Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc "congela" após jogar


Posts recomendados

Pessoal, não sei mais o que fazer. Bateu o desespero já tem um bom tempo, por isso vou tentar ser o máximo detalhista ao que está acontecendo com meu pc.

Devo ter o meu pc a uns 5 anos, e +/- 1 ano pra cá eu venho tendo problema com "freezes", como chamam os gringos. O pc todo trava, não emite nenhum som, mouse, teclado e suas luzes travam, e não adianta esperar voltar, só dando um "hard reboot", que as vezes não funciona de primeira (desligo o pc, espero uns 10 minutos e tento de novo).

Não sei como posto um log das configurações, se alguém me orientar, faço isso na próxima resposta.

Bem. O que é curioso é que isso ocorre 90% quando eu saio de um jogo. Por exemplo; eu ligo o pc de boa, e posso ficar o tempo que for usando, que não trava (vendo filme, ouvindo música, mexendo na internet e tal). Se eu entrar num jogo (por enquanto só jogo wow), também posso ficar jogando o tempo que for que não trava. Mas quando eu SAIO do jogo e após uns 3 min +/-, o pc "congela". 

Basicamente foi assim durante um tempo, tanto é que em vez de eu sair do jogo pra fazer outra coisa, como ver um filme, eu dava alt-tab, e deixava o jogo minimizado, e o pc não travava. Porém essa regra mudou agora a pouco. Deixei o jogo aberto, minimizei pra ver alguma coisa no youtube, e o pc "congelou".

- Eu já limpei o pc

- Troquei as pastas térmicas e coloquei uma melhor com condução de prata

- Formatei duas vezes com diferentes versões do windows 7

- Já resetei a bios

- Já atualizei os drivers,

- Já tentei usar com os drivers de fábrica

- Já chequei as temperaturas, em estado parado, ou usando, estão ok
- Já passei antivirus, anti malware, ccleaner, desfragmentador de disco
- Já testei usar os pentes de memória separados (tenho 2 de 4gb cada), e nada.

- Fiz um monte de coisas que estava ao meu alcance, inclusive coisas absurdas como trocar a qualidade de audio do sistema, como li em alguns fóruns gringos

Se alguém tiver uma luz onde eu possa começar a diagnosticar meu problema, ficarei muito grato.

Li que pode ser algo relacionado a voltagens (minha fonte é forte pelo que sei), ou talvez uma atualização na bios, que nunca fiz)

Lembrando, pc trava APÓS sair de um jogo. (90% das vezes)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom, depois de muito tempo (sem respostas), eu volto aqui para dar um feedback.

Levei o pc na assistência, e não resolveram nada. Porém, me abriram a mente para a possível causa do problema.

Uma coisa curiosa acontece:

- PC congela aleatoriamente, preciso desligar direto no botão do gabinete
- Tiro o processador, dou uma soprada no slot da placa mãe, coloco o processador de volta
- PC funciona perfeitamente por alguns dias, até 1 semana
- PC congela novamente
- Repito o processo, removo processador, dou umas mexidas nele e recoloco
- PC funciona por mais uns dias

Agora eu estou querendo substituir a peça com defeito. Porém eu não sei se esse mal contato vem do processador, ou da placa mãe.
Existe alguma maneira de descobrir 100% de onde vem o problema, para evitar de comprar uma peça nova e o problema persistir?

Aguardo respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, na verdade eu chutaria que não tem nada a ver com o processador (pode ter, a gente nunca sabe, mas eu acho que não).

 

Eu não vou poder dar a resposta do seu problema, infelizmente, mas vou compartilhar umas ideias... Tem coisas misteriosas que acontecem nos PCs que muitas vezes você passa a vida sem conseguir uma explicação. Agora mesmo eu tô lidando com um problema no meu:

 

Tô passando o memtest+ em todos os meus pentes de memória (4 x 2gb), isoladamente (apenas um plugado por vez). Minha placa mãe tem 4 slots. Testei no primeiro e no segundo, tudo ok. Botei no 3º, o pc travou no carregamento da BIOS. Botei no 4º, mesma coisa. Como os slots são dual channel entre si, resolvi testar se precisava ter um pente no primeiro slot de cada dupla pra o PC ligar, mas não funcionou. Despluguei todos os drivers (HD, SSD, DVD) e nada. Botei o pente no 3º slot, a placa mãe acendeu a luz vermelha de problema na RAM. Resolvi plugar o pente no 1º slot de novo (lembra que tinha funcionado de boa no 1º e no 2º?), mas dessa vez não funcionou, também travou no carregamento da BIOS.

Respirei fundo, esperei um tempo pra pensar numa ideia... Resolvi tirar a placa de vídeo, só por desencargo de consciência. Liguei o PC e... funcionou. Botei o pente no 3º slot e funcionou. Botei no 4º slot e funcionou também. Fiz o memtest com o mesmo pente em todos os 4 slots, e funcionou de primeira, sem bronca.

Botei a placa de vídeo de volta, fiz o teste novamente, e rodou o memtest em todos os 4 slots sem problemas também.

 

Resumo da ópera: eu posso passar a vida tentando entender o que é que acontece, mas provavelmente nunca vou conseguir chegar numa conclusão. É provável que no futuro isso aconteça de novo, dada a aleatoriedade do caso. 

 

Obviamente que eu contei toda essa história (real, sim) pra exemplificar como tem coisas bizarras que simplesmente não fazem sentido. Eu tava suspeitando que minha placa mãe tivesse bichada, ou que fosse algum dos pentes da RAM, mas aparentemente todos funcionam  bem. Só que existe algum conflito misterioso entre a RAM (ou os slots da mobo) e a placa de vídeo, e pode ser o teu caso aí também.

 

Mas, voltando ao teu problema: 

1) O PC agora passou a travar sozinho, sem ser depois de sair dos jogos? Porque o primeiro item que tu citou no novo post é que ele trava aleatoriamente. Supondo que sim, já tem uma coisa a se observar aí: o comportamento mudou.

2) Quando isso acontece, já tentou simplesmente desligar o PC (da tomada mesmo, não só no botão), esperar um tempo e ligar de novo, sem mexer em nada? E desligar, tirar e botar um dos pentes de RAM, por exemplo, e ligar de novo? Pergunto porque às vezes o PC só precisa de uma catucada mesmo, nem é problema em algo especificamente. Computadores são carentes.

 

Por fim, assumindo que o problema seja mesmo na MoBo ou no prrocessador, não tem como testar um outro processador na MoBo, ou o processador numa outra placa?

 

Lendo só a postagem inicial, eu diria que tem chance da bronca ser em relação a drivers, mesmo você tendo atualizado eles. Às vezes é um problema que simplesmente não foi corrigido ou sequer é conhecido pelo fabricante, por isso mesmo que você atualize os drivers, nada melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Kolger

Primeiramente quero agradecer o tempo e atenção da sua resposta! Vamos lá:

De fato já pensei ser um desses problemas sem sentido. Já fiz os testes com as memórias, tenho 2 pentes de 4gb 1600hz e me certifiquei que o PC pode tanto funcionar ou travar usando eles separados e em qualquer slot. Sobre driver, eu já testei os que vem junto num CD com as peças, os "recomendados" pesquisando no google, tendo menos bugs e tal, e os mais atuais (que estou usando agora). 

Ontem quando cheguei em casa, o PC não ligava. Todos leds acesos, ventoinhas girando e tal, mas não pegava no tranco. Fiz o procedimento de tirar processador, passar álcool isopropílico no slot da mobo, com um pincel, e depois de um tempo recolocar. Passei a usar o PC sem problemas então.

Estou de olho em uma placa mãe ideal para minha configuração, e com um bom preço, que é a GA 78LMT S2P da Gigabyte. Só não tenho bem certeza se ela trabalha com memória 1600hz. Alguns sites informam que sim, outros que não. R$ 170,00 aproximadamente.

Já o processador comparável ao meu atual Phenom ii X6 1090 black, seria o FX 6300. R$ 300,00 - 400,00.

Detalhe que estou com pouca grana, se não já teria comprado um PC todo novo e jogado o meu pela janela! haha

Ah. Uma coisa que mudou desde que eu trouxe da assistência. Agora de vez em quando eu percebo quando o PC vai travar. Escutando uma música por exemplo, o som começa a pipocar aos poucos, até que ele trave, fique com som travado e as vezes perda de sinal de video. Coisa que antes não acontecia.




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Kolger

Primeiramente quero agradecer o tempo e atenção da sua resposta! Vamos lá:

De fato já pensei ser um desses problemas sem sentido. Já fiz os testes com as memórias, tenho 2 pentes de 4gb 1600hz e me certifiquei que o PC pode tanto funcionar ou travar usando eles separados e em qualquer slot. Sobre driver, eu já testei os que vem junto num CD com as peças, os "recomendados" pesquisando no google, tendo menos bugs e tal, e os mais atuais (que estou usando agora). 

Ontem quando cheguei em casa, o PC não ligava. Todos leds acesos, ventoinhas girando e tal, mas não pegava no tranco. Fiz o procedimento de tirar processador, passar álcool isopropílico no slot da mobo, com um pincel, e depois de um tempo recolocar. Passei a usar o PC sem problemas então.

Estou de olho em uma placa mãe ideal para minha configuração, e com um bom preço, que é a GA 78LMT S2P da Gigabyte. Só não tenho bem certeza se ela trabalha com memória 1600hz. Alguns sites informam que sim, outros que não. R$ 170,00 aproximadamente.

Já o processador comparável ao meu atual Phenom ii X6 1090 black, seria o FX 6300. R$ 300,00 - 400,00.

Detalhe que estou com pouca grana, se não já teria comprado um PC todo novo e jogado o meu pela janela! haha

Ah. Uma coisa que mudou desde que eu trouxe da assistência. Agora de vez em quando eu percebo quando o PC vai travar. Escutando uma música por exemplo, o som começa a pipocar aos poucos, até que ele trave, fique com som travado e as vezes perda de sinal de video. Coisa que antes não acontecia.

 

É, de fato, é bem estranho o seu problema. Eu citei isso dos drivers porque tenho um Dell Vostro 5470, e ele tem um problema conhecidíssimo com a placa de rede sem fio, tem tópicos e tópicos na net (inclusive aqui no CdH) sobre isso. Só nos últimos drivers é que a Intel (fabricante) deu uma melhorada nesse problema, mas ainda assim é incerto. Os drivers tão na versão 17, mas tem gente que diz que a net fica melhor com a 17.05, tem gente que preferiu voltar pra a 17.02 (meu caso) ou a 17.03, e tem gente que não conseguiu melhoras com nenhuma das versões até hoje. Tipo de problema que a bronca aparentemente é nos drivers, mas ainda assim, atualizar não resolve.

 

Pode ser que de fato seu problema seja nos contatos do processador com a placa-mãe mesmo, dados os relatos. Experimenta trocar só a MoBo a princípio, que é um investimento "menor". Mas falando em investimento menor, eu não recomendaria essa placa aí, a princípio. Ela é boa por ser barata, claro, mas não esquece que ela não tem nenhuma USB 3.0 (nem tem onde botar o conector de USB 3.0 do painel frontal), e que as portas Sata dela ainda são SATA II, que limita a 3Gbps a velocidade. Se você usa só HDs mecânicos, tá de boa, mas se usa ou pretende usar SSDs, vai ficar limitado em quase metade da velocidade possível de um SSD, o que é uma perda muito grande. Eu digo isso porque também tô pensando em trocar minha MoBo, dado esse meu problema bizarro com os pentes de memória, e também tinha visto uma Gigabyte (um pouco mais cara que essa, porque tinha USB 3.0 e 4 slots de memória, já que tenho 4 pentes), mas ela também tem SATA II ao invés de SATA III, e como tenho SSD, não rola. Eu considero SSD uma peça essencial hoje em dia, então infelizmente tive que desistir dessa placa por causa desse detalhezinho. Fica a seu critério aí, sei que orçamento influencia muito, mas às vezes é um barato que sai caro :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Estou voltando para dar um feedback no tópico.
Continuo usando o computador, agora com problemas de congelamento muito raros mesmo. Porém eu notei um padrão de comportamento, as etapas são as seguintes:

- Usando o pc normalmente pelo tempo que desejar

- Após algumas semanas, problemas pequenos começam a aparecer, como leves travadas ou problemas pro computador iniciar
- Computador começa a falhar na inicialização quase sempre, tendo que apertar o botão de reset várias e várias vezes pra ligar
- Removo processador e faço limpeza de pasta térmica e álcool isopropílico no slot da mobo com um pincel
- Computador volta a funcionar como novo durante semanas ou o mês inteiro
- Etapas começam a se repetir

Eu notei um sintoma novo, que apesar de não causar travamento, é muito incômodo.
De vez em quando um barulho de estática surge do gabinete (não é das caixas de som, parece aterramento).
Não alterei nada a não ser um cooler muito melhor do que o box que veio junto com o CPU, porém esses ruídos começaram muito depois de eu estar usando o cooler novo.
As vezes o som é fraco, aumenta inesperadamente, fica por alguns minutos e some.

Suspeito que seja algum problema na rede elétrica do prédio.

Enfim, computador ainda funcionando bravamente. É ***** ser pobre e não poder atirar essa ***** pela janela e comprar um novo...
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...