Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

1 hd grande ou vários menores


bomberman750

Posts recomendados

Pessoal,

 

tenho um PC com Win7 e 3 HD's de 500 gb (1 para SO e pgrms e 2 para arquivos

 

ao invés disto, haveria diferença significativa de desempenho e segurança ter ?

 

-1 só HD de 1,5 tb particionado

-1 HD 500 gb (SO/pgrms) + 1 HD 1 tb

 

 

(a dúvida basica é se muitos HDs num mesmo PC diminuem seu desempenho/segurança do que um só HD,

inclusive aumento de tempo de inicialização do SO)

 

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lembrando que os dados acessados pelo HDD se dá pelo braço mecânico.

 

Então na hipótese de estiver utilizando as 3 partições ao mesmo tempo, o braço/agulha terá que se deslocar em vários pontos, e isso demandará de mais tempo, já que não tem como a agulha acessar tudo ao mesmo tempo.

 

Se puder escolher, opte por 2 HDs, pois poderão ser acessados simultâneamente.

 

Eu mesmo, antes de ter SSD, era 1 HDD de 500GB para sistema e 1 HDD de 2TB para dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto menos HDs menor o consumo de energia e menor a temperatura interna do gabinete.

 

É preferível de 2 HDs de 1 Tb do que 8 HDs de 250 Gb, mas tem pessoas que acham lindo aquele monte de HD nas baias do gabinete...  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também voto em menos HD, eu sempre uso no máximo 2 Hds, mais do que isso não.

 

A melhor configuração hoje é um HD SSD que é super rápido e um HD a seu gosto, de 1 a 2TB como você quiser pra manter os dados, menos consumo de energia também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto menos HDs menor o consumo de energia e menor a temperatura interna do gabinete.

 

É preferível de 2 HDs de 1 Tb do que 8 HDs de 250 Gb, mas tem pessoas que acham lindo aquele monte de HD nas baias do gabinete...  :lol:

Nem sempre é uma questão de achar lindo . Pode ser apenas o desejo de espaço para arquivos . No meu servidor de arquivos tenho 1 SSD PCI-E para SO , e para armazenamento eu tenho 7 x 2TB HD + 7 x 3TB HD + 2 X 4 TB HD . A existencia dos HDs de 2 TB e  3 TB é uma questão de economia vou substituindo por maiores quando vou precisando de mais espaço , quando todos os de 2 TB forem substituidos pelos atuais 4 TB passamos para substituição dos de 3 TB .

 

 

Pessoal,

 

tenho um PC com Win7 e 3 HD's de 500 gb (1 para SO e pgrms e 2 para arquivos

 

ao invés disto, haveria diferença significativa de desempenho e segurança ter ?

 

-1 só HD de 1,5 tb particionado

-1 HD 500 gb (SO/pgrms) + 1 HD 1 tb

 

 

(a dúvida basica é se muitos HDs num mesmo PC diminuem seu desempenho/segurança do que um só HD,

inclusive aumento de tempo de inicialização do SO)

 

 

obrigado

usar os 3 HDs é melhor tanto em questão de segurança ( a chance dos 3 hds estragarem ao mesmo tempo é no minimo 3 x menor que usando 1 HD . Como disseram os colegas o desemprenho também é maior pelos motivos citados .

 

PS : o gasto de energia de HD é desprezivel . Comparado a placa de video , processador ....

 

Abraços ,

Renatinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não esqueça que em uma queda de energia a chance de dar pau nos Hds é grande, tive um cliente que deu oscilações de energia e acabou dando BADBlock nos 2 hds que ele usou, por segurança também gosto de usar 2Hds, mas na minha opinião a chance de dar pau no primeiro como no segundo HD não é tão pequena assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não esqueça que em uma queda de energia a chance de dar pau nos Hds é grande, tive um cliente que deu oscilações de energia e acabou dando BADBlock nos 2 hds que ele usou, por segurança também gosto de usar 2Hds, mas na minha opinião a chance de dar pau no primeiro como no segundo HD não é tão pequena assim.

Concordo quando é falha de energia ..pois afetará todos ao mesmo tempo . Mas no dia a dia de uso a chance é menor . Use uma fonte de qualidade e um filtro de linha de qualidade e a chance do problema por falha de energia fica bem pequeno .

 

Abraços ,

Renatinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do uso....

 

Se a finalidade for o básico eu usaria o menos possível, pois a maioria que faz esse tipo de uso acaba armazenando arquivos comuns como: musicas,fotos e alguns trabalhos casuais..... Pra esse tipo de finalidade eu prefiro fazer o BackUp dos dados na Nuuvem, pois caso o HD va embora ainda posso recuperar os dados tranquilamente.

 

Agora se o Uso for Profissional, eu prefiro vários HD's. Pois a probabilidade de você perder todo o seu trabalho que levou horas é minima. Nesse caso não se da pra armazenar na Nuuvem pois a quantidade de dados é grande então a saída seriam os HD's.

 

Quanto ao desempenho.... Se quiser desempenho compre um SSD, Prefiro Mil vezes um SSD do que 100 HD's juntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegando a discussão no meio, pondero o seguinte:

1) quem tem muitos HD's no gabinete normalmente apenas está fazendo uso dos HD's antigos, ninguém faz isso intencionalmente ( pelo menos espero que não)

2) do ponto de vista do desempenho, é só olhar as opções de mercado e ver que os HD's de maior capacidade são bem mais rápidos que os de menor capacidade

3) quanto á segurança, aí tem que entrar em considerações do nível pretendido. 100% ninguém pode garantir apenas nos HD's, é preciso ter um esquema eficiente de backup's( requer planejamento), o que pode melhorar é a criação de de RAID( por espelhamento, nível 1 , ou múltiplos nível 5)

4) quanto ao uso de um HD grandão e com várias partições não é seguro devido ao grande número de falhas nesses HD's de hoje em dia, existem muitas dúvidas no mercado devido á pirataria de marcas e mesmo venda de HD's recondicionados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai tentar armazenar 35 TB de musicas , filmes e series em SSD :D

 

 

 

Abraços ,

Renatinho

 

Você não entendeu...

 

O autor mencionou desempenho, e atualmente não existe arranjo de HD que supere o desempenho de um único SSD.... Atualmente um SSD pode chegar a 800MB/s de leitura Sequencial e 1041MB/s de escrita.

 

Nesse caso o SSD seria usado apenas no S.O para melhor desempenho do mesmo e para programas mais usados, assim como também para o Boot. Pra você ter uma ideia um SSD carrega todo o sistema em 8-20 Segundos, enquanto um HD leva em média cerca de 2 minutos ou mais. A diferença é muito alta.

 

Ele faria um sistema SSD + HD.... O HD no caso ficaria apenas para armazenamento de dados.

 

Porém se ele quer desempenho pra assistir filme ou escutar musica.... Daí eu acho que ele estaria gastando dinheiro à toa ou a noção de desempenho dele pode ser outra.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não entendeu...

 

O autor mencionou desempenho, e atualmente não existe arranjo de HD que supere o desempenho de um único SSD.... Atualmente um SSD pode chegar a 800MB/s de leitura Sequencial e 1041MB/s de escrita.

 

Nesse caso o SSD seria usado apenas no S.O para melhor desempenho do mesmo e para programas mais usados, assim como também para o Boot. Pra você ter uma ideia um SSD carrega todo o sistema em 8-20 Segundos, enquanto um HD leva em média cerca de 2 minutos ou mais. A diferença é muito alta.

 

Ele faria um sistema SSD + HD.... O HD no caso ficaria apenas para armazenamento de dados.

 

Porém se ele quer desempenho pra assistir filme ou escutar musica.... Daí eu acho que ele estaria gastando dinheiro à toa ou a noção de desempenho dele pode ser outra.

 

Abraço

Foi uma piadinha para relaxar ..coloquei o emoticom :D   mas mesmo no meu servidor de arquivos como disse apesar de 16 HDs para armazenamento e um HD para download uso para o SO um SSD PCI-E .

 

Nem sempre é uma questão de achar lindo . Pode ser apenas o desejo de espaço para arquivos . No meu servidor de arquivos tenho 1 SSD PCI-E para SO , e para armazenamento eu tenho 7 x 2TB HD + 7 x 3TB HD + 2 X 4 TB HD . A existencia dos HDs de 2 TB e  3 TB é uma questão de economia vou substituindo por maiores quando vou precisando de mais espaço , quando todos os de 2 TB forem substituidos pelos atuais 4 TB passamos para substituição dos de 3 TB .

 

 

usar os 3 HDs é melhor tanto em questão de segurança ( a chance dos 3 hds estragarem ao mesmo tempo é no minimo 3 x menor que usando 1 HD . Como disseram os colegas o desemprenho também é maior pelos motivos citados .

 

PS : o gasto de energia de HD é desprezivel . Comparado a placa de video , processador ....

 

Abraços ,

Renatinho

e acho que entendi a pergunata , respondi minha opinião para ele na primeira , depois foram comentarios oriundos durante o decorrer do forum e uma piadinha :D

 

Abraços ,

Renatinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não esqueça que em uma queda de energia a chance de dar pau nos Hds é grande, tive um cliente que deu oscilações de energia e acabou dando BADBlock nos 2 hds que ele usou, por segurança também gosto de usar 2Hds, mas na minha opinião a chance de dar pau no primeiro como no segundo HD não é tão pequena assim.

 

É como diz o ditado: "não se deve colocar todos os ovos em uma mesma cesta". HDs não são nada baratos, eu utilizo 2 HDs e mais 2 "cases" USB externos que só deixo energizados/conectados quando de fato preciso.

 

Depende do uso....

 

Se a finalidade for o básico eu usaria o menos possível, pois a maioria que faz esse tipo de uso acaba armazenando arquivos comuns como: musicas,fotos e alguns trabalhos casuais..... Pra esse tipo de finalidade eu prefiro fazer o BackUp dos dados na Nuuvem, pois caso o HD va embora ainda posso recuperar os dados tranquilamente.

 

Agora se o Uso for Profissional, eu prefiro vários HD's. Pois a probabilidade de você perder todo o seu trabalho que levou horas é minima. Nesse caso não se da pra armazenar na Nuuvem pois a quantidade de dados é grande então a saída seriam os HD's.

 

Quanto ao desempenho.... Se quiser desempenho compre um SSD, Prefiro Mil vezes um SSD do que 100 HD's juntos.

 

SSDs são ótimos só que tem uma coisa: os HDs ainda avisam que vão morrer (HD Tune, Crystal Disk Info, etc) enquanto o SSD pode morrer de repente, sem avisar nem nada, então o back up deve ser constante.

 

Todos preferem SSDs, eu também, mas o preço deles está um absurdo por cada Mb em comparação à mesma capacidade de armazenamento de um HDD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...