Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não Usem Estabilizadores


Mansonk2

Posts recomendados

  • Membro VIP

Não use o estabilizador. Um bom filtro de linha/proteção contra surtos é a melhor alternativa para proteção de seus equipamentos. Um bom aterramento também auxilia muito e torna a proteção mais completa..

Para 110 Volts qualquer uma da linha da APC é uma boa proteção:

Para referência: http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4=

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A verdade e a seguinte pessoal,

dentro dos estabilizadores domesticos que possuimos, o que existem são relés que não passam de chaves que ficam chaveando tentando impedir uma brusca variação de tensão. O que acontece é que qualquer chave, quando acionada, gera pulsos eletromaganéticos de alta freqüencia e estas são estramamentes nocivas a sistemas digitais como é o caso dos computadores, ou seja estabilizadores podem ocasionar travamentos (Dependendo da sensibilidade do computador) e isto tem um agravante, os estabilizadores normalmente são ligados após os filtros de linha, isto significa que os pulsos gerados pelo chaveamento do estabilizador não são filtrados. Segundo, as atuais fontes produzidas para computadores são bastante robustas e podem funcionar perfeitamente diretamente na rede se achar-se necessario pode-se adicionar um filtro de linha.

Quero deixar claro que esta crítica se restringe expecificamente aos estabilizadores domesticos que não oferecem nenhuma proteção eficiente ao microcomputador, é claro que existem estabilizadores industrias mais complexos e caros que realmente valem a pena possuir, dentre as vantagens destes estabilizadores valem a pena ressaltar, estes possuem transformadores issoladores que sua razão de transformação é de 1/1, ou seja, esses transformadores nem elevam nem baixam a tenssão, então qual a função deles realmente?

Como o proprio nome sugere estes tranformadores issolam totalmente as saidas dos estabilizadores de sua entrada, isto é feito para assegurar que depois de desligado não ha a minima possibilidade de choque eletrico nas saidas do estabilizador. Já os estabilizadores domesticos não possuem esse tranformador e quando desligado ele barra somente um dos fios da entada do estabilizador. Em redes monofásica onde a pinagem da tomada estiver correta o estabilizador cortará a fase, que é justamente o responsavel pelo choque eletrico, mas em lugares onde a pinagem estiver invertida o neutro(terra da rede) será barrado e o fase passará normalmente, isto é muito comum acontecer pois uma tomada invertida funciona perfeitamente e nem todas as pessoas que se dispoem a fazer instalações eletricas possuem estas informações o pior é quado é rede é bifásica ou seja sempre uma das fase estará passando livremente. O problema nisto é que a maioria das pessoas quando desligam os estabilizadores e abrem o micro afim de fazer algum tipo de manutenção acreditam estar totalmente protegidas contra choque o que é um terrivel engano principalmente se a parte a ser acessada for a fonte de alimentação.

Pra terminar meus conselhos são os seguintes:

# Não usem estabilizadores domestico, seu mico funcionará perfeitamente direto na rede

# Se assim mesmo você não quer ligar seu micro diretamente na rede compre um estabilizador um pouco mais caro, vale a pena.

# Nunca confie na isolação de estabilizadores domesticos

Sei que este tópico vai ser polemico, mais a principio quero esclarecer que estas informações que aqui passei são bem fundamentadas e levantadas por professores experientes de eletrônica e eletrotecnica. Sou estudante de eletrônica (segundo semestre) e me disponibilizo a tirar as duvidas que sugirem e que estiverem ao meu alcance de responder.

T+ :bye:

valeu pelo topico mano..interessante mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem medo de ser feliz, SMS Manager III senoidal, tá uns 500 reais, mas bixo esse é o bixo!!!

sabe o q usei nele pra ver se é bom??? furadeira de 550W, e ele tocou na moral...

eu tenho dois no meu pc, um pra cpu e net (com BAT ext de 45Ah) e outro pra toda a tranquerada do pc.

Daniel, como vai? Tem como abriro Manager III e tirar umas fotos internas dele, da placa de controle e tudo mais?

Tenho curiosidade de ver esse nobreak por dentro, procurei no google, mas nao achei nenhuma imagem.

Se for difícil de abrir, deixa pra la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E os filtros de linha, são realmente confiáveis? Ou são que nem estabilizadores, prometem mas não fazem?
Contar com proteção contra surto de corrente consiste simplesmente em colocar dispositivos, componentes adequados para tal. Como sempre disse, pode até mesmo ser uma galocha furada, tendo os adequados e bem dimensionados componentes que fazem a proteção, internamente a ela, constitue-se numa proteção boa...

Até mesmo estabilizadores pode os ter, mas via de regra não os tem.

Boas réguas de proteção sim os tem. Veja ai quem são esss dispositivos ou componentes:

ProteodaAPC.jpg

Veja ai agora duas placas de estabilizadores e procure pelos citados componentes:

06_PlacalgicaReduzido.jpg

9C2C3C4VZ1Reduzido.jpg

Claro que se você comprar um daquelas réguas de R$ 15,00 ela não passará de uma coleção de tomadas... Há que separar o joio do trigo..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contar com proteção contra surto de corrente consiste simplesmente em colocar dispositivos, componentes adequados para tal. Como sempre disse, pode até mesmo ser uma galocha furada, tendo os adequados e bem dimensionados componentes que fazem a proteção, internamente a ela, constitue-se numa proteção boa...

Até mesmo estabilizadores pode os ter, mas via de regra não os tem.

Boas réguas de proteção sim os tem. Veja ai quem são esss dispositivos ou componentes:

ProteodaAPC.jpg

Veja ai agora duas placas de estabilizadores e procure pelos citados componentes:

06_PlacalgicaReduzido.jpg

9C2C3C4VZ1Reduzido.jpg

Claro que se você comprar um daquelas réguas de R$ 15,00 ela não passará de uma coleção de tomadas... Há que separar o joio do trigo..

Abraço...

É de impressionar a "cara de pau" de muitos fabricantes ao excluírem tantos componentes indispensáveis nos seus produtos.

E como sempre, há fabricantes e fabricantes......em todo tipo de equipamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É de impressionar a "cara de pau" de muitos fabricantes ao excluírem tantos componentes indispensáveis nos seus produtos.

E como sempre, há fabricantes e fabricantes......em todo tipo de equipamentos.

No caso dos estabilizadores "pré nova norma" esse procedimento era absolutamente normal quase que independente do fabricante. E assim vivemos por mais de 10 anos.. No caso da nova normatização para esses equipamentos geralmente encontramos elementos de proteção e filtro dentro dos mesmos, embora e por culpá da norma, sem especificações mínimas de validação. Desse modo se o fabricante colocar entre fase e neutro um capacitor de R$ 0,05 sim poderá dizer estar cumprindo a norma pois isso dai representa um filtro, de primeira ordem, vagabundo, mas representa..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E os filtros de linha, são realmente confiáveis? Ou são que nem estabilizadores, prometem mas não fazem?

compre um nobreak, APC ou SMS ok???

é mais barato e seguro do que expor teu pc à rede elétrica q temos em nossa casa,

e bem mais barato do que ficar trocando de fonte toda vez q cai a força hehehehehe...

O pior é que o preço dos produtos aumentou muito mais do que eles gastam em material.

fale meu velho amigo, até q enfim ADEUS GAMER e seja bem vinda ZALMAM 360-APS (aqla mesma recomendada pelo clube)

AVISO AOS NAVEGANTES SALVE SEU PC, NÃO USEM ESTABILIZADORES

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danielengenharia,

Acabei de ver a sua CONFIG 1, e fiquei nostálgico .....

Sabe que uma vez, em 2002 acho, eu peguei um micro quase idêntico a esse, acho que só mudava o HD e o processador era inferior, era um dos primeiros Pentiuns que rodavam a 75 Mhz e tomavam pau dos 486 DX-4 120 Mhz da AMD....para falar a verdade, até a VGA e a SoundBlaster eram exatamente as mesmas !!!!! , e resolví fazer uma brincadeira :

Instalei o velho e bom DR-DOS 6.0 com aquele programinha da Seagate para reconhecer hds grandes ( naquela época, grande era acima de 512Mb .... ) , depois instalei o Quarterdeck 386 ( gerenciador de memória ), e depois o Windows 3.11 e o Office ( nem me lembro qual era a versão dele ) .

Só como gozação claro, mas os resultados eram impressionantes :

Assim que o HD começava a carregar o DOS, em MENOS de 3 segundos aparecia a imagem do Windows 3.11, e em mais 2 segundos voce já podia trabalhar !!!!

voce clicava no ícone do Word, e quase imediatamente, digo isso porque nem passavam 0,5 segundos, voce já estava digitando ......

Excel, também era igual, parecia o sonho de qualquer usuário de PC de hoje ...

Faço questão de falar isso para aqueles que não estavam "no mercado" naquela época.

Hoje, temos processadores que são quase centenas de vezes mais potentes, usamos memórias dezenas de vezes maiores, e hds dezenas de vezes mais rápidos, e mesmo com tudo isso de potencia esperamos MINUTOS para trabalhar num Windows Vista, ou dezenas de segundos para trabalhar num Word 2007 .......

O que que piorou tanto ???????? OS PROGRAMAS ......

Agora, voltando aos dias de hoje ....

Concordo com voce sobre os APC, ainda são os menos ruins que encontramos.

Mas os da SMS...... abre um deles de hoje em dia , e compara com os que eles faziam fazem 6 anos ....... naquela época ainda eram bons, hoje eles estão competindo com preço, e como você deve trabalhar com engenharia, sabe como é né ?

- Quer qualidade ???? então pode pagar caro por ela ! ( Mercado Brasil )

A inversa também se aplica :

- Quer preço baixo ??? então não precisa de qualidade ( Mercado Chines... )

Infelizmente, ambas as regras são as regras de ouro do nosso Mercado de Informática Brasileiro.

Um abraço, e me desculpe pela recaida nostálgica heheheheheh

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas os da SMS...... abre um deles de hoje em dia

Paulo, porque você acha que quando comprei um nobreak pro meu pc (SMS Manager III senoidal) escolhi o modelo antigo de conexão serial????

simples, apenas concordando e dizendo que o q falaste é pura verdade, hoje temos preço e nada de qualidade, quer qualidade??? pague por isso, custo brasil, eles pensam q dinheiro dá em árvore....

REFORÇANDO A TESE EM QUESTÃO: SALVE SEU PC (e seu dinheiro investido nele também)

NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES, NÃO USEM ESTABILIZADORES,

e acredite hoje comprei por estrondosos 9 reais aquela super mega ultra potente placa de vídeo SLOT PCI de poderosos e inacreditáveis 16MB de memória dedicada...rsrsrsrs

pens, p/ aqla época.... bons tempos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E quanto aos módulos isoladores? Eu tenho um nesses microsol G3 que é um módulo isolador estabilizado. A tomada do meu quarto não é aterrada e a rede aqui é de 220 volts. Com esse módulo, eu não levo mais choques no gabinete e não tenho mais ruidos nos speakers e microfones. Paguei quase 200 reais nele. Foi uma boa aquisição? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo bidut,

Utilizo um isolador Microssol desse há mais de 1 ano e meio e não tive problemas! O unico reparo que foi necessario fazer uma vez foi substituir um varistor de 20K da entrada do isolador, pois numa das enormes tempestades que caem aqui em Manaus, o varistorzinho foi pro beleléu!...Mas fora isso, tudo 100%.

Minha opiniao pessoal é de que esse modulo isolador é um bom produto.

Abração,

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto aos módulos isoladores? Eu tenho um nesses microsol G3 que é um módulo isolador estabilizado. A tomada do meu quarto não é aterrada e a rede aqui é de 220 volts. Com esse módulo, eu não levo mais choques no gabinete e não tenho mais ruidos nos speakers e microfones. Paguei quase 200 reais nele. Foi uma boa aquisição? Obrigado.
Amigo bidut,

Utilizo um isolador Microssol desse há mais de 1 ano e meio e não tive problemas! O unico reparo que foi necessario fazer uma vez foi substituir um varistor de 20K da entrada do isolador, pois numa das enormes tempestades que caem aqui em Manaus, o varistorzinho foi pro beleléu!...Mas fora isso, tudo 100%.

Minha opiniao pessoal é de que esse modulo isolador é um bom produto.

Abração,

R.Costa.

Eles sofrem dos mesmos malefícios que os estabilizadores, mas consomem muito mais energia que um estabilizador normal.

A única vantagem, se é que dá para considerar isso vantagem, é que ele impede que o usuário leve choques ao encostar no gabinete, mas substituir aterramento ele não substitui.

Outro problema dele é que a proteção contra surtos é mínima, apenas um varistor pequeno.

Aqui nesse tópico foi discutido sobre ele:

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-existe-relação/580512

Abraços

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro leohartmann,

Concordo com você de que se você não quiser utilizar NADA para ligar o seu PC à tomada, isto é possível sim, mas discordo quando você diz que os módulos isoladores G3 só servem para evitar que o usuário "tome choque" ao tocar a CPU, isso porque, já que na sua concepção eles só sirvam para tal detalhe, ao meu ver eles vão além disso.

Eles não são e não farão papel algum de um no-break cujo libera tensão em forma de onda senoidal, sem utilizacão de relés para comutação, etc...mas com certeza, eles SÃO MAIS que apenas "gastadores de energia" com função de estabilizador, como você disse. Isso porque eles podem suprimir e até mesmo evitar determinados tipos de interferências na rede AC, chiados provocados por cargas indutivas principalmente, picos de alta-tensão, curtos-circuitos e choques elétricos, entre outros.

Enfim, no meu ponto de vista, eles TALVEZ possam não valer o preço que se cobra, mas como você diz que eles servem apenas para evitar um MICRO choque da CPU eu penso que não...eles fazem um papel maior que este apenas e pra finalizar acredito que já que se têm um aparelho desses, então use, pois é melhor que ligar o equipamento direto à tomada, mesmo que seja por razão de uma simples proteção (ex: varistor). É melhor do que NADA!;)

Abração,

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso porque eles podem suprimir e até mesmo evitar determinados tipos de interferências na rede AC, chiados provocados por cargas indutivas principalmente, picos de alta-tensão, curtos-circuitos e choques elétricos, entre outros.

Isso é tarefa típica de filtro de linha, por característica dos transformadores isoladores (dos transformadores e não do MIE) alguns ruídos da rede elétrica são bloqueados e não conseguem chegar a saída, mas não são todos os ruídos, apenas alguns.

Picos de tensão são suprimidos por aquele pequeno varistor que tem dentro do MIE, um varistor muito pequeno, com capacidade de absorção de surtos/picos muito pequena, nem dá para comparar com o que encontramos dentro de bons filtros de linha.

mas como você diz que eles servem apenas para evitar um MICRO choque da CPU eu penso que não...

Não falo de micro choques, falo de choques normais.

Por característica dos transformadores isoladores (não do MIE novamente) é impossível levar choques ao encostar em só um dos fios de saída dele, teria que encostar nos dois para levar choques, então ele protege de todos os tipos de choques, podendo até mesmo encostar a mão em um fio descascado que não levará choques.

O que defendo é que é um péssimo investimento, e que a única função útil dele, não encontrada em um filtro de linha, é a de evitar choques.

Sobre o ponto de vista da proteção de surtos de tensão, é sim melhor ligar em um MIE ou em um estabilizador a ligar direto na tomada, mas deve-se levar em consideração os pontos positivos e negativos desses "protetores" e, em minha opinião, prefiro ligar direto na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo,

É isso aí.

Opiniões pessoais já formadas são indiscutíveis!;)

E minha opinião é: se já está comprado use! Se vai comprar pense em investir um pouco mais e fazer um serviço completo: Me refiro a utilizacao de um nobreak independente do tipo de máquina ou CPU. Assim como não abro mão do meu APC Back-UPS - RS1500 que está ligando meu Laptop agora.

Abração,

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
estou montando uma Lan, será que só o filtro de linha é seguro ?

No-Break é sem chance....muito caro

Se o que chamamos de "filtro de linha" ai for realmente um supressor de surtos de tensão, sim é seguro para aquilo que ele se propõe a fazer, que é limitar os surtos de tensão oriundos da rede elétrica e eliminar o ruído elétrico derivado de EMI e RFI. Se tem alguém que bem faz isso é uma boa régua de proteção/filtro de linha, de modo melhor que estabilizador, melhor que o no-break.

Só que você deve cuidar. Existem no mercado filtros de linha de R$ 20,00 que nada mais são que meras extensões com no máximo um capacitor de R$ 0,05 internamente. Ai é sacanagem. Proteções minimamente decentes, para trabalhar em 110 Volts, são as fabricadas pela APC.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o que chamamos de "filtro de linha" ai for realmente um supressor de surtos de tensão, sim é seguro para aquilo que ele se propõe a fazer, que é limitar os surtos de tensão oriundos da rede elétrica e eliminar o ruído elétrico derivado de EMI e RFI. Se tem alguém que bem faz isso é uma boa régua de proteção/filtro de linha, de modo melhor que estabilizador, melhor que o no-break.

Só que você deve cuidar. Existem no mercado filtros de linha de R$ 20,00 que nada mais são que meras extensões com no máximo um capacitor de R$ 0,05 internamente. Ai é sacanagem. Proteções minimamente decentes, para trabalhar em 110 Volts, são as fabricadas pela APC.

Abraço...

Concordo com você faller...

Após ler várias posts deste tópico me dei conta que o estabilizador nada mais é que um "T" eletrônico que mais atrapalha que ajuda. E o pior que ele ainda tem perda de energia.

Essa semana comprei um Filtro de Linha, ou melhor, supressor de surtos da APC modelo P7T. Fiquei muito satisfeito com ele e só de ver a espessura do cabo de força (14awg/2mm contra 18awg/0,8mm do meu antigo estabilizador) já dá pra ter uma ideia que ele é bem seguro.

O melhor que ainda tem garantia LifeTime (eterna) e se um raio queimar seu pc ele te indenizam o valor de até $25,000 (não sei se vale no Brasil mas já dá uma segurança a mais).

Tomara que um dia o nosso "povo" possa entender o que realmente o estabilizador faz, ou melhor, não faz... e que daki uns anos eu não veja um destes numa prateleira de loja, é de amargar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No lugar de estabilizador tenho usado autotransformador, é o resultado tem me agradado.

Alguém aí quer comentar sobre os mesmos?

Hugo

Um autotransformador baixa ou eleva a tensão, de 120v para 220v ou de 220v para 120V, essa é a função deles.

Toda conversão de tensão causa uma perda de energia, normalmente 10%, então, se seus equipamentos trabalham na tensão da tomada ligue-os na tomada, só use o autotransformador para os equipamentos que não podem operar na tensão da tomada.

http://forum.clubedohardware.com.br/220-volts-110/493279

Um autotransformador não fornece proteção, é apenas um conversor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...