Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ruanborges

Rede Travando em Lan-House

Recommended Posts

Bom dia, sou proprietário de um Lan-House e a cerca de 1 mês estou com problemas na rede.

 

O problema:

 

Quase todos os dias, principalmente em horários de pico, a internet trava. E quando reinicio a switch de onde os modens estão conectados, a internet retorna. A internet dos modens não caem, eu só desligo e ligo a switch e tudo volta ao normal.

 

Freqüência:

 

Começou a cerca de 1 mês e meio e acontece todos os dias. Já aconteceu de travar, eu reiniciar a switch, a internet voltar, e depois de 1 ou 2 min, cair novamente  e ficar nisso de cai e volta durante uns 10 a 15 min, até ela estabilizar.

 

Equipamentos:

 

Tenho 24 computadores na Lan,  3 switchs e 3 modens (são 3 internet de 10 megas, aqui na minha cidade essa é a velocidade máxima)

2 switch ficam responsáveis por ligarem os computadores, na época que abri a lan, há 7 anos atrás, o técnico me recomendou assim para que eu economizasse em fio, já que metade dos pcs ficam em uma parede e o restante na outra.

1 switch fica responsável por ligar os 3 modens, 1 aparelho das câmeras (esquece como de chama), e um fio sai para interligar os outros switchs.

 

Obs.: A switchs que reinicio para voltar a internet é esse que fica ligado os modens. 

 

O que eu já fiz:

 

Já troquei todos os 3 switchs. Antes eram HUBs, depois de iniciar esse problema pensei que fossem eles que estivessem velhos, no entanto, o problema persistiu.

Liguei cada aparelho em um estabilizar separado, os 3 modens ficam em um estabilizador e o switch ( o que eu reinicio) fica sozinho em um.

Quando eu pingo pro modem não cai nenhum pacote, mas quando eu pingo pra algum site a perca de pacotes é frequente. 

Quando a internet trava já tentei reiniciar os outros 2 switcs (os que ligam as máquinas) e não reiniciar o outro (o que liga os modens), mas não tem jeito, só destrava quando reinicio o switch do modem.

Já resetei os modens.

Já fiquei 1 dia, com um modem por vez desconectado, e nada!

Os IPS tem a mesma sequencia, o gatway padrão de cada modem é: 192.168.209.1 / 192.168.209.105 / 192.168.209.106

Todos os pcs ip fixo: 192.168.209.21 adiante.

 

 

Não tenho mais ideia do que fazer, e isso ta me dando uma dor de cabeça imensa! 

Não aguento mais reclamação dos clientes dizendo que a net caiu rs.

 

Alguém tem mais alguma sugestão do que posso fazer para resolver isso?

 

Muito obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

deixa eu entender !

 

Os switchs estão ligados um no outro pelo cabo cross na porta 24?

Onde estão ligados os modens quais portas e qual swicht ?

quais as operadoras de internet voce usa e como estão configurado os modens ?

 

tem como desenhar o mapa da rede e postar pra mim ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Sinceramente, desconhecia sobre essa posição de cabo cross. A clipagem dos cabos não foram feitas por mim, e já faz bastante tempo, desde 2007.

    o cabo que sai de um switch para o outro não esta na porta 24. ta na 3, mas isso eu já coloquei na 1, já coloquei na 24 e o problema permaneceu. 

    A operadora é a "Oi", aqui na cidade é a unica que disponibiliza internet via cabo.

    A configuração do modem, como assim? 

     

    Obs.: Na mensagem a cima eu disse que quando reiniciava uma das switch, que a internet voltava. Desde ontem que isso não resolveu, o modem continua conectado, eu tiro o cabo e boto direto no computador e a internet abre, mas na rede não abre. e mesmo reiniciando as switch fica tudo parado, até que depois de uns 5 minutos ela volta do nada. 

    post-724260-0-28508000-1400961605_thumb.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Faz o seguinte, Reseta os switches antes de reconfigurar a rede ok.

     

    Ligue os modens nas portas 1/2/3 em um dos switches na porta 4 a impressora.

    Agora voce devera ligar um switch ou outro pelo cabo crossover uma ponta EIA/TIA A e na outra EIA/TIA B e dessa forma que tera que crimpar o cabo cross ok pluga na porta 24 o outro poderá ser na porta 1 ou 23.

     

    Depois de tudo esta ligado configura os ips das maquinas e pinga entre elas para saber se esta enviando e recebendo pacotes umas das outras ok. Recomendo anotar em um bloco de notas cada ip de cada maquina e em que porta estão conectadas.

     

    Agora reseta os modens e reconfigura conforme o que  a operadora pede.

     

    Da uma olhada no mapa que fiz para voce,

     

    http://prntscr.com/3m8sgt

    Editado por LFelipeCRSilva

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×