Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler Para Fx-6300


only devil

Posts recomendados

bom comprei e montei um pc, e tava qurendo saber um cooler bom pra por nele e já que estou aqui, rodei crysis no meu pc novo aqui, e minha GPU tava batendo qze 80 graus  em rotação maxima do cooler, deveria trocar? ou esta normal? tava rodando tudo no low em um monitor de 23" 1920x1080 a gpu é Gtx 550 TI, e outra coisa como posso mudar na bios pra o cooler da CPU rodar em maxima rotação, MOBO Gigabyte GA-970A-D3P eu fui dar uma olhada e tinha lá, AUTO, PWR e Voltage.. fiquei com medo de mexer como é nova nao sei nada sobre ._.

 

Obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que utilitário você usou para checar as temperaturas?

 

Deve ser levado em consideração a temperatura dos cores do processador.

Se quiser, você pode usar o utilitário AMD OverDriver.

 

Para desabilitar o controle de rotação vá na opção CPU Fan Speed Control.
 
No entanto, eu pessoalmente não vejo isso como sendo a melhor solução.
Mesmo deixando a fan em rotação máxima, as temperaturas podem continuar alta.
 
O dissipador por si só já é um fator limitante e a fan a partir de certa rotação não irá ajudar mais na refrigeração.
 
Para o seu processador é recomendado manter as temperaturas dos cores até 60 C ou não passando muito disso,
 
Q: My processor is running 55C under load. Is this normal?
A: Safe CPU temperatures are 60 degrees Celsius and below. It may still run fine with CPU temperatures, exceeding 60C threshold by a few degrees. Running the FX-6300 close to 70 degrees and higher is not recommended.
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Que utilitário você usou para checar as temperaturas?

 

Deve ser levado em consideração a temperatura dos cores do processador.

Se quiser, você pode usar o utilitário AMD OverDriver.

 

Para desabilitar o controle de rotação vá na opção CPU Fan Speed Control.
 
No entanto, eu pessoalmente não vejo isso como sendo a melhor solução.
Mesmo deixando a fan em rotação máxima, as temperaturas podem continuar alta.
 
O dissipador por si só já é um fator limitante e a fan a partir de certa rotação não irá ajudar mais na refrigeração.
 
Para o seu processador é recomendado manter as temperaturas dos cores até 60 C ou não passando muito disso,
 
Q: My processor is running 55C under load. Is this normal?
A: Safe CPU temperatures are 60 degrees Celsius and below. It may still run fine with CPU temperatures, exceeding 60C threshold by a few degrees. Running the FX-6300 close to 70 degrees and higher is not recommended.

 

sim, o processador nao passa de 55 graus em full load, o que passou de longe foi a placa de video q chegou a bater 83, ai eu instalei o MSI Afterburner pra controlar a velocidade do cooler, e coloquei no maximo (77%) e e fikava entre 75~80 porém isso foi de tarde, q é normalmente um calor danado no meu quarto.. uso aida64 pra medir temperaturas e a proposito xeguei a ver q quando sobe a temperatura ele aumenta sozinho, e faz um TREMENDO barulho, a mesa chega a tremer bate qze 6000 RPM, vou dar uma jogada e botar o menino pra ferver, e postar uma SS sobre, e a proposito, como disse no primeiro post, me indicam um bom cooler pro processador? e pra GPU? GTX 550 TI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gtx 550ti jogando no low, da pra melhorar isso. E a temperatura ta dentro do padrão de vga.

Melhora a distribuição de fans no seu gabinete.

100 dilmas é um valor baixo para um bom cooler.

bom cara mas era crysis tb, jogando TERA no maximo batia a mesmo temperatura do crysis3 já no low n passava de 70 q é uma temperatura normal pra mim já q eu jogava em um monitor de 17" de tubao, era mais ou menos isso a temperatura, agora q to em um 23" wide fullhd, eu acho q mesmo assim tende a usar muito dela né? e sim, meu gabinete tem 2 cooler, 1 na frente jogando ar pra dentro, e um traseiro jogando ar pra fora, vou comprar um de 120mm na traseira, e um 120mm na lateral, e nao faço a MINIMA ideia de ql o tamanho pros de cima haha, mas se n me engano cabe 2 ou 3 de 80mm~90mm, Apesar de q meu processador nao está esquentando, nao chega nem perto de uma temperatura alta, acho que maximo que xegueia ver foi 55, de tarde sendo q estava calor, por enquanto vou deixar esse mesmo, so vou por alguns na gabinete pra dar uma melhorada no ambiente talvez mas pra frente eu troco unico ponto fraco dele é q quando começa a rodar, RODA MESMO hahauehauhhu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, o processador nao passa de 55 graus em full load, o que passou de longe foi a placa de video q chegou a bater 83, ai eu instalei o MSI Afterburner pra controlar a velocidade do cooler, e coloquei no maximo (77%) e e fikava entre 75~80

e a proposito, como disse no primeiro post, me indicam um bom cooler pro processador? e pra GPU? GTX 550 TI

 

No caso da CPU existem vários coolers que atenderiam bem as necessidades, creio que atualmente o maior problema seria encontrá-los no mercado.
 
Qual foi o cooler que recomendaram para você?
Eu poderia citar opções como o Hyper TX3, Hyper 212, Mymax Artic Fox, NZXT Respire.
 
Como sua placa mãe é AMD é interessante levar em consideração que muitos coolers só permitirão a instalação de uma única forma com a fan soprando debaixo para cima.
 
No caso da placa de vídeo já não é comum encontrar muitas opções e que o preço possa ser aceitável para qualquer um.
 
Eu tenho uma GTX 560 e em teste de stress ela pode passar dos 80C e nos jogos que pude testar ficam em torno dos 70C.
Acredito que no seu caso as temperaturas ainda se encontram aceitáveis.
 
O MSI Afterburner permite configurar de forma que o controle de rotação seja automático conforme for a temperatura da GPU.
Você não precisa deixar a fan em 77% fazendo ruído o tempo todo.
 

 

mas se n me engano cabe 2 ou 3 de 80mm~90mm, Apesar de q meu processador nao está esquentando, nao chega nem perto de uma temperatura alta, acho que maximo que xegueia ver foi 55

 

Eu pessoalmente não gastaria com fans pequenas de 80mm e 90mm para o gabinete.

Essas particularmente em sua rotação máxima fazem mais ruído do que gerar fluxo de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM

 

Eu acho q meu gabinete suporta fácil fácil pelo menos 2 de 120 já n sei na parte superior dele, então vou comprar de 120 mesmo, o da lateral é 120, da frente é 120 talvez na parte superior de pra por 1 de 120 mas na traseira acho que nao cabe de 120, ai no caso teria de fazer, Lateral jogando ar pra dentro, de cima jogando ar pra dentro, traseiro jogando ar pra fora.

 

 

E eu deixo em 77% quando vejo que esta batendo 80C° + eu sei lá, acho 80C° muita coisa e fico com medo e de barulho pra barulho um pouco a mais nao faz diferença, porque o que está no processador parece uma turbina d aviao EHAUHEhue.

 

E o cooler que falaram pra mim é esse Hyper 212 EVO.

 

E outra coisa, como faz pra por pro MSI ocilar RPM de acordo com a temperatura? eu tinha arrumado ele no outro pc, mas me deu um branco LOL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Afterburner clique no botão Usser Define do Fan Speed.

 

O 212 é um cooler bem conhecido por seu bom custo benefício e que há um bom tempo está em falta nas lojas.

 

Não sei qual é o gabinete que você tem.

Se possível, verifique as especificações do fabricante quanto as fans que ele permite.

 

O 212 tem 159 mm de altura e veja se o fabricante especifica o limite de altura que o cooler pode ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM

 

 

meu gabinete é esse http://www.tetrix.com.br/prod,idloja,21661,idproduto,3973626,informatica-gabinete-gabinete-falcon-extream---usb-3-0--chapa-mesh-frontal--cooler-fan-de-12cm-com-led

 

mas no kabum que foi onde eu comprei e no site a cima as dimensões estão erradas, ele nao é desse tamanho, é um pouco menor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Pelo anúncio o gabinete permite até 3 fans que podem ser de 80mm e 120mm.

Eu pessoalmente optaria pelas fans de 120mm.

 

É possível que mesmo com as fans você acabe não vendo diferença nas temperaturas.

No entanto independente do resultado eu iria querer manter duas ou três fans no gabinete.

 

Existem gabinetes que oferecem o básico, uma ou duas fans e assim eu também iria querer um gabinete com alguma ventilação básica.

 

O anúncio não informa o limite de altura do cooler.

Na dúvida você pode fazer uma estimativa desse limite, medindo a largura útil entre a placa mãe e o painel lateral.

 

No caso que te ofereceram o 212 com preço bem acessível não vejo razões para não optar por ele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pelo anúncio o gabinete permite até 3 fans que podem ser de 80mm e 120mm.
Eu pessoalmente optaria pelas fans de 120mm.
 
É possível que mesmo com as fans você acabe não vendo diferença nas temperaturas.
No entanto independente do resultado eu iria querer manter duas ou três fans no gabinete.
 
Existem gabinetes que oferecem o básico, uma ou duas fans e assim eu também iria querer um gabinete com alguma ventilação básica.
 
O anúncio não informa o limite de altura do cooler.
Na dúvida você pode fazer uma estimativa desse limite, medindo a largura útil entre a placa mãe e o painel lateral.
 
No caso que te ofereceram o 212 com preço bem acessível não vejo razões para não optar por ele.
 

 

Sim, vou comprar 3 de 120mm e o cooler do processador vou deixar pra depois, que a grana está curta, e tipo, como ele ta sem coolers, eu abro a tampa lateral dele, e sim VEJO uma diferença, coisa de 5 graus sem contar no ruido com ele fechado bate qze 6k de RPM fácil, com ele aberto fica entre 4.4~4.8k, então se eu por 3, provavelmente vai dar uma esfriada nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu possuo o mesmo processador o meu esquentava muito até notar que estava 9% de overcloock isto no cooler in-box a temperatura do processador chegava a bater 75°, indo na BIOS desativei o boost e deixei o cloock original x17.5 multiplicador.

A respeito da sua placa de vídeo eu instalei dois FAN coolers de 120mm na tampa lateral do gabiente e posso te garantir que reduziu drasticamente a temperatura do GPU. Utilizando um gadget eu medi as temperaturas antes e depois, sem o Fan e com over no processador minhas temperaturas não saiam do 58° em idle (isto leva em conta mobo, processador) após a instalação dos Fan obtive temperaturas mistas 39° chegando ao máximo de 37° na GPU em idle e aproximando dos 70° em full load.

Já o processador e a mobo não tiveram tantas reduções eu utilizei cooler fan thermaltake blade 120mm na parte superior e aerocool shark 120mm como inferior. Agora se você quer reduzir muito sem fazer overcloock eu comprei um cooler CPU thermaltake frio ock e reduzi drasticamente a temperatura dos componentes por completo mobo ficando em torno de 38° em idle e 45° full load, processador segue o mesmo padrão, GPU 35° idle e 68° full load e HDD em 38° e no máximo 40°. Os núcleos do processador ficam em torno de 23° cada núcleo em idle e sobem para no máximo 33~35° utilizando todos núcleos. Vale ressaltar que as medições feitas com o cooler CPU não tinha overclook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...