Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
donniedarko

Dobrador de Frequência

Recommended Posts

donniedarko    0

Olá, amigos.

Gostaria de uma ajuda no projeto de um circuito que dobre a frequência de uma onda de entrada triangular, porém mantendo a amplitude. O circuito deve ser simples, usando por exemplo comparadores, capacitores, indutores, fets, etc.

Alguém teria alguma dica?

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
aphawk    2.455

@donniedarko,

Gostei da sua definição de "deve ser simples" .... é exatamente o contrário, essa é a maneira mais difícil de se fazer !

Esclareça melhor .... supondo que eu tenho uma onda triangular com amplitude entre 0V e 3V, voce quer DOBRAR a frequência , mantendo a mesma amplitude variando de 0 a 3V, e essa saída também deve ser triangular ????

E a frequência dessa onda, é sempre constante ou pode variar ?

E a amplitude, é sempre constante ou pode variar ?

Paulo

Editado por aphawk
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
donniedarko    0
  • Autor do tópico
  • @aphawk

Realmente é mais complicado, mas não me veio a palavra certa para dizer hahaha.

Então, a frequência pode assumir 3 valores: 100Hz, 1kHz ou 10kHz. A amplitude pode variar de 0 a 10V.

:)

Compartilhar este post

Link para o post
    aphawk    2.455

@donniedarko,

Agora ficou 10 vezes pior.......

E a saída, tem de ser triangular também, com a mesma amplitude da entrada ????

Por curiosidade, onde é que se usa isso ?????

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
    aphawk    2.455

@donniedarko,

Então deve ter alguma coisa errada no que voce está pedindo....  fazer algo que mantenha a mesma amplitude na saída, sendo que essa onda pode ter amplitude variável entre 0 e 10V e a frequência pode variar em 100 vezes, apenas isto deveria valer 4 pontos na sua P2, sem precisar dobrar a frequência do sinal de saída .....

Será que a sua amplitude do sinal de entrada não é fixa , isto é , sempre terá a amplitude de 10 volts ?

Porque se fizer para 10 volts, e o seu sinal de entrada de repente mudar e tiver pico de 4 volts, exigir que a saída tenha frequência dobrada e também com apenas 4 volts é bem mais complicado.

Fora que fazer um integrador que acompanhe uma variação de frequência de 100 vezes não é fácil ..... ainda mais usando comparadores, indutores, etc ....

Circuitos com comparadores funcionam muito bem se as tensões aplicadas possuem nível definido. Com nível que pode variar livremente na entrada, quero ver alguém fazer isso com componentes simples !

Paulo

Editado por aphawk

Compartilhar este post

Link para o post
    mroberto98    384

Olha, se não for impossível fazer isso com componentes simples, então vai ter que esperar algum Einstein resolver esse pepino pra você! Kkkkkkk

Paulo, deveria valer 4 pontos isso? Realmente tem coisa errada em valer apenas dois kkkk

Acho que antigamente essas coisas não valiam nem 2.. O aluno é que teria que ter a vontade e fazer não só um trabalho, mas sim muitas coisas por conta própria para aprender bastante!

Compartilhar este post

Link para o post
    MatheusLPS    383

Dica para todos.

Foge um pouco do pedido de componentes discretos do solicitante do tópico.

Mas tem um CI interessante: AD633:

Info do CI: http://www.analog.com/en/special-linear-functions/analog-multipliersdividers/ad633/products/product.html

Datasheet: http://www.analog.com/static/imported-files/data_sheets/AD633.pdf

Tem ele para simular no Proteus...

Já adianto que é meio chatinho de usar. Mas o datasheet dele tem bastante informação.

Só testei ele com uma senoide de 1Khz de entrada e consegui dobrar na saída. Já é um começo.

Devem ter outros Ci dedicados a isso. Tem que pesquisar...

Falou

Editado por MatheusLPS
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    aphawk    2.455

@mroberto98 e @MatheusLPS,

Dobrar a frequência não tem segredo, pode-se usar um multiplicador analógico, ou um PLL, portas com pequeno delay, etc.....

Se a onda de entrada é triangular , sempre com a mesma aplitude, comparadores também fazem direitinho.

Mas fazer isso com uma onda triangular, cuja amplitude pode variar muito, ou seja, a entrada pode tanto ter 3v de amplitude como 10v, comparadores não resolvem....

E manter a amplitude na saída igual a da entrada ???? Se a frequência fosse fixa, um integrador e um pequeno ganho resolvem, mesmo que essa amplitude variasse livremente o circuito acompanharia.

Agora, frequência pode variar entre 100 e 10 Khz..... Amplitude pode variar entre 0 e 10v, e a forma de onda é triangular , e usando apenas comparadores, resistores, indutores, diodos, transistores, fets, sem poder usar Cis digitais, prá mim é impossível... Acho que estou ficando obsoleto !

E ver que isso só vale 2 pontos ..... Acho que nem se fosse Engenharia Eletronica no MIT !

Porisso que eu insisto que deve ser algo bem mais simples que o professor pediu, tipo na entrada ser uma forma de onda triangular, de amplitude fixa, e na saida ele quer a frequência dobrada, com onda quadrada, isso dá para fazer com componentes citados pelo requerente !

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
    donniedarko    0
  • Autor do tópico
  • Acho que me expressei mal quando falei da amplitude. O objetivo é entrar uma onda triangular de amplitude A e frequência f, e a saída ser uma triangular de amplitude A e frequência 2f. Os valores de f são os já mencionados, a amplitude é só uma referência. Desculpem a confusão que gerei, mas é mais ou menos isso.

Compartilhar este post

Link para o post
    aphawk    2.455

@donniedarko,

Ufa.... melhorou um pouco, mas ainda dá trabalho.... vou pensar e de noite posto algo.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    mroberto98    384

Dobrar a frequencia é muito dimples.. Dobrar.. Triplicar...

Se a frequencia for fixa na entrada, 1khz por exemplo, você quer triplicar pra 3khz, da pra fazer isso com apenas um transistor e um tanque ressonante sintonizado em 3khz!

Compartilhar este post

Link para o post
    aphawk    2.455

@mroberto98,

Sim, desde que seja senoidal E fixa... no caso é TRIANGULAR e pode variar de 100 hz a 10 khz .... e para ferrar muito mais, saida tem de ser TRIANGULAR também !

Paulo

Editado por aphawk

Compartilhar este post

Link para o post
    mroberto98    384

Olha, acho que talvez, no maximo daria para fazer mulriplicaçao da frequência... Mas com a saida triangular ja complica! Só mesmo digital!

Compartilhar este post

Link para o post
    donniedarko    0
  • Autor do tópico
  • Na verdade a frequência pode assumir só 3 valores: 100Hz, 1kHz e 10kHz.

Compartilhar este post

Link para o post
    mroberto98    384

Ja que é so 3 valores, então você pode fazer uma chave com 3 seleções... Ai sim daria!

Compartilhar este post

Link para o post
    donniedarko    0
  • Autor do tópico
  • Segue a lista do que é permitido para o projeto:

- AmpOps e comparadores

- Resistores de qualquer valor até 1Mohm

- Capacitores de qualquer valor até 1mF

- Indutores de qualquer valor até 100mH

- Duas fontes de tensão de 20V

- Diodos

- Transistores de Efeito de Campo (FET)

Compartilhar este post

Link para o post
    aphawk    2.455

@donniedarko,

Vamos ter de usar um integrador com amp-op para fazer as rampas do sinal de saída.

Comparadores na entrada para fazer a frequência dobrada na saida ( em forma de onda quadrada ) e essa onda quadrada vai passar pelo integrador, que vai transformar em triangular. 

O princípio de funcionamento é esse, agora ajustar valores para funcionar nas três frequências de forma automática e com uma boa amplitude.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
    donniedarko    0
  • Autor do tópico
  • aphawk

Poderia me ajudar nesses comparadores na entrada? Estou com dificuldades para "detectar" a amplitude da onda.

Compartilhar este post

Link para o post
    MOR    797

Não acredito que o teu professor tenha pedido um problema destes.

Você tem o enunciado do problema que ele passou?

MOR_AL

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais