformador aqui parado sem fazer nada por isso quero sabe o que posso fazer com isso que tenho, falei com meu amigo ele mandou esse circuito pra mim pois já tenho tudo em casa entendeu ?

Tem algum projeto fácil de fonte chaveada assim posso vender tudo isso que tenho e montar uma mas um projeto de preferência fácil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca achei um projeto dessa potencia que ja esteja 100% pra você so montar...

Por exemplo, comecei a projetar ontem para uma empresa uma fonte chaveada com 2 saidas 1 e simetrica de 35V por 10A e outra é uma saida de 12V por 30A, estou proketando tudo do zero, desde a parte eletronica ate os trafos e indutores, e olha que n é simples, sao 3 trafos e varios indutores, trafos que cada um é para uma topologia diferente, 1 e pra parte que éuma fonte flyback que é para standby, outro ewpra topologia push pull (fonte principal de potencia) e trafo driver.. Cada um e calculado diferente por funcionarem diferente.. To especificando la desde o modelo do núcleo a ser usado, permeabilidade magnetica final que tal núcleo deve ter, indutancia de cada enrrolamento, numero de expiras etc.. E depois tenho que montar uma versao de teste e deixar para a empresa, para depois ela ir fabricando a partir do meu modelo..

não é difícil, comecei ontem e so falta 2 trafos pra eu calcular, mas se você não tiver essas especificações do trafo no projeto, você não vai conseguir fazer!

E na net eu nunca achei um projeto desse que tenha tudo detalhado!

Se você conseguir um projeto na net, me mande que eu te passo as caracteristicas do trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma solução!

Más é gambiarra e tem que ser bem feita para não causar problemas.

Muitos vão me odiar por isso, más lá vai:

 

Retire o papel do enrolamento secundário do trafo. NÃO DESMONTE O TRAFO só tire o papel.

Com o enrolamento exposto, pegue a ponta do fio do enrolamento que termina na saída de 12v, solde um pedaço de uns 2 metros de fio ESMALTADO da mesma bitola,  nessa ponta, isole com fita isolante,

 

coloque um pedaço do papel que você arrancou do trafo em baixo da emenda e comece a enrolar (continuar o enrolamento original).

 

Enrole umas 4 voltas, ligue o trafo na tomada e meça a tensão....

...vá enrolando e medindo até chegar aos 18v.

 

ATENÇÃO:

O fio tem que ser fio esmaltado(fio de enrolamento) NÃO PODE SER FIO COMUM.

O fio tem que ser da mesma bitola (espessura) do fio original.

Não deixe de soldar e isolar a emenda do fio.

Coloque um pedaço de papel embaixo da emenda para proteger.

Enrole o fio no mesmo sentido do enrolamento original, continuando o enrolamento.

 

 

Isso é gambiarra, mas se feito certo não tem problema nenhum.

Se por a caso você usar um fio mais fino, ou não isolar bem a emenda, seu trafo vai queimar com certeza.

Não precisa colocar o papel de volta no trafo, só tome cuidado para não bater nada no bobinado exposto.

Depois de conseguido os 18v corte e prenda o fio no lugar que estava antes, não deixe a ponta solta.

Você pode encontrar dificuldade de fazer caber as novas voltas de fio no trafo, vá com cuidado e paciência para não estragar o verniz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...