Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com Refrigeração / Barulho


Posts recomendados

bom galera, comprei varios coolers e um gabinete para montar um pc refrigerado!!

Comprei o Gabinete Aerocool Strike-x One

6 coolers Aerocool shard blue (1 black, 14mm, 5 blue 12mm)

 

Seguinte:

 

Coloquei 2 Coolers frontal, Puxando o AR para dentro.

 

Coloquei 2 coolers em cima, Puxando o AR para dentro, jogando diretamente no cooler do processador.

 

Coloquuei 1 coolers em baixo, como Exaustor.

Coloquei 1 na lateral, na frente da placa de video, Como Exaustor.

 

Coloquei 1 Atras no rumo do processador, como Exaustor.

 

E coloquei o do processador empurrando o ar em direção ao exaustor traseiro.

 

vou postar algumas fotos aqui pra ver se da pra vocês entenderem!

 

meu pc iddle: processador nao passa de 30 graus, fica 26 a 28...

porém vocês vão reparar na foto q vou postar, meu cooler TX3 ele é meio inclinado, nao sei se é defeito ou se é assim mesmo. mas quando in game, ele vai pra 70 graus, mesmo com esses coolers todo!

 

Barulho: Ta muito alto o ruido deles, parece um avião, Existe algum modo de eu diminuir a rotação, e ela aumentar quando esquentar automatico? muito forte o barulho, nao da pra deixar ligado de madrugada. eu gosto de deixar de madrugada ligado pra baixar arquivos, mas assim n da nem pra fecha o olho. vou postar uma print da rotação tmb.

 

o que eu queria?

 

1 - saber se o cooler TX3 é reto, e se o meu é defeituoso, e se isso pode ta interferindo na temperatura dele a 70 graus. (pasta termica mx4 artic)

2 - diminuir barulho.

3 - diminuir quantidade de cooler?

4 - Está certo o sentido dos coolers?

5 - Organização de cabos. Preciso de dicas para organizar, ta tudo bagunçado dentro, é muito cabo, nao sei como organizar, ele pode influenciar na temperatura?

6 - é isso ai, espero que possam me ajudar! valeu

 

Dentro do gabinete contem.

 

 

 

placa mãe, processador, 2 memorias, 1 ssd, 1hdd, 1 fonte, 1 drive otico, 8 coolers (com o do proc), 1 placa de video. e muitos cabos...

obrigado!

segue fotos

 

 

 

Primeira foto , Cooler Processador Torto ???post-710801-0-98517600-1401543916_thumb.

 

outras, organizacao / direção coolers post-710801-0-17109900-1401543771_thumb.post-710801-0-52067300-1401543846_thumb.post-710801-0-37303800-1401543972_thumb.post-710801-0-81390200-1401544026_thumb.post-710801-0-58366900-1401544081_thumb.post-710801-0-32533100-1401544139_thumb.post-710801-0-95548800-1401544262_thumb.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos nos basear no princípio que: O ar quente tente a subir (menos denso) e o Ar Frio tende a descer (Mais denso).

 

Portanto temos então o seguinte esquema.

 

http://www.casimages.com.br/i/140531052801582983.jpg.html

 

Então vemos que as furações responsáveis por injetar ar frio (Modo ventilação) são:

 

*Frontal

*Inferior

*Lateral

 

Já as furações responsáveis por retirar o ar quente (Modo exasutão) são:

 

*Superior

*Traseira

 

Esse é o modo "convencional", e na teoria o melhor a ser montado, pois garante a boa circulação do ar no gabinete.

Baseado nessa tese seria interessante inverter a posição dos cooler superiores e laterias.

 

Respondendo as suas perguntas.

 

1 - saber se o cooler TX3 é reto, e se o meu é defeituoso, e se isso pode ta interferindo na temperatura dele a 70 graus. (pasta termica mx4 artic)

Sim, teoricamente o cooler não deveria assumir essa posição inclinada. Eu particularmente desconheço casos do tipo.
Talvez seja algum problema nos componentes que prendem o cooler ao processador, ou mesmo na instalação. É importante que

seja detectado e solucionado este problema afim de garantir o bom desempenho do cooler.

Vale ressaltar que, se o processador usado for o da assinatura (i5 3470) ele possui TDP (capacidade de dissipação térmica) de 77W e temperatura máxima recomendada de 62°C, ou seja

já fugiu as margens de segurança.

Servindo como método comparativo, uso o Hyper Tx3 em meu Phenon x4 3,2Ghz, que é bem mais esquentadinho que seu i5, tendo TDP de 125W. As temperatura em Idle (Pc em descanso) ficam na casa dos 35°,

jogando 52°C e em full load usando o prime95 não passam dos 56°C. Trata-se de um excelente cooler. Portanto deve haver algo de errado com o seu.

 

2 - diminuir barulho.

Realmente as Sharks são bem ruidosas em períodos de menor utilização. Para isso existem os controladores de Fans, onde você

pode manipular a rotação ou até mesmo desliga-las, tudo de acordo com sua necessidade.

Existem os modelos prontos, que você pode comprar. Modelos para todos os gostos e bolsos.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-557905182-controlador-fan-nzxt-sentry-2-touch-screen-lcd-525-_JM

http://www.kabum.com.br/produto/31768/nzxt-controlador-de-cooler-sentry-mesh-acc-nt-sen-mesh?gclid=CL-p3v7A1r4CFbTm7Aod3l4AeQ

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/55646/?parceiro=google&gclid=CLL_ppHB1r4CFeUF7AodZlgA_g

 

Ou você mesmo pode confeccionar o seu.

http://forum.clubedohardware.com.br/controlador-fans-caseiro/1119993?t=1119993&highlight=controlador+fans+caseiro

 

3 - diminuir quantidade de cooler?

Levando em conta o tamanho de seu gabinete eu acredito que é uma medida interessante.

Acredito que 4 já seriam uma quantidade excelente, mas visando aproveitar o máximo possível de fans, você pode manter 2 Frontais, 1 Lateral, 2 superiores e 1 traseiro,

assim ficaria 1 fan de reserva, caso alguma fosse danificada.

 

4 - Está certo o sentido dos coolers?

Como citado no início do post

Frontais - Ventilação

Laterias - Ventilação

Inferiores - Ventilação

Superiores - Exaustão

Traseiro - Exaustão

 

5 - Organização de cabos. Preciso de dicas para organizar, ta tudo bagunçado dentro, é muito cabo, nao sei como organizar, ele pode influenciar na temperatura?

Influenciam sim, porém no seu caso em específico acredito que seja mais questão estética.
Caso siga a recomendação em retirar uma fan, retire a fan do assoalho, e aproveite o espaço e a grade com as furações para prender e organizar os fios neste local, bem próximo a fonte.

Vale também a dica para retirar a o drive optico da parte inferior, jogando ele pra parte superior do gabinete, assim você não restringe o ar que vem da parte frontal.

 

6 - é isso ai, espero que possam me ajudar! valeu

Estamos sempre a disposição.

 

Abraço e Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, resposta otima que isso, muito obrigado. so fica a duvida

 

Meu cooler, quando fora, ele é torto, a base é torta, da pra ver e nao tem como desentortar ja tentei, mas vai quebrar! o que eu faço??

eu compro qual? vou trocar n vou ficar com esse, vai que ferra meu processador!

 

Qual eu compro? vou postar uma lista aqui dos que eu vi , e que interessei, agora preciso saber qual desses comprar? 

 

prioridade: processador 50 graus full

prioridade 2: Menos dB possivel!

 

obs: Meu quarto tem ar condicionado, e meu pc ta bem refrigerado, logo, nao pretendo gastar muito em um cooler muito caro, e sim um que seja eficiente sem ruido!

 

125,00
 
175,00
 
275,00
 
112,00
 
148,00
 
78,00
 
207,00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que estranho. Caso ainda tenha, seria interessante você acionar a garantia, pois se trata de um defeito (grotesco por sinal).
Não haveria problema se fosse apenas o comprimento dos heatpipes, mas se a base fica torta e o contato com o processador não é total, realmente

fica complicado.

De todos os cooler citados os melhores custo benefício para sua necessidade específica (Em sequência).

 

Hyper 212 X - Sem dúvida um dos melhores custo benefício em matéria de aircoolers do mercado nacional. Relativamente pequeno, silencioso porém com excelente desempenho.

 

Hyper T4 - Possui desempenho levemente inferior ao 212 e superiior ao Tx3, está por um preço excelente. Vale a pena.

 

Hyper Tx3 - Considero este como um bom custo benefício se custasse até uns R$70,00 (Já com frete). Não deixa de ser uma ótima opção, mas em relação a preço, o T4 ganha como

melhor custo x benefício.

 

Eu particularmente ficaria com o 212, porém se sua necessidade é economizar, e ainda existe o ar condicionado no quarto, o T4 é uma ótima pedida.

 

O restante acredito que não sejam viáveis a sua necessidade.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e por exemplo, esses cooler, tem adaptacao para colocar um do outro lado! Se eu comprar o T4, eu posso adaptar o meu cooler tx3 aqui no dissipador desse? ficando assim com 2? trabalhando com pouca rotação sendo assim?

 

A maioria dos coolers vem com suporte para instalação de uma nova Fan, porém a fan do Tx3 é de 92mm já do T4 e 212 são de 120mm. Sendo assim não acredito que terá resultado positivo

instalando a fan do Tx3, até porque se trata de um modelo com apenas 54CFm contra 70Cfm do T4 e 82Cfm do 212. Além claro do ruído excessivo que pode vir a surgir.

Claro isso em teoria, caso você queria testar acredito que não há mal nenhum, se o desempenho não for satisfatório, basta retirar.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendii, bom então estou desligando meu pc agora, vou fazer a troca dos coolers! que voce falou!

 

Vou colocar 2 superioes para exaustao, 1 traseiro para exaustao.

colocarei para injetar, lateral, inferior, Frontal. 

e uma perguntinha nightfall - > na instalacao do Shark é muito duro rosquear ele mesmo? ou so comigo? porque meu quando fiz a primeira vez, fez ate bolha no dedo, de tanta força pra enfiar o parafuso nele!! é assim mesmo???

E tem também nele veio um tipo um parafusinho mas de borracha de encaixar nele, você sabe como utiliza aquilo?

li qvc tem shark tmb, deve ser igual

 

Qualquer coisa, quando chegar o T4 eu vou ver se consigo adaptar um shark nele, apenas para fazer o test, meus sharks são 12mm, eu retiro o inferior, e o que eu faço com o tx3 meu? guarda isso aqui? vende so a ventoinha? nao vai ter uso.. vai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkk desculpa tive q rir q gambiarra é aquela velho fonte em.baixo com cooler pra cima miiiiticooo jovemmm n va por esses carinhas ai meio doidos beleza fonte na parte de cima fan pra baixo fan na parte de baixo fan para parte de baixo creio q seu gabinete por a fonte ser embaixo deve ter alguma abertura em baixo para o fan da fonte puxar o ar de fora para dentro da fonte fica ai a dica abrass
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do seu gabinete você pode instalar a fonte das duas maneiras com a fan voltada para cima ou para baixo.

A melhor instalação vai depender da opinião pessoal de cada um.

 

Note que o gabinete tem uma abertura de ar no assoalho e a fan virada pra baixo acaba beneficiando a ventilação da fonte com o ar mais frio vindo de fora do gabinete.

 

No entanto, dependendo do local do seu gabinete e caso você queira evitar poeira dentro da fonte você pode deixar a fan virada para cima.

Pela foto o seu gabinete não acompanha nenhum filtro de poeira no assoalho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu discordo se a fonte for instalada com fan para cima o arquente de dentro do pc vai ser puxado pela fonte e esquentando mais o componentes internos a maioria dos gabinetes onde o lugar da fonte é embaixo sempre ha uma abertura onde se coloca a fonte com o fan pra baixo é meio sem logica por o fan pra cima abrass

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendii, bom então estou desligando meu pc agora, vou fazer a troca dos coolers! que voce falou!

 

Vou colocar 2 superioes para exaustao, 1 traseiro para exaustao.

colocarei para injetar, lateral, inferior, Frontal. 

e uma perguntinha nightfall - > na instalacao do Shark é muito duro rosquear ele mesmo? ou so comigo? porque meu quando fiz a primeira vez, fez ate bolha no dedo, de tanta força pra enfiar o parafuso nele!! é assim mesmo???

E tem também nele veio um tipo um parafusinho mas de borracha de encaixar nele, você sabe como utiliza aquilo?

li qvc tem shark tmb, deve ser igual

 

Qualquer coisa, quando chegar o T4 eu vou ver se consigo adaptar um shark nele, apenas para fazer o test, meus sharks são 12mm, eu retiro o inferior, e o que eu faço com o tx3 meu? guarda isso aqui? vende so a ventoinha? nao vai ter uso.. vai?

 

Realmente aqueles parafusos são horrorosos pra se encaixar. Eu não uso, pois da um trabalho danado colocar e se precisa retirar também, além de provocar vibrações no gabinete.

Use os parafusos de borracha, são fáceis de instalar e ainda amortecem as vibrações. Basta coloca-las de uma ponta, e puxa-las até que ela trave na fan. Super fácil, se não estou enganado nas

sharks vem um manualzinho de instalação.

O jeito é guardar o Tx3. Um dia ele pode ser útil.

Sobre a organização, visando melhorar a estética passe os cabos das fans (brancos) por trás da placa mãe. Fica com um visual mais agradável. Outro detalhe, notei que existe um

espaço entre a Fan do assoalho e a fonte, da pra você organizar os cabos ali sem ter que remover a fan. Use aquelas abraçadeiras de nylon para prende-los, ou mesmo algum material plástico.

Não esqueça de colocar o drive optico na parte superior do gabinete.

 

Abraço

 

No caso do seu gabinete você pode instalar a fonte das duas maneiras com a fan voltada para cima ou para baixo.

A melhor instalação vai depender da opinião pessoal de cada um.

 

Note que o gabinete tem uma abertura de ar no assoalho e a fan virada pra baixo acaba beneficiando a ventilação da fonte com o ar mais frio vindo de fora do gabinete.

 

No entanto, dependendo do local do seu gabinete e caso você queira evitar poeira dentro da fonte você pode deixar a fan virada para cima.

Pela foto o seu gabinete não acompanha nenhum filtro de poeira no assoalho.

 

Excelente colocação!

 

eu discordo se a fonte for instalada com fan para cima o arquente de dentro do pc vai ser puxado pela fonte e esquentando mais o componentes internos a maioria dos gabinetes onde o lugar da fonte é embaixo sempre ha uma abertura onde se coloca a fonte com o fan pra baixo é meio sem logica por o fan pra cima abrass

 

E tudo uma questão de física. O ar quente tende a subir, e o ar frio tente a descer, por terem densidades diferentes, sendo assim a única maneira da fonte coletar o ar quente seria se não tivesse nenhuma fan retirando esse ar na parte de cima. Outro detalhe, se fosse algo tão prejudicial a fonte, não haveriam gabinetes onde a mesma é instalada na parte superior, e coleta todo ar quente que sobe dos periféricos.

A lógica está na explicação do colega EdsonSM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tenta inverter mas ta complicado.. O cabo do auxiliar USB ta praticamente esticado só maximo p chegar ali na placa-mãe... Lá em cima na primeira e segunda baia tem 1 cooler. Na terceira e quarta tem outro cooler bem na frente e um SSD atrás. Nas de baixo tem o HD e em baixo o DVD. QQ eu faco?? Coloco na primeira o DVD segunda o HD. Terceira sd. E passo o cooler da primeira pra ultima?? Deixei ele em cima sem nada p puxar diretamente pro dissipador do proce

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tenta inverter mas ta complicado.. O cabo do auxiliar USB ta praticamente esticado só maximo p chegar ali na placa-mãe... Lá em cima na primeira e segunda baia tem 1 cooler. Na terceira e quarta tem outro cooler bem na frente e um SSD atrás. Nas de baixo tem o HD e em baixo o DVD. QQ eu faco?? Coloco na primeira o DVD segunda o HD. Terceira sd. E passo o cooler da primeira pra ultima?? Deixei ele em cima sem nada p puxar diretamente pro dissipador do proce

 

Se existem fans na parte superior não existe problema. A intenção era colocar o drive óptico em um local onde não houvesse a fan, justamente para não obstruir o fluxo de ar.

Quanto ao cabo das fans, a solução é simples, use os adaptadores que vieram junto as Sharks, e ligue-as diretamente na fonte. O resultado é o mesmo. Você perderá apenas a informação de rotação

delas, que é uma informação não muito relevante, visto que ela ficará em rotação máxima o tempo todo.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu discordo se a fonte for instalada com fan para cima o arquente de dentro do pc vai ser puxado pela fonte e esquentando mais o componentes internos a maioria dos gabinetes onde o lugar da fonte é embaixo sempre ha uma abertura onde se coloca a fonte com o fan pra baixo é meio sem logica por o fan pra cima abrass

 

Tem reviews de gabinetes do próprio CdH em que o autor faz questão de mencionar a possibilidade de usar a fan virada para cima ou para baixo, conforme a pessoa quer que a fan puxe o ar de dentro ou de fora do gabinete.

 

Como eu mencionei anteriormente, a principal razão que as pessoas devem ter para preferir colocar a fonte voltada para cima seria para evitar acúmulo de poeira na fonte.

Tem pessoas por exemplo que tem o gabinete sob o carpete e podem acabar preferindo usar a fonte com a fan para cima.

 

A maioria acaba preferindo usar a fan virada para baixo mas não quer dizer que todas as pessoas que não fizeram assim instalaram errado ou sem nenhum benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...