Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor TL431 e BR431 são a mesma coisa?


Posts recomendados

Preciso substituir em placa um transistor escrito exatamente no corpo:    BR            

                                                                                                                  431

 

 

BR em cima e 431 em baixo.

 

O TL 431 é a mesma coisa, mesma função?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo69,

Não é bem assim.... Tem de olhar o esquema, pois um zener tem muito mais variação com a corrente e a temperatura do que o TL431, e a impedância de saída do diodo zener é muito maior do que a do CI. E a tensão de saída desse CI é ajustável, sendo que a dos Zener é fixa em uma tabela de valores, sem poder escolher uma intermediária, por exemplo pode ser 3,3 ou 3,6 volts, mas não pode ser 3,45 volts.

Pode até ser que sua sugestão funcione, mas tem de verificar o esquema e ver a função exata para ter certeza.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só a título de curiosidade, e aprendizagem, tentei fazer o cálculo para aplicação do tl431, que usa a fórmula:

 

Vout = (1 + R2/R1) . Vref

 

A Vef é 2,5V

Vout é a tensão que quero, supondo uns 20v.

 

Como acho o R1 e R2? não consegui achar os valores, alguém faz o cálculo aqui só para eu ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aphawk, fiz o cálculo, acompanha comigo se está certo:

 

seguindo a formula > vou = (1 + R1/R2) . Vref

 

Suponhamos que quero 36 v na saída. R1 é 10000 ohms

 

36v = (1 + 10000/R2) . 2,5v

36 = (R2+10000 / R2) . 2,5  >> aqui é R2+10000 dividido por R2, calculei o mmc.

36R2 = 2,5R2 + 25000

33,5R2 = 25000

R2 = 25000/33,5 = 746 ohms (usar 750R comercial)

 

Está tudo certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...