Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
nick4xd

RESOLVIDO Como simular circuitos grampeadores no Osciloscópio do Proteus

Recommended Posts

Olá, em curso de eletrônica fizemos um ensaio no laboratório com circuito grampeadores, cujo o circuito está em anexo.. No osciloscópio tinhamos a forma de duas ondas senoidais, configurada no gerador de funções, para 4Vpp, senóide e F=10KHz... Os jacarés do gerador de funções eram ligados no CN1 e CN2, (observe no anexo), e canal 1 do osciloscópio conectava junto no CN1, e a referência (jacaré) era ligado em CN5.. 

 

Quando interligamos os jumpers dos diodos e resistores (representado por switch no anexo) observavamos a forma de onda de Vin e Vout, para vermos como ocorreu o grampeamento.. Gostaria de poder fazer isso no proteus para conferir as formas de onda que obtenho, e compará-las.. Já tentei usar o osciloscópio do Proteus mas não entendi a ligação dele.. Obrigado!

post-643241-0-35729400-1401588179_thumb.

Editado por nick4xd

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@nick4xd,

Sempre que voce tiver algum circuito para simular no Proteus, tem de definir um local de GND, ou nada vai acontecer....

Basta voce colocar um terminal de GND e conectar na linha inferior onde está o CN6, que é a referência de terra de seu circuito. Assim, basta acrescentar o osciloscópio, ele tem 4 entradas, pode ligar cada uma aonde voce quiser.

Não precisa se preocupar com o negativo do osciloscópio, o Proteus já faz a ligação dele ao GND.

Boa diversão !

Paulo

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Hum.. Ótimo, era exatamente o que faltava fazer, agora posso conferir a forma de onda corretamente. Obrigado Paulo!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @nick4xd,

    Opa, disponha !!!!

    O Proteus é uma maravilha, inclusive permite um aprendizado fantástico sem ter de ficar queimando peças !

    Paulo

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×