Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
marceloado

Repetidor para Repetidor em Cascata

Recommended Posts

Saudações Pessoal,

 

 

Sou razoavelmente novo por aqui, mas sempre acompanho tópicos e temáticas do grupo, porém estou com uma dúvida e já procurei por uma solução e não estou encontrando uma que me satisfaça, pelo menos quero solucionar essa dúvida antes de efetuar a compra dos equipamentos. Vamos a mesma.

 

A situação é a seguinte:

 

a) tenho que montar uma rede wireless para os professores e funcionários do colégio onde trabalho, essa rede terá por nome ProFunc, pois minha ideia é que quem assim estiver cadastrado dentro desta rede, possa se deslocar por todo o prédio escolar e não perda a conexão com essa referida rede wireless.

 

B) Tenho um roteador tp-link de 300 Mbps, que recebe o sinal do modem ADSL Oi Velox de 10 Mega de velocidade. Este roteador transmite o sinal para um outro ponto do prédio escolar, para um aparelho repetidor de sinal, também da tp link de 300 Mbps.

 

As dúvidas são as seguintes:

 

1ª) Esse repetidor de sinal pode enviar o sinal wireless que recebeu do roteador para um outro repetidor de sinal, que se encontra em outro ponto do prédio escolar? e assim sucessivamente, pois minha ideia é propagar esse sinal desta rede wireless por todo o prédio escolar, que antes de me perguntarem é enorme, não só no pavimento inferior, como no pavimento superior, desta forma os repetidores de sinal funcionariam não somente como repetidores do sinal em si da rede wifi, mas também como transmissores deste sinal para outros repetidores à frente destes, para assim conseguir ampliar a rede escolar por todo o prédio.

 

2ª) Se estabelecer a segurança da rede wifi no roteador, tanto via senha de acesso, como amarração a nível de MAC, esta segurança será propagada ao longo de todo essa ampliação da rede wireless, por meio dos repetidores de sinais? ou seja, tenho que garantir que somente os equipamentos liberados no roteador inicial, terão acesso à minha rede sem fio, mesmo que os alunos da escola tenham acesso à senha, não conseguiram se conectar, pois o seu respectivo MAC não estaria liberado no roteador.

 

Pessoal, sei que parece ser meio complicado minha dúvida, mas estou precisando de muita ajuda para poder implementar esse serviço a mim solicitado, mas antes de partir para a compra dos repetidores, gostaria de saber se vai realmente funcionar, pois do contrário nem vou comprar os equipamentos.

 

Somos um Colégio sem muitos recursos financeiros, por isso pensei nos repetidores de sinais da tp link que custam em torno de R$ 100,00 a R$ 120,00 cada um, assim com uns 10 repetidores destes conseguiria o meu feito.

 

 

Atenciosamente,

 

 

Marcelo Arruda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) sim, poderá enviar o sinal para outros repetidores mais lembre-se que os ips tera q ser diferente seguindo uma ordem se voce comecou assim 192.168.0.1 ou segundo roteador sera 192.168.0.2 e assim por diante para nao ter conflitos. Nome e senha da rede wifi devera ser igual em todos os roteadores. Obs.: Somente o primeiro roteador devera estar com DHCP ativado e o restante dos roteadores com DHCP desativado. Quem ira distribuir os ips e somente o primeiro router ok.

 

2) Sim, a configuração de ips fixo, controle de banda, controle de acesso devera ser feito sempre no primeiro roteador que esta ligado no modem através do cabo rj45 na porta wan. no caso o 192.168.0.1

 

Os demais router só ira servir de ponto de acesso ( Slaves )....e o primeiro router sera o principal ( Master ). Então tudo que desejar configurar na rede terá que ser feito somente no master.

 

Outra coisa a distancia entre eles não poderá ser muito grande porque um vai pegar o sinal wifi do outro para transmitir entendeu ?

 

Enfim sua ideia e boa e já montei bastante rede assim e funciona beleza. Lembrei senha de acesso aos routers terá q ser difícil para ninguém fuçar a rede !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Pode, mas com uso de muitos repetidores faz com que a performance degrade. Para cada repetidor adicional, se o cliente percorrer todos, por exemplo, A-B-C e Cliente, a rede na ponta do Cliente seria de 25% do link. (Lembrando que no wireless a performance é 50% da informada e nem sempre se consegue a velocidade máxima)

 

2) Se você colocar no roteador principal, sim. Em teoria ela se propaga, mas dependendo da segurança adotada, uma solução doméstica não lhe atenderá já que muitos produtos limitam os endereços MAC por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×