Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo o que você precisa saber sobre o conector SATA Express


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Tudo o que você precisa saber sobre o conector SATA Express


"Conheça o novo conector SATA Express, a ser usado por SSDs em um futuro próximo."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um chute nas bolas do povo que compra placa-mãe "extreme gamer power black edition" de R$1000 com a conversa de "vai durar muitos upgrades" enquanto poderia ter comprado uma placa de R$500 que teria todos os recursos que ele precisa, só que não é "extreme gamer power black edition" nem tem pintura preta com detalhes vermelhos e dissipadores feitos mais para serem bonitos do que funcionais.

No final Marketing Wins

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um chute nas bolas do povo que compra placa-mãe "extreme gamer power black edition" de R$1000 com a conversa de "vai durar muitos upgrades" enquanto poderia ter comprado uma placa de R$500 que teria todos os recursos que ele precisa, só que não é "extreme gamer power black edition" nem tem pintura preta com detalhes vermelhos e dissipadores feitos mais para serem bonitos do que funcionais.

No final Marketing Wins

na verdade o final é isso mesmo caro amigo,market wins...comprei minha placa mãe atual que é pau pra toda obra além do fato de ser bem atual e o soquet ser atualizado de acordo com o padão amd atual...e eu paguei menos de 200 reais por ela..com ligeiro overclock na bus do PCIe x16 eu poderia sustentar muito bem uma placa de video poderosa como,por exemplo, uma asus radeon Hd 7970 sem gargalo...e no final o marketing vence :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank sim mas por inumeras vezes li em alguns lugares que dá uma perda de capacidade...então eu faria sim um overclock ou alteração na taxa de MHz na própia bus da placa mãe,como se faz com processadores,para sustentar placas de video mais poderosas...o meu modelo da asus dá opção para liberar mais capacidade do slot pci-e x16 por exemplo eu aumentei a capacidade do meu recentemente,apesar da minha placa de video ser fraca e estar com uma fonte que faz meu pc operar abaixo da capacidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

@JoeDani , você pode estar correndo riscos a toa (corromper dados de HDs e danificar placas de video, basicamente), a troco de praticamente nada.

 

Embora em inglês, o link abaixo tem gráficos bem objetivos, no tocante à frequência pci-e x fps e ainda pci-e x pontos, no caso de teste sintético.

 

http://www.overclock.net/t/562852/does-pci-e-frequency-effect-ati-gpu-performance-a-quick-test

 

No caso de SSDs pci-e, pode haver algum ganho nas taxas, quando se aumenta a frequência, em alguns casos, mas ao custo de redução de vida útil.

 

Um motivo para se aumentar tal frequência é conseguir estabilizar altos valores de overclock, e mais uma vez, se aplica em alguns casos.

 

Dê uma pesquisada por ai e tire suas próprias conclusões.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sisle1 sim,eu estou testando aqui alguns clocks personalizados....mais creio que vou manter esse oveclock do processador porém vou abaixar o da pci-e ...por que é relativamente baixo e meu processador não está esquentando demais...aumentou pouca coisa a temperatura....muito obrigado pela ajuda com os graficos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jorno

Antigamente eu tinha esse pensamento também: placa-mãe de entusiasta = mais vida útil. Hoje em dia eu sou mais consciente e utilizo MOBOs que contem os recursos que eu preciso e utilizo.

 

No entanto, existem algumas peças que justificam o investimento: gabinete, fonte, placa de som...

 

@Topic

Alguma previsão para adoção em massa deste padrão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jorno

Antigamente eu tinha esse pensamento também: placa-mãe de entusiasta = mais vida útil. Hoje em dia eu sou mais consciente e utilizo MOBOs que contem os recursos que eu preciso e utilizo.

 

No entanto, existem algumas peças que justificam o investimento: gabinete, fonte, placa de som...

 

Sim, gabinete se bem cuidado dura pra sempre (ou até inventarem alguma furação nova para placa-mãe só para geral ter que trocar de gabinete) e fonte até que inventem algum novo conector. Placa de som depende do usuário não cair no marketing dos fones "gamer" e depois da boa vontade dele pesquisar sobre o assunto. a maioria paga horrores em um fone lixo "gamer" usb e acha que está arrasando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, gabinete se bem cuidado dura pra sempre (ou até inventarem alguma furação nova para placa-mãe só para geral ter que trocar de gabinete) e fonte até que inventem algum novo conector. Placa de som depende do usuário não cair no marketing dos fones "gamer" e depois da boa vontade dele pesquisar sobre o assunto. a maioria paga horrores em um fone lixo "gamer" usb e acha que está arrasando.

o meu headset é usb e costou a bagatela de 50,00 dilmas....e me resolve do mesmo jeito pra jogos...sobre a questão da conservação do processador não estou ligando muito,não vou ficar com ele mais que um ano e meio ou talvez dois....

 

Ah,meu gabinete que estou usando no meu novo conjunto de peças estou usando a mais de 6 anos e é muito bem refrigerado...pena só comportar mobos micro atx....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Administrador

@Peste Noire Nós já analisamos várias placas-mãe que trazem esse novo contector, eu vou postar um link abaixo para você poder ver as fotos em mais detalhes. No HD ou SSD, se eles forem SATA, nada muda e o conector SATA Express é compatível (ver fotos abaixo).

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-gigabyte-z170x-gaming-7/3159/4

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...
  • Administrador

@Leonardo Ritter Agora entendi melhor. Esta parte extra são duas pistas PCI Express. Então o conector provê duas portas SATA e duas pistas PCI Express. Se quiser ver de forma detalhada:

 

http://www.ssdformfactor.org/docs/SSD_Form_Factor_Version1_00.pdf

 

Ver página 10, Figura 3.

 

Pois a ideia do SATA Express é justamente prover pistas PCI Express para unidades de armazenamento e assim não precisar usar um slot PCI Express.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...