Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Matthwus

Sensor de palmas para luz

Recommended Posts

Galera queria fazer um sensor para quando bater palma a luz acender e quando bater de novo ela apagar, achei um circuito bem simples na net porém não estou sabendo onde ligar a lampada, eu devo substituir o led do esquema por um rele ?

post-598359-0-39178000-1401375175_thumb.

Aqui tem um video do circuito:

se a foto tiver ruim para ver aqui tem o esquema em pdf:

ESQUEMATICO_CLPSW.pdf

Editado por Matthwus

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você deve   colocar  um transistor bc337  para acionar o relé  o coletor   do mesmo  já fica  ligado  na L  do relé  e  a base  nesta  saída q 1 na  duvida vai postando  e agente   vai  respondendo

Editado por circuit

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • você deve   colocar  um transistor bc337  para acionar o relé  o coletor   do mesmo  já fica  ligado  na L  do relé  e  a base  nesta  saída q 1 na  duvida vai postando  e agente   vai  respondendo

você fala para colocar o transistor, a fim de receber o sinal na base e conduzir um corrente maior para acionar o rele ?

Compartilhar este post

Link para o post

é preciso uma  fonte  12 volts  a mesma   que alimenta este circuito  da figura  1  a parte primaria  do rele " L 1"  estará  sendo  acionada por este  transistor   ja a parte  Na  e comum do relé   estará  jam-piando  a sua  carga  lâmpada  etc...

Editado por circuit

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • é preciso uma  fonte  12 volts  a mesma   que alimenta este circuito  da figura  1  a parte primaria  do rele " L 1"  estará  sendo  acionada por este  transistor   ja a parte  Na  e comum do relé   estará  jam-piando  a sua  carga  lâmpada  etc...

eu quero sabe se posso fazer isso, eu tiro o led e ligo o pino dois dessa maneira:

post-598359-0-09819700-1401382051_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post

você  so precisa  inverter  colocar  a  L  do rele   direto  em 12  e  depois dela o coletor  e  emissor  no  terra  so isso

post-650643-0-30256200-1401383295_thumb.

Editado por circuit

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • você  so precisa  inverter  colocar  a  L  do rele   direto  em 12  e  depois dela o coletor  e  emissor  no  terra  so isso

beleza valeu nas férias vou montar esse circuito.

Compartilhar este post

Link para o post

Só um alerta, é interessante colocar em paralelo com a bobina do relé um diodo reversamente polarizado (ou seja catodo ligado a fonte e anodo ligado ao coletor do transistor. Essa precaução reduz a chance de destruição do transistor quando ocorrer a comutação do relé (momento em que é gerado força contra-eletromotriz).

No mais o circuito é basicamente o apresentado.

Segue abaixo uma versão mais completa que vi a muito tempo, mas funciona incrivelmente bem;
    http://www3.eletronica.org/projetos/interruptor-eletrônico-controlado-por-som

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, preciso de um help.

Procurei outros tópicos mas neste estou tendo mais horizontes.... seguinte:

Preciso fazer um projeto de faculdade um pouco mais completo que este acima e com algumas limitações.

O projeto consiste em, ao bater 1 palma, a lâmpada 1 acende, quando bater 2 palmas a lâmpada 2 acende, batendo novamente 1 palma a lâmpada 1 apagada e se bater 2 palmas a lâmpada 2 apaga. Não posso usar PIC, Arduino, PLC, etc... preciso usar basicamente AmpOp.

Já procurei na internet mas não vi nada do tipo, alguém já fez um projeto desse? poderia me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

Digito isso online e provavelmente você não deve achar na net (bom.. agora vai)

Acho que o pulo do gato está em você diferenciar uma palma de duas. Tipo clique e duploclique (é como vou considerar daqui até o fim desta publicação)

Imagino inicialmente algo assim... um 555 monoestável sendo disparado por um clique... resolve o 1 clique. Um clique duplo seria um and entre a saída e entrada deste 555. Ou seja só vai a 1 se deu o 1º clique e o 2º logo em seguida durante o nível 1 do 1º.

Com ampop também dá. Imagino um clique carregando um capacitor até um nível e dois rápidos até outro um pouco maior. Este nível em dois comparadores p.ex.

Bom este foi só um empurrãozinho. Se achar que germina, fertilize e regue

Tem mais maneiras de fazer bem como mais algum membro de bom coração. Tudo bem se deixar + alguns chutes pra ele? Sucessos!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais